A temporada só começou e já temos uma crise estampada na porta do mengão, as expectativas não foram atingidas, e as prometidas mudanças não deram resultados, o que acabou resultando em um começo frustrante do time na temporada. Diante da situação até aqui, e tendo uma perspectiva para o restante da temporada mostra que DEVEMOS COMEÇAR A PLANEJAR 2017.
Pode parecer loucura, ainda estamos no meio do ano, às portas de início do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, porém, te convido a analisar alguns pontos para entendermos a importância de pensar no futuro a partir de hoje.
“Expectativas para 2016 e frustações”
Após a péssima campanha ano passado, ainda atrelada ao time feijão com arroz, contratações, melhorias de infraestrutura e planejamento foram uma das promessas para a temporada de 2016, a chegada de Muricy e a promessa de contratações pontuais fizeram crescer as esperanças de um time no mínimo competitivo este ano.
Eliminados da Primeira Liga, Carioca, e com um péssimo início na Copa do Brasil, não funcionou o esperado por Muricy Ramalho, uma das apostas para o ano, o time ainda parece em começo de temporada, não demonstra entrosamento e ainda deve muito dentro de campo, inclusive perdendo para times de divisões inferiores como Vasco, Confiança e Fortaleza. Há uma semana do início do mais importante campeonato para o time esse ano, o clima dentro e fora de campo não anda bem, o time está em dívida com o futebol, e a diretoria em dívida com as contratações prometidas para o restante da temporada.
“Elenco”
Apesar da reformulação do time em 2016, o time já se demonstra desgastado diante da torcida, puxando o bonde do ano passado, tirando os novos contratados este ano, grande parte do elenco já está com a imagem desgastada com a torcida, alguns ainda pior que outros como, Wallace, Paulo Victor, Sheik, Guerreiro, Jorge, são um dos nomes mais criticados pela torcida. Apesar de ter sido considerado um bom elenco para os campeonatos que competiria, o mesmo não mostrou força nem coletivamente, nem individualmente, os únicos que ainda escapam de críticas por terem apresentado um bom desempenho individual até aqui são, Mancuello, Cuéllar e Juan.
“Muricy não pode sair”
Após os maus resultados, Muricy começa a ser criticado por ainda não ter dado cara ao time que não rendeu o que ele esperava, inclusive na formação que ele tem mais apostado, o 4-3-3, com isso sua permanência no clube começa a ser contestada pela torcida mesmo que ainda tenha muita moral com os dirigentes, porém a permanência de Muricy é importante pelo menos até o fim do ano, por uma questão de filosofia que precisamos adotar, trocar de técnico em meio de temporada não costuma dar certo, salvo raras exceções, gostando ou não a entrada de Muricy no Flamengo deu um ar de trabalho diferenciado no clube, o seu histórico de sucesso mostra que Muricy não é alguém que deva ser ignorado, e sua forma de trabalhar deu um ar de seriedade ao Flamengo, coisa que não éramos costumados a ver, vale lembrar também que não se tem muitas opções de peso disponíveis no mercado, e seria muito importante para o futuro do time que um treinador como o Muricy estivesse no clube por um bom período de tempo, com bons resultados claro!
“Fase passageira”
Temporada sem estádio, CT em fase de termino de construção, time sem entrosamento, esses são alguns dos problemas que enfrentamos este ano, o Campeonato Brasileiro é a última esperança do time em 2016, apesar de ser a maior, é a última que resta, e fazer um bom campeonato mesmo que não seja campeão é o maior desafio do time, libertadores é o principal objetivo.
O torcedor quer ganhar sempre, lógico, porém para pensar futuro, 2016 precisa servir como uma fase transitória, as perspectivas financeiras e estruturais do time a partir de 2017 são ótimas, o que nos traz esperanças de boas contratações, mas isso só vai funcionar se o time fizer um bom campeonato brasileiro, para que em 2017 não seja necessária uma completa reformulação de elenco e comissão técnica.
“Expectativas para futuro”
Olhar para o futuro é o que me consola do presente, as previsões financeiras são animadoras, temos comemorados mais vitórias fora de campo do que dentro, a possível construção de um estádio anima a torcida, a finalização e investimentos feitos no CT são muitos esperados também, com boas finanças é possível olhar para boas contrações, é preciso encontrar os jogadores com a cara do Flamengo. Se conseguirmos cumprir a meta para este ano que é a classificação para a Libertadores poderemos fazer as mudanças necessárias para melhorar o time ainda mais, munidos com a boa condição financeira poderá vir contratações de peso e então melhorar cada vez mais.
Para ser grande é preciso pensar grande, estamos quase no meio do ano e planejar 2017 já é necessário para quem quer chegar forte lá, não podemos viver de filosofia de time pequeno e jogar por 1 campeonato apenas. Planejamento a longo prazo não é muito trabalhado nos clubes brasileiros, porém é o melhor caminho para poder dar passos maiores.
