Notícias

Com negociação viva, clubes evitam ‘alvoroço’ sobre futuro do Maracanã

Com o governo do Rio e a concessionária que administra o Maracanã dando mais um passo, segundo as respectivas assessorias de imprensa, para tentar, enfim, encontrar um acordo que não culmine com o fim do contrato de concessão do estádio, os clubes evitam estardalhaço sobre a perspectiva de destino do Maracanã.

O Flamengo, ciente de que o “casamento” entre as partes ainda não acabou de forma oficial, segue com a postura de defender uma nova licitação, com os clubes gerindo o estádio.

– Mandaram uma carta para tentar alcançar equilíbrio econômico. Queremos uma licitação nova. É o melhor dos mundos. Nossa prioridade é o Maracanã, mas estamos avaliando todas as alternativas. Se não for possível, a gente parte para outra – afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello ao LANCE!.

O Fluminense, que assinou em 2013 contrato de 35 anos com a administração do estádio, aguarda a definição da negociação e prefere não comentar. No entanto, o presidente do clube, Peter Siemsen, já deixou claro – mais recentemente há cerca de duas semanas – que a ideia é, inclusive, buscar parceiros para viabilizar a construção do estádio pronto. O paliativo para 2016 foi reformar o estádio Giulite Coutinho, no qual vai estrear quarta-feira que vem, pela Copa do Brasil.

Em relação ao Botafogo, o clube esclareceu em nota oficial que a Arena Botafogo, em parceria com a Portuguesa-RJ, é uma alternativa para o ano de 2016 e não muda os planos em relação ao Estádio Nilton Santos. O Clube lembra que tem contrato em vigor com a Prefeitura do Rio de Janeiro e que reassumirá o estádio após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O Vasco é quem tem mais distância com o estádio, por se virar bem com São Januário nos jogos como mandante. O presidente Eurico Miranda, inclusive, é defensor da realização de clássicos na Colina.

Fonte: Lance

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • O fato é quem sem o Flamengo o Maracanã não sobrevive, portanto vamos parar com essa palhaçada de tentar explorar os clubes de futebol cedendo os estádios para seus financiadores de campanha, cambada de corruptos. Está mais que na hora do povo aprender a votar e assumir uma papel mais consciente referente a política.

    SRN #Meajudaateajudar

  • Esse assunto de estádio interessa muito a todos nós. As discussões são muito validas mas não podem ficar na paixão. Temos que pensar muito pois esse é um grande passo, que tem que ser bem avaliado lembrando a situação ainda difícil das fianças do Flamengo.

    Para começar algumas pontos que são premissas para mim:

    1- Flamengo tem que jogar fora do Rio todo ano, de forma planejada e previamente organizada, por volta de 6-10 jogos. Isso entre Amistosos, Primeira Liga, Carioca (mesmo clássicos de primeira fase) e até Brasileiro (por exemplo joga como visitante no Nordeste e fica por lá para um segundo jogo). Libertadores e Copa do Brasil, por ser eliminatória, tem que ser em casa.

    a. Por que? Estratégia instrucional para cativar, manter e aumentar a torcida. È justo com os torcedores off Rio o Flamengo é nacional.

    b. Vão dizer isso nunca foi preciso. Verdade até hoje não foi preciso se esforçar em nada para ter a maior torcida. Mas não da para parar no tempo temos que explorar nossas forças.

    c. Aumentar faturamento de jogos meia boca e o sócio torcedor.

    d. Mas a parte esportiva? E o cansaço das viagens? Se o Flamengo não tiver plantel para jogar ganhar do Curitiba só pq esta jogando em Brasília, o problema é outro, não mando. Como já dito tem que ser feito de forma planejada e organizada. Com mais jogos fora no primeiro semestre, nas competições mais fracas, com adversários escolhidos etc.

    e. Sobre jogar o Carioca fora é só ver o exemplo desse ano, os clássicos fora do Rio foram a única coisa boa do campeonato. No fim até a FERJ (fdp) gostou. Deixa já estabelecido anualmente, por exemplo, Fla X Flor em Sampa, Fla x Vascú em Manaus e Fla x Chora algum outro lugar. Vai virar evento entrar no calendário das cidades.

