Mauro Cezar: ‘Torcedor de… balanço!’

Compartilhe com os amigos

Torcedor de cartola, aquele que defende incondicionalmente o dirigente, mesmo que ele seja parecido com o pior dos políticos.

Torcedor de renda, o cara que comemora a renda mesmo sem ir ao estádio. O placar? Não importa, o negócio é o dinheiro que, dizem, vai para os cofres.

Torcedor de quota de TV, elemento que acha o máximo dizer que seu time leva mais grana da televisão do que o rival. Mesmo que saia derrotado no clássico.

Torcedor de propaganda na camisa, o sujeito que se orgulha do faturamento com os anúncios no fardamento, mesmo que os valores revelados sejam pouco confiáveis.

Torcedor de Sócio Torcedor, aquele cara que celebra a quantidade de participantes do programa de associados de seu time, e nem quer saber se os números são anabolizados.

Tordedor de BALANÇO!!! Sim, o camarada que olha os resultados financeiros do seu clube e vê prejuízo como lucro, déficit como superávit, credor como devedor.

Está faltando quem torça de verdade pelos clubes. Que cobre do cartola, que tenha o time de coração acima de tudo, inclusive dirigentes, rendas, quotas de TV, propagandas na camisa, programas de sócios, balanços financeiros… tudo.

Mas isso na realidade é nada, e não surpreende num país como o Brasil, onde parcela razoável do povo, inclusive a que tem acesso à informação, age alienadamente, fecha os olhos para a nossa história, ignora as páginas mais obscuras. Tolera o intolerável.

Muitos de nós permitem e aplaudem a celebração do que há de pior. Quanta ignorância. Regredimos. Em diversas frentes. O futebol, claro, também sofre.

Mesmo assim, torçamos. Tenhamos Esperança!

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Faz tempo que não leio um texto tão sem sentido

  • Concordo. E ainda tem o Fanático Intolerante, que ofende todos os que criticam a diretoria. Opinião crítica nem pensar. Esse já vi muitas vezes esse tipo por aqui…gostei da reflexão do texto, e creio que o certo é torcer, mas sem radicalismo. Equilíbrio é o segredo. Pode-se amar o clube sem loucura, sem exageros, sem desrespeito, sem violência. SRN.

  • Sou apreciador dos comentários e analise
    do Mauro Cesar, mas deste vez extrapolou, falou Merda, pois quando o
    Clube devia Milhões e não pagava as suas obrigações víamos esta mesma
    turma criticar, e hoje sem saber quais as condições financeiras do Clube
    para contratar um atleta, criticam por não o fazer. Não quero mais ouvir
    um jogador vir a público em rádios e TVs e dizer: ELES FINGEM QUE PAGAM
    E EU FINJO QUE JOGO. Ah! vão a Merda seus idiotas.

  • Se o torcedor é imediatista e olha apenas pro resultado o jornalista critica. Se está atento aos resultados financeiros do clube o jornalista critica. Vida de jornalista é muito fácil, sai falando qualquer coisa, se colar colou; se não colar, depois de um mês todo mundo esquece.

    Parabéns aos torcedores do Flamengo que entendem que não há outro caminho para as vitórias (sustentáveis, não golpes de sorte como em 2009) senão pelo planejamento e profissionalismo de nossos dirigentes (ou endividamento irresponsável).

  • Bom mesmo e idolatrar a paty ou o klebe leite e mas o edmundo santos, e jogar pedra no EBM, esse jornalista deve estar com dor de cu , tuvelo kkkkkk

    • Esse mesmo mauro cesar, que se diz flamenguista, o que 3le jq fez de bom pelo FLAMENGO?

      • Ele não diz que é flamenguista.

  • Bandeira mito, tirou o Flamengo da falência, limpando a cagada de gestões passadas. Ele claramente se refere a torcida do Flamengo, cagou pelos dedos. Toda vez que eu vejo a dívida do Flamengo diminuindo, é o sonho do nosso estádio mais próximo, sonho da libertadores.

  • Discordo do texto do Mauro.

    Óbvio, existem os mais diversos “fanáticos”. Há fanáticos que acham que o time tem que ganhar dentro de campo, sempre, foda-se como estas vitórias foram conquistadas. Para estes, se contratar um elenco que custe o dobro do orçamento do clube, e o endividamento dobrar pro ano seguinte, paciência. É questão de menor relevância (como se a conta nunca chegasse um dia).

