Não se engane, não é sobre o esporte “futebol americano” que irei falar, vamos sair um pouco das matérias sobre o Flamengo e vamos adentrar um pouco no futebol brasileiro em um todo, e ver alguns pontos que podemos aprender com o recente boom que aconteceu nos Estados Unidos com o futebol, em pouco tempo, um esporte pouco popular por lá já tem números impressionantes e em outros aspectos já se demostra milhares de vezes mais organizado do que em terras brasileiras.
O Futebol brasileiro é o mais famoso do mundo, mesmo com os recentes fracassos em copas o Brasil ainda continua sendo um dos maiores exportadores de jogadores e berço de diversos craques, porém o que é uma triste realidade para o nosso futebol é a completa desordem, falta de profissionalismo, e o atraso de anos luz que estamos se comparado ao futebol europeu. A começar pela própria CBF maior entidade do esporte no país e como todos sabem a crise que finalmente bateu a porta, as federações que mais visam lucro próprio do que organizar e melhorar o esporte, e os clubes que não ficam de fora com dirigentes que só pensam em encher o bolso e não buscam uma união entre clubes para a melhoria do esporte no país, deixando dívidas enormes para os clubes e fazendo sempre a famosa dança das cadeiras.
Mas eae? E o futebol americano? Vamos lá, quem acompanhou a copa viu que os EUA surpreenderam apresentando um futebol consistente e com vontade de ganhar, durante a copa os jogos dos EUA chegaram a bater em números até mesmo os esportes mais populares por lá, o basquete e beisebol. Isso mostra que o público americano está começando a “gostar” mesmo do futebol, e como bem sabemos o poder econômico americano facilita a implementação de novas tendências no país. A criação de novos times tem sido grande nos últimos anos, e diversas ligas e divisões também. Agora o que chama a atenção é a velocidade e o tamanho desse crescimento quando falamos também em números tanto de torcedores, clubes e dinheiro gerado por isso, basicamente e por incrível que parece isso se dá devido a algo chamado competência e seriedade aliado a organização dos envolvidos.
O futebol brasileiro está como já disse anos-luz atrasados se comparado ao futebol europeu e já estamos ficando para trás também se comparado ao futebol americano, pelo menos em aspectos organizacional e financeiro, lógico que não vou comparar aqui o poder aquisitivo americano como a nossa falida economia, mas este ano e ano passado tem transparecido como o nosso futebol está decadente, tanto a CBF quanto as federações envolvidas em escândalos e degradando o esporte, melhor exemplo disso tem sido a FERJ que além de degradar o futebol carioca tem perseguido o Flamengo e Fluminense por estes disputarem um campeonato paralelo ao carioca.
Em pouco tempo os times americanos já conseguem reunir um bom público nos estádios, e atrair jogadores europeus e sul-americanos, um exemplo conhecido é o time do Orlando City que ficou conhecido no Brasil por contratar Kaká e que tem como um de seus donos o empresário brasileiro e Flamenguista Flávio Augusto, fundado em 2010 já disputa a Major League Soccer, principal competição nos EUA, já tem um estádio em construção, mesmo com apenas poucos anos de fundação já coloca certa de 60 mil pessoas no estádio, e recentemente revelou a venda de mais de 360.000 ingressos para os jogos de 2016. Mesmo sem conquistas expressivas é nítido que em poucos anos os times americanos vão começar a aparecer de forma relevante no futebol mundial.
O Flamengo nos últimos anos tem dominado o futebol brasileiro, pelo menos no quesito de gestão, temos hoje a melhor controle financeiro, e os melhores números econômicos, isso não quer dizer gastar muito, e sim, gastar com responsabilidade, sem fazer o famoso “jeitinho brasileiro” que destrói o futebol brasileiro e que tanto vemos nas gestões dos clubes em terras canarinhas, ainda não temos o melhor do futebol, porém, estamos caminhando para um nível estrutural e financeiro muito importante para quem planeja estar grande sempre, uma boa gestão é o primeiro passo para um time forte, ainda falta muito, o Flamengo tem sido pioneiro e exemplo de boa gestão e de mudanças no futebol no Brasil, em breve também isso se refletirá em campo, como aos poucos já pode ser visto, quem acompanha os bastidores do Flamengo sabe como era a famosa “bagunça” que rondava o clube vê que já existe uma grande mudança, porém apesar de querermos e cobrarmos, essas mudanças demoram de terem reflexos, mas eles viram, com esse time ou outro, ele virá e precisa vir.
Infelizmente o Brasil vive uma crise financeira, politica, ética e diversas outras e que no fim acaba se refletindo no futebol como temos vistos nos últimos anos, ao menos podemos nos orgulhar hoje de que nosso amado time está se propondo a pensar diferente e olhar grande, como já disse em colunas anteriores, esse reflexo em campo não será imediato, pode levar meses, podemos não ganhar nada este ano, nem se quer o patife carioca, que ninguém mais liga, os olhares agora se voltam para Copa do Brasil e Brasileiro, campeonatos onde temos esperança de fazer o time jogar bem e disputarmos de forma consistente, mesmo sem estádio e fazendo milhares de viagens que acabará influenciando no rendimento do time. E que comece o Brasileiro logo por que não suportamos mais o Carioca que parece não acabar nunca.
Siga-me os bons! @ma_theusantos
Matheus Gonzaga: matheus.gonzaga@colunadofla.com
Não se esqueça de deixar sua opinião no Fórum
Flamengo enfrenta o Cuiabá na próxima quarta-feira (20), pelo Campeonato Brasileiro O elenco do Flamengo…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Ver comentários
Não entendo porque ficam se apegando ao futebol americano se quem de fato está surpreendendo o mundo é o futeb Chinês, e o pior eles não estão só vindo no Brasil e Argentina e buscando os melhores já começaram incomodar a Europa, tiram o Martinez do Atletico Madri, o Ramirez do Chelsea e para piorar disputaram o Alex Teixeira do Shaktar com o poderoso Chelsea e levaram pela bagatela de 250 milhões de reais. É pouco?
Ele não focou em relação ao aspecto financeiro, e sim no retorno financeiro gerado pela organização estrutural da liga e dos times estadunidenses, como no texto medo ele ressalta o Orlando Cyti, que com 6 anos de existência já está construindo um estádio próprio e tem levado mais de 60 mil pessoas por jogo.
O Lavezzi tambem foi comer carne de cachorro!!
Um Brasileiro organizado pela Liga dos Clubes, sendo disputado o ano inteiro (estaduais em julho, durante aa competições internacionais), com 16 clubes e playoffs nas finais, em partidas únicas na casa dos times de melhor campanha, certamente seria diaparado o melhor campeonato nacional do mundo. Mas os clubes parecem às vezes se acovardar..
Campeonato com playoffs só em formato de copa, e já temos a copa do Brasil.
Estou falando em uma reestruturação, não estou falando na manutenção dos moldes atuais do que já temos. Até pq o que já temos "é da CBF". Sempre tivemos "playoffs" no Brasileiro, mesmo sem formato de copa. Mas Pode até ser que não precisemos de mata-mata no final, mas aí precisamos reestruturar tudo, pois a CBF acabou, por exemplo, com a briga por vaga na sul-americana e como um dos atrativos que movimentavam o campeonato até o fim. Atualmente o campeonato tem ficado esvaziado nas últimas rodadas, um absurdo.