A corrida começou em novembro do ano passado. Lá atrás, na primeira rodada, 15 equipes iniciaram a briga pelo título do Novo Basquete Brasil 2015/16. Nesta terça-feira, dia 29, porém, restarão apenas 12. Principal competição do basquete brasileiro, o NBB chega à última rodada fase de classificação com três times sossegados e alguns ainda na busca por seus objetivos. Enquanto Flamengo e Bauru estão garantido nas quartas de final e apenas acompanham de longe a briga pela sobrevivência, os demais ainda têm o que resolver.
Paulistano, Basquete Cearense, Brasília e Mogi batalham pelos últimos dois postos nas quartas de final. Assim, ganhariam dias de descanso e preparo para a reta final dos playoffs. Os demais, do 5º ao 12º lugar, terão que passar pelas oitavas de final primeiro. Ali, a principal briga tem Liga Sorocabana, Vitória, Caxias do Sul e São José, que vão para a última rodada atrás das duas últimas vagas.
Confira abaixo o cenário da última rodada da primeira fase:
OS INATINGÍVEIS
Flamengo e Bauru vão para a última rodada da primeira fase do Novo Basquete Brasil apenas para cumprir tabela. O Rubro-Negro garantiu o primeiro lugar antes mesmo do fim do returno, e na última rodada bateu o Minas dentro de casa.
Com 22 vitórias em 27 jogos, não pode mais ser ultrapassado, mesmo que seja derrotado pelo Macaé esta noite no interior do Rio. O mesmo acontece com o Bauru. A vitória sobre o Paulistano, em confronto direto na rodada do fim de semana, deixou a equipe com o segundo posto garantido. O Bauru tem 20 vitórias em 27 jogos.
Jogos na última rodada
20h – Macaé x Flamengo – Ginásio do Tênis Clube Macaé
20h – Bauru x Franca – Ginásio Panela de Pressão
20h – Liga Sorocabana x Paulistano – Ginásio Gualberto Moreira
BRIGA PELA ÚLTIMA VAGA NAS QUARTAS DE FINAL
A última rodada promete muita emoção na briga pelo quarto lugar. Paulistano, Basquete Cearense, Mogi e Brasília duelam entre si para ter o direito de avançar direto às quartas de final. São duas vagas para quatro equipes. Na rodada de fim de semana, mesmo sem entrar em quadra, o Basquete Cearense se deu bem com as derrotas de Mogi e Brasília e só depende de si.
Os cearenses estão em quarto lugar, com 18 vitórias em 27 jogos. A campanha dos outros dois rivais é igual. Mas, caso todos vençam na última rodada, o time de Alberto Bial leva a melhor nos confrontos diretos. O Basquete Cearense pega o Vitória em casa, no Ginásio Paulo Sarasate. Vencendo, se garante em quarto. Se perder, abre espaço para o Mogi, que terá o São José, fora de casa, no Ginásio Lineu de Moura, e o Brasília, que pega o Minas, também fora, na Arena Minas.
Já o Paulistano tem situação mais simples. Hoje em terceiro lugar, precisa vencer o Liga Sorocabana. Se fizer isso, se garante em terceiro lugar sem se preocupar com os resultados dos demais rivais nessa briga.
Jogos na última rodada
20h – Basquete Cearense x Vitória-BA – Ginásio Paulo Sarasate
20h – São José x Mogi – Ginásio Lineu de Moura
20h – Minas x Brasília – Arena Minas
20h – Liga Sorocabana x Paulistano – Ginásio Gualberto Moreira
CORRIDA PELAS OITAVAS DE FINAL
A rodada derradeira terá também a briga por posicionamento para os playoffs e pelas outras vagas no mata-mata. Enquanto os quatro primeiros vão direto para as quartas, outras oito equipes terão que passar pelas oitavas de final primeiro. Além dessa briga, também há a disputa para ficar dentro do G-8 geral – os quatro primeiros mais as equipes de 5º a 8º-, já que assim o time terá o direito de decidir em seus domínios nas oitavas de final.
Mogi, Brasília e Basquete Cearense brigam pelo G-4 e pela vaga direta nas quartas. Dois não conseguirão, mas terão vaga certa no G-8. O Pinheiros tem o sétimo lugar certo, pois triunfou na última rodada, no fim de semana, contra o Vitória. O oitavo lugar é disputado por Franca e Rio Claro. Os francanos pegam o Bauru, fora de casa, e o Rio Claro, que já encerrou seus jogos na primeira fase, torce contra. Se Bauru vencer, o time rioclarense pode ficar com o oitavo posto. Do contrário, será o nono.
O décimo lugar também tem dono. É do Minas, que já sabe até quem terá pela frente nos playoffs. Será o Pinheiros. Assim, a grande briga fica entre Liga Sorocabana, Vitória, Caxias do Sul e São José. Os três primeiros têm oito vitórias em 27 jogos, e o joseenses têm sete. Desses quatro sairão os dois últimos garantidos. Vitória e Liga Sorocabana podem avançar mesmo com derrota, caso Caxias do Sul e São José não vençam. Se eles vencerem, os dois também precisam triunfar.
Jogos na última rodada
20h – Bauru x Franca – Ginásio Panela de Pressão
20h – Basquete Cearense x Vitória-BA – Ginásio Paulo Sarasate
20h – Liga Sorocabana x Paulistano – Ginásio Gualberto Moreira
20h – São José x Mogi – Ginásio Lineu de Moura
20h – Caxias do Sul x Pinheiros – Ginásio Vasco da Gama
Fonte: GE
Jogo entre Flamengo e Fortaleza acontece às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (26), na…
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Fortaleza enfrenta o Flamengo com 'força máxima', pela 35ª rodada do Brasileirão Flamengo e Fortaleza…
Erick Pulga terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 13 gols e levou o…
Gabigol é jogador do Flamengo até 31 de dezembro de 2024 Gabigol não renovou contrato…
Em entrevista, Gabigol anunciou que não ficará no Flamengo para 2025 A novela envolvendo o…