Notícias

“O trabalho de Muricy no Fla é pífio… o time precisa ser reformulado ou correrá risco de rebaixado no Brasileiro”

Foi deselegante, desleal e desesperada. A corrida de Wallace ao sair do túnel, correr para o centro do gramado da Arena Manaus, e fincar a bandeira do Flamengo, foi representativa. O capitão, o homem que deveria representar Muricy Ramalho em campo, mostrava ao país como o treinador está sem rumo. A ponto de permitir essa bobagem.

O técnico se tornou escravo da expectativa, convivendo com o fracasso previsível do início do trabalho.

O treinador viveu apenas quatro dos 24 meses que assinou de contrato. Já está sendo profundamente questionado. A eliminação precoce do Campeonato Carioca, a derrota contra o sergipano Confiança e, principalmente, os fracassos contra o Vasco, acabaram com a aura de técnico inovador, moderno que chegou à Gávea.

Aliás, ele era um dos alvos prediletos dos cerca de 80 torcedores que esperavam o time no aeroporto do Galeão, ontem de madrugada. A Polícia tentou proteger o ônibus que levava a equipe. Mas, raivosos, os membros das organizadas chutaram, esmurram o ônibus. E xingaram. Principalmente Muricy.

A costumeira festiva imprensa carioca também se cansou das indefinições táticas do treinador. Ele assumiu prometendo implantar o que mais moderno viu da Europa. Sem falar, deixou claro as influências. Tocaria a bola com a paciência e objetividade do Barcelona. Teria contragolpes mortais, em velocidade, do Bayern. Guerrero teria calos nos dois pés e na cabeça de tanto marcar gols, atuando como Suárez, sendo o homem da definição.

Só que nada disso aconteceu até agora. O Flamengo é uma equipe lenta, vulnerável, sem poder de marcação, sem mínima coordenação, incapaz de marcar sob pressão os times mais fracos. Os jogadores cheiram insegurança ao entrar em campo. Os conceitos são passados, mas não são entendidos. E, pelo que demonstram em campo, muito mal treinados.

É incrível a desilusão com Muricy Ramalho. Ele está completamente perdido, engolido por um tsunami. Não conseguiu evoluir como treinador, a ponto de aplicar a intensidade, a versatilidade, o arsenal tático que disse quer aprendido na Europa.

E nem consegue mais impor seu ‘Muricybol’, termo que inimigos seus usavam no São Paulo. Tática que consistia em abusar das bolas aéreas para jogadores fortes, altos ganharem da defesa adversária. Time sem nenhum brilho tático, técnico. Adepto do futebol força, de muita marcação, e excesso de cruzamentos pelo alto. Nem isso.

A direção do Flamengo acreditou piamente no seu planejamento. Tratar de tornar decente, digno do Flamengo, seu centro de treinamento. Impor um método de trabalho nas categorias de base. Mas para ter calma de executar esses fundamentais passos, ele precisaria de paz. E ela viria com resultados. Principalmente no fraco Campeonato Carioca. Insignificante como todos os estaduais.

De nada adiantou ter a maior torcida do país. Os investimentos no elenco não se justificaram. Guerrero, contratação caríssima, se tornou uma débil caricatura do atacante decisivo que era no Corinthians. Os resultados medíocres, contra adversários fraquíssimos. E nos clássicos, vexames.

“Como eu falei antes, eu tento perder para o Flamengo, mas não consigo – disse Eurico, enumerando tudo o que fez para ver se “conseguia” perder o jogo.

“Tirei o jogo de São Januário, acabei com o bicho, mas não tem jeito. Eles não conseguem ganhar da gente.”

Essa foi a reação debochada de Eurico Miranda, após a vitória do seu Vasco, ontem em Manaus, por 2 a 0. Seu clube decidirá o título contra o Botafogo, que despachou o Fluminense.

Acuado, Muricy era a imagem do fracasso após a eliminação do Flamengo do seu objetivo mais fácil do ano. Tinha de explicar porque não conseguira levar a equipe nem à decisão do Carioca.

“A diferença foi que as chances que tivemos não fizemos, e o Vasco aproveitou. O segundo tempo também começou com a gente bem. Depois do segundo gol, a superioridade do Vasco foi incontestável. Nós criamos oportunidades, e o Vasco, claro, foi muito melhor depois dos 2 a 0”, disse, superficial.

