Colunas

Em que ponto está o futebol do Flamengo?

Caros Rubro Negros,

Acabou a pré-temporada! Para aqueles que pensavam dessa forma chegamos ao ponto aonde o ano realmente começaria pra nós. Muito se falou que nesse período o mais importante seria o avanço do futebol apresentado pelo time, para estarmos prontos ( ou próximo disso ) justamente nesse período do ano, ás vésperas do começo do Campeonato Brasileiro. E agora cabem os questionamentos : Em que ponto estamos? Estamos aonde esperávamos estar?

Mesmo descontando a má fase de alguns jogadores e deixando de lado resultados ruins em campeonatos de menor importância, o futebol apresentado pelo nosso esquadrão não vem agradando. O fantasma do ano passado com diversos erros na defesa permanece, tanto individuais quanto coletivos. Mesmo com a chegada do zagueiro-craque Juan ainda passamos todo esse período aguentando pixotadas de Wallace e César Martins. Antonio Carlos e Léo Duarte não parecem ter agradado nosso treinador e os necessários, prometidos e procurados reforços para a zaga ainda não chegaram. O meio campo ainda parece claudicante, alternando entre boas atuações e atuações apagadas e ainda tendo que conviver com alterações na sua formação e conceito com a polêmica no esquema, entre o 4-4-3 preferido por Muricy e o 4-4-2 que apresentou um futebol mais interessante em alguns momentos. E o ataque….ah…o ataque… Ainda que Emerson Sheik por si só já tenha perdido aquilo que parecia uma cadeira cativa e Marcelo Cirino tenha voltado a apresentar um futebol melhor, o grande nome desse ataque, Paolo Guerrero, ainda não fez tantos gols quantos a torcida gostaria de ver.

Certamente a expectativa da maior parte da torcida para o nível de futebol apresentado  a essa altura era mais alta. Esperávamos uma equipe, senão pronta, pelo menos com uma forma de jogar menos previsível, com mais consistência defensiva…enfim, um time mais competitivo. Mas o que vemos até agora não sugere esse nível de evolução.

Ainda acredito nesse elenco e em nosso técnico, e creio que com alguns reforços de qaulidade ( 2 zagueiros e 1 meia ) podemos fazer um bom campeonato brasileiro. Mas a antes alardeada “pré-temporada de luxo” se foi e os acertos ainda necessários serão mais difíceis de serem feitos de agora em diante.

Nota 10: As finanças do clube. É quase inacreditável a mudança percebida ao olharmos para a situação que o Flamengo passava em 2012 e ao olharmos para a situação atual. Mesmo que não estejamos no ponto em que podemos estar, é nítido que o caminho está traçado e este é um caminho que se continuar a ser trilhado tem tudo para nos levar a grandes alegrias no futebol.

Nota 0: Cobranças internas. A todo momento que se fala algo ruim em relação ao desempenho dos atletas em campo sempre surge a expressão “as cobranças são feitas internamente”. Pois bem. Ao que parece essas cobranças internas tem que ser melhor trabalhadas pois não vem dando resultado a um bom tempo certo?

Saudações Rubro Negras!!!!

Luiz Henrique Amorim

contato@colunadofla.com.br

Luiz Henrique Amorim

Ver comentários

  • Q venha 2017!! Pq com esse elenco mais um ano perdido!!

    • No papel nosso elenco é o melhor do rio, e isso é a opinião de muitos jornalistas.

      • No papel pode ser, mas na prática é o pior do estado. E não estamos nem entre os 7 favoritos ao título.
        Nao adianta ter time e não ter técnico..

        • Victor, falou td, pode se ter os melhores jogadores, mas se n tiver comando(certo), n ganha nada! Dinheiro nem sempre se monta um time vencedor.....espero q nosso técnico reflita melhor sobre o esquema de jogo, pois no rumo que está, iremos passar muiiita raiva por maisss um ano....???

  • O mais surpreendente na minha opinião não é o padrão de jog. Isso o time esta procurando o que me assustou foi o desempenho físico, vontade. Correram menos que times com condições de treino bem inferiores. Tem um monte longe da forma ideal ainda.

  • Que venha 2017, mas penso que precisamos de uma ampla reformulação, desde o DP de futebol, treinador jogadores. Recomeçar essa é a palavra. Perdemos o ano, investimentos e a coisa deu errada, praxe desse.DP. de futebol. O Bandeira precisa se cercar de.pessoas que entendem de futebol pro nível das contratações e o nível de futebol, ser compatível com o tamanho do flamengo.Se não for feita essa reformulação, cada dia vamos ficar mais longe de uma transformação no flamengo, em se tornar o gigante dentro de campo que queremos.

