Notícias

“Temos que estar focados”, José Neto avalia momento do FlaBasquete na temporada

O Flamengo terminou a temporada regular do NBB na primeira colocação e com 82.1% de aproveitamento (23 vitórias e cinco derrotas). Classificado dirertamente para as quartas de final da competição, o time, agora, aguarda o adversário, que sairá do confronto entre Franca e Rio Claro. Diante do hiato sem jogos, o Garrafão Rubro-Negro abre a cobertura dos playoffs com uma entrevista exclusiva com José Neto, que abordou o desempenho de seus comandados, valorizou o trabalho da comissão técnica e comentou outros assuntos. Confira o papo na íntegra a seguir.

Balanço do clube desde sua chegada

“Desde que cheguei aqui, o principal foco foi construir uma equipe de trabalho que pudesse ser a mais profissional possível e assim ser condizente com as expectativas de um clube da grandiosidade do Flamengo. Os resultados seriam consequência disso, porque o que tínhamos como ideia prioritária era de que o Flamengo pudesse ser referência de excelência na modalidade de basquete. De uma certa forma conseguimos, com os resultados da categoria adulta, por termos conseguido oito dos dez títulos disputados nestes últimos quatro anos. Acredito que temos muito ainda por fazer nas categorias de base para que o Flamengo seja esta referência que tanto buscamos. A importância de ter formado esse grupo de trabalho vem da consciência de que o alto nível muitas vezes nos impede de mantermos os mesmos jogadores de uma temporada para outra, já que a conquista de um título valoriza demais os principais “atores” dos resultados, os jogadores. Com a situação econômica do país, é muito difícil ‘competir’ com o mercado exterior (Europa e NBA) e a saída de alguns atletas foi inevitável. Por isso, a cada ano tivemos modificações no nosso plantel, mas conseguimos manter o resultado pelo grupo de trabalho que temos e pelo espírito desta maneira de trabalhar implementada no Flamengo, fazendo com que aquele que chega, tenha uma adaptação rápida, nos colocando sempre como uma equipe com condições de continuar atingindo as expectativas que temos.”

Trabalho em conjunto (comissão técnica e equipe)

“Eu acredito muito que a intensidade é um dos principais quesitos para uma equipe de basquete ter êxito. A maior possibilidade de êxito vai para a equipe que, além de ter intensidade, consegue mantê-la na maior parte do tempo, ofensivamente e defensivamente falando. É fundamental termos jogadores com talento para pontuar em suas funções. Já na defesa, o jogador pode fazer muito bem sua função e ajudar a equipe sem ter muito “talento”. Usamos muito também o excelente trabalho físico da nossa equipe, liderado pelo Diego Falcão e com auxílio do Rafael Bernardelli. Temos um trabalho de estudo tático que o Rodrigo Silva, meu assistente, faz muito bem. Tudo isso só é útil porque temos a compreensão da execução dos jogadores, que acreditam sempre nesta ideia e fazem com que tenhamos sucesso nesse quesito.”

Planejamento da temporada e período sem jogos antes dos Playoffs

“Quando fazemos o planejamento, antes de iniciar a temporada, colocamos como um dos objetivos terminar a fase de classificação entre as quatro primeiras equipes, justamente para podermos ter este período sem jogar antes dos playoffs, por vários motivos. Neste período, o trabalho de recuperação de alguma possível lesão adquirida pela dura temporada pode ser feito com o Dr. Claudio Cardone e os Fisioterapeutas, Ricardo Machado e Domingos Trece, para que possamos começar os playoffs na melhor condição física possível. Além disso, serve para estarmos preparados fisicamente e taticamente para enfrentarmos os adversários que teremos pela frente nesta reta final, a mais importante da competição.”

Importância de jogar em casa

“Esta situação de jogar o máximo de partidas ao lado da nossa torcida é uma das coisas que nos motivam demais a terminar a fase de classificação na melhor colocação possível. Sabemos muito bem que é um fator que nos ajuda muito. É uma energia extra, que em uma competição dura como o NBB, temos que considerar.”

Momento da equipe na temporada

“Um grande erro que existe é achar que está suficiente o que fizemos até agora. Temos um grupo muito experiente, que sabe que nossas atuações até aqui serviram para nos colocar na situação que estamos hoje e mais nada. O que queremos está à frente. Precisamos trabalhar para estar preparados para ter a possibilidade de atingir nossa meta. Sempre digo que campeonato de playoff se decide no playoff, portanto, temos que estar focados neste momento. Podemos melhorar em muitos aspectos defensivos e ofensivos, e é isso que vamos fazer neste período.”

Fonte: Garrafão Rubro-Negro

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

SAIU! Com 4 atacantes, Flamengo divulga escalação para jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão

Jogo entre Flamengo e Fortaleza acontece às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (26), na…

26/11/2024

IA crava resultado de jogo entre Flamengo e Fortaleza, pelo Brasileirão

Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…

26/11/2024

Fortaleza define escalação para jogo de hoje contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Fortaleza enfrenta o Flamengo com 'força máxima', pela 35ª rodada do Brasileirão Flamengo e Fortaleza…

26/11/2024

Flamengo disputa contratação de artilheiro da Série B com Palmeiras e Corinthians, afirma portal

Erick Pulga terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 13 gols e levou o…

26/11/2024

Pai de Gabigol faz pedido a Santos em meio a negociação por atacante do Flamengo

Gabigol é jogador do Flamengo até 31 de dezembro de 2024 Gabigol não renovou contrato…

26/11/2024

Melou? CEO do Cruzeiro nega acerto com Gabigol e admite: “Buscar outras situações”

Em entrevista, Gabigol anunciou que não ficará no Flamengo para 2025 A novela envolvendo o…

26/11/2024