De propósito ele não entrou nos aspectos táticos. De como Jorginho soube matar seu time, marcando forte. Dominando as intermediárias. Usando e abusando da péssima zaga flamenguista e muito mal protegida. O Flamengo foi engolido taticamente.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello está chocado. Não esperava tão fracos resultados com Muricy. Por mais que não tenha conseguido dar excelentes jogadores. Mesmo com o dirigente entendendo tão pouco de futebol, sabe que o Flamengo segue sem padrão tático. Parece um grupo de jogadores que se conheceu ontem. Muricy fala em 4-3-3 e 4-4-2, quando na verdade, o que se vê é uma equipe estática, sem variações. Parece time de pebolim.

O treinador está pedindo desesperadamente zagueiros, laterais e dois meias talentosos. Sabe que o material que tem nas mãos é fraquíssimo. E ele não está mostrando capacidade para tirar nada de bom desse elenco. Muricy tem a plena noção que o Brasileiro será muito mais difícil. E que se não houver uma mudança significativa do rendimento do time, a ameaça do inédito rebaixamento pode ser real.

“O nível do Campeonato Brasileiro é muito mais alto, e temos que melhorar muito. Vamos fazer uma análise e ver o que precisamos. Nosso setor de defesa tem pouca gente e está difícil encontrar.”

Foi o máximo que deixou escapar. Mas já está marcada nesta semana uma avaliação para valer do elenco. O treinador sabe que tudo está muito pior do que imaginava. Ele não quer nem pensar em passar o final da temporada fugindo da Segunda Divisão.

A pressão no Flamengo é muito maior, e sem filtro, do que no São Paulo. A invasão dos chefes das organizadas no mês passado já deu o tom. O acesso é muito mais fácil ao time e ao treinador.

Muricy estava animado com a evolução no CT e com os meninos da base. Mas seu fracasso na equipe principal tem um peso suficiente para travar todos seus planos de seguir o exemplo do Barcelona.

O treinador recebe R$ 500 mil no Flamengo. Tinha proposta de R$ 700 mil do Internacional. O tetracampeão brasileiro aceitou ganhar menos na Gávea. Apostava que faria história.

O período que passou no Barcelona teria ‘mudado sua cabeça’.

A diretoria ‘comprou’ seu plano de reformulação do clube.

Mas dentro do campo, o Flamengo é a maior frustração do país.

Foram quatro meses de fiascos.

O Flamengo não está fazendo bem a Muricy.

Muricy não consegue trazer alegria ao Flamengo.

Ou há uma profunda mudança de rumos.

Com forte investimento em jogadores para o Brasileiro.

E o clube deixando de sanar suas dívidas.

Ou esse casamento de dois anos terminará bem antes.

Sendo melhor cada um seguir o seu rumo.

Antes que a palavra rebaixamento chegue à Gávea…

Fonte: Cosme Rimoli

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ele tem meia talentosos, mas prefere deixar no banco ou em posição q n são a deles, ex: ederson é ótimo e desequilibra, mas ele prefere deixar no banco, mancuello é meia esquerda e ele prefere colocar o cara de ponta esquerda ou centralizado e Allan Patrick TB é bom, mas é irregular, mas ele prefere deixar no banco, então ele tem jogadores e falta apenas 1 zagueiro e tem técnico aí no Brasil q se pegasse esse elenco pode ter certeza q seria campeão da porra toda, o problema é q muricy n ta tirando o melhor de cada jogador e pior tenta colocar uma tática q nunca vai funcionar

  • Namoral parceiro,to enjoado de torcedores modinha,Meurmão todo mundo vem questionar o treinador, Quando Osvaldo estava la a culpa era do Osvaldo,Cristovão estava la, culpa era dele,Culpa é do Rodrigo Caetano e dos jogadores...

    • concordo plenamente meu caro !!!! fora Rodrigo Caetano, fora Márcio Araújo , fora Gabriel, fora César Martins, fora sheik , fora Paulo Victor... e principalmente fora wallace .... só assim vai começar a melhorar as coisas... sou a favor do Leonardo como diretor de futebol do Flamengo! Ou então o Júnior. SRN

    • Boa tarde Fábio, concordo contigo em relação ao imediatismo, mas é foda vc ver q o time do flamengo tem um material humano bom e tá sendo mal aproveitado pq o técnico é cabeça dura e insiste em uma formação q nunca vai dar liga, sempre torço pelo bem do meu time, mas se ele n mudar a postura do time e a tática, pode ter certeza q o ano n vai ser bom

    • Mas se passar um milhão de técnicos e todos cometerem o mesmíssimo e gravíssimo erro a culpa não será mesmo do técnico!?
      Técnico bom é o que consegue diferenciar um jogador de uma ameba! o nosso não consegue, pois Wallace continua titular e, pior, capitão!!!

