Notícias

O maior passo que o Flamengo pode começar a dar

O Flamengo anunciou ontem, em meio aos festejos pelos 63 anos do ídolo Zico, uma grande campanha para que o torcedor rubro-negro faça um cadastramento de suas informações no clube. Com o nome de Censo Rubro Negro, o projeto pretende mapear os hábitos de consumo de seu torcedor, como explicou o gerente de marketing Bruno Spindel.

De todas as boas reformas que têm sido promovidas pelo clube na gestão, essa talvez seja a mais significativa para o departamento de marketing do clube.

Saber quem é o seu cliente é o princípio básico de qualquer negócio. Vem desde o Egito Antigo, quando os donos dos bens sabiam quais eram os interesses daquelas dezenas de pessoas que iniciavam um embrião do mercantilismo.

Hoje, o grande segredo das corporações bilionárias é saber os hábitos dos consumidores. Por que Google e Facebook estão acabando com o modelo de publicidade que existia? Porque eles sabem o que as pessoas consomem, e vendem isso para os anunciantes.

No futebol brasileiro, sempre demos mais bola para as pesquisas que indicavam tamanho de torcida, nunca nos preocupando com o que realmente interessa. Como esses torcedores se relacionam com meu time?

O passo que o Flamengo começa a dar agora é fundamental para isso. Nos últimos cinco anos, conversando com torcedores e clubes, foram raríssimos os casos de clubes que relataram usar a base de dados das pessoas cadastradas nos programas de sócio-torcedor para fazer alguma ação mais próxima do torcedor. E foram muitos os torcedores que sempre afirmaram ter recebido, no máximo, e-mail marketing anunciando apenas a abertura da venda de ingresso para as partidas.

O futebol tem um benefício gigantesco em relação a qualquer outro produto para obter informações dos torcedores. Eles querem passar para o clube esses dados. Se souber mapear e manter ativo esse cadastro, o Flamengo dá um gigantesco passo para tornar muito mais fácil a venda de patrocínio, o aumento da venda de produtos licenciados e, obviamente, a presença de público nos estádios.

Não adianta nada ser a maior torcida do país se você não souber quem é ela. O Flamengo dá um passo gigantesco para começar a acabar com essa defasagem centenária dos clubes de futebol no Brasil.

Fonte: Blog Erich Beting

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Acho que esse ano o sócio torcedor vai alavancar e muito com essa pesquisa e com o time indo bem no campeonato Brasileiro. Temos tudo para atingir a casa dos 90 mil até o fim do ano, se o time terminar entre os 4 primeiros.

    • Eu acho que não viu, principalmente por causa da falta do Maracanã. Acho que estão preparando o terreno para 2017.

      • Também acho isso, mesmo com a promoção da camisa o número de sócios continua caindo

      • Rapaz, não duvide da força da nossa torcida rsrs mas entendo que 90 mil seja um número grande para esse ano mas é inegável que o time indo bem esse ano, já vai dar uma alavancada boa no ST.

  • O Bap já tinha falado sobre isso e na época lançou algo parecido, acredito que boa parte de vocês deve lembrar. Espero que dessa vez a ação seja melhor executada e tenha mais sucesso.

    O Flamengo tem que ter um cuidado extra com o sócio torcedor. Nossa torcida é gigantesca mas não é nem um pouco homogênea. São pessoas de diferentes lugares, culturas, e também condições sociais.

    Uma ação como essa é vital para o crescimento do nosso ST.

    Vamos ajudar pessoal, eu já respondi e compartilhei com meus amigos nas redes sociais.

  • Eu crente que era o estadio do flamengo ... ai vou pro final ver a fonte : Fonte: Blog Erich Beting kkkkk

  • Sócio torcedor do flamengo só assumirá o primeiro lugar no Brasil quando tivermos nosso estádio próprio, ate a diretoria já sabe admitiu isso em uma entrevista recente, antes disso vamos ficar ali subindo um pouco e descendo um pouco dependendo dos resultados dentro de campo!

    • A ANDRE PARA O MENGÃO TUDO PODE, ESTADIO, UM GRANDE TIME PORÉM A NAÇÃO TEM DE TORNAR SOCIO TORCEDOR E AJUDAR FINANCEIRAMENTE.

      • Pois é Luiz mais a torcida não vai ajudar já ficou claro que então os dirigentes tem que estimular e só estimula fazendo a sua tão sonhada casa corinthians e palmeiras tinham 30 40 mil sócios hoje tem 130 Pq fizeram seus estádios com qualidade essa é a prova não precisa nem de falar mais né rsrs

    • Começo ontem ou anteontem, está num ritmo de 720 inscrições por hora

  • Segunda ou terceira vez que ouço dessa tal campanha, mas não vi nenhum link..

  • O flamengo tinha que vender as camisas utilizadas pelos jogadores após o jogo com direito a foto com o ídolo e assinatura,podendo ser vendida para os sócios torcedores anterior ao Jogo e dando direito ao torcedor pega la após a partida das mãos do idolo, uma camisa no valor de 500 a 1000

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024