Técnico do Flamengo? Profissão de Risco!

Compartilhe com os amigos

Ser técnico no Flamengo virou profissão de alto risco e forte instabilidade. De 2010 para cá nada menos do que 20 trocas de técnicos.  Durante esse período Jaime foi interino durante 4 oportunidades e em uma assumiu realmente como técnico, onde conseguiu conquistar a Copa do Brasil de 2013 e o carioca de 2014. Além dele tivemos Andrade, Rogério Lourenço, Silas, Luxemburgo, Joel Santana, Dorival Junior, Jorginho, Mano Menezes, Ney Franco, Cristovão Borges, Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho e o atual Zé Ricardo. Desses o único que conseguiu passar de 1 ano no cargo foi Luxemburgo.

Mas o que será que acontece com o Flamengo que não consegue criar uma identidade com um técnico e dar tempo e condições para ele trabalhar? Jorginho por exemplo foi demitido com 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, menos de 3 meses de trabalho.

É fato que trabalhar no Flamengo gera uma pressão maior do que em todos os clubes brasileiros, é o clube de maior torcida do Brasil, a falta de grandes títulos tem incomodado seus torcedores, mas será possível obter resultados sem tempo para trabalhar?

Nós somos imediatistas, isso é fato, queremos que o técnico entre e mude radicalmente o time em no máximo 3 jogos, que os resultados apareçam e se tivermos uma sequencia de 3 jogos sem derrotas a caça as bruxas começa. Tite, por exemplo, é o técnico a mais tempo em um clube na série A, com um ano e meio no cargo, depois vem Roger do grêmio e Vágner Mancini do Vitória.

Se olharmos no mundo temos um treinador há 44 anos no clube, o francês Guy Roux do AJ Auxerre, e o mais conhecido Sir Alex Fergunson que ficou 27 anos no Manchester United. Algo impensável no futebol brasileiro. No Flamengo o treinador que ficou mais tempo no clube foi Flávio Costa, entre 1938 e 1945, depois Fleitas Solich, entre 1953 e 1957. Depois disso nunca mais tivemos um técnico que chegasse a 3 anos no cargo, nem o saudoso Carlinhos chegou a esse tempo.

Mas é possível isso acontecer? Será que teremos um técnico que consiga trabalhar com tempo e respaldo da diretoria, com a paciência e o apoio da torcida e sem a pressão da imprensa que assim como os torcedores é imediatista?

Precisamos sim de resultados, mas para que eles venham precisamos dar tempo para o técnico trabalhar. É inaceitável termos uma média de 3 a 4 técnicos por ano. Precisamos de uma cultura diferente, dar tempo para o trabalho ser desenvolvido, para o técnico conhecer e desenvolver o elenco. Resultados imediatos não são por competência, são reflexos de sorte, precisamos de consistência, um padrão de jogo, conhecimento do elenco e do melhor de cada atleta.

Se queremos ser vanguarda, está na hora de abraçarmos o técnico e ajuda-lo a levar o Flamengo aonde sempre desejamos. Boa sorte Zé Ricardo, espero que você nos conduza ao bicampeonato mundial em 2018.

Resultados são frutos de um trabalho bem feito. Trabalho bem feito requer conhecimento. Conhecimento vem através do tempo. Pensem nisso!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Gostou? Comente, critique, compartilhe e me siga no Twitter @jeronimosjunior!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acredito no trabalho a longo prazo, mas desde que a escolha seja correta no início. E hoje temos a certeza de que o Zé Ricardo não é o melhor nome para dirigir o flamengo. Acho que o trabalho dele vai ser bem realizado na transição da base ao profissional, parte onde é especialista. Esse é o meu ponto de vista. Mais o que é curioso é o fato de um monte de figurinha marcada aqui na coluna pedir trabalho de longo prazo, se foram os primeiros a tacar pedra no trabalho do Murici – 4 meses a frente da equipe. Então falta sentindo nisso ae.

  • Só não concordo com o final. 2018 não, 2017 (já sendo imediadista hehe)

  • Concordo com todos. O principal problema atual do Flamengo é a mídia marrom q adora viver de tumulto no clube principalmente os paulistas, os oportunistas de oposição aos blues dentro do clube e a torcida do Flamengo Facebook q é aquela que alimenta os noticiários de blogs ou pseudojornalistas q escrevem qualquer bosta e lucram com a quantidade de visitas e corneteiros modinhas que criticam sem o mínimo de bom senso e raciocínio. Se a diretoria e seus aliados não derem ouvidos a estes e traçar um plano de metas a médio e longo prazo p o futebol aí sim teremos grandes probabilidades de ter sucesso, senão vai ser sempre este tumulto e não vai se chegar a lugar algum.