    Há também fanáticos que acham que boa administração, em clube de futebol, é gerar lucro. Para estes, futebol é um meio para se atingir um fim, que é o superávit no balanço financeiro anual. Para estes, se o superávit vier, seja com títulos, seja com rebaixamento, pouco importa. Se o lucro for atingido, já pode comemorar.

    Mas o que tem prevalecido, atualmente, é a sensatez da grande maioria da torcida.

    O torcedor deixou de ser imediatista, se cansou de administrações populistas, e passou a entender que boa administração fora de campo é meio para se alcançar, de forma sustentável, bons resultados dentro dele.

    O torcedor flamenguista, em especial, que hoje acompanha de perto o clube e sua administração, o faz porque ama o Flamengo, e porque, felizmente, ao contrário de outras épocas, atualmente é possível saber o que se passa por detrás dos muros da gávea, seja porque a caixa preta dos bastidores político/financeiro do clube foi aberta à torcida por uma administração transparente, seja porque uma infinidade de canais de comunicação (principalmente na internet) presta-se a noticiar estas informações ao torcedor hoje, fato que há até pouco tempo era ignorado pelos jornalistas dos poucos canais de rádio e tv que mantinham o monopólio da transmissão de informações do clube até o torcedor.

    Como todo e qualquer bom torcedor, queremos todos que o time vença sempre, e levante taças com frequência. A diferença é que este torcedor que continua comprando a camisa do time, o ingresso dos jogos, discutindo em mesa de bares, cornetando treinador, pedindo a saída de jogador, desejando a contratação de um craque, tal como fazia antes, ao final dos jogos, passada a euforia ou frustração do resultado, reflete com mais sobriedade sobre todos os aspectos racionais que envolvem o futebol, e concorda que o caminho para se alcançar o fim perseguido deve ser percorrido sem avançar o sinal, sem passar pela contramão, sem ultrapassar os limites de velocidade, pois tudo isso, apesar de tentador, pois à primeira vista faz parecer levar vantagem e chegar na frente, na verdade são, como todos sabemos, armadilhas fáceis para ficar no meio do caminho.

    Portanto, sem fanatismo, entre debochar ou elogiar o torcedor que deixou de ser apenas um ser apaixonado e acrítico, e passou a ser um ser apaixonado e questionador, prefiro a segunda opção. Parabéns torcedor, pela sua evolução!

    • Parabéns Sérgio seu texto responde bem o exagero do jornalista Mauro.

    • Muito bom.

  • oque ele nao disse é que nos torcedores, comemoramos balanços, cota de TV patrocinio na camisa, socio torcedor e tudo mais que traz renda para o clube….Se tivermos tudo isso (como temos hoje) com OS dirigintes que temos sim que adimirar. e saudar….. ficaremos imbativel no campo assim qua acabar esses esqueletos das diretorias passadas…!!!!!

  • FALTOU ESSE IMBECIL NUMERAR OS TORCEDORES DE IMPRENSA-LIXO

    QUE VIRA E MEXE APARECE NO GC DO PROGRAMA ALGUNS DIZENDO

    QUE ELE É O MELHOR COMENTARISTA DO MUNDO…

    AGORA, SE TORCER POR TODAS ESSAS COISAS QUE ESSE ASNO

    ENUMEROU, NÃO QUER DIZER QUE VC TORCE E AMA O SEU TIME,

    O QUE QUER DIZER ENTÃO??????

    NESSE LIXO DE REPORTAGEM SÓ QUER DIZER QUE VC É TORCEDOR

    SE VC COBRAR O DIRIGENTE, SE NÃO, VC NÃO É TORCEDOR…

    PAPO FURADO…

    • Mauro perdeu o respeito total.

  • Mauro Cezar É bom jornalista mas não vejo para tanto essa indignação dele! Não vejo problema nenhum o torcedor valorizar e se inteirar do que ocorre nos bastidores dos clubes, isso mostra que nós torcedores alem do interesse pelos time em campo, nos interessamos tambem pelos bastidores! Achei exagerado! Ultimamente, com certa freqüência, Mauro ta querendo aparecer demais!

    • Nada a acrescentar…!

  • Não vi maldade na matéria. Mas temos que analizar que vivemos em um país de terceiro mundo e tudo é muito mais dificil que a dos países do primeiro escalão. Mas não quer dizer que não se possa ter uma administração transparente e com responsábilidade.