Precisamos “lamber as feridas” e trabalhar forte para corrigir os erros, sejam eles qual for. Caímos? Sim! Mas saber como levantar é a maior virtude de um gigante. Nosso time é maior que tudo isso, e a maior torcida faz a diferença, vamos mostrar o que é Flamengo, e empurrar nosso time para as glórias! Saudações Rubro Negras!
Não se esqueça de deixar sua opinião no Fórum.
Siga-me os bons! @ma_theusantos
Matheus Gonzaga: matheus.gonzaga@colunadofla.com
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…
Ver comentários
Amigo o Flamengo nunca caiu nem vai cair. Ou seja, não caímos.
Pensei que já havia visto todo tipo de pessimistas por aqui, torcedor de momentos, mas este texto bateu todos os recordes, vai secar o cão porra....nem começou o campeonato e já jogou a toalha??? Tem times infinitamente piores que o nosso planejando ir para liberta, e vem um boca aberta com um texto destes...respeita porra. Vai torcer para o vasquim, você não merece o fla.
Vdd
Não amigo, não é pessimismo, é planejamento, não desistimos de 2016, muito pelo contrário, precisamos nos encontrar em 2016 para chegarmos bem na libertadores, principal objetivo do time no ano, e diferente de times como o Vasco, precisamos pensar grande e não viver apenas de disputa de um único título. Somos Flamengo, somos maior que tudo!
É um fanfarrão!
so li o titulo e resumo pra vc, vai procurar o que fazer seu atoa.
Você só leu o título, logo não o seu objetivo.
Não fico nada feliz em perder um campeonato de tão baixo nível como o carioca. Mas tenho esperanças para este ano sim. Infelizmente, até agora só jogamos contra times que os jogos foram ataque x defesa. Esse tipo de jogo, exige muito entrosamento e jogadas ensaiadas, e isso nos ainda não somos eficientes. Times como Barcelona e bayer, que já tem essa filosofia de jogo a bastante tempo, sofrerão contra um atlético de Madri. Claro que nosso time menos entrosado sofrerá contra retrancas, ainda mais que jogamos com a obrigação de ganhar.
No brasileiro jogaremos contra equipes de nível semelhante, e acontecerá jogos mais abertos, onde poderemos ter um contra ataque, não jogaremos com a defesa tão exposta. Acredito que este é o motivo de tamanha confiança no trabalho, pois sabem que passarão a ter jogos de verdade no brasileiro. Vejo os torcedores desesperados por nossa eliminação no carioca. Ganhar carioca nunca foi sinônimo de nada. Quantos vezes já fomos campeões incontestáveis, e não ganhamos nada no resto do ano? 2009 fomos campeões carioca? E 2013?
Vasco foi campeão carioca o ano passado, e onde está agora? Vou me estender aos outros estaduais. O santos foi campeão paulista e fez o que no resto do ano?
Lembro em 2008 na libertadores, quando ganhamos de 3x0 do America- México lá no México, e no fim de semana, jogamos a vida para ser campeão carioca, e o que aconteceu? Fomos eliminados vergonhosamente.
Amigos, já sabemos que não dá pra seguir com walace, mas a janela só abre em julho, caso contrário, será necessário um jogador do mercado interno, onde não gozamos de boas opções, apesar de a diretoria está trabalhando atrás deste jogador, no mercado interno. Entao vamos com calma, em desistir de 2016, pois o ano começa agora. Nos temos um peso morto sim, mas que já vamos resolver com a contratação do Cleber, mas parem pra olhar os times da série a. Aí vão passar a agradecer ter apenas uma carência, e ainda ter recurso para contratar, pq nossos adversarios, estão com vários problemas. Na minha ótica, perdemos em elenco apenas para o galo. Então sejamos otimistas, e vamos empurrar essa draga que é o walace, pois falta pouco tempo, e assim que chegar o Cléber, não veremos tão cedo a cara deste cidadão. Assim como aconteceu com o Márcio Araújo.
Sozinhos somos fortes, mas unidos somos imbatíveis. SRN
É como disse no texto amigo: Precisamos “lamber as feridas” e trabalhar forte para corrigir os erros, sejam eles qual for. Caímos? Sim! Mas saber como levantar é a maior virtude de um gigante. Nosso time é maior que tudo isso, e a maior torcida faz a diferença, vamos mostrar o que é Flamengo, e empurrar nosso time para as glórias!
Discurso derrotista do caramba...
2016 começa agora com fases mais agudas da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Primeira Liga foi um primeiro embrião e tem muita coisa a ser fazer para termos um torneio organizado pelos clubes. Importante é ter o torneio neste momento é não somente ganhá-lo.
O mesmo se remete ao Estadual. Ninguém queria jogá-lo ou deu importância por causa dos despautérios da FERJ, a qual muitos aqui juraram ódio eterno.
Agora não chegamos à final em nenhum dos dois é virou o fim do mundo? De replanejar tudo e pensar em 2017. Se eu jogo a toalha agora, simplesmente entro derrotado para o restante da temporada, que é a mais importante do ano.
