Essencial

Compartilhe com os amigos

Após entrar muito bem na partida da ultima quarta-feira, e mudar o panorama, ficou claro que Alan Patrick não pode continuar no banco, pelo menos até Mancuello voltar.

Mesmo imprimindo uma pressão absurda ao oponente no primeiro tempo do jogo, o Flamengo caiu de rendimento no segundo tempo, e sofreu muito até o Alan Patrick entrar em campo e organizar o time, quase todas as bolas passaram pelo seu pé.

Um dos poucos armadores que o Flamengo possui no plantel, Alan Patrick é essencial para o time. Percebe-se que Muricy papou mosca ao não ter escalado o camisa 19 logo de início nas últimas partidas, poderíamos ter nos saído bem melhor nesses jogos.

Foram lances como esse, tipo a assistência dada para o gol de Marcelo Cirino, que faltaram para o Flamengo nas últimas pífias apresentações. Não adianta ter 90% da posse de bola e não conseguir converter jogadas em gols.

A questão é até simples, pois Ederson não tem cacoete de criador de jogadas, a exemplo de Thiago Neves em 2011, o camisa 10 é um meia de finalização, e não um armador. Agudo, e insinuante, Ederson é uma ótima peça, mas precisa jogar com um outro meia para fazer o papel de armador.

A cada dia que passa, e a cada partida jogada, fica mais evidente que o comandante Muricy deveria mudar o esquema tático para o 442. Com poucos jogadores nesse setor, estamos dando o meio-de-campo para os adversários, sem falar que nossos pontas não são excepcionais.

Por vezes percebo Emerson Sheik saindo tentando armar os lances, flutuando no meio campo, assim como o William Arão, que vem de trás conduzindo a bola, e procurando alguma opção de jogada. E quando o Gabriel tenta fazer essa função, hein?!

Eu acho um absurdo optar por Gabriel no time titular, e deixar o Alan Patrick no banco de reservas. Ainda que o baiano esteja escancarando a má fase dos atacantes do Flamengo, conseguindo com todas as suas limitações técnicas ser o menos pior da posição no momento.

Outro fato que está me incomodando bastante são os chutões pra frente, as famosas ligações diretas da defesa com o ataque. Na verdade é uma baita rifada de bola pro Guerrero tentar dominar alguma coisa lá na frente, o improvável.

Depender do Guerrero ultimamente tá complicado, quando a bola sobra pra ele em situações até fáceis, como o inadmissível combo de Inacreditável Futebol Clube no último jogo, imagina sem jogadas bem armadas, realmente assim fica difícil.

Hernane Brocador fez quase mil gols em 2013, na maioria das vezes em jogadas que não passaram por um setor de criação no meio campo, em lances de oportunismo, mesmo assim, o time não estava torto, tinha inclusive um armador, Carlos Eduardo.

Precisamos ter um armador no time titular, não tem necessidade de jogar com um time torto. Temos 2 bons armadores no elenco, Mancuello e Alan Patrick, e eles não podem ficar de fora… Um ou outro, ou até mesmo os dois… Tem que tá em campo.

Sábado, contra o Botafogo em Juiz de Fora, o Flamengo terá mais uma chance para tentar acertar esse time, uma vitória ajudará e muito nessa missão.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Escalar Gabriel e deixar o Alan d fora é igual escalar David Luiz e não convocar o T.Silva!!! SRN

  • Alan Patrick se jogar bem como no clássico seria bom que entrasse… O meu medo é que ele joga uma partida bem e quatro partidas apagadas… Na coletiva após o jogo Muricy deu uma “chamada” nele dizendo que “ele tem que participar mais”… Se a chamada surtir efeito ele pode ser bem útil… Agora se continuar como vinha atuando antes ele é banco e muito banco!…

  • A torcida do Flamengo inteira clama por Alan Patrick e/ou Mancuello no meio, com Ederson no ataque, mas o Muticy não vê!!!Ederson não funcionou nunca como meia e essa insistência beira a teimosia.

    • É verdade Almir!
      Essas atitudes do Muricy são piores que possiveis erros.
      Abraço! SRN!

    • Será que ele não viu mesmo? Ou será que não estava confiando no futebol do A. Patrick? Eu fico com a segunda opção.

      • Ele andou machucado há um tempo atrás, mas o Ederson também, e esse contou com toda a paciência do técnico, mesmo ainda não jogando bem.

  • sou entusiasta do 442 em losango, formação tradicionalíssima no Flamengo e utilizada diversas vezes. os últimos 442 que encaixaram bem o Flamengo bateu campeão nacional (2009 e 2013). Eu acho essa formação quase mística.

    em losango o 442 até se assemelha ao 433 em alguns aspectos quando o meia mais avançado faz a transição para o ataque, é óbvio que fica diferente do 433 com dois pontas abertos, para isso é importante uma dupla de frente com mobilidade que pode ser Guerrero e Ederson. nesse caso o cara que viria de trás seria o Alan Patrick (porque só tem ele pra fazer isso) com cuellar, Arão e Mancuello na trinca de ferro do meio campo.

    Outra opção seria deslocar o AP para uma das pontas e dar liberdade pra ele puxar pro meio ou armar de lado,assim não mudaria a estrutura do 433 atual e proporcionaria mais criatividade ao ataque.

