Creio que em todas as rodas de papo, nas conversas entre amigos está difícil discutir favoritos as conquistas no futebol brasileiro este ano. E ai que faço novamente a pergunta, o futebol brasileiro está em decadência? Se formos olhar em uma visão geral, a resposta seria sim, as recentes vergonhas do Brasil em competições têm sido nada mais do que o triste reflexo da decadência dos clubes e do atraso em que vive o futebol canarinho.
Na minha humilde opinião, caminhamos este ano para um dos piores anos em termos de nível das competições no Brasil, o 7 x 1 além de vergonhoso foi simbólico e piorou ainda mais o que já estava decadente, o futebol está seguindo a onda de crises que vivemos no Brasil, e assim como em diversos setores, o futebol brasileiro vive uma crise existencialista e técnica. Deixamos de ser os favoritos na Copa América, Libertadores, a CBF nunca esteve tão frágil e inútil, com crises de corrupção, financeira e escândalos (acabou que a copa não trouxe absolutamente nada de bom para o Brasil, nem se quer estádios), os estádios “legado” tem dado mais prejuízos e problemas do que solução, como muitos previam.
Este ano tem sido um dos piores inícios de temporada que já vi, e não estou falando do Flamengo, me refiro a todo os grandes clubes no Brasil, e na verdade isso é nada mais do que reflexo da temporada passada, se comparando a campeonatos brasileiros de 2013, 2014, 2015 podemos perceber aquilo que estou falando, analiso isso me baseando na competitividade dos últimos campeonatos e ano passado essa competitividade praticamente não existiu durante o 2º turno da competição, após o Corinthians disparar na ponta do campeonato nenhum outro time teve constância suficiente para alcançar, e isso deu tranquilidade para que o Corinthians continuasse na frente da tabela, simplesmente por que nenhum outro time que brigava pela posição conseguiu se manter constante o suficiente para ameaçar, quando se tem um time que é campeão com rodadas antecedência significa que algo foi muito ruim para outros clubes, a diferença de pontuação em 2015 do 1º para o 5º colocado era de 21 pontos.
Assim como foi com o Cruzeiro, campeão em 2014 para 2015, o mesmo destino teve o Corinthians em 2016, desmanche completo do time, isso já é reflexo dos aspectos econômicos dos clubes, que gastam uma fortuna montando um time forte para a temporada, mas, sem condições de mantê-los por muito tempo, uma hora a conta chega, não é?
Vamos falar agora do cenário para 2016, a previsão não empolga, os grandes clubes não tem demonstrado bom futebol, ou ao menos empolgante para esta temporada, os grandes times do Rio tem demonstrando um pacato futebol até mesmo no fraco estadual, os grandes de São Paulo vem oscilando de rendimento e fracassando na Libertadores, o Corinthians, apesar de em vitórias aparenta estar vindo bem, sabe-se que na verdade essas vitórias tem sido sofridas e chorada, geralmente ou ganhando ou evitando derrotas após os 40 minutos do segundo tempo, São Paulo e Palmeiras fracassando na libertadores e Paulistão, e o Santos, tirando o clássico contra o Corinthians, cumpri o dever de casa. Os grandes do Sul e Minas não tem obtidos expressivas performances, algumas derrotas e variam entrem bons jogos e maus jogos.
Então minha previsão para o brasileirão este ano é das piores possíveis, ao menos é um cenário nacional, isso vai equilibrar um pouco as coisas, provavelmente aquele que apresentar o futebol menos irregular terá maior chances de levantar o caneco.
Siga-me os bons! @ma_theusantos
Matheus Gonzaga: matheus.gonzaga@colunadofla.com
Não se esqueça de deixar sua opinião no Fórum
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…
Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…
Ver comentários
O post está alguns anos atrasado. O futebol brasileiro estava em decadência, agora estabilizou na lama do fundo do poço.
Na minha humilde opinião não estamos em decadência... Já decaímos faz tempo... Há quantos anos não chegamos à primeira posição no ranking da FIFA... Prá uma seleção que até uns 10 anos atrás não sabia o que era ficar em posição diferente da primeira, e agora não passamos nem perto de chegar a primeira posição novamente dá prá perceber que caimos muito... Enquanto continuarmos querendo copiar estilos de jogos praticados na Europa vamos continuar assim... Não sabemos jogar igual a eles.. Nunca soubemos... Mandávamos no futebol porque tinhamos estilo próprio.. Eles sempre foram superiores na tática, no toque de bola, na velocidade e no porte físico... Nós ganhávamos porque nossa técnica desmontava qualquer sistema defensivo. Hoje em dia um jogador técnico é barrado nas categorias de base se não tiver altura suficiente para ser um atacante. Nessa brincadeira podemos (e acho que estamos) condenando ao anonimato possíveis craques como Romário, por exemplo. Em resumo a curto prazo o quadro não vai se alterar...
Na minha humilde opinião o futebol brasileiro se encontra nessa situação devido a incompetência dos dirigentes brasileiros, está mais que provado que esse sistema CBF/Federações não serve para nada só para esses parasitas se manterem no poder e se locupletarem, qualquer país desenvolvido no futebol possui uma liga nacional, mas no Brasil nos ainda estamos presos a esse sistema, onde dirigentes ficam mais de 10 anos no cargo sem sequer saber o que é uma liga de futebol, sem ter capacidade e competência para desenvolver e comandar o futebol do seu estado ou do país (vide CBF), contando sempre com a conivência dos dirigentes dos clubes que são covardes e tão incompetentes quanto os cartolas da CBF; Sinceramente vejo como uma etapa normal a queda do rendimento da seleção e dos clubes, pois aqui não se promove e incentiva a emancipação dos clubes e não se prioriza a competência para assumir os cargos, tudo no futebol é na maracutaia e no conchavo (até no comando da CBF), então chega uma hora em que você fica para trás por que você não está capacitado para assumir o cargo. É preciso acabar com essa promiscuidade para voltarmos a crescer no futebol. Sinceramente a revolução só acontece debaixo para cima,então depende de nós torcedores. Eu não vejo mais os jogos da seleção e torço para perder sempre, pois se nem a vergonha do 7x1 foi capaz de mudar a CBF, quem sabe se pararmos de apoiar a CBF essa palhaçada acaba.
SRN #fodaseacbf
Agora que percebeu isso?
Eduardo e Mac, muito do que vcs escreveram eu concordo, mas para mim a origem do problema é o caráter. Sim o carater de cada um, cartola, técnico, jogadores... Quem assistiu oa jogo da seleção viu o Neymar se achar tão superior aos companheiros, que a seleção nao o "representa". Nitidamente nao se esforça, não passa a bola, um egoísta! E isso é ainda pior nos gramados nacionais. Jogadores tentando a todo instante enganar o juiz. Bate, e levanta mão se fazendo de inocente, se joga sem nem ter sido encostado, leva ombrada no ombro e escobde o rosto como se tivesse levado uma cotovelada...chega a dar nojo! Temos que investir em suporte psicológico, um acompanhamento paralelo, buscando um entendimento por parte desses atletas pro quanto eles sao importantes. Como patrimonio do clube, do quanto representam. São exemplos para criancas, torcedores... devemos cobrar uma conscientização maior por parte dos atletas da responsabilidade que eles tem...
SRN
Chegou no fundo do posso a 2 anos, nas 2 ultimas libertadores os Argentinos dominaram
Esse texto foi um dos melhores que já li aqui, parabéns pelas palavras bem colocadas
Obrigado Daniel, tmj! SDR!