Principal braço político de apoio critica Bandeira e pede mudanças

Compartilhe com os amigos

A crise do futebol do Flamengo e decisões da atual gestão do clube provocaram forte descontentamento do principal grupo político de apoio ao presidente Eduardo Bandeira de Mello. Neste domingo, o SóFla, que reúne mais de 200 sócios do clube redigiu uma carta com duras críticas à gestão de Bandeira de Mello. No texto, o grupo aponta o que considera como erros na condução do futebol, exigindo a contratação imediata de um gerente de futebol e mudanças no comando do departamento, chama de “apática e desinteressada” as negociações para a solução a respeito de um “estádio para o Flamengo” e critica a decisão do dirigente em se ausentar do país, mantendo decisão de aceitar convite da CBF para acompanhar a seleção na Copa América.

Confira a íntegra da carta, abaixo.

Neste sábado, antes de ter acesso à carta, Eduardo Bandeira de Mello reafirmou a decisão de viajar:

“Não pretendo (mudar de ideia). Não é minha intenção. Mas só vou para o primeiro jogo. Como planejado”, respondeu o presidente ao Blog, informando que após a primeira fase retorna ao Brasil e, posteriormente, se junta novamente à seleção.

Também neste domingo, o dirigente disse em entrevista à Rádio Globo que o clube vai anunciar mudanças no futebol nesta semana, mas não adiantou quais.

O SóFla foi formado em 2011, ano anterior à primeira eleição da chapa azul, tendo, inclusive, participado da campanha. O grupo tem sido o principal veículo político para aprovação de projetos da chapa que está na presidência. Eduardo Bandeira de Mello é um dos integrantes.

Entre as principais conquistas, está a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do clube e a alteração do Estatuto para adequação à Lei Pelé, ação pioneira no país. É formado, na maior parte, por sócios proprietários. Além do presidente, fazem parte os vice-presidentes Rafael Strauch (Administração), José Rodrigo Sabino (Marketing), Luiz Filipe Teixeira (Tecnologia), Edmilson Varejão (Secretaria) e Pedro Almeida (Planejamento).

Carta redigida pela diretoria-executiva

O SóFLA acredita no Flamengo. É pela visão de um Flamengo ainda maior que nos mobilizamos, e por nada mais.

É por isso que estamos preocupados com o rumo atual do futebol rubro-negro, pólo máximo de conexão do clube com a sua torcida. Sem um futebol que comunique energia à sua massa de adeptos, o Flamengo se atrofia como ideia e como instituição. Sem vigor, somos apenas um esboço.

Desde o Campeonato Carioca de 1927, em que desfalcados e desacreditados nos sagramos campeões, passamos a ser conhecidos como o “clube da força de vontade”, como bem definiu Mario Filho. Nunca mais nos reconhecemos de outra forma, seja nas quadras ou nos campos, seja nos gabinetes ou nos salões. Se vencemos, atuamos com fibra. Se perdemos, vendemos caro. Mas sempre entregamos sangue e suor, sem rendição.

O Flamengo precisa se enxergar Flamengo. E o espelho do Flamengo, nos últimos meses, embaçou.

Reconhecemos o talento e a paixão de quem conduz a administração do clube. Distinguimos a profissionalização da gestão, o saneamento das finanças e o esforço de erguer do chão nosso Centro de Treinamento. Mas isso não isenta de cobrança o presidente Eduardo Bandeira de Mello, do qual reclamamos ações contundentes e decisivas para a correção da atual gestão:

1. Cobramos senso de urgência para dar ao Flamengo um futebol do tamanho da sua grandeza. O compromisso eleitoral de tratar o futebol como prioridade no triênio 2016-2018 é uma diretriz inegociável e irretratável. E o comando do clube vem falhando nisso;

2. Demandamos a implantação das reformas nos quatro eixos fundamentais do futebol (Gestão, Avaliação de Desempenho e Inteligência de Mercado, Capacitação e Categorias de Base), nos exatos termos do Plano de Metas apresentado no último ciclo eleitoral;