  • Concordo com o Mauro.
    Infelizmente o Flamengo passou anos de péssimas administrações, e até por causa disso, um dirigente que tenha resolvido equacionar as dividas, os “balanços”, vira mito, deus, com gente pedindo até estátua ao lado do Zico, acima do bem e do mal, sem poder ser criticado quando erra (e ele erra muito, como qualquer ser humano).

    Por favor, menos, bem menos….

    • Almir, eu acho que foi só em parte ao flamengo, mas duma forma geral ao futebol brasileiro. Eu tambem acho que esse endeusamento,busca pelo Sassá Mutema ridicula, por isso acho que o melhor é sempre alternância de poder. Dirigente ser responsavel com dinheiro do clube é obrigação e não mérito, mas no marasmo que existe hoje, os que são responsáveis acabam se destacando. O problema é que um avanço em somente um clube não vai ajudar o futebol como um todo, não adianta muito para o futebol do Rio que tenhamos o Fluminense e o Flamengo com gestões alinhadas com coisas novas, e o Vasco gerido pelo Eurico Miranda. Em Sampa é a mesma coisa, Minas e Sul. A verdade é que enquanto não houver uma revolução na CBF (dificil de acontecer) nosso futebol vai minguando nos campos, mesmo que floreça em arrecadação.

      • Mas veja, é a nossa torcida que trata dirigente como ídolo.

        Isso não existe em lugar nenhum, e o Mauro já tinha feito esse comentário antes a respeito do EBM.

        • A do Vasco endeusa o Eiurico (não toda mas uma parte), a do Corintians endues ao Sanchez, a do Galo endeusa o Khalil, existe isso em todos os estados. A nossa entrou nessa leva nos ultimos 3 anos, e com força, e nisso concord contigo, por isso falei que em parte era pro Mengão. De qualquer forma é uma burrice endeusar dirigente, nosso amor deve ser com o Mengão, e cobrando sempre dos que passam por lá que entendam a grandeza do clube e a necessidade de titulos sempre.

          • Khalil e Sanchez são de outra época e o Eurico é amado e odiado na mesma proporção, tenho certeza que não é de quem o Mauro está falando agora.

    • Se o Bandeira não for mito eu não sei o que ele é… Em relação aos erros, concordo que devem ser fiscalizados, até porque os erros e suas consequências não desaparecem se fingirmos que eles não existem.

      • Ele é apenas um bom dirigente, mas que ainda tem muito o que aprender no futebol, mesmo depois destes 3 anos.

    • Xará eu também penso igual. SRN.

  • NÃO concordo com você Mauro, sou muito Flamenguista, e me orgulho sim todas as vezes que nosso balanço é publicado, todos os meses que conseguimos emitir as CNDs, a cada avanço nos contratos, enfim… tudo que faça parte do “mundo” Flamengo. A bastante tempo noto seus comentários ranzinzas sobre o Flamengo. Você só aparenta bom humor quando relembra a famosa frase do Vampeta e de tantos outros que falavam do Flamengo e que era a pura verdade… aí você gostava. Nós torcedores temos muito orgulho sim Sr Mauro, da nossa situação hoje e não temos mais que se sujeitar a piadinhas de vocês. Só falta mais uma coisa (que inclusive você adora comentar que é uma vergonha para nós): Nosso ESTADIO!!!
    Quando esfregarmos isso na cara de vocês comentaristas coxinhas, estará acabado! Aceita que dói menos, Flamengo rumo ao topo!
    Saudações Rubro-Negras

  • Infeliz comentario. Torcedor assim patrocina a existencia de kleber leites e euricos da vida. A coisa tem que ser balanceada. Resultado esportivo sim, mas com responsabilidade. O torcedor de balanço hj ta vislumbrando um futuro melhor… Fica a dica.

    • Não vi crítica à torcida rubro-negra.

      • Claro que sim! Qual é o unico time com balanço positivo entre os grandes?

        • Me parece uma crítica à visão dos Corinthianos. Se for para a torcida do Flamengo, retiro meu comentário.

        • Pode perceber, quando ele tem que comentar sobre o futebol do Rio, se pudesse ele pedia pra sair do estúdio.
          Nada que acontece no Flamengo está bom pra ele.

  • Palmas para o Mauro Cezar Pereira! Mais um texto brilhante!

Comentários não são permitidos.