Uma das maiores revelações do clube nos últimos tempos, o lateral-esquerdo Jorge, está caindo de rendimento vertiginosamente. 2016 não começou muito bem pro camisa 6.
Não vamos começar a queimar uma joia desse quilate, lapidada nas divisões de base do Flamengo, claro que não, longe de mim! Agora… Podemos procurar os motivos que estão fazendo Jorge perder o seu encanto, e quem sabe acharmos uma saída para este enigma.
Ainda que tenha marcado o último gol na vitória do Flamengo por 3 a 0 contra o fraco Bangu, pelo Campeonato Carioca, está cada dia mais claro que Jorge não é o mesmo de 2015, quando surgiu, e encantou toda a nação-rubro negra, jogando o fino da bola.
As suas virtudes, que são mais ofensivas, estão sumindo gradativamente, os dribles são raros, os passes já não tem a mesma categoria de outrora, os seus cruzamentos já não levam mais perigo, e até a confiança para finalizações está sendo minada.
Jorge, que defensivamente não tem muitos predicados, está deixando ainda mais a desejar lá atrás. Não está compondo bem o lado esquerdo, deixando uma avenida aberta para o adversário, definitivamente não tem velocidade para conseguir acompanhar as jogadas.
Acredito que a acomodação possa ser a culpada, pois ano passado tínhamos alguém para fazer alguma sombra ao menino. Mesmo sem participar de muitas partidas, Pablo Armero é um jogador conhecido internacionalmente, e dificultou ainda mais as coisas para o garoto recém-promovido.
Jorge teve que mostrar muito serviço para conquistar o seu espaço. E conseguiu! Barrou o Armero, e virou titular absoluto aos 19 anos. Com isso a alta-cúpula do Flamengo, resolveu abrir mão (com razão) do ‘Armeration’ e seu alto salário.
Chiquinho, e Arthur Henrique chegaram ao Flamengo em 2016, limitadíssimos, não ameaçam a titularidade de ninguém. E não é ‘marra’ não, o sucesso não subiu a cabeça de Jorge, que claramente está ciente da má fase, e se cobrando a cada jogo.
Eu, que sou fã do seu futebol, e já chamava a atenção para o grande atleta que ainda estava sendo formado no Sub-20 do Flamengo, não tenho dúvidas que seja questão de tempo para Jorge voltar a sua melhor forma técnica, brilhando novamente.
O seu estilo lembra muito o do Felipe, aquele que começou como lateral, e atuou muito bem no Flamengo em 2004 como meia, usando a camisa 10. Jorge é mais ala do que lateral, atacar, e defender com excelência é a capacidade digna dos monstros históricos da posição.
O potencial de Jorge é indubitável, tenho certeza que ainda poderá chegar nesse patamar, mas ainda é cedo para exigir do garoto que ataque com ousadia, e defenda com consistência, rapidamente chegará ao seu limite físico, e mental. Tem que trabalhar!
É uma missão para os preparadores físicos, que com um trabalho em médio prazo podem deixa-lo na ponta dos cascos. Jorge ainda é um jogador lento, sendo assim, ainda precisa de um bom esquema de cobertura para ter liberdade, e desenvolver seu ponto forte, que é o ataque.
Resumindo, Jorge não está com a mesma motivação do ano passado, é verdade, mas também não ‘mascarou’. O Flamengo ainda tem que trabalhar o rapaz, lembrem-se são apenas 20 anos de idade.
Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!
Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Jorge Jesus tem contrato com o Al Hilal (SAU) até metade do próximo ano Os…
Ver comentários
Esse cara não tem jeito.
Corneteiro detected !!!!!!!!
Putz...
Tu leu o texto? Parece que não hein...
Tu vem criticar sem ao menos ler o texto, quem é o corneteiro, eu ou você?
Relaxa amigão!
Abraço! SRN!
Li o título, entrei e parei no POR VINNY DUNGA CORNETA. Anota ae: Rodney, PV, Wallace, Guerrero, Marcio Araujo, Cirino, Alan Patrick, Sheik......faltou alguem?
Então você não leu o texto.
Só escuto mimimi ignorante.
Não li, parei no por Vinny Dunga. O restante do texto é previsível, nunca muda !! Agora esperar os seguidores acordar para dar vários likes ae..rsrsrs
Sensacional!
Meu amigo, fico lisonjeado que você me acompanhe tão assiduamente assim, e já conheça tão bem o meu estilo.
Afinal, você aparece aqui toda coluna, e comenta, obrigado pela moral amigão.
Espero que continue a acompanhar.
Abraço!
SRN!