O time oscila ainda e considero normal diante da reformulação do elenco e mudança considerável do time principal.
Acredito em jogos mais consistentes daqui pra frente.
Jogar a toalha jamais!!!
Não é derrotista Gracilio, e sim, estrategista, não é jogar a toalha, é se preparar, como disse na matéria precisamos nos preparar desde já se quisermos chegar na libertadores, por isso escrevi: "Se conseguirmos cumprir a meta para este ano que é a classificação para a Libertadores poderemos fazer as mudanças necessárias para melhorar o time ainda mais, munidos com a boa condição financeira poderá vir contratações de peso e então melhorar cada vez mais."
Eu credito o "sucesso" atual do Fiasco da Grama, muito mais ao Nenê, que está numa fase espetacular, do que ao Jorginho...
Mas, de qualquer forma, assim que o Jorginho assumiu o time, o Vascaído perdeu vários jogos em sequência, até que foi melhorando e hoje está jogando muito melhor que o Fla...
Por isso é preciso ter paciência com o Fla...
Quantos jogos Rodinei, Mancu, Arão e Cuellar jogaram juntos?
Futebol carece muito de entrosamento...
Mas, se a torcida faz uma pressão exagerada ninguém consegue trabalhar...
Eu quero o Fla vencedor...
Mas, a impaciência atrapalha muito mais que ajuda...
Vamos apoiar incondicionalmente o time, como todo torcedor deve fazer e aguardar que os resultados virão!
As vezes penso que o principal problema do Flamengo é a SUA TORCIDA...
PQP!
E ainda querem o Léo Duarte como titular pra já.
Queimam o Jorge com menos de 1 ano de titular da posição..
Galera, mais Paixão e fé. Criticar sim, EXAGERAR não.
Ta doidão , vamos contratar mais 2 zagueiros mais um meia e atacante pro brasileiro e vamos que vamos , amanhã é outro dia... #BRASILEIROÉOBRGAÇÃO FORÇA MENGÃO ACIMA DE TUDO RUBRO NEGRO
O objetivo do time em 2016 é libertadores, e como disse no texto: "Se conseguirmos cumprir a meta para este ano que é a classificação para a Libertadores poderemos fazer as mudanças necessárias para melhorar o time ainda mais, munidos com a boa condição financeira poderá vir contratações de peso e então melhorar cada vez mais.'
As vezes, a impressão que dá é de que os colunistas deste site gostam mais de piorar a "crise" do que ajudar, texto extremamente desnecessário, como se já estivemos em final de campeonato e no final da tabela, quase rebaixados. No que isso ajuda? Se ao menos fosse uma crítica construtiva, mas não, só aumenta o motin. Igual aos textos do Vinny Dunga, sem pé e nem cabeça. Wallace não dá, já deveria ter saído a muito tempo, mas quem quer comprar? Quem quer emprestado? Deixar sair por sair, é pior, não tem quem assuma por enquanto. Quem assume? Deixar Juan e Léo Duarte? Se o garoto vacilar? Os mesmos que pediam, famosos modinhas, são os primeiros a cornetarem. Agora com o Cléber, negociação andando, já tem gente cornetando o cara também. Estamos indo bem financeiramente, mas não estamos totalmente prontos para grandes investimentos. A direção está fazendo o que dá p fazer, tirando daqui, dali e parcelando as contratações. Rodrigo Caetano, nunca fui fã do trabalho dele, vide seus trabalhos anteriores, ele não tem pulso. Mas vejamos e pensemos bem, Márcio Araújo tanto criticado com razão, demorou, mas trouxeram o Cuellar, que era segunda opção de compra, que é um jogador muito bom, Mancuello também não era a primeira, a segunda e uma ótima opção também. Então o trabalho não está de todo ruim, querem imediatismo e loucuras? Liga pra Patrícia e companhia. Mera opinião, temos time bom que pode render, gosto do Muricy, quero muito que ele dê continuidade no trabalho e na transição, mas precisa acordar, deixar o orgulho de lado e largar esse 433 que ta matando o time, todos enxergam menos ele. De resto, Flamengo está no caminho certo, e vocês, corneteiros de plantão, dizendo que vão cancelar o ST, parar de assistir jogos, façam isso mesmo! Aproveitem e vão torcer pro vice da gama, torcer dessa forma, não é torcer pro Flamengo. Beijinhos de luz.
Não Júlia, meu objetivo era mostrar que temos um longo caminho pela frente, precisamos sim nos preparar, o quanto antes possível, como disse na matéria, o campeonato brasileiro é o mais importante para o time na temporada, pois é ele que vai nos preparar para ano que vem, o objetivo do time no ano é a vaga para libertadores, logo precisamos fazer um bom campeonato para não ter que recomeçar do zero, e como disse na matéria, Muricy precisa ficar, e acredito sim que ele possa fazer um bom trabalho, mas precisamos mostrar resultados que já deveriam ter aparecido, não títulos, mas ao menos bons jogos.