3. Reivindicamos a imediata contratação de um gerente de futebol para aprimorar a condução esportiva/técnica do departamento. Um profissional capaz de acompanhar as metas estabelecidas para a comissão técnica e para o elenco, com comparação entre os resultados de campo e a tática, a performance individual e o método empregado nos treinamentos;

4. Cobramos empenho e proatividade na busca de uma solução de estádio para o Flamengo mandar seus jogos na cidade do Rio de Janeiro. A forma apática e desinteressada com que o tema foi conduzido nos últimos meses exprime falha de planejamento e falta de atenção com o torcedor;

5. Manifestamos nossa total discordância com a decisão do presidente de se ausentar do país pelas próximas semanas, justamente neste momento em que todos os esforços deveriam ser concentrados no Flamengo. Assombra-nos a resolução do mandatário em atender, sem hesitação, ao chamado de outra instituição que não o clube.

Confiamos que os integrantes da Diretoria que se manterão entre os muros da Gávea conseguirão enfrentar nossos problemas imediatos. Mas estamos igualmente convictos que a solução parte da indispensável e urgente mudança no comando profissional do futebol.

A glória do Flamengo é lutar, diz o Hino Oficial em seu segundo verso. Assim é: lutamos, lutamos sempre e só depois conferimos o placar. Porque da luta vem a vitória. Que o Flamengo siga lutando, para continuar Flamengo.

Fonte: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Faço parte da minoria que vem falando exatamente isto há meses, enquanto a grande maioria respondia AQUI NESTE FÓRUM que éramos traíras, cornetas e retrógrados, dividindo a torcida de um jeito parecido ao que o PT dividiu o país, como mencionei em comentário há alguns dias. Espero que esta manifestação dos “avalistas oficiais” do EBM volte a unir a torcida na busca do objetivo comum de qualquer time de futebol, em especial daquele que conta com a maior torcida do mundo, que foi, é e sempre será “vencer, vencer, vencer!”. SRN.

    • Amigo, não tem torcida dividida, tem pessoas com opiniões divergentes, assim como na política, e isso é muito natural. E sem esse discursinho vitimizado, tosco e sem fundamento, fazendo alusão delirante com ‘pt divisor do país’! Era só o que faltava!! Depois de uma derrota e com uma crise no time, venho aqui e me deparo com uma borracha dessas.
      Me parece, que o que divide o país, amiguinho, além da diferença social econômica, é o senso crítico de uns e a alienação e estupidez de outros, que lêem época, isto é, veja, diogo mainardi, assistem a boris casoy e rede globo e acham que estão informadíssimos sobre a realidade do país e do mundo, além de não serem capazes de enxergar um claríssimo golpe institucional. Vc tá feliz com o Temer, e com 1/3 do legislativo respondendo a processo criminal, assim como ele? Era isso que queria? Então espera que ele vai te entochar até o talo! Agora, faça-me o favor, amiguinho, poupe-nos das suas ilusões estapafúrdias, e atenha-se a falar apenas sobre o que você tem competência para falar.
      Estamos aqui pelo Flamengo e cada um fala o que quer!

      • Concordo com você que este não é e, se depender de mim, nunca será um fórum político. A sua reação amplificada e pessoal a um comentário que (erroneamente) julguei generalizado, mostra o nível de stress e polarização em que grande parte da nossa população alfabetizada se encontra. Nestas horas, o bom senso nos diz para relevarmos e deixarmos de lado este tipo de discussão que, obviamente, não nos levará a nada de bom. Saudações Rubro-Negras e vamos em frente.

  • Observações Perfeitas. De certo que esta diretoria também não erra porque quer, erram porque não sabem fazer o certo.