  • A unica critica que é sustentável em relação ao zé ricardo é preterir macuello e cuellar, que são titulares nesse time. O colombiano na minha visão é incontestável, já o argentino passou por altos e baixos mas acredito que sempre jogando fora de sua posição, mas mostrou comprometimento.

    A ausencia do guerrero tambem é uma icógnita. aonde ele vai ser encaixado? ele vai pro banco? e o cirino? invetimento pesado, vinha fazendo boas partidas e sumiu, e agora? São questões muito duras e fortes para um treinador sem experiencia como o zé ricardo lidar. Talvez o Mozer consiga ajudar e gerenciar melhor essas questões. Identificar as reclamações do elenco e tentar gerar um ambiente melhor para o trabalho.

    A favor do zé ricardo tem a identificação com o clube, a experiencia interna, a aceitação por parte da torcida, a fome de mostrar seu trabalho, o fato de ele ser estudioso e pra min o principal, o VASTO conhecimento que ele tem da categorias de base. O fato é tambem que as opções no mercado de tecnicos brasileiros estão ano após ano diminuindo, os medalhões estão caindo um por um. Deixando a opção pelo mercado externo mais atraente, porem sempre arriscada pois a estrutura brasileira de futebol em sua maioria é muito atrasada em termos de condições de trabalho e autonomia, mercado muito volátil e no Flamengo mais ainda.

    Eu temo pelas proximas decisões da diretoria, estamos em um ano muito delicado, sem maracana pra aguentar uma briga contra rebaixamento, um time com muitos jogadores novos e sem liga. Momento muito delicado e perigoso para o Flamengo.

    Ótimo texto.

    SRN

    • Bela análise Arthur. O Zé Ricardo vai encontrar o melhor time com o tempo. O problema é que ele precisa de tempo! Obrigado pelo elogio! SRN!

  • Não existe técnico q faça milagres… o que existe são bons técnicos que tiram mais de um elenco do que outros… mas ninguém pega um elenco fraco e faz ele ser imbatível… quase sempre que um técnico cai reforços para dentro do campo são contratados e o novo técnico chega e começa um trabalho melhor.

    Tem que escolher o técnico pelo estilo que quer que o time entre em campo… não adianta contratar um retranqueiro e querer q o time jogue pra frente.

    Na minha visão hoje não existe um técnico melhor que o Zé Ricardo para estar a frente do Flamengo… um cara que conhece de futebol (a mídia diz isso), que chegou e em 4 jogos ja testou mais que o Muricy, que fez o time jogar com mais vontade e melhor…
    Venceu duas partidas horrorosas, mas venceu… perdeu pro Palmeiras (o que n é nenhum absurdo) e perdeu pro Figueirense fora… até ai normal… será que o Abel ia fazer algo melhor que isso? Com esse elenco? Acho que não.

    Gosto do Abel… mas não contrataria ele agora… acredito que o Zé é o cara para nos dar as alegrias que precisamos…
    Cobramos tanto os mlks da base… ninguém melhor do que ele pra saber a hora de colocar os mlks em campo.

    • Também acho Thiago, o Zé merece um tempo para mostrar seu trabalho. Respaldo da diretoria é essencial! SRN!

    • Quantas contradições….. Venceu de forma horrorosa….mas venceu… Qual o mérito disso? Normal perder pro palmeiras e figueirense? Onde isso é normal? Base? Que base com o zé também? Eu heim….

      • Normal perder para um time melhor (o Palmeiras) e normal perder jogando fora de casa (pro Figueirense)… e o Palmeiras ainda considero o jogo fora de casa, pq a casa do Flamengo é o Maracanã…

  • Otimo texto..

    • Obrigado fábio! tmj! SRN!!!

  • Parabéns pelo post, concordo plenamente! É por isso que o Flamengo do século 20 pra cá só tem ganhado títulos nacionais por pura sorte, não por um planejamento e um trabalho bem feito. O Tite ganhou tudo que ganhou por que no começo do seu trabalho foi apoiado pela direção quando foi eliminado da PRÉ-libertadores, o que seria uma das maiores vergonhas da história deles, e ele não foi demitido, e com a continuidade ganhou vários titulos. A mentalidade da torcida parece que nunca vai mudar, o que tem que mudar é a mentalidade da direção! O que acho que não acontecerá na era Bandeira. Tomara que essa mentalidade mude! SRN

    • Obrigado Deivid! É isso aí, precisamos de uma mudança na mentalidade. SRN!

Comentários não são permitidos.