    2- Um novo estádio, onde quer que seja, demora no mínimo 5 anos do projeto a entrega.

    3- Estádio sem transporte publico de massa em um cidade caótica como a nossa é loucura, é perder dinheiro. Fora dificuldade ainda maior de aprovar o projeto.

    4- Os clubes que fizeram/reformaram seu estádio/arena recentemente ou já tinha um estádio (Palmeiras, Inter, Grêmio, América Mineiro, Atlético Paranaense) ou ganhar um com selo da Lava Jato (Curintia). Não é nada fácil sair do zero. Fora que todos estes sofram ou estão sofrendo e continuaram o sofrer muito para pagar a conta.

    5- Essa historia de não ter casa própria, de viver de “aluguel” ser ruim, ser um demérito, mostrar fraqueza etc é uma grande bobeira. Um bom contrato de concessão, administrado pelo Flamengo, muito provavelmente é melhor que a construção de um Estádio.

    a. Ser um inquilino “pobre” com certeza é ruim. Quero dizer se matar para pagar um aluguel é foda, é “perder dinheiro”. Mas ser inquilino “rico”, quero dizer, ter um montante de dinheiro investido, a qual o dividendo (lucro) pagar o aluguel e ainda sobra, é inteligente. No fim do contrato se usou o imóvel e ainda saiu com mais dinheiro do que tinha. Usando essa analogia o Flamengo pode viver de “aluguel” por escolha própria e tirar uma vantagem licita disso.

    b. No Rio, diferente de outras praças, já há 2 Estádios públicos que te usam modelo de concessão. Cujo ônus da construção foi pago pela Prefeitura e pelo Estado (na verdade por todos nós).

    c. Ser concessionário do Maracanã ou Engenhão de saída, nos primeiros anos, com certeza é mais lucrativo do que amortizar um estádio novo e ajudar a gerar mais caixa. Um estádio próprio demanda investimento pesado próprio ou de investidores. Isso só se paga em longo prazo.

    d. Investir o próprio dinheiro agora não tem como, vamos gramar muito ainda para pagar dividas. Ter um investidor como parceiro também é ter que dividir grande parte do lucro.

    e. Administrar uma concessão pode gerar caixa até mesmo para construção de um novo estádio.

    6- O Maracanã e o Engenhão não são caldeirões, não temos vantagem esportiva em jogar em casa. Não é bem assim não.

    a. O Marca não é mais o mesmo realmente. Engenhão tem a pista de atletismo. Ok, realmente nunca serão um estádio com a torcida no cangote dos jogadores. Mas cheios fazem muita pressão e lotados viram sim um caldeirão. Vide Maracanã na Copa do Brasil em 2013.

    b. Pequenas reformas no Marca como restrição de visitantes a 10% da capcidade (faz um cercadinho para os visitantes no setor Sul inferior), tirar cadeiras do setor Norte, ter a possibilidade de operar com a capacidade máxima. No Engenhão manter a arquibancada de metal que esta montada para Olimpíada deixando o estádio com 60 mil.

    7- Não podemos ficar mais 1 ano sem jogar no Rio, vai matar o sócio torcedor. E vai deixar a todos nós Cariocas putos! É foda mas com a saída da concessionaria, o Maracanã não deve abri mais esse ano, só se for “emprestado” para FERJ novamente.

    8- Precisamos de um Estádio de mais de 40 mil. Esportivamente, para os grandes jogos e para viabilizar o sócio torcedor.

    9- Esta rolando uma guerra de informações de diversos lados, inclusive dentro do Flamengo. Vazamentos de noticia, até mesmo falsas, discurso marcando posições, fofocas, disse me disse tudo para pressionar o Governo do Estado e Flamengo. Isso faz parte do jogo, é ingênuo quem acreditar em todas essas noticias e fofocas.

    10- Sim, a FERJ e o Vascu vão pressionar muito contra a concessão do Marca para nós. E há muita politica envolvida.

    Isso posto, opções para mim são estas na ordem:

    1- Ser concessionário operador do Maracanã, por 20/30 anos.

    a. Sem o Flor
    b. Com o Flor

    Voltamos a falar de estádio daqui a 13/23 anos, optando por construir um novo estádio ou antecipando a renovação da concessão em mais x anos.

