“Só vou viajar quando a gente tiver concretizado as mudanças no departamento de futebol que nós pretendemos anunciar até o final da semana”. Com essa frase, dita em 22 de maio, antes da derrota por 1 a 0 para o Grêmio, Eduardo Bandeira de Mello dava publicidade ao adiamento de sua ida ao Estados Unidos, onde seria o chefe de delegação da CBF na Copa América. A tal quinta-feira (26 de maio) chegou e a única mudança anunciada – 17 dias depois – foi, de certa maneira, involuntária. A saúde de Muricy Ramalho o afastou do Flamengo, que, aí sim, tomou a decisão: troca de interino. Saiu Jayme de Almeida e entrou Zé Ricardo. A próxima mudança tem data para sair: o novo gerente de futebol está no forno. É o que garante Flavio Godinho.
– Até o fim de semana esse profissional deve estar escolhido. Demorou um pouco, mas vai sair. O mais importante é a mudança de estrutura, que nós estamos fazendo. Vamos ter um gerente de futebol e estamos nos finalmentes – disse o vice-presidente de futebol do Flamengo.
O Rubro-Negro já conversou com Fabio Luciano, Mozer e Alessandro, hoje no Corinthians. Os três seguem no páreo. O ex-zagueiro Ricardo Rocha, também cogitado, é considerado caro para a grana disponível e as conversas não avançaram. Criticado pela distância do departamento de futebol e pouca habilidade no contato com atletas, Flavio Godinho virou figura mais fácil em viagens e também em treinos do Flamengo.
No dia a dia, o vice de futebol tomou à frente das negociações, conversando diretamente com empresários e tratando diretamente das questões – com a ajuda do ex-vice-presidente de futebol Plínio Serpa Pinto. Nos bastidores, a negociação por Arturo Mina, do Independiente del Valle, com quem representantes do Flamengo abriram negociação, Godinho tratava como como “cavada de empresário”. O dirigente questiona a análise externa de eventual distanciamento do departamento. E nega mudança de hábitos em meio ao desdobramento da crise rubro-negra.
– O vice-presidente de futebol sou eu. O diretor de futebol é futebol é o Rodrigo Caetano, que se reporta a mim. Ponto – comentou Godinho, trazendo para si o comando do futebol.
O Flamengo vai anunciar nesta quarta-feira o zagueiro Rafael Vaz. A diretoria garante que ainda vai chegar um nome de peso para o setor – que terá condições de jogo a partir do dia 20. A demora, segundo a diretoria, ainda ocorre pela necessidade de se encontrar nome de consenso. Cleber, do Hamburgo, da Alemanha, Diego Polenta, do Nacional, do Uruguai, e Alejandro Donatti, do Rosario Central, foram motivos de propostas oficiais do Rubro-Negro, mas as ofertas não agradaram nem alemães, uruguaios e argentinos. A diretoria rubro-negra garante que tem R$ 8 milhões para a contratação e estudam quatro opções no radar. A busca até por um terceiro elemento para o setor defensivo não está descartada.
Fla pode pintar na Flórida Cup
É válido destacar que a única mudança anunciada em 26 de maio não tem caráter definitivo. Zé Ricardo é interino, e o Flamengo ainda busca um treinador. Com poucas opções no mercado, a possibilidade de efetivar Zé existe, mas, como todo técnico, depende de resultados. O presidente em exercício Maurício Gomes de Mattos saiu com frase de efeito ao comentar a situação.
– Todo técnico no Brasil é interino – disse Maurício, à Rádio Brasil.
Após aceitar o convite da CBF para ser o chefe da delegação da Seleção na Copa América, Eduardo Bandeira de Mello voltou atrás de sua decisão no último dia 24, afirmando que a crise rubro-negra não o permitiria se ausentar. “Em respeito” ao compromisso inicialmente acordado, viajou para acompanhar os três primeiros jogos do Brasil na competição, mas a ida aos Estados Unidos não teve foco único. De lá, começa a negociar a possibilidade de o Flamengo realizar sua pré-temporada na Flórida e participar da Florida Cup, torneio amistoso disputado em 2016 por Fluminense, Inter, Corinthians Atlético-MG, Bayern Leverkusen-ALE, Shalke 04-ALE, Shakhtar Donetsk-UCR, Independiente Santa Fe-COL e Fort Lauderdale Strikers-EUA.
Fonte: GE
Fazer pré-temporada na Flórida e participar da Florida Cup vai ser nota 10 parabéns blues.
Quem aguenta isso em, toda noticias e um tal de chupar o pau dos blue.
Ou seja, a especulação do Fabinho como gerente de futebol não passou disso, especulação. Acho uma boa a participação na Florida Cup, o Flamengo precisa trabalhar melhor a internacionalização da marca e daqui pra lá tem tempo pra montar um time melhor, que faça um bom papel. Os reforços desse ano já aumentaram o nível do elenco, o que falta é padrão de jogo e entrosamento, já que o trabalho do Muricy deixou a desejar.