  • estes mesmos que quando o Muricy veio o elevaram a Deus, muitosq ue agora critica ficaram aqui todos babando porque o cara queria implantar m esquema desde o mirin ate o profissional.

    o Imediatismo e que fode o flamengo, acham que em quatro meses consegue fazer o time voar, tomara que a diretoria nao escute os torcedores e mantem o Muricy pois logo teremos resultados

  • Quando se faz um texto desse é preciso ter moral de quem já fez alguma coisa no futebol, pelo flamengo é preciso que se tenha vencido alguma coisa, porque se não, só será apenas mais um texto sem nexo, e o fim apenas levantar o furor de torcedores que vivem de momento! Esquecem que ninguem dentro do clube queria que as desclassificações nas competições ocorressem, a diretoria esta fazendo o possível, para contratar jogadores, temos um socio-torcedor que deveria ser o maior do pais, mas como existem coluneiros de plantão que mancham mais ainda o clube e os torcedores a cada dia se distanciam mais, no momento que mais o clube precisará de sua torcida ela sempre se afasta se irrita, pede saida de A, B, C, demissão de técnico, sair jogador. Como se isso vinhesse a resolver alguma coisa! Se o time é ruim, é culpa do Tecnico e do Rodrigo Caetano, se o técnico é ruim e o Rodrigo também é, culpa da Diretoria, culpa do eleitores! e por fim culpa dos torcedores que não se associam ao clube para eleger alguém que faça, os jogadores jogar em campo!Pfv

    • Com todo o respeito cara, mas o time até agora não apresenta uma evolução nem tática e nem técnica(o time, não alguns jogadores), nossas vitórias mais convincentes foram contra times de menor expressão, jogadores sem nenhuma capacidade de vestir a camisa do Flamengo nos conduzem a derrotas vergonhosas como as de ontem, nosso técnico ainda não decidiu seu esquema de jogo... . Acho sinceramente que as críticas são mais que justas pois o futuro parece ser nada promissor.

      SRN

  • Minha opinião não muda por causa de um ou alguns jogos. Temos sim um bom elenco, com certeza o melhor do RJ e um dos melhores do Brasil. Não achei que faltou comprometimento, o que fez a diferença foi o padrão de jogo que a equipe do Vasco tem e que o Flamengo ainda não tem. Mas lembro que pra eles chegarem nesse nível de atuação custou o rebaixamento, mantiveram o treinador mesmo perdendo jogos seguidos. Acredito que esse tempo sem jogos será bom pra organizar o time e entrarmos inteiros no Brasileirão. Ainda acredito.

    • Oq falta pro flamengo é o treinador botar na cabeça que o 4-3-3 n vai vingar q é melhor ele baixar a bolinha dele é coloca o 4-4-2 com mancuello e Patrick armando ou mancu e ederson ou colocar ederson na frente com Guerrero, n tem como ederson e Patrick ser banco nesse time.
      Obs n vou falar da zaga e nem goleiro pq já encheu. Só salva Juan.
      Obs2. To falando dos zagueiros e n dos laterais.

      Srn

      • Glaydson, pode até colocar dois meias, mas o A. Patrick joga pelo meio e o Mancuello fica na esquerda. É um desperdício deslocar o jogador que melhor cria jogar pelo lado do campo. Além do mais o Patrick joga dos jogos e desaparece em cinco. Isso faria veio se contratarem outro meia, ou talvez se o Paquetá desse conta do c recado para que o Mancuello pudesse jogar pelo meio.

      • Cara eu não tô acreditando que alguém ainda confia nesse time, e o que os caras tão falando, é muito doido, sinceramente é muito triste.

    • Mandou bem Rafael. Algo que venho comentando aqui é que prá jogar ofensivamente e ser competitivo o time tem que ser muito superior ao adversário. Temos sim um bom elenco mas não temos essa superioridade. Isso ainda vai dar muito trabalho prá ser ajustado. O que não me deixa perder a esperança é que mesmo quando jogamos mal temos chances de gol, mas precisamos finalizar melhor, e não é só o Guerrero que precisa melhorar nesse quesito. São todos os jogadores.

      • Adriano, fiz questão de comentar após uma derrota dessas pra mostrar que confio no elenco que foi montado. A gente elogiar na vitória é fácil, mas manter a fé na derrota é difícil. No final do ano muitos aqui vão ver que eu não falei nenhum absurdo. Não acho que precisa ser tão superior, mas pra sermos ofensivos temos que ter uma defesa forte e organizada e infelizmente não temos.

