Notícias

Blindagem e escassez de gols: a luta de Guerrero em 300 dias de Flamengo

Protegido por companheiros, comissão técnica e diretoria, peruano ainda luta para corresponder ao investimento feito e à expectativa desde sua estreia

No dia 8 de julho de 2015, a torcida começou a vislumbrar a chegada de um ídolo. Em sua estreia pelo Flamengo, Guerrero marcou um gol e deu passe para outro na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Mas nesta terça-feira, quando completa 300 dias desde aquela primeira partida, o atacante peruano ainda luta para se firmar e justificar os R$ 42 milhões que serão investidos pelo Rubro-Negro até o fim de seu contrato, em agosto de 2018.

Guerrero chega aos 300 dias de Flamengo tendo disputado 38 dos 56 jogos possíveis (68%). Apesar da boa frequência em campo – tendo em conta que neste período ele disputou uma Copa América e outros amistosos pela seleção do Peru –, o atacante ainda está devendo em relação à sua principal missão: gols. Foram 12, média de 0,3 por partida, com 16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas. O próximo compromisso será nesta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, sua quinta competição pelo Rubro-Negro. Ele ainda não conquistou títulos.

Considerado uma das referências do Flamengo e um dos jogadores mais assediados por torcedores em viagens e jogos, Guerrero também ainda não se fez presente em partidas consideradas importantes. Principalmente em clássicos. Das nove vezes em que enfrentou os três principais rivais do time em termos regionais, o atacante marcou apenas um gol – na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, em Brasília, pelo Campeonato Carioca. Além disso, somente uma vez o peruano fez dois gols numa partida. Ocorreu na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, pela Primeira Liga.

Apesar da ainda curta trajetória no Flamengo, que começou dando esperanças aos torcedores, Guerrero já sofreu com o jejum de gols. Entre o segundo semestre de 2015 e os primeiros meses de 2016, o atacante passou 11 partidas sem balançar a rede – ou 157 dias, incluindo as férias de dezembro/janeiro.

Depois de sofrer com problemas físicos no segundo semestre do ano passado, Guerrero começou 2016 livre de lesões, e o Flamengo esteve certo de que seu desempenho em campo melhoraria. De fato, o começo foi promissor, e o peruano não esteve entregue ao departamento médico. No entanto, ainda enfrenta dificuldades para engatar uma sequência de gols – na atual temporada ele defendeu o Rubro-Negro em 24 partidas e marcou oito vezes.

O jogo que marca este contraponto é o clássico contra o Vasco, em Brasília, pelo Campeonato Carioca. Guerrero entrou em campo menos de 24 horas depois de ter atuado pela seleção do Peru, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e, apesar do sacrifício, não conseguiu ajudar o Flamengo a conquistar a vitória sobre o rival. O camisa 9 perdeu duas chances claras em sequência, e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Por conta deste comprometimento, o Flamengo vem fazendo uma espécie de blindagem a Guerrero, já questionado por torcedores e conselheiros. Sempre que perguntado sobre o desempenho do atacante, o técnico Muricy Ramalho e os jogadores dizem confiar na volta por cima do jogador e destacam a dedicação do camisa 9 no dia a dia.

– Você não vai querer que eu critique jogador aqui. Ainda mais sendo um jogador importante como ele – disse Muricy após a derrota do Flamengo para o Vasco, em Manaus, pela semifinal do Carioca, em mais um dia apagado do peruano.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • A mídia não fala que o time de 2015 do Flamengo era uma draga...
    Este ano com o time mais sólido e entrosado, as coisas vão melhorar.

  • Nosso time no papel é bom com exceção dp Wallace hahaha... Só falta o Muricy fazer esse time jogar, tem que entrosar rápido, seja no 4-3-3 seja no 4-4-2, quando isto acontecer o Guerrero vai corresponder em campo. Nossa torcida sempre se destacou por acreditar no impassível e fazer ele virar realidade, porque agora vai ser diferente? SRN

  • O que acontece é que compraram um jogador para ser goleador e ele não é!
    Precisaria lembrar ao dono dessa matéria que ele fez 54 gols em 3 anos de curintia.
    Sendo que a média por ano foi 18 gols, ou seja ele está há 6 de manter essa média que pode ser atingida até agosto quando ele completa 1 ano do primeiro jogo.
    A média dele lá por jogo era de 0,4, quase igual ao que ele tem hoje no fla.
    Acho que o fla não tem o pior time do futebol brasileiro, nem o melhor. Está entre os 10 melhores fácil.
    Porém uma coisa é não fazer gols porque a bola não chega e outra é perder cara a cara o goleiro.
    Precisa trabalhar a técnica e o psicológico.
    Uma coisa é jogar em um time genérico e outra é aqui com 42 milhões de técnicos.

  • O problema é que ano passado a bola não chegava. Esse ano ela tá chegando em condições de conclusão, e o Guerrero tá perdendo muito gol facil.

  • Obviamente eu sei que tem gente que vai discordar, mas acho que o flamengo vacilou em não ter mantido o Eduardo da Silva. Claro que reclamar de obra pronta é fácil, mas como outros colegas aqui do site já disseram: contrataram o Guerrero para ser goleador, sendo que esse nunca foi o seu perfil. O Eduardo da Silva em 2014, chegou durante o campeonato brasileiro, como reserva, e conseguiu ser artilheiro do Flamengo na competição. Em 2015, como os colegas mesmo disseram, o time como um todo estava uma draga, com pará, armero, marcio araujo, bressan e gabriel. O cara tinha um bom passe, boa técnica, e fazia gols, e era mais barato, acho que ele merecia ter ficado no clube. Acho que ele faria muito desses gols que o Guerrero anda perdendo.

Notícias recentes

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Flamengo busca aumentar retrospecto positivo contra o Fortaleza em jogo do Brasileirão

Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…

23/11/2024