A ditadura do futebol brasileiro

Compartilhe com os amigos

O Futebol Brasileiro vive recheado de polêmicas, as entidades responsáveis, aqueles que deveriam “cuidar” do futebol, no Brasil são as principais causas dos problemas, muitas vezes essas entidades tomam o protagonismo no lugar do futebol, exemplo delas são a CBF, FERJ e STJD. E essa situação fica ainda piora quando se trata da arbitragem e opiniões contrárias a elas.

Essa semana saiu o resultado do julgamento de Zé Ricardo e Rodrigo Caetano pelo STJD, ambos absolvidos, o motivo desse julgamento é o que chama a atenção. Tudo ocorreu no fatídico jogo contra o Corinthians, o lance ocorreu quando o jogo ainda estava 0 x 0, aos 40’, Ederson sofreu entrada dura do lateral Fagner, uma tesoura, o juiz no entanto sequer marcou falta. E mais: expulsou o técnico do Flamengo, Zé Ricardo, por reclamação. Por conta dessa entrada nosso jogador pode ficar até 30 dias sem jogar. Pouco depois, aos 45, Ederson fez uma falta normal em Fagner e recebeu amarelo. No segundo tempo, no lance que originou o primeiro gol do Corinthians, marcou uma falta duvidosa de Jorge em Rodriguinho.

Apesar das reclamações da diretoria, nada foi feito a respeito do árbitro Héber Roberto e nem ao jogador do Corinthians, pelo contrário, o STJD entrou com uma denúncia contra o Zé Ricardo e Rodrigo Caetano. Para a lógica das entidades de futebol brasileiras, errados são aqueles que reclamam, não aqueles que fazem. Não é a primeira vez que vemos casos do tipo, que não se lembra ano passado quando Luxemburgo foi punido pela TJD-RJ, por críticas a federação? Ou quando Fred também ao criticar a federação foi suspenso pela TJD-RJ, Emerson Sheik também já foi punido pela mesma situação. O que vemos são as entidades tentando esconder seus erros atrás de repreensão e regras que desviam os olhares dos verdadeiro problema: A incompetência e falta de capacidade de resolver os problemas ligados ao futebol. Quem não esta a favor, esta contra ela, uma verdadeira ditadura.

É comum vermos durante os jogos os erros dos árbitros, parece piada as vezes, e as entidades responsáveis ao invés de buscar soluções para melhoria da qualidade da arbitragem, se protegem de críticas baseadas “regras de conduta”. Muitas vezes os jogadores são punidos por criticarem mesmo estando certos, lembro muito bem quando Guerrero chegou ao Flamengo, era caçado em campo, porém os árbitros não marcavam falta, por causa de reclamação Guerrero acabou expulso em um jogo, daí então começou a fama de esquentadinho, porém, ele estava certo. Dificilmente vemos casos como esses no futebol Europeu, onde a arbitragem é respeitada por sua competência e qualidade, ao assistirmos os jogos não vemos críticas à arbitragem tão frequentemente como no Brasil, ou jogadores sendo punidos por comentários.

O Brasil tenta ser pioneiro em uso de tecnologia no futebol, mas até que ponto isso é avanço no futebol? Ou só uma tentativa de correr da responsabilidade por não