Notícias

Coluna do Torcedor: “A culpa é do Muricy? Tem mais podre aí!”

Não, não acho que Muricy seja culpado. Estou ciente do que digo e sei que serei questionado e criticado ao final do texto, mas vou defender meu ponto de vista. Portanto quem se dispor à uma análise crítica, leia até o final.

Penso que Muricy tem culpa pelo jogo de ontem. Mas o desastre não aconteceu só esse ano. O Flamengo vem desabando diante dos rivais cariocas faz bastante tempo.

Muricy errou ontem. Errou muito.

Escalou mal, colocando o inepto Gabriel e mudando o esquema que estava evoluindo, insistindo num 4-4-3 para o qual claramente não tem peças para fazer jogar, modificou a posição do Mancu e não lançou o Cirino  ou qualquer outro para correr nas costas do lateral Julio César.

Alguns destes erros já repetiu outras vezes.

Mas não acho que a culpa deste início de ano pífio vá ser corrigida com a queda de Muricy.

Muricy ainda é melhor opção que todos os outros disponíveis. Alguém acredita que Jorginho entenda mais de futebol que Muricy? Então por que quando passou pelo Fla fez péssimo trabalho com praticamente a mesma base que temos hoje, e que é claramente um elenco bem melhor do que o que tem nas mãos lá nos campos da portuguesada afeita ao segundo lugar?

O problema hoje, em minha visão, é cultural.

Este grupo está podre.

Podre mentalmente e moralmente.

Ninguém o faria jogar, nem Guardiola.

Eurico consegue mesmo rebaixando o Vasco mantê-lo aceso, empurrar goela abaixo dos jogadores a cultura do clube, a suposta grandeza de jogar no Vice.

No Fla isto não está acontecendo.

Ninguém quer ser campeão carioca e ser rebaixado no Brasileiro. Isto é lógica aceitável para vascaíno e não para nós.

Mas o time do Vasco é horroroso e dá pau nos outros cariocas por que sabe jogar clássico e o Flamengo anda esquecido de como se faz.

Às vezes anda esquecido até do que é o Flamengo. Do que se trata está camisa.

Recentemente Márcio Araújo alegou que ser eliminado da Liga era bom por que daria descanso aos jogadores, antes do jogo contra o Confiança, Allan Patrick disse que não seria nenhum vexame ser eliminado pelo pequeno time. Ontem Muricy disse pela enésima vez que perder clássico é normal. E que o trabalho está indo num bom caminho.

A derrota não afeta. E tem que afetar. Tem que deixar marcas profundas. Por que somos o Flamengo e não uma entidade qualquer.

Quando afastaram o bonde da Stella e retornaram os jogadores ao grupo sabidamente em receio de um processo trabalhista o qual os jogadores venceriam, o Flamengo avalizou o descompromisso com a camisa.

Sinto muito, mas isso não é aceitável!

Estão matando a cultura vencedora do Flamengo, anestesiando nosso “vencer , vencer, vencer”, acabando com nosso protagonismo esportivo com este discurso fidalgo, profissional, que perder e ganhar é parte do jogo e que ano que vem vamos melhorar e que em não sei quantos anos seremos uma potência e por aí vai.

Nossa glória é lutar. Isso é inegociável. E nossa camisa vale muito mais que uma gravata. É preciso respeitar isso. Diante das câmeras ou não.

Ressalto que há bons jogadores em nosso time, muitos seriam titulares em qualquer grande do país, houveram contratações excelentes como Mancuello e Cuellar e o suficiente mas corredor incansável Rodinei.

Mas alguns são incorrigíveis. Não dá mais. E vão continuar a contaminar o ambiente.

Mas então Muricy tem culpa, pois poderia ter afastado esses laranjas podres. Obviamente que poderia, assim como poderia o Osvaldo e todos os outros que passaram pelo nosso banco há mais ou menos três anos. Mas não o fizeram. E por que não? Por que não é simples minar um grupo de jogadores podres que domina o clube há dois anos ou mais. E que é, infelizmente, a base do time.

Muricy não teve culhões, mas mandando-o embora e trazendo um Eduardo Batista da vida ele o faria? Obviamente que não.

Então este ônus cabe à diretoria.

