Notícias

CBF vai aderir às mudanças de regras do futebol já para o Brasileirão

Compartilhe

A equipe de arbitragem da CBF decidiu aderir às mudanças de regras aprovadas pela Fifa e pelo Ifab para a temporada de 2016/2017. A entidade não tinha a obrigatoriedade de adotar as mudanças, que entram em vigor a partir de 1º de junho. Mas optou por se antecipar para evitar que o Brasileirão tenha regras diferentes do mundo todo. Com isso, será necessário um grande esforço por parte dos instrutores de árbitros, já que há mudanças significativas em lances que demandam interpretação.

Um exemplo é que a orientação não é expulsar um jogador que cometa pênalti em clara e manifesta jogada de gol caso ele esteja na disputa da bola e sim dar amarelo. O vermelho só deve ser dado se o defensor, por exemplo, puxar, empurrar ou der um pontapé no adversário. Na quarta-feira, a comissão da CBF concluiu o processo de tradução do texto.

A Escola Nacional de Arbitragem vai concluir nos próximos o planejamento de orientação dos árbitros, que será em visitas a cada estado. A ideia é que os treinamentos para atualização às novas regras ocorra a partir do dia 3 de maio, portanto, há 11 dias do início da Série A.

MAIS MUDANÇAS NAS REGRAS

  • Cartão amarelo para jogador que tentar fazer gol com a mão ou evitar um gol, ainda que a tentativa não tenha sucesso.
  • Cartão vermelho para o jogador que usar força excessiva e, a partir de agora, aquele que tentar usar. Ou seja, mesmo que um suposto soco, cabeçada ou cotovelada não atinja o oponente. “A tentativa de violência é punida com cartão vermelho mesmo se não tiver sucesso”.
  • Se a bola estiver em jogo e um jogador cometer ofensa dentro do campo de jogo contra um colega de time, reserva, jogador substituído, comissão técnica ou árbitro, é marcado falta ou até mesmo pênalti, dependendo de onde o fato ocorrer.
  • Se um jogador deixar o campo de jogo como parte de uma jogada e comete uma falta contra outro jogador, a jogada é recomeçada na linha mais próxima que a falta ocorreu. Se for na direção da área, é pênalti.

Fonte: De Prima / GE

Ver comentários

  • E se a Arbitragem roubar bastante, assim com roubaram para o curintia ano passado, eles vão presos ??

  • Tem que parar de dar cartão amarelo para jogadores que comemoram os gols correndo fora do campo... vibrando com a torcida, etc. é um absurdo isso... Lamentável!

Notícias recentes

  • Notícias

Jogos da Copa do Brasil hoje: Palmeiras, Corinthians e mais 6 times disputam oitavas de final neste domingo

 Copa do Brasil tem quatro jogos neste domingo (02) Antes de mais nada, o Flamengo…

02/08/2026
  • Notícias

Flamengo negocia com Almada e ‘plano B’ ao mesmo tempo, para garantir contratação de peso

Fla considera Luiz Henrique como 'plano B' no momento A janela de transferências está aberta…

02/08/2026
  • Destaque

Paquetá, Vitão e Andrew! Quanto custou cada contratação do Flamengo em 2026?

Flamengo contratou três jogadores no início de 2026 O Flamengo investiu 'pesado' na primeira janela…

02/08/2026
  • Notícias

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 02/08/2026

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 02 de agosto O Coluna do Fla reuniu…

02/08/2026
  • Notícias

Qual o aproveitamento do Flamengo após a pausa da Copa do Mundo?

Em julho, Flamengo realizou três jogos oficiais após a pausa da Copa do Mundo O…

02/08/2026
  • Notícias

Elenco do Flamengo recebe folga neste domingo

Leonardo Jardim comanda próximo treino do Flamengo na segunda-feira (03) O Flamengo voltou a empatar…

02/08/2026