Outra vez eu postei aqui e falei: Quando o Flamengo qualificar o elenco em 2016 vão aparecer as deficiências (ou outro adjetivo) do Jorge, muita gente me ignorou, porém, tá na cara que o Jorge está longe de ser incontestável no Flamengo, tem muito a aprender ainda, porém num brasileirão que está aí batendo na porta, chegar com um jogador ainda se desenvolvendo é muito perigoso,e o pior é não ter um reserva a altura, até gosto do chiquinho mas tbm não é o cara pra assumir a posição, não vou nem compará-lo ao Juan, athirson, é só olhar pra outra lateral, ninguém pressiona o Flamengo pela direita, pq o Rodinei dá conta, já pela esquerda é um Deus nos acuda o jogo inteiro com tantas bolas nas costas, eu acho o Jorge preguiçoso e desatento, me desculpem, mas essa é a minha opinião.
Desculpa nada... É a sua opinião!
Boa, concordo contigo.
Obrigado pela participação amigo.
Abraço! SRN!
Acomodou mesmo. Ai vem o dedo do técnico. Tem que cobrar mais empenho. O Jorge quando fez o gol no Bangu, nem comemorou, fato que me estranhou. Realmente a falta da sombra, faz com que o jogador se acomode mesmo.
*O moleque é bom isso não se discute. **Tem Situações que umas vaias e uma chamada do técnico acordam o cara...claro, na medida certa. E creio tenha a ver também com o esquema: percebi que Jorge está mais recuado, pode ser isso também. O Moleque vai voltar a jogar bem, e motivação, não vai faltar: jogo pela CDB decisivo e contra os vices. Ai a motivação tem que ser a 1000/h . SRN.
Grande Almir Ribeiro!
É verdade amigo, o esquema pode estar atrapalhando o menino.
Vamos torcer para que volte a brilhar.
Abraço! SRN!
Você critica e reclama fingindo que não é isso e que é uma crítica construtiva, adora um ibope, é só olhar os numeros de um GAROTO pra perceber que raros são os laterais no Brasil que o colocaria no banco (se existir algum), criou se a ilusão de que ele ja era um Marcelo e que não iria oscilar. Agora qnd ele continuar a jogar bem como sempre fez não venha com mimimi dizendo que queimou a lingua assim como fez quando tentou prejudicar o Rodinei. Já que a intenção não é queimar mais uma joia pra que escrever que induz a falar mal dele ?
Boa Junior!
Não vou criticar ninguém mais, tá tudo lindo.
Não vale falar mal do Wallace também não hein...
Obrigado pela participação.
Abraço! SRN!
Tá certíssimo. Ainda digo mais, Jorge tem que comer um banco.
No ano passado considerava o Jorge um dos principais jogadores desse time. Talvez pelo fato de o time ser tão desqualificado em 2015, Jorge se destacava.
A fama parece ter subido à cabeça dele. Tá numa marra incrível, contestando diversos mandamentos do Muricy. Além disso, a coisa que mais me irrita nele, que já se fazia presente no ano passado, é a lentidão. É impressionante como ele perde na corrida para todo e qualquer lateral direito adversário. Mais do que a lentidão, presente se faz também a preguiça, principalmente para marcar.
Enfim, pode ser marcação minha, mas contesto essa qualidade toda do Jorge. Por mim, ele deveria comer um banco para colocar os pés no chão e voltar com vontade ao time. Não custa nada testar o Everton na lateral. Posição que ele já jogou, inclusive em 2009. Ele tem velocidade e vontade e, principalmente, não está tendo chances no time titular do Flamengo do meio pra frente.
Valeu Lucas!
Acredito que não temos que criar um monstro, ele tem que aprender que será cobrado sempre.
Ele também é passível de críticas, não podemos mima-lo não.
Obrigado pela participação amigo.
Abraço! SRN!
"Só 20 anos"... Um jogador aos 20 anos já é maduro tecnicamente, o que se trabalha em um jogador de 20 anos é apenas o psicológico (aprender lhe dar com pressão - jogos decisivos, torcida, imprensa). Um lateral com 20 anos deveria saber o básico da posição que é a recomposição, pra mim ele sabe, só que ele tem essa limitação por conta do vigor físico, é nítido que ele não tem velocidade por conta do tipo físico, pode se passar 10 anos que ele não será um jogador veloz.
Também acredito nisso Claudio!
O excesso de proteção pode atrapalhar o desenvolvimento do cara.
Obrigado pela participação!
Abraço! SRN!
