Como nascem os grandes times?

Compartilhe com os amigos

Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnicos: Cláudio Coutinho (1980-1981) e Paulo César Carpegiani (1981-1983), Todo rubro-negro de verdade tem esse time na ponta língua, trata-se do maior esquadrão da história do Flamengo e um dos maiores da história do futebol mundial.

Porém, lhes pergunto, como nascem os grandes times? Eles não nascem de um dia para o outro, esse aí, por exemplo, foi formado ao longo de 4 anos, com a formação de um elenco competitivo, estrutura de trabalho e a presença de craques e jogadores identificados com o Rubro-negro. Essa receita, todos nós sabemos como deu certo e ainda hoje arrepia o rubro-negro ao lembrar dessa fase, que teve 1 Carioca, 3 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial.

Essa mescla de grandes craques, estrutura e identificação é por exemplo a receita adotada pelo Barcelona, que sempre investiu nas estrelas mundiais, aliadas a uma base que respira o Barcelona desde a infância. Sempre trouxeram grandes craques como Ronaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldinho e hoje Neymar e Suarez, mas tinham sempre em seus elencos jogadores identificados como Cruyff, Sergi, Luis Henrique, Guardiola, Xavi, iniesta, Messi, que além de craques eram “crias” do Clube.

O que quero trazer com isso? Sabemos que não teremos um novo Zico, ou um Messi, Por isso é primordial essa consciência para a formação de um elenco vitorioso. Não adianta ter apenas craques, jogadores tecnicamente qualificados e diferenciados, precisamos de um tripé com estrutura e jogadores identificados. A “Sele-Fla” que montamos em 2000 com Alex, Denilson, Edilson, Pet, Vampeta, Gamarra e outros mostra isso. Embora tivéssemos uma base com jogadores da casa como Júlio Cesar, Athirson, Juan, Adriano, os bastidores e a estrutura atrapalharam o desempenho de um time que no papel tinha tudo para vingar.

Nosso elenco que está em formação, Cirino por exemplo tem 1 ano no Flamengo, Guerrero e Alan Patrick, pouco mais de 8 meses, Mancuello, Arão, Rodinei, Cuellar, menos de 6 meses. Ou seja, nosso time ainda está em um processo de crescimento, entrosamento e conhecimento. Ainda falta no time aqueles que estão completamente identificados com o rubro-negro, talvez hoje eu destacaria apenas o Juan, que já viveu e sabe o que é o Flamengo plenamente, PV com 2 anos de titular e Jorge com menos de 1 ainda estão aprendendo o que é ser titular do Flamengo. E esse talvez seja o maior ponto de atenção!

Hoje temos uma estrutura melhor que muitos times do Brasil, temos um elenco com jogadores de técnica comprovada, falta a identificação para montar um tripé que pode levar esse time a grandes conquistas. O problema é que identificação não vem de uma hora para outra, é um processo, que passa pela torcida, mas principalmente pelos jogadores. Sim! jogadores, falta que vocês entendam o que é o Flamengo, Busquem um relacionamento maior com a torcida, entendam qual sua importância para milhões de pessoas, falta vocês buscarem o DNA Rubro-negro.

Acredito que esse time ainda pode nos dar muitas alegrias, sei que a paciência anda pouca. Mas a esperança ainda persiste. Esse time pode ser grande, pode nos levar de volta a grandes conquistas. Vamos apoiar! Agora pode ser o momento mais importante de um ciclo, que pode terminar no topo do Mundo!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • hj o flamengo vai na contramão de outros clubes … acabou aquele negocia de jogador estrela q vem só pra fazer média e levar a grana do mengão . hj as contratações são acertadas e como disse EBM kDa ano vai ser melhor q o outro . Em 2013 quando assumiram o flamengo era uma vergonha depois q Patricia passou pela gavea hj já somos respeitados e valorizados e vamos construir nossa casa com responsabilidade e planejamento. esse é o caminho mengão voltando a ser mengão

  • O segredo é apostar na base pois os verdadeiros ídolos, os.maiores ídolos do flamengo saíram da base. Acredito ser esse o momento pois há.muito não tinhamos uma geração tão promissora, pena não termos um treinador que saiba é goste de trabalhar com jovens, com o jurássico Muricy está arriscado essa geração não conseguir subir nenhum jogador ao profissional. Fico triste por principalmente Ronaldo, Léo Duarte e Trindade que são otos jogadores, modernos que ia cair como uma luva no time.

    • *ótimos.

    • Tucano, também acho que Léo Duarte e Ronaldo merecem mais oportunidades. Mas vamos ver ao longo do ano. São jogadores que podem dar alegrias a essa Nação! SRN!

  • Cara que texto…comecei a sonhar!!!

    • E a foto? Extrordinária!
      Tenho até hoje essa camisa da adidas furadinha número 8 do Adílio.
      Nessa época da adidas o Flamengo teve as camisas maia bonitas, e para mim essa é a mais linda.
      Relíquia!

      • Também gosto muito dessa foto Elvis, mexe com a gente né? É Esse Flamengo que nós queremos de volta! SRN!

        • Parabéns pelo texto, Jerônimo!