    • Não vou julgar o Muricy até que ele tenha os jogadores que pediu.

      • Ué, mas aí é fácil né... é só eu montar uma seleção dos melhores do mundo, jogar pra diretoria e esperar o salário pingar na conta enquanto o time real do mundo real proporciona vexames por não ter um mínimo padrão tático.

        • Mas o Muricy é daqueles técnicos q só fazem um bom trabalho recheado de craques... Queria ver ele colocar o Audax na final do paulista... Duvido !!!!

          • Você acha aquele time do são Paulo recheado de craques? kk

        • Amigo, ele pediu esse jogador em JANEIRO, e até hoje o problema defensivo do Flamengo é a zaga. Tudo indica que precisamos de um zagueiro e quando ele tiver esse zagueiro vou meter o pau nele!!

    • Isso é verdade, temos o melhor elenco do Rio de Janeiro, só não temos treinador pra colocá-los taticamente em campo.

  • Perfeito, mas o presidente nada fará, dirá que estamos no caminho certo, as dívidas sendo equacionadas, mantemos as cnds, ano que vem será melhor.

  • Todos os times brasileiros queriam ter a base e a garotada que subiu agora, mas o Muricy tem desprezado isso, Olha o que o Levir fez com o Fred... disso que precisamos, de alguem que esteja ali pra corrigir a falta de co prometimebto de alguém que chame a atenção do jogador em plena rede nacional.... chega de ficar elogiando o jogador senão que ele jogou mal. Na próxima partida tenho quase certeza que ele vai escutar bastante da torcida até que ele irá despertar e ficar puto com tudo e botar esses jogadores medíocres para trabalharem.

    • Muricy botou o Vizeu faltando 3 minutos pra acabar o jogo. Isso que ele chama de aproveitar os garotos da base?

      • Só pro Vasco ganhar mais tempo, sim pois essas substituições no final do jogo servem pra isso. Almir tá mais feio do que parece.

      • Realmente foi ridículo ... A não ser q o Cirino estivesse sentido algum problema físico... Do contrário , foi pura presepada

    • O problema é que esse velho tacanho do Murucy está se saindo um bom de um político, e não quer barrar nem o Wallace, nem o PV, com medo de " perder" o grupo ... Vtnc, né ? SRN.

  • Que coluna lixo, texto medíocre. Saltam aos olhos que de nada entende de futebol tal colunista.

  • um jogo o time é excelente, no outro o time é uma bosta ... um colunista não pode ser imediatista desse jeito... pois o mesmo mostra n ter argumentos ou opiniões e fica repetindo o que se escuta dos torcedores na hora do jogo, parece um modinha....se o resultado ontem fosse a vitória, duvido que estaria lendo uma coluna escrita desse jeito, com tanta raiva...

    E não, não to defendendo o time, wallace é horrível, ele pode fazer 5 gols em cima do barcelona, pra mim continuará sendo um capitão bosta !
    jorge é sem sangue, fiquei puto ao o mesmo fazer um gol, e não comemorar, ficar com uma cara de bunda nem ligando por ter marcado...PV não passa confiança nenhuma, gabriel, MA, esses ai nem comentário merecem...entre outros do elenco, é nítido que precisa de uma reformulação, mas o imediatismo de : ganhou os 11 são seleção, perdeu, os 11 não prestam, isso de nada adianta...

    e a primeira mudança e dar a braçadeira para Juan, esse sim merece e sabe a grandeza do Fla...

    • Muricy é o pior de todoa. Escala eçes tendo çeo duarte e muralha no banco

  • O ponto central na minha opinião é desequilibrio do elenco... não adianta em nada ter MAncu, Arão, Rodinei, Cuellar e Juan, e ao mesmo tempo, nós termos Wallace, César Martins, Jorge e Gabriel... é muita falha individual... é o time sempre correndo atrás do prejuízo... o q mais me impressiona é o Jorge,... como ele se tronou um jogador medíocre, que só toca para o lado, não apoia, não marca, erra todos os fundamentos e se arrasta em campo com 19 anos... é preciso saber qual o padrão que o Muricy quer dar ao Flamengo... se o padrão de atitude e vontade foi igual ao JOrge... já era... Ainda acredito nesse ano!!! SRN!

Notícias recentes

Recordar é viver! Relembre 5 vídeos históricos do título do Flamengo na Libertadores 2019

Bicampeonato da Libertadores do Flamengo completa cinco anos neste sábado (23) O dia 23 de…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024