    Enfim, 433 do jeito que está sendo tentado pode até funcionar e eu gostaria que funcionasse, eu ficaria feliz, mas estão batendo cabeça com essa formação. acho o 442 mais simples, objetivo e mais Flamengo…

    • Ótima ideia Ferreira!
      Temos muitas opções.
      Abraço! SRN!

  • Eu concordei com quase tudo, menos com essa história de 4-4-2.

    Nossos pontas são bons o suficiente para fazerem o 4-3-3 funcionar, assim como nossos meias. O que falta melhorar é o comportamento dos jogadores e o posicionamento.

    Você citou que volta e meia o Emerson tenta voltar para armar o jogo. Então, pode reparar que quando Alan Patrick ou Mancuello estão em campo ele quase não o faz. Isso porque eles dois realmente exercem a função de terceiro homem, que é buscar a bola do meio e levar aos atacantes.

    O Ederson está sempre colado no ataque, então o cara que deveria ser ponta, no caso o Sheik, sempre tem que voltar para armar. Ficam dois pontas no campo quando Emerson e o nosso camisa 10 estão atuando ao mesmo tempo.

    Para o 4-3-3 funcionar o time tem que trabalhar melhor a troca de passes e posse de bola. E isso envolve saída de bola, transição e criação.

    Eu ainda acredito que o Muricy vai acertar esses aspectos.

    Não precisamos que Cirino, Sheik, Guerrero, Ederson, Everton, Vizeu e Gabriel sejam como os pontas do Barcelona, estamos falando de Brasil aqui, o nível é outro.

    O que tem que funcionar é o conjunto. Se não funciona o conjunto, nem 4-4-2, nem 4-1-4-1 vai dar jeito.

    PV; Rodinei, Zagueiro, Juan, Jorge; Cuellar, Arão, Mancuello; Ederson, Cirino e Guerrero.

    • Boa Edson!
      Sei não, eu ainda acho que vale a pena testar o 442.
      Mas é isso aí…
      Abraço! SRN!

      • se o Allan entrar não precisa fazer alteração em “esquema” como o Pep já falou e tantos outros excelente técnico: esquema não ganha jogo, mas diposição tática faz grande diferença durante a partida”

        PV

        Wallace (zagueiro contratado) Juan
        Rodinei Jorge

        Cuellar
        Arão Mancuello

        Alan (recompondo por dentro, entre Arão e MAncuello)
        Guerrero Ederson(recompondo por fora) ,,, defendendo no 4-1-4-1, sem contar que com Allan em campo ganharemos em qualidade no passe e jogadas verticais mas “perderíamos” velocidade, se o Muricy ousasse mais poderia trocar o Arão pelo Allan e deixar um jogador veloz, no caso seria ou (Gabriel,Cirino,Fernandinho).

        • Muito bom Daniel!
          Concordo.
          Abraço! SRN!

        • Muito bom cara, gostei disso.

          • Ferreira Duarte, gosto muito da qualidade do Allan, porém ele precisa de se empenhar mais, chamar o jogo, buscar o laterais, voltar receber de novo, se ele tiver outra oportunidade contra as lamparinas, seria muito bom, pra ele ir pegando ritmo, e entrosamento, iremos precisar muito dele contra o Confiança, apesar de crer que será um jogo fácil.

        • Daniel, mandou muito bem… 4-3-3 não precisa necessariamente ter dois pontas bem abertos, até mesmo porque se observarmos o Sheik veremos que ele (mesmo com o Mancuello em campo) praticamente não vai a linha de fundo.. Ao se aproximar da área ele sempre centraliza, ou seja, Ederson pode muito bem fazer papel parecido e Alan pode fazer do outro lado… Outra coisa, se Alan entrar o time perde um jogador veloz, mas a velocidade do time não necessita ter jogadores velocistas. O toque de bola rápido imprime velocidade ao jogo. Só tenho uma ressalva: A. Patrick não demonstra constância… Joga um jogo bem e 3 ou 4 sem aparecer… Teria que melhorar.

          • Observe que quando citei perder velocidade pus entre (“) justamente por esses fatores que você mencionou, mas uma característica negativa do Allan é a sua pouca velocidade!

      • Sim Vinny, é questão de opinião. Só o tempo vai dizer qual o melhor caminho. Abração e SRN!

    • Concordo. Principalmente com o time. Precisa saber que quando sai Mancuello entra Alan Patric e Ederson entra no lugar do Sheik.
      Gabriel deveria jogar pela esquerda onde ele produz mais desde 2014. Ele não pode entrar no lugar do Mancuello não tem nada a ver. Sheik atrapalhou o Alan Patric no jogo, empurrou-o para a esquerda para vir armar o jogo, o que ele não sabe fazer. Mas até que tocou mais a bola neste jogo, sejamos sinceros.
      Acho que se o Sheik tem proposta, deve deixar o cara sair. Salário alto e pouca produção.
      Misturei comentários para o autor e para a resposta tudo no mesmo lugar.. xD

      • Perfeito Anderson!
        É bem por aí mesmo.
        Valeu pela participação amigo.
        Abraço! SRN!

      • Anderson, creio que ele coloca o Ederson no lugar do Mancuello porque não confia no A. Patrick… E ele tem certa razão afinal ele não vinha atuando bem… Se ele emplacar uma sequência boa é natural que passe a jogar mais…

Comentários não são permitidos.