Vasco e Flamengo decidem neste domingo (24), às 16h (de Brasília), em Manaus, uma vaga na final do Campeonato Carioca. Os eternos rivais fazem o quinto jogo decisivo no espaço de um ano e veem nos sul-americanos os protagonistas do duelo. Sem perder para o rival há oito jogos – cinco vitórias e três empates -, o Cruzmaltino pode até empatar para chegar à decisão e brigar pelo bicampeonato.
A superioridade do time de São Januário incomoda os rubro-negros. Em 2015, os rivais protagonizaram quatro jogos decisivos. O Vasco eliminou o Flamengo do Estadual (0 a 0 e 1 a 0) e repetiu o desempenho na Copa do Brasil (1 a 0 e 1 a 1). A última vitória da equipe da Gávea no clássico foi em 22 de março do ano passado – 2 a 1 no Maracanã, em dia de temporal no Rio de Janeiro.
Cruzmaltino e Rubro-negro chegam com os gringos em alta ao confronto. Eles compõem boa parte das apostas dos técnicos em construir a vitória e alcançar o objetivo. Pelo lado do Vasco, o goleiro uruguaio Martín Silva vem de grande atuação contra o rival, mesmo panorama do atacante colombiano Riascos. Os dois são fundamentais na engrenagem comandada por Jorginho.
“Esses jogadores adquiriram a confiança no próprio futebol deles. Sabemos que uma semifinal como essa é diferente. O time ganha coisas boas com os jogadores confiantes. Criamos possibilidades e situações de jogo. É decisão”, afirmou.
O Flamengo aposta tem três gringos fundamentais para o técnico Muricy Ramalho. O volante colombiano Cuéllar é o responsável pela saída de bola, o argentino Mancuello comanda a criação de jogadas e responde pelas bolas paradas, enquanto o peruano Guerrero é o artilheiro de quem se espera gols e o brilho que ainda não atingiu nos clássicos.
Muricy elogia com frequência a dedicação dos sul-americanos no Rubro-negro. Os argentinos são um capítulo à parte para o comandante.
“Tem jogador que é muito local. Só funciona em seu país e não se adapta fora. Mas com o argentino é diferente. Lá na Argentina não existe a palavra saudade. Eles se adaptam muito bem a qualquer situação e são trabalhadores demais”, encerrou.
Com os gringos em alta, Vasco e Flamengo fazem a quinta decisão em um ano. O vencedor terá dias felizes para comemorar até as finais do Campeonato Carioca. Ao perdedor sobrará a “terra arrasada” por um revés para o rival.
Fonte: Uol