Minha opinião é clara, o correto seria primeiramente demitir sumariamente Rodrigo Caetano e colocar em seu lugar um gerente plenamente identificado com nosso clube e preferencialmente um líder vencedor. Para além de servir de exemplo ter lastro moral para olhar de cima este bando de ” come e dorme “.

Como Fábio Luciano ou Pet.

Em seguida orientar este líder que a premissa básica para assumir será afastar imediatamente meia dúzia de jogadores (Paulo Vitor, Wallace, Sheik, lideranças podres,  encabeçando a barca ) colocando-os para treinar em separado ou negociar quem seja possível. E de antemão não trazer ninguém inicialmente, obrigando Muricy a testar a base.

Obrigar imediatamente Muricy a colocar Jorge no banco, para lhe dar um chá de humildade.

E por último dizer ao técnico que se ele não está satisfeito com o fato de estarmos sem casa que é para passar no RH e pedir o boné

Fazendo isso deixem o homem trabalhar.

Se diante destas condições e da contratação imediata de um bom zagueiro o time continuar fazendo água, aí sim, mandar o paulista ranzinza de volta para o estaleiro de onde veio.

Rafael Padilha é rubro-negro e não acha que Jaime é solução. Pelo menos por hora.


Envie também a sua coluna para torcedor@colunadofla.com e seja colunista por um dia.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Cara tivesse o oswaldo com esse elenco e esse CT que eu queria ver se ele estava reclamando das viagens.
    O erro do Muricy ontem foi podre,inadimissivel.
    Muricy nao é melhor tecnico disponível,ele nao é bom. Ele FOI bom tecnico.
    Hoje o Jorginho,Levir,Tite e cia entendem mais que ele .
    O cara nem substituiçao faz. Eu li seu texto,faz sentido,mas pra mim o maior culpado é o Muricy.

  • Essa mudança de mentalidade passa pela saída/barracão do Wallace, somente assim...

    • A insistência dele em manter jogadores como PV, Wallace, C . Martins, Gabriel, e mais recentemente M . Araujo, além de um esquema fadado a não dar certo, é que irrita profundamente ... Concordo com o texto, mas o esse velho tacanho em tais insistências faz dele partícipe nessa draga que está a equipe do Fla

  • Não se pode negar que o Muricy foi campeão em vários clubes, mas a coerencia dele para com os jogadores e adversário, mas não é apenas essa ano que ele tem feito um trabalho ruim, no são paulo também aconteceu o mesmo fato é com um time até de melhor qualidade que o nosso atual. E para discordo a questão do time do vasco ser horroroso, do meio campo para trás é uma equipe até de certa qualidade, principalmente no meio onde tem jogadores tecnicos que sabem jogar (Nenê, Andrezinho é Julio Dos Santos) e o nosso treinador que não tem demonstrado a minima humildade é coerencia de escalar um time que possa fechar o meio e impedir que esses jogadores possam jogar soltos.

  • A passividade maquiada de profissionalismo que é o grande defeito desses anos.

  • Não concordo. Muricy é culpado por ontem sim. Culpado pela eliminação da liga também. O que não quer dizer que tem que sair agora. Nem preciso listar os motivos, já que você já os listou.

    • Verdade. Apesar de todos os outros problemas, ontem podemos botar na conta do Muricy a derrota, pela escalação esdrúxula do primeiro tempo.

      E por colocar o Vizeu faltando 3 minutos. Que sacanagem foi essa???

      A também por colocar time reserva na Primeira Liga. Planejamento ridículo.

      Tudo isso tem a palavra final do treinador.

  • O que da pra ver é que o flamengo está inspirado tanto em rodrigo caetano quanto muricy que são dois covardes....
    Será que eles não viram o que o Levir culpi fez? Tirou de cara o Fred enquanto no flamengo paresse inadmissível tirar o Wallace ou guerrero....

    • O que falta é ter coragem para isso no FLA...Tem outros exemplos, como nos gambás...O Tite sempre barrou o Cristhian, super estimado...Se fosse outro técnico, deixaria o Cristhian jogando e o time se fudend,,,

  • O Muricy está perdido, MAS é verdade que não tem outro técnico disponível que dê jeito para esse elenco sem tesão e sem comprometimento como o nosso! Não venham me dizer que Jorginho, Fernando Diniz etc. sejam soluções...No Flamengo é diferente, pois a meta é ser campeão, e não tirar time do rebaixamento!