Amigo vc falou sobre a queda do Jorge e o que motiva isso, Jorge nunca vai ser um lateral pra atacar e defender pois não tem velocidade e ainda tem que melhorar sua força física. A força física ele adquiri nos treinamentos mas a velocidade já vem com o atleta, portanto nunca vai ser veloz. Penso que o Jorde adaptado como segundo volante ou meia mas centralizado renderia muito mais e sua carreira alavancaria. Pra ele jogar na lateral o treinador tem que montar um esquema pra proteger suas subidas o que não é feitio do Muricy, pois até hoje não conseguiu arrar o time taticamente. E um menino com muita técnica, inteligência e ousadia com um treinador capaz poderia enxergar isso, o que não é o caso, por isso estamos arriscados a perde-lo, na lateral penso que vai ser difícil é no meio o nosso treinador arcaico não vai coloca-lo, pois ele não ousa, prima pela mesmice, pelo antigo.
Fala Tucano!
É isso aí mesmo...
Também acho que, pelas suas características, coloca-lo no meio seria uma boa ideia.
Vamos aguardar...
Obrigado pela participação amigo.
Abraço! SRN!
Vinny, colocar ele no meio no lugar de quem? Na lateral entraria o Éverton ou o chiquinho ?
Justamente Marcos...
Para coloca-lo no meio, precisamos antes ter um bom lateral pelo menos.
Digo isso para o futuro, assim como o Felipe.
Vou responder porque foi eu que levantei essa bola, de imediato não colocar no lugar de ninguém, tem que ter um período de adaptação, testar, mas pra isso tem que ter um plano de jogo que até hoje não tem, pelo sua imaginação, pela sua tecnica, pela sua visão e com os defeitos citados em outro comentário, acredito que no meio seria melhor.
Tucano e Vinny, acham válido então um teste no 3-5-2 ? Colocando o Jorge pela ala, onde ele tem um maior aproveitamento ?
Gosto mais de duas linhas de quatro e um na frente com movimentação, marcação dobrada e as duas linhas uma acompanhando a outra e marcando em todos os setores do campo. Com Arão de volante, Guerreiro no ataque, Wallace e Juan na zaga, Jorge na esquerda é difícil porque são todos muito lentos, e o Cirino que não tem vontade de jogar. Também Alan Patrick que não é tático apesar de ser muito habilidoso.
Na minha opinião o Jorge seria um enganche como no futebol argentino,um cara mais lento, que marca o setor mas que sempre tem a bola no pé pra fazer e time jogar, procura os espaços vazios pra estar sempre livre, poderia estar na segunda linha de quatro e meter os caras na cara do gol.
também acho ele muito lento...
Muito bem analisado, e o Everton que se diz meia, deveria voltar para Lat Esq como em 2009. SRN
Tucano, você disse algo que eu já pensei algumas vezes... O que o Vinny falou é procedente, ele lembra o Felipe, então eu pensei, porque não no meio campo? Já reparou a facilidade que ele tem de ficar com a bola nos pés? Raramente alguém consegue dar um bote certeiro quando ele está com a bola.. Isso num meio campo faz muita diferença!... Claro que é necessário outras qualidades e também agora não é o momento para isso, mas no futuro porque não tentar?
Perfeito Adriano!
Era o canal testar o moleque no meio mesmo e por everton na lateral
meu Deus, everton e o fim do mundo.
seria uma boa mesmo, tb ja pensei nisso
Não entendo o ser humano, reunimos aqui pra postar críticas ou elogios ao flamengo e discutir os textos ou opiniões uma dos outros, podemos discordar ou concordar mas respeitando quem escreve, afinal não o conhecemos, ou poderíamos conhecer, se discutirmos a pessoas não chegaremos a lugar nenhum, comentando o texto poderemos chegar a conclusões que nos satisfação. Não gosto e não aprovo o trabalho do Muricy no flamengo, mas respeito quem gosta, podemos trocar idéias sem entrar no campo da ofensa. As idéias são de todos, o ofensa é individual e não é saudável pros nossos objetivos que é o crescimento do flamengo.
Perfeito...
Também levantei essa questão, e até que estamos fazendo evolução.
Mas você disse tudo, quanto mais debate tivermos, melhor pro Flamengo.
Valeu pela moral amigo.
Caro Tucano, valeu pelo comentario. Por esse motivo, comentários ofensivos, outros que não tem nada a ver com a matéria sobre o qual estamos tendo a boa discurssao, que venho criticando a Coluna, para que seja tomada alguma providência, se é que seja possível, pois caso contrário seremos uma nova Globo.com. Onde a maioria dos comentários não levam a boa discurssao.
Tucano, por que você não aprova o trabalho do Muricy ?
