Este domingo vai ser inusitado para os torcedores de Flamengo e Fluminense, que vão precisar viajar aproximadamente 450 quilômetros para acompanhar o principal clássico do futebol carioca. Com os estádios do Maracanã e Engenhão cedidos para a realização da Olimpíada, não restou outra alternativa para a Federação Carioca de Futebol marcar o duelo para este domingo, no Pacaembu, em comum acordo com a Federação Paulista de Futebol.
Zico que fez fama jogando com a camisa 10 rubro-negra, criticou os clubes cariocas por essa situação bastante inusitada.
“Se cada clube do Rio de janeiro tivesse o seu próprio estádio, esse fato não estaria acontecendo”, explicou com autoridade o maior artilheiro do Fla-Flu com 19 gols em 44 jogos realizados em entrevista ao Portal da Band.
“Se fosse em um estádio pequeno, mais acanhado não teria problema alguma. O ruim é fazer um clássico desse longe de seus torcedores”, resmungou.
Zico não tem dúvidas de que a diferença entre o futebol paulista e carioca está na forma de organização.
“Em São Paulo, os clubes grandes tem os seus próprios estádios e isso nunca vai acontecer. É por essa organização que o futebol paulista está melhor que o carioca”, destacou. “E se fosse para resolver essa situação teria que acontecer com bastante antecedência e não de última hora”.
Apesar das críticas aos dirigentes carioca, Zico não tem dúvidas de que os paulistanos vão ter a oportunidade de acompanhar, de perto, o charmoso e tradicional clássico. “Acredito que os torcedores vão poder ver de perto esse clássico que realmente é algo diferente. Mas como todos os campeonatos regionais estão acontecendo simultaneamente, só deve comparecer ao Pacaembu os torcedores do Flamengo e Fluminense mesmo”.
Apesar de o Fla x Flu ser no Pacaembu, o ‘Galinho de Quintino’ garante que a saída do clássico do Rio de Janeiro é bem compreensiva. “Como o Maracanã e o Engenhão estão cedidos à realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, não tem problema, pois é um bem maior”, destacou. “Eu não fico triste com essa situação”, garantiu.
Clássico marcante
Zico já disputou inúmeros FlaxFlus na carreira, mas um, em especial, ele guarda na memória, que aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1986. E ele explica os motivos. Na ocasião, o ‘Galinho de Quintino’, ao pisar no gramado do Maracanã, o camisa 10 foi recebido com os gritos da torcida tricolor de: “bichado”, “bichado, “bichado”, já que se recuperava de uma grave contusão que o deixou afastado dos gramados.
E ele acabou respondendo a provocação com uma atuação de gala e três gols. “Esse fato inusitado mexeu muito comigo. Ouvir isso ao pisar o gramado foi complicado. Além do mais, um dirigente disse que eu estava bichado para justificar a minha venda três anos antes para a Udinese, da Itália. Fiz talvez uma das maiores partidas da minha vida. Tudo o que tentei deu certo. Fiz três gols, um deles muito bonito de falta, e ganhamos por 4 a 1”, recordou.
Outro fato inusitado aconteceu nesta mesma partida. “ Também foi marcante em razão de ter sido o único jogo que atuei com o Sócrates no Brasil”, destacou.
Fonte: Band
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
O Zico calado é um poeta.
Vc leu a matéria? O cara não falou nada de errado. O título foi sensacionalista. Leia antes de criticar o Galinho.
Eu li toda a matéria sim, Ciro. Aliás, antes de explanar meus comentários em todos os sites de debates que participo, tomo o imenso cuidado de ler e, se preciso for, reler para entender perfeitamente a matéria para comentar com precisão.
O que ele, zico, fez esses anos todos, junto a ferj para que o futebol do Rio fosse organizado como o de São Paulo ?
Estar de fora do problema e usar a popularidade e uma rede de tv para criticar é muito fácil, é muito bom até. Mas, agora, se juntar ao EBM e a diretoria pra sanar este problema ele não foi, pois aí é muito mais complicado. Mas eu já ia me esquecendo que ele é oposição a essa diretoria e, sendo assim, tá explicado as criticas.
No mais, valeu.
Nem é oposição. Ele apoiou o Bandeira e apoiou depois o Wallim, por causa do grupo. Ele hoje está sim apoiando o Bandeira. Agora, ele tem a vida dele de técnico, quando veio para ser diretor no Flamengo, deu no que deu...
Penso que voce está enganado, Ciro, mas respeito sua opinião.
Tranquilo amigo.. Mas veja só o Zico está fazendo propagandas para o Fla (como o censo rubro-negro), sempre elogia o Bandeira e etc.. Enfim, está apoiando a adm, pelo menos é o que me parece..
nao sei qual é o problema de jogar em sao paulo. só ta servindo pra mostrar pra paulistada a força da nossa torcida que lota em QUALQUER lugar do brasil