    Mas uma coisa é certa! A culpa não é só do Muricy, pois vários técnicos passaram e não tem jeito!

    É melhor tirar essas laranjas podres e contratar dois zagueiros...Fazer dívida com mais um técnico é pior. Só se viesse o Tite ou Sampaoli! Se botar o Jayme, o bonde da stella vai comandar geral e o time vai para o buraco!

    • Na minha opinião teria que trazer outro técnico sim...
      Se a meta é ser campeão tem que primeiro fazer o time jogar bem, mostrar regularidade, dar um padrão de jogo, passar o mínimo de confiança pra torcida e tudo isso cabe ao técnico fazer alem disso, se o técnico não tem o jogador que quer ele tem que fazer um, dar confiança a ele, testar ele, tipo gemerson no galo, com o Levir, felipenos gambas com tite, o audax, o técnico tem que amadurecer o jogador e o muricy não faz nada disso....
      Eu sempre disse que o técnico que eu queria ver no flamengo hoje é o vagner Mancini que hoje ta no vitoria, ele sabe trabalhar com jovens e dar um padrao de jogo ao time....

      • respeito sua opinião, mas Vagner Mancine já fudeu o Vice e o flores...Imagina no FLA!

        É muito fácil pensar dessa forma...o Tite perdeu para o Tolima, e não valia nada, foi considerado ultrapassado.

        O muricy tem culpa sim, mas é muito fácil só demiti-lo...Não existe técnico milagreiro para em duas semanas, antes de começar o campeonato, fazer um padrão de jogo!

        Tem muita coisa errada! Acredito que o problema do Fla é cultural.Vive muito do passado! Tem que botar os pés no chão, parar de botar mão na cabeça de jogador e ser humilde para ganhar títulos novamente

        • Pet, se não tiver ninguém, deixa sem ninguém que é melhor que com o Muricy. Mas discordo tem sim, tem Fernando diniz que levou o Audax a final do paulista, não pelo resultado mas pela forma de jogar do time, futeboloderno, assista as finais do paulista e depois me fale. Se não puder traga o Zé Ricardo da base, campeão da copinha, tb é uma opção melhor.

  • Concordo, esse texto está mais alinhado com a racionalidade, pois cobra mais da diretoria, cobra afastamento de alguns jogadores que de fato não dá mais, e concede mais uma chance para o bom e velho Muricy voltar. Acho que a torcida também precisa ser mais paciente e nesse exato momento a maior cobrança tem que ser em cima da contratação de um zagueiro bom, um atacante e um meia armador de qualidade pois infelizmente devemos ressaltar que ainda faltam peças importantes para querermos algo de bom no Brasileiro.

    • O velho muricy nao vai voltar.
      A era dele ACABOU.
      quer rescussitar os outros

  • Entra técnico e sai técnico e o Fla com Wallace e Cesar Martins na zaga continua o mesmo,o problema não é o técnico,precisamos e de dois zagueiros nível A,precisamos mandar o Wallace e César Martins embora,vamos fazer baderna na Gávea para eles saírem já que pedindo eles não saem!

    • O problema é o técnico sim...
      Quem mantem esses dois no elenco titular é o técnico....

    • E o ataque? não entra nessa sua "baderna"? elimine os erros de Wallace e César Martins e veja o placar, 0 x 0, quem se classificaria? a zaga é fraca mais vamos criticar tbm o ataque, Guerrero ontem foi ridículo, e o jogo passado? perdeu o gol com o goleiro caído.

  • Quem tá dando mole é o Muricy que ta dando cadeira cativa pro Wallace só porque é o capitão. Ele não é nenhum Rogério Ceni pra fazer isso. A diretoria tem que dar crédito pro Muricy, para que os "maus carácter" do elenco não façam corpo mole para que ele saia. Porque Gabriel, Marcio Araújo e Wallace ainda estão no Flamengo? Nem pra compor elenco esses caras servem. O certo seria trazer jogadores para serem titulares e brigarem por uma vaga. E outra, tomara que o Guerrero vá pra china mesmo no meio do ano. SRN

Notícias recentes

Recordar é viver! Relembre 5 vídeos históricos do título do Flamengo na Libertadores 2019

Bicampeonato da Libertadores do Flamengo completa cinco anos neste sábado (23) O dia 23 de…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024