Não aprovo porque mesmo no são paulo várias vezes campeão, era o tal do muricibol, jogava no 5-4-1, que ele dia ser 3-5-2, uma bola alçada na área pros grandões e gol. Essa nomenclatura de muricibol foi criada por críticos por essa maneira engessada de jogar. Não gosto do do futebol só de resultados, gosto do futebol de inteligência, tático e vistoso. No flamengo nem isso ele não tem mais, não impõe o muricibol , não consegue arrumar o time taticamente, uns falam que ele tenta o 4-3-3, outros 4-4-2 e nenhum aparece em campo, o que vejo é um distanciamento grande entre zaga, meio, ataque, onde qualquer timinho causa muito sofrimento ao flamengo como foi o bangú que não disputa n a quarta divisão. Ele pode tentar qualquer sistema, mas não sabe implantar porque não é só isso tem que ter movimentação, variação, intensidade, velocidade etc. Com ele o flamengo não tem isso é engessado, lento, não consegue marcar, nem o ataque nem na defesa e faz um jogo cada dia mais feio. Não tenho nada contra o Muricy, tenho contra como gosta de trabalhar com o futebol. Queria pro flamengo um treinador que tivesse um conceito sobre o futebol de ganhar é bom, ganhar jogando bem é o objetivo é muito melhor.
Marcos precisamos mais do que tudo no futebol do flamengo alguem que entenda da matéria pra comandar o seu departamento. Hoje o futebol exige jogadores com movimentos rápidos, velozes,que tenha movimentação, intensidade, entendimento tático. O treinador tem que estar antenado com a evolução do futebol com trabalhar com todas essas características dos jogadores oi então nada flui. O flamengo tem mania de contratar jogadores lentos, jogadores encostados ex. Fernandinho ou quase aposentados, e técnicos que não estão trabalhando. Por isso contrata, contrata e contrata e não sai do lugar, falta competência e visão pra enxergar isso individualmente pra conseguirmos resultados coletivamente.
esse vinny dunga só escreve merda!!!
alguém dessa coluna ranca ele e não deixa esse cara escrever mais nada, o cara deve ser vascaino, toda vez q escreve critica algo do fla.
Ranca?
hahahahahaha
Kkkkkkkkkkkk cada uma viu!
Realmente, é cada uma...
HAHAHAHAHA
Ranca=tirar, excluir. Mas que foi engraçado, foi. Rsrsrsrsr
É cada figura, Milton...
hahahahah
Depois de ter metido o pau.. "Sei que critiquei em um tom um pouco arrogante..". Viva a bola! Viva o Flamengo
SRN.
Temos que ignorar essas figuraças, Marcos!
Abraço! SRN!
exatamente, o conhecimento é pouco e ele não deve conhecer gírias de outros estados.
Cada estado tem sua gíria, seu modo de falar, deve ter criticado pq nunca deve ter saído de seu estado, provavelmente não conhece a força e a massa do Mengão.
Mas como de costume não esperava outra resposta de um cara que só reclama do clube que torce.
A questão era do garoto, e como você não tem moral, por isso tirou o foco sobre a critica do seu blog (que por sinal sempre é bosta!).
Nossa ultima grande revelação foi o Renato Augusto, isso já se passaram 10 anos e não tivemos nada igual, e não teremos enquanto na torcida tiver paneleiros (igual a você) criticando "os garotos" sem deixar eles sentirem confiança e mostrar seu futebol.
Como mostra deve assistir aos jogos, e sabe muito bem que jogadores vivem de altos e baixos.
Mas já que quer criticar, faça isso em outro clube, pq aqui não é lugar de torcedores de modinhas ou paneleiros. O time ganha de 3x0 (mas sei que é pouco pela nossa grandeza, e que a paciência está pequena, porque sempre estamos na expectativa de que agora vai e não vai.) o garoto mete gol e vem um babaca sem moral e sem conhecimento algum querer fazer um post sobre um garoto de 20 anos que não tem 1 ano como titular da maior equipe do país.
Deveria ter feito um post mostrando como o time melhorou em campos utilizando o 4-4-2 ao invés de 4-3-3 mostrando estatísticas, pontos fortes e fraco e fazendo comparações com cada jogador em sua posição e o que mudou. Mas como não deve ter conhecimento para isso, então é melhor escolher um garoto de 20 anos e apontar algo nele.
Má fase, nada demais.... O time vai crescer e ele vai crescer junto com o time, sem maiores preocupações
Tomara Ryan, tomara!
O garoto é bom de bola.
Obrigado pela participação amigo!
Abraço! SRN!