Notícias

Repórter vê Fla como campeão de 87 e crê em discussão “desimportante”

Compartilhe

Eterna polêmica entre Sport e Flamengo, a disputa pelo reconhecimento como campeão brasileiro de 1987 entre os dois clubes chegou ao Supremo Tribunal Federal. O Rubro-Negro carioca tenta reverter decisão do Superior Tribunal de Justiça que apontou o Leão como verdadeiro vencedor daquela edição. Para o jornalista Carlos Eduardo Mansur, do jornal “O Globo”, a discussão, no entanto, possui uma dimensão maior do que deveria. Apesar de ver o Fla como dono do título por ter enfrentado adversários melhores, o repórter acredita que ambos os times podem comemorar aquele momento, vivido há quase 30 anos, como especial em suas histórias.

– Flamengo (é o campeão). Mas acho essa discussão a menos importante de todas. A gente tem aqui no Brasil uma necessidade de reconhecimento de determinados títulos. O que importa, para o torcedor do Flamengo que viveu o jogo contra o Internacional, é que naquele dia ele viveu uma experiência histórica e ele se sentiu campeão. O torcedor do Sport viveu no jogo contra o Guarani um baita de um dia e se sentiu campeão brasileiro. Guardam essas recordações de histórias bonitas na vida de cada clube. Esse momento é que compõe a história do clube, não é o título, o reconhecimento, se é Brasileiro ou não é. Para cada clube é.

O Flamengo tenta ser reconhecido oficialmente como campeão de 1987, enquanto o Sport briga para seguir com a “posse” do título, como estabeleceu uma decisão da Justiça em 1994 – o Leão iniciou ação em 1988 e teve a sentença final a seu favor em 2001, depois de inúmeros recursos.

O caso foi parar novamente dos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 reconhecendo o Flamengo como também campeão. O Sport, então, entrou com ação no Tribunal Regional Federal de Pernambuco pedindo a invalidação da decisão da entidade e foi ouvido, abrindo espaço para o recurso do Flamengo.

O Rubro-Negro carioca, no entanto, sofreu revés na semana passado com o caso já no Supremo Tribunal Federal. O juiz Marco Aurélio de Mello negou o recurso do clube e manteve a decisão do STJ a favor do Sport, que determinou o clube pernambucano como único campeão.

Com um time com craques como Zico, Bebeto, Zinho e Leonardo, o Flamengo bateu o Internacional na decisão da chamada Copa União, em 1987, organizada pelos clubes após a CBF, enfraquecida, se ver impedida de organizar a competição. Os times que ficaram de fora do torneio acabaram disputando um outro módulo, no qual o Sport e Guarani terminaram como os dois melhores. Como Fla e Inter não toparam enfrentá-los em um quadrangular, acabaram considerados perdedores por WO. O Leão disputou a final com o Guarani e sagrou-se campeão.

Na visão de Mansur, o Flamengo enfrentou equipes mais qualificadas na Copa União. A competição contava com 16 clubes: Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, Botafogo, Bahia, Santa Cruz, Corinthians, Santos, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Goiás, São Paulo, Coritiba, além do Rubro-Negro.

– Apenas acho que o Flamengo enfrentou na época adversários mais qualificados tecnicamente. É a única diferença. Mas são páginas bonitas nas histórias do Sport e do Flamengo – disse.

Fonte: Sportv

Ver comentários

  • Não importa o que pensam o STJ,STF ou a corte de Haia,todo mundo sabe que o Fla é o único campeão de 87.

  • Foda-se o que diz qualquer tribunal.O Flamengo é O campeão brasileiro de 1987 e o sport (com minúscula mesmo) continua o mesmo clube pequeno daquela época e que vive de um ou outro brilho fugaz no cenário nacional,como na Copa do Brasil de 2008 e no brasileiro de 2015.

  • pq nem fala que a CBF desistiu de organizar o Brasileiro naquele ano por problemas financeiros.
    Pq ninguém fala que depois que a copa união estava montada, a cbf vendo que aquilo estava rendendo, voltou atrás de sua decisão, e decidiu fazer o campeonato, com os principais times do pais já estavam na Copa União, fez seu próprio campeonato com times da série B, chamou de modulo Amarelo, e falou que a copa união era o modulo verde. Inventando que os dois primeiros colocados de cada modulo deveriam se enfrentar pra definir quem seria o campeão daquele ano.
    Pq ninguém fala que essa proposta da CBF não foi aceita pelos times da copa união (modulo verde).

Notícias recentes

  • Destaque

Que horas é o jogo do Flamengo hoje?

Quais são as principais informações do jogo entre Flamengo e Olimpia (PAR)? Antes de retomar…

17/07/2026
  • Notícias

Final da Copa do Mundo: 9 jogadores de Espanha e Argentina já enfrentaram o Flamengo

Decisão da Copa terá velhos conhecidos da torcida do Flamengo Espanha e Argentina decidem a…

17/07/2026
  • Manchetes

CBF define data para implementar 5 regras da FIFA da Copa do Mundo no Brasileirão

Quando começam as novas regras da FIFA no Brasileirão?   A Confederação Brasileira de Futebol…

16/07/2026
  • Destaque

Chapecoense tem reforço de peso para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Primeiro compromisso oficial do Flamengo é contra a Chapecoense O Flamengo volta a campo nesta…

16/07/2026
  • Notícias

Brasileirão 2026 voltou, e o Vasco perdeu! Veja como está a tabela da 19ª rodada após jogos desta quinta

Dois jogos abriram a 19ª rodada do Brasileirão Para quem estava com saudades, o Brasileirão…

16/07/2026
  • Destaque

Dirigente do Flamengo provoca Abel Ferreira, do Palmeiras: “Deve toda carreira ao Brasil”

José Boto destacou que nomes como Jorge Jesus e Leonardo Jardim fizeram história em outros…

16/07/2026