Notícias

Com opções na zaga, Flamengo “tampa buraco” e Juan é o “Super Trunfo”

Até a semana passada, a zaga do Flamengo era um verdadeiro buraco e, com escassez de jogadores, até um improviso aconteceu – Willian atuou na zaga contra o Palmeiras, por exemplo. Com Juan no departamento médico por conta de lesão esquerda, os jovens Léo Duarte e Rafael Dumas, somados a César Martins, que seu contrato com o Rubro-Negro encerrado no próximo dia 30, eram as únicas opções. Rafael Vaz e Réver chegaram e, juntos, fizeram boa partida na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro. O jogo virou, e agora Zé Ricardo tem cartas na manga para montar a defesa.

Agora são quatro peças à disposição do treinador, e o GloboEsporte.com resolveu brincar de Super Trunfo, jogo de cartas em que as melhores características dos personagens são comparadas. Para definir a pontuação, escolhemos oito jurados: dois repórteres do Rio Grande do Sul, um de Minas Gerais e cinco do Rio de Janeiro. Juan, mesmo sem previsão de retorno, foi o “card” melhor avaliado. Não tirou uma nota abaixo de 7.

Gaúchos e mineiro avaliaram Réver. E o quinteto carioca votou a respeito dos outros três defensores. Na avaliação individual, a maior pontuação foi 9. Juan conseguiu tal nota por cinco vezes, Réver e Léo, uma cada.

Na média, o Super Trunfo foi 8,6, obtido por Juan em três quesitos: técnica, temperamento e jogo com os pés. O máximo que os outros três conseguiram foi um 8. Réver no jogo aéreo, Vaz na participação ofensiva, e Léo no temperamento. O atleta de 37 anos, aliás, não é superado em nenhuma das seis categorias elencadas pelo GloboEsporte.com

Se a regra do Super Trunfo fosse levada à risca, uma surpresa. Léo Duarte, que completa 20 anos daqui a um mês, venceria os mais experientes Réver, de 31, e Rafael Vaz, de 27. Supera a dupla em temperamento, jogo com os pés e saída de bola, por exemplo.  É bom destacar que a análise feita sobre Léo tem como base sua boa participação nos juniores, já que soma apenas nove jogos como profissional e tem um fator subjetivo. Réver, consagrado e com três anos de Seleção nas costas, tem sua pontuação prejudicada pela apagada passagem pelo Inter. Vaz, de boa técnica, jogou menos de 50 partidas em três temporadas no Vasco e também paga por erros provocados por excesso de confiança.

Embora tenha jogado o início de sua carreira do lado direito, faixa do campo que os jurados desta reportagem elegeram como a melhor pela qual atua, Juan só apareceu pela esquerda desde seu retorno à Gávea. Réver, por sua vez, visto pelos votantes como mais produtivo também na esquerda, estreou na zaga central ao lado do canhoto Rafael Vaz.

O júri destacado para esta reportagem mostra que dificilmente Zé Ricardo precisará escalar um zagueiro jogando torto. Juan vai bem pelos dois lados, e Léo Duarte se sai melhor pela direita. Vaz e Réver se destacaram pelo lado esquerdo, mas na última quarta-feira o ex-colorado mostrou não ter problemas para trocar de flanco.

E, mesmo com o setor aparentemente ajustado, a diretoria promete a contratação de um zagueiro gringo. Alejandro Donatti deve ser a novidade.Seu empresário, Martin Guastadisgeno, disse ao GloboEsporte.com que o cliente está próximo da Gávea. A expectativa é anunciá-lo até o dia 20, quando abre a janela de transferências do exterior.

Antes na zaga, o buraco agora é no ataque. O Flamengo tem à sua disposição inúmeras opções de jogadores velozes que fazem o canto do campo, mas conta com apenas dois centroavantes: Paolo Guerrero e Felipe Vizeu.

E aí, torcedor, gostou da brincadeira? Imprima a matéria, recorte os cards e brinque com seus amigos. Se as avaliações não bateram com as suas, deixe seu comentário após o final do texto. Vale cornetar, discutir, só vamos evitar palavrões e ofensas.

Fonte: GE

Ver comentários