As discussões no Comitê de Reformas da CBF sobre uma possível adaptação do calendário brasileiro ao europeus tem mais obstáculos do que benefícios listados.
Argumentos contrários à mudança são diversos. Além de questões já conhecidas, como a dificuldade de colocar jogos em dezembro e janeiro – por causa do calor -, os membros levantaram a questão de não ser viável mudar só os profissionais sem que seja alterado o calendário das categorias de base. E isso traria problema pela disparidade com o calendário escolar, prejudicando a participação dos jogadores.
No ponto de vista dos negócios, os representantes dos clubes citaram que a cultura no Brasil é de fechar acordos anuais com patrocinadores e não de julho a julho. Essa diferença de “compasso” poderia gerar problemas aos cofres das equipes.
A decisão sobre a adequação ou não ao calendário europeu não é definitiva, já que as discussões sobre o tema vão continuar.
Fonte: De Prima
Ver comentários
Argumentos fracos, quanto ao horário é só colocar os jogos a noite durante o período, sem contar que podemos até realizar uma pausa, assim como fazem alguns campeonatos na Europa por causa da neve, quantos aos contratos eles vão ser fechados de acordo com o período disponível, as empresas procuram divulgação e lucros acima de tudo, ou seja se for vantajoso para elas tudo bem.
Na boa, se depender da CBF vamos continuar perdendo jogadores no meio dos campeonatos por causa da janela de transferências, os clubes não poderão excursionar pela Europa para divulgar suas marcas, atletas europeus dificilmente virão jogar no Brasil, enfim enquanto os clubes não tomarem coragem e assumirem o comando do futebol a CBF/federações vai deitar e rolar as custas deles assim como sempre fazem.
SRN #boicoteacbf
Falou tudo.
Discordo, tanto no brasil como na america latina é diferente, a cultura é diferente, aki (Brasil) é um continente... o q se tem q fazer é parar em datas Fifa, adequar as janelas afim de favorecer os clubes, n prejudicar.
Não entendi? É claro que somos diferentes, mas qual são os seus argumentos contra as mudanças citadas, ao me ver só falta coragem e organização para implementa-las. SRN
Simples, esse calendário de julho a junho se adequa à realidade deles, onde as férias são nesse período (correspondem às do Brasil em dezembro)... além disso teriam q haver jogos em horários alternativos pois o verão é pra matar aki.... muito melhor respeitarem as data FIFA e ampliarem as janelas para os clubes. SRN
Então Lucas, não seria melhor ter mais pessoas de férias vendo futebol no Brasil enquanto a bola está rolando? Quanto ao verão como eu disse acima é só marcar os jogos durante o horário da noite, sem contar que a CBF e os clubes marcam jogos as 11:00 da manhã. Cara não há argumentos para não realizar tal adequação, basta apenas ter boa vontade, e isso a CBF não tem, o que a CBF quer e evitar a concorrência dos clubes, ou seja quanto mais quebrados e dependentes melhor para ela, jamais se esqueça, a miséria traz lucro. Esse é o ponto.
SRN
Nao sei se teriam mais pessoas assistindo por estarem de ferias... mas mesmo assim, e os jogadores da base como ficam nessa história? ... jogos só à noite acha que fica muito limitado (tem a TV nessa história tbm)... mas vamos ver no que vai dar isso aí... dando certo pra nós tá bom hehe. SRN
Aqui temos problemas com o sol, mas lá em muitos países tem problemas com a neve, e o nosso é até mais fácil, pois é só jogar as partidas para as 6hs nos domingos, enquanto q na Alemanha não tem outra alternativa, são obrigados a dar uma pausa no campeonato, e enquanto a parte comercial, eles só estão admitindo que não tem competência para negociar contratos, isso é só desculpa, e imaginem as ações de marketing na época do natal igual a NBA faz todos os anos.
Mas ridículo mesmo é que todos os dirigentes de clubes estarão se queixando durante a Copa América e Olimpíadas no meio do ano, mas agora eles tem medo de resolver o problema de uma vez, se eu ver entrevista de tecnico e dirigente reclamando ou lamentando os desfalques de jogadores por conta da Copa América, eu desligarei a TV, pois já estou de saco cheio dessa papagaida.
Pra terminar, a Super Liga de Volei e o NBB vão muito bem e nem se fala em mudar o calendário, todos querem continuar com a temporada de agosto a maio, e digo o mesmo para as ligas nacionais no futebol sul americano.