    Aí que eu acho difícil que algo aconteça de bom a curto prazo, pois tenho certeza que Bandeira e seus pares gostariam que o futebol estivesse na mais perfeita ordem e vencedor em campo, acontece que eles simplesmente não sabem fazer isso. Não sabem exatamente o que fazer.

    Existem médicos para o coração, para os olhos, para crianças, para emergências, etc. tem médico pra tudo, mas cada médico cuida da sua área. Ninguém que precise de um médico neurologista vai marcar consulta com um endocrinologista.

    Assim o Flamengo tem hoje profissionais excelentes em suas especialidades, mas não tem sequer um especialista em futebol que preste na diretoria.

    Tenham humildade, tragam um e deixe trabalhar.

    • Caro Ferreira, só acho que se vier gerente de futebol ele tem que ter autonomia.
      Se vier um gerente para ser submisso a um conselho ou a um vice, seja Godinho, Serpa ou outro, o futebol continuará sem comando.

      • Grande Elvis, concordo com você e deixei isso implícito quando eu disse a frase final “deixe trabalhar”.

        abraço amigo

        • Verdade. Tamo junto!

  • Aeeeeeeeee Até que enfim! Muito bom vindo lá de dentro da SóFla principal braço politico dos azuis, pois quando a gente tentava demonstrar os erros a mais de dois anos cometidos por nossos Dirigentes que são bons não resta dúvida apenas são patos novos como sempre dissemos a gente era agredido aqui das piores maneiras possíveis. Ainda bem que isto esta acabando e até os que trabalham para os azuis que tem o domínio do site resolveram entender de uma vez por todas que somos todos Flamengo e o que queremos nada mais é do pelo menos não permanecer neste martírio de ficar lutando para não cair entra ano sai ano porque isso é uma ignomínia em se tratando de Flamengo. Isso aqui é Flamengo não porra não é Bostafogo, Vaiscú ou Florminense. Tá certo que a Diretoria este ano pelo menos tem tentado corrigir o rumos do futebol e nos dar algo melhor, mas por uma serie de erros que já vem de longe ainda não foi possível, pelo menos estão errando tentando acertar, falta pulso? Ainda falta! Falta comando? Ainda falta, principal motivo do comportamento apático do time na maior parte dos jogos, mas pelo menos eles estão tentando melhorar, nos deram um treinador Top e que só não vai dar certo ( pois ainda havia tempo) por problemas de saúde. Mas ainda há tempo de mudar agora só falta um componente que costuma faltar a qualquer um que tem poder, humildade. Mas que Deus, São Judas ou seja qual força maior que se acredite os ilumine para num momento desses de pressão mais ampliada não metam os pés pelas mãos e recorram as formulas que já não deram certo no passado e continuem tentando nos dar o que há de melhor no mercado ou quase isso. SRN

  • Completamente certos. Mas na verdade o menos culpado dessa estoria toda eh o caetano. Mas concordo que tem que mudar. Na verdade tem que contratar um vice de futebol decente. Esse godinho eh um nada. Ou o presidente mete a mao pra fazer, que nao eh o certo mas eh mehlor que nada, ou se cerca de pessoas competentes para faze-lo. E infelzmente o tecnico se mostrou incompetente e o vice de futebol mais incompetente ainda. Logo se o presidente nao fizer nada, sera o maior incompetente de todos pois ele que tem toda a responsabilidade

  • Vergonha o Flamengo não ter um gerente de futebol e não ter local fixo pra jogar..

  • Atitude, Bandeira!

    A Só Fla traduziu exatamente o que esperamos! Tenha humildade de reconhecer os erros e corrigi-los agora, seguindo essa pauta imediatamente, e convocando os sócios e torcedores para que, unidos, enfrentemos essa crise e levemos o Flamengo para o seu devido lugar, resgatando nossa identidade, já que a nossa glória é lutar.

    No mais, lembro da famosa frase do artista Helio Oiticica:

    “Da adversidade vivemos!”

Comentários não são permitidos.