    • Que bom que gostou Daniel! Vamos sonhar sim! SRN!

  • os jogadores eram mais bonitos, tinham cara de artista de cinema, o manto era mais bonito, e o futebol, não tem palavras.

  • Sábado estive na Gávea. Pude observar um jogo, eu acho que do infantil. Salvo melhor avaliação foi triste observar pseudo jogadores, sem nenhuma qualidade, mas com a aparência de craques. Precisamos rever nossos conceitos. Muita marra porque esta no Flamengo, nossos garotos precisam baixar a bola.

    • Bruno, isso é um problema que realmente temos que lidar. Recebem grandes salários antes de sequer estrear pelo profissional. Para se tornar um ídolo não é apenas futebol que conta, tem que ter humildade também. Vamos torcer para que alguém os coloquem em seus devidos lugares. SRN!

  • Só tivemos um jogo com time grande esse ano, que foi o Atletico MG, e vcs lembram como foi né? Estou mais q otimista! As energias estão positivas, única coisa q me chateia é lembrar q estamos como andarilhos este ano….complicado isso!

    • Ryan, Temos qualidade, mas ainda acho que falta alma. Vamos torcer para que o time e a torcida se entrosem. Aí ficaremos imbatíveis! SRN!

      • Vdd msm amigo, isso é essencial, por isso já gostei dessa nova leva de gringos Cuellar, Mancu e Guerrero! Cuellar é imbatível na volancia, Mancuello já tratou de aprender português e um pouco sobre a historia rubro negra e pelo vídeo dos bastidores do ultimo jogo já tava la motivando em bom português td mundo, e Guerrero apesar dos pesares, pow meu! 3 jogos em 5 dias!

  • Citar o vampeta acabou com a matéria.

    • rsrsr, Carlos embora eu também não goste dele, naquela época era um jogador valorizado, que frequentava a seleção brasileira e jogava na Inter. Mas, faz parte. rsrsr Grande abraço! SRN!

  • Um grande time é um conjunto de atletas de alto desempenho que conseguem unir suas melhores características e suprir as deficiências dos companheiros com jogo coletivo. Isso acontece quando você tem bons jogadores e os mantém jogando juntos no mesmo sistema por tempo suficiente para que o entrosamento seja ideal.

    Uma das grandes dificuldades de se fazer isso é que um time brasileiro dificilmente mantém seus jogadores de destaque. Os bons valores geralmente despertam interesses de clubes mais bem estruturados financeiramente e deixam o time que o projetou.

    Além disso, existe uma cultura muito pobre e imediatista no Brasil. Muitos dirigentes não tem convicção no técnico e jogadores contratados e demitem treinadores em menos de 6 meses de trabalho. depois contratam outros atletas pedidos pelo novo treinador. O próximo passo desse ciclo é demitir novamente o treinador e contratar mais jogadores e mais um técnico e por aí vai.

    Um time campeão não se faz apenas com jogadores e comissão técnica de alto nível, é fundamental ter dirigentes convictos que ofereçam o suporte necessário para o desenvolvimento da equipe principalmente no início de trabalho onde os resultados negativos tendem a acontecer com frequência maior.

    • É verdade, nossa pressão por resultados imediatos já frustrou muitos planos que podiam nos dar grandes alegrias. Vamos esperar que esse Flamengo nos dê o que tanto sonhamos. SRN!

    • Concordo. Embora os tempos sejam outros e é muito difícil que um time sul americano se mantenha durante muito tempo jogando junto e vencendo sem ser assediado e saqueado pelos europeus e asiáticos.

      Mas, no caso do Flamengo, como bem disse o texto, faz parte da nossa identidade cultivarmos as crias da base, que sabem o que é o Flamengo, mesclando-os com jogadores que venham de fora mas se tornem identificados com o clube.

      Só lamento muito que o Muricy tenha chegado no Flamengo com um discurso de transição da base para o profissional, impregnado pelo Barcelona, e o que vemos, na realidade, é uma outra coisa: o desperdício dos jovens campeões da copinha.
      Apoio o Muricy mas essa é de amargar.

      Daqui a pouco eles se enchem e vão explodir em outros clubes.

  • Pode dar liga, ao menos o Mengão contratou peças boas.

    • Vamos torcer por isso Frederico! SRN!

  • Falta isso mesmo. É preciso mais tempo para o time amadurecer junto. Incutir aquela mentalidade tática e tudo o mais.

    Só uma correção, o Cruijff foi contratado pelo Barça, já no seu auge. Antes da copa de 74, assim como as grandes contratações citadas.

    • Boa Dieki, Valeu pelo toque e pela participação! SRN!

  • bom texto, dei o exemplo do chelsea e psg que não montou um time de um ano para o outro foi aos poucos, e hoje tem grandes times . o flamengo esta caminhando pra isso, pagando suas dividas e ano apos ano vem investindo melhor no time, e hoje ja podemos sonhar uma boa companha no brasileirão é e claro o titulo.

    • Obrigado pela participação Marcondes! Acredito que podemos ter muitas alegrias com esse time ainda. Mas eles precisam buscar essa identificação! SRN!

Comentários não são permitidos.