Quase fim de temporada no NBB 8, e chega a hora de saber quem foram os melhores da temporada 2015/2016. Nesta quarta-feira, foram divulgados os indicados para a categoria Melhor Sexto Homem, que premia o reserva que mais se destacou no ano. A lista tem o veterano ala Marcelinho Machado, do Flamengo, e os não tão conhecidos Humberto, do Pinheiros, e Jimmy, do Mogi das Cruzes.
Aos 41 anos, Marcelinho Machado concorre entre os melhores reservas do NBB, após vencer o prêmio de MVP da temporada em 2009 e 2009/2010. Em papel diferente nesta temporada, o jogador ajudou o Flamengo saindo do banco na maior parte dos jogos, e tem média de 11,5 pontos por jogo. Se levar o prêmio, o atleta se torna o segundo jogador seguido do Rubro-Negro a receber a honra, já que Vitor Benite ganhou no ano passado. O ala-armador agora se prepara para a final do torneio, que será contra o Bauru, após vitória apertada do Fla na série contra o Mogi.
O Mogi, por sua vez, também tem atleta representado entre os indicados a melhor sexto homem. É o ala Jimmy, de 26 anos, que somou sete pontos por partida na temporada, mas cresceu de rendimento nos playoffs.
Representando o Pinheiros, quem concorre é Humberto, o mais jovem entre os indicados. Aos 21 anos, o jogador também cresceu nos playoffs da competição, somando 12 pontos por jogo nesta fase final. Na temporada inteira, ele fez 10 pontos por partida, e ajudou a equipe em momentos cruciais. A curiosidade é que Humberto chegou a ser anunciado e vestiu a camisa do Flamengo, mas um problema contratual com o Pinheiros impediu sua vinda à Gavea.
As outras categorias são: Destaque Jovem, Jogador que Mais Evoluiu, Melhor Defensor, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal. A votação conta com técnicos, assistentes e capitães dos 15 times da competição, assim como membros da imprensa, ídolos do basquete, comissários e árbitros. Outros jogadores também foram citados na votação para Melhor Sexto Homem. Confira os nomes:
Alex Oliveira (Caxias do Sul)
Corderro Bennett (Pinheiros)
Filipin (Mogi das Cruzes)
Jefferson Campos (Brasília)
Jhonatan (Paulistano)
JP Batista (Flamengo)
Léo Meindl (Bauru)
Rashaun (Basquete Cearense)
Fonte: GE