  • O que falta nesses jogadores é VONTADE DE VENCER!!! uma coisa que o time do vascoco tem que o nosso não tem é VONTADE, GARRA, E RAÇA, o time do vascoco é extremamente HORRÍVEL, porem o diferencial deles é a vontade de vencer, a RAÇA, coisa que nosso atual elenco infelizmente não tem, é capaz de levar os jogadores a superação, eu espero que no Brasileiro isso mude. SRN

    • O diferencial deles é técnico cara. Jorginho é um técnico bem mais moderno que Muricy.
      Muricy foi pra espanha, aprendeu o espanhol e desaprendeu o português.

      • Quando o Jorginho era técnico do Flamengo geral queria ele longe... agora ele é exemplo... fala sério

      • Esse tecnico do audax me pareceu ter saber mais do futebol moderno do que o muricy sincerente.

        • O técnico do Audax tá com eles há mt tempo, não chegaria no Flamengo e colocaria essa galera pra trabalhar.
          Acho que pro Flamengo no momento teria que ser o técnico da base, ou um técnico estrangeiro.

    • Concordo... falta vontade... falta um argentino com sangue tipo o D'Alessandro e um Flamenguista de verdade tipo o Felipe Melo... com esses 2 eu duvido que o time ia ficar nessa moleza.

  • Fala-se muito sobre a derrota para o Confiança e Fortaleza, mas não vamos fechar os olhos para o que aconteceu nos dois jogos. Contra o Confiança, o jogo foi ataque contra defesa durante 89 minutos, brincamos de perder gol, e no futebol a bola pune, levamos um gol na única oportunidade que tiveram. No jogo de volta aplicamos 3 a 0, também sobrando em campo. O jogo contra o Fortaleza foi no Castelão e independente da divisão que esteja, jogar com eles lá nunca foi fácil, é como pegar o Paissandú no Papão da Curusú, não importa em que divisão eles estejam, é sempre jogo pedreira. Mesmo assim, o fortaleza jogou atrás o jogo todo. Vamos passar pelo Fortaleza no Rio e enfrentaremos provavelmente o América mineiro, será difícil jogar lá, já avisando aos críticos, e a partir daí pegaremos só pedreiras. Estamos em construção, teremos deslizes até encontrarmos uma regularidade. Sábado começa o ano do Flamengo, agora veremos se estes meses de treinamento surtiram efeito, preparem-se para uma surpresa. Esqueçam o Muricy bonzinho e bem humorado de outrora, pois o que ele prometeu à direção foi em relação ao campeonato brasileiro e não carioca ou copa sul-minas. Joguem fora os lenços do chororô e que comecem os jogos. SRN

    • Muricy já tá esquecido. Ficou no passado.

      Vamos ver contra o Sport o que esse técnico ultrapassado vai arrumar.

    • Cara esse discurso seu me empolgou, pior q vc mandou a real, perdemos muitos gols contra o fortaleza e contra o confianca, mas eu esperava mais do time.

      • Aí é explicar o inexplicável, não tem jeito. Confiança, fortaleza, volta redonda, atlético PR, vascú segundona 2 vezes esse ano. Contra fatos não há argumentos.

Notícias recentes

Brasil se classifica em 2º, enfrenta o Uruguai nas quartas da Copa América e pode ajudar o Flamengo

Brasil e Uruguai se enfrentam no sábado (06), às 22h (horário de Brasília) Mais do…

02/07/2024

“99% de chance de Gabigol jogar no Palmeiras”, diz jornalista

De acordo com a jornalista Marcela Rafael, da ESPN, Gabigol está perto de assinar com…

02/07/2024

Dirigentes do Flamengo viajam à Europa para contratações de lateral e ponta

Marcos Braz e Bruno Spindel irão para o Velho Continente na missão de trazer jogadores…

02/07/2024

Tite define time titular do Flamengo para jogo contra o Atlético-MG em treino desta terça

Flamengo enfrenta o Atlético-MG na quarta-feira (03) O Flamengo volta a campo na quarta-feira (03),…

02/07/2024

Lembra dele? Ex-Flamengo, Felipe vai jogar a Champions League aos 40 anos

Campeão da Copa do Brasil 2013, goleiro Felipe disputará a principal competição da Europa O…

02/07/2024

Lorran perde vaga de titular para próximo jogo do Flamengo

Erick Pulgar ganha vaga no meio de campo e, portanto, Lorran voltou para o banco…

02/07/2024