Perder para o Vasco virou dura rotina na vida dos flamenguistas desde 22 de março do ano passado. Foram nove jogos desde então, com seis derrotas e três empates. Mas, apesar dos repetidos fracassos, o discurso de que o “trabalho ainda está em desenvolvimento” é comungado por Muricy Ramalho e seus comandados. Neste domingo, o Flamengo pecou mais uma vez por excesso de nervos, entrou pilhado. O capitão Wallace, que deveria justamente tentar dosar os ânimos dos flamenguistas, iniciou confusão aos três minutos, empurrando Nenê após rasteira do camisa 10 rival em Cuéllar.
Wallace, aliás, falha no primeiro gol da derrota por 2 a 0 para o Vasco, neste domingo. O camisa 14, porém, não é o primeiro a errar no lance. A jogada escancara o quão exposto estava o Fla no 4-3-3, esquema que Muricy voltou a adotar depois de usar o 4-4-2 contra Botafogo (2×2), Boavista (3×0) e Bangu (3×0). Quando Riascos recebe de Nenê com muita liberdade, o lateral Rodinei está na linha do meio de campo. César Martins, que levou a bola nas costas, é outro a acelerar o passo na tentativa de bloquear o colombiano. Mas nem achou o rival, que o driblou três vezes com extrema facilidade.
Na sequência, Riascos cruza, e Nenê, com muito espaço, chuta em cima de Wallace, que posicionou-se bem no lance. Porém, depois de salvar um gol que parecia certo, o capitão entrega o ouro ao afastar para a entrada da área. Andrezinho, com muita facilidade para bater na bola, não perdoou. De tão aberto que estava, o Flamengo quase sofreu gol em outro contra-ataque, puxado por Jorge Henrique, mas desperdiçado por Riascos.
Não bastasse a exposição dos defensores com o Flamengo se lançando à frente com meias e laterais, é também preciso destacar como Gabriel pouco participou. Com os pontas abertos, e o Vasco estruturado, a bola pouco parava no meio de campo. O time insistia nas jogadas laterais e até tentava cruzamentos para Guerrero, mas o centroavante nunca chegava a tempo de finalizar.
No segundo tempo, o 4-4-2 voltaria a ser o esquema rubro-negro, mas, apesar da entrada do meia Alan Patrick no lugar do atacante Gabriel, o 4-3-3 foi praticamente mantido, porque Mancuello virou ponta esquerda. Antes entrosados nas partidas contra Boavista e Bangu, o argentino e Alan pouco combinaram jogadas e trocaram passes.
O segundo gol sepultou as chances de classificação do Flamengo. E novamente houve cochilo da defesa rubro-negra. Riascos dribla Jorge com muita facilidade, e Wallace corre em direção à meta de Paulo Victor. O colombiano chuta, o zagueiro não consegue segurar a passada e marca contra. A queda de Jorge, inclusive, merece destaque.
Exposto, desorganizado e com uma zaga numa noite bastante infeliz, o Rubro-Negro voltou a sucumbir diante de um rival que não vence há mais de um ano. E pior: não revela incômodo com isso. Flamengo e Vasco em 2016 novamente só em caso de encontro na Copa do Brasil.
Fonte: GE
Flamengo enfrenta o São Paulo na 20ª rodada do Brasileirão O Flamengo volta a campo…
Quanto o Flamengo ofereceu para contratar Zé Lucas? O Cruzeiro anunciou, neste sábado (25), a…
Jogadores reencontrarão a torcida do Flamengo neste domingo (26) O Flamengo entra em campo neste…
Edgar Corona, dono da rede de academias Smart Fit, vestiu a camisa do Flamengo O…
CEO do Bayer Leverkusen (ALE), Fernando Carro admitiu que esteve perto de contratar Filipe Luís…
Herói do tetra da Libertadores, Danilo presenteou Will Smith com o Manto Sagrado do Flamengo…
Ver comentários
Resumiu bem a situação. A defesa e a teimosia de Muricy, são os culpados. Já no individual: Guerrero, nada faz há muito, junto com Jorge e PV, nunca me passou segurança. Se trouxe o Xiquinho, porque não usa? Trouxe os garotos da base para quê? Muricy poderia responder...inacreditável que um time caia tanto de rendimento em um esquema 4-3-3 e o técnico insista na sua tese, por pura teimosia. Isso está nos custando caro.
*Muricy, meu velho, bota nessa sua cabeça dura, que o esquema é o 4-4-2 e pronto. Só você que fica nessa porra de 4-3-3/4-4-2 sem se definir. Veja os números e deixe de ser teimoso cara. Ta procurando problema á toa. Agora meu é a vera e tem que ir bem no Brasileiro (g4 no mínimo), e CDB chegar nas semi, pelo menos. Time tem para isso, agora tem que ter coerência.
O que muitos não sabe é que a Diretoria EXIGE o 4-3-3 pq vc acha que todos técnicos insistiram nesse esquema?
Esquema não deu certo
Aproveitar agora q tem tempo pra treinar e treinar o 442
Se insistir no 433 vamos passar vergonha no brasileiro
O problema nem foi o esquema. Claro, eu não teria mudado o time para esse jogo. Mas a atitude dos jogadores que prejudicou o Flamengo. Quando Cuéllar ou um zagueiro recebia a bola só tinha os laterais próximos a eles e marcados pelos pontas do Vasco. Enquanto isso o Arão e o Mancuello batendo papo com o Guerrero lá na frente. E o Cirino morto. Por isso o Flamengo não criou, o tempo todo a bola estava na zaga. Quando chegou perto da área do Vasco o time levou perigo. Agora, o Gabriel buscou jogo sim. O mlk foi o única a vir receber passe na saída de bola. Quando teve a bola tentou ir pra linha de fundo, tentou jogar por dentro e ainda fazer lançamentos. Aí no segundo tempo o Muricy lança o Alan Patrick mas tira o Gabriel e deixa o morto do Cirino. Marcelo Cirino não fez absolutamente nada no jogo. Depois do segundo gol acabou o jogo.
Discordo, o problema sempre foi o esquema 433!! Sempre!! Zaga horrível !!