    2- Negociar a concessão do Engenhão com o Botafogo.

    A concessão é de 20 anos, vai teoricamente até 2027. Em 2021 estudamos o mercado novamente, optando por construir um novo estádio ou antecipando a renovação da concessão em mais x anos.

    3- Assinar um contrato de 3 anos com o Botafogo e jogar no Engenhão.

    a. Iniciar o projeto do estádio de imediato, conseguir investidor, escolher terreno, fazer projeto (não tem ideia se é possível, Terreno da GE ao lado do Jacarezinho, Gazometro, Terreno do Abrigo Cristo Redentor). Isso tudo já requer uma boa grana.

    b. Em 2 anos quebramos o Maracanã. Voltar a avaliar o projeto do estádio X concessão do Maracanã. Só desistir da construção do estádio se o Maracanã ficar muito mais interessante $$$.

    c. Fazer um contato temporário com quem for mais interessante Marcanã ou Engenhão até a finalização do novo estádio.

    4- Fazer parceria para ampliação (20 mil) e renovação de um estádio de pequeno porte no Rio (Edson Passos, Campo Grande etc). Viajar bastante e usar o Maracanã no “mercado spot (contrato por jogo)” para grandes jogos.

    a. Iniciar o projeto do estádio de imediato, conseguir investidor, escolher terreno, fazer projeto (não tem ideia se é possível, Terreno da GE ao lado do Jacarezinho, Gazometro, Terreno do Abrigo Cristo Redentor). Isso tudo já requer uma boa grana.

    b. Manter a estratégia por 2 anos (quebrando a concessionaria do Maracanã). Só desistir da construção do estádio se o Maracanã ficar muito mais interessante $$$.

    c. Manter estratégia até a finalização do novo estádio.

    • Teu comentário merece virar um artigo (avalie isto Coluna!);
      A propósito, penso que neste momento há dois fatores muito importantes, senão primordiais:
      1. o Flamengo ainda tem uma dívida muito alta e diminuindo num ritmo muito bom;
      2. o Maraca foi recém reformado e, portanto, deve estar muito bom;
      por tais razões, acabo concluindo ser um bom negócio postergar a construção de um estádio um pouco mais para o futuro e, enquanto isto, concluo continuar sendo um bom negócio ir se utilizando do Maraca até que isto aconteça.
      Claro que há inúmeros outros fatores, como desenho do estádio, preço do aluguel, vontade da torcida, lucro/prejuízo do estádio para o clube etc etc... contudo, aparentemente, o mais importante é o fator 1, sendo que o 2 acaba sendo uma solução.
      Convém, de qualquer forma, lembrar que o Real Madrid era dono de seu estádio até algum tempo atrás e o vendeu justamente para fazer caixa e montar os "galáticos", quando então fez um marketing absurdo, virando a potência que é; na época disseram que era loucura, mas o retorno rendeu várias vezes o valor do estádio.

  • Está complicado ler comentários de alguns flamenguistas...
    O indivíduo fala que o Flamengo não deve pensar em estádio próprio pois leva no mínimo 5 anos para construir. Então o melhor é ficarmos parados e daqui há 5 anos continuarmos reféns do Maracanã? Sem casa e sendo chacota de todos?
    Times bem menores que o Flamengo têm estádio porque um dia a tiveram coragem de começar a construir!
    BANDO DE TORCEDOR CAGÃO!

  • Fodase o maraca. Eles que enfiem aquela porra no cuh. Flamengo tem que ter estadio sim. Flamengo sempre foi recorde de publico. Entao a taxa de ocupacao do estadio vai ser alta. eh fato.

Notícias recentes

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Filipe Luís abre o jogo sobre futuro no Flamengo: “Se não ganhar a próxima partida, não estarei aqui”

Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…

15/11/2024

Landim garante que Flamengo vai contratar atacante para substituir Gabigol

Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…

15/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: Bruno Henrique suspenso, saída de De La Cruz e reviravolta de Gabigol

Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…

15/11/2024

De La Cruz esclarece sobre possível saída do Flamengo

De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…

15/11/2024

Veja as chances do Flamengo conquistar título do Brasileirão após empate contra Atlético-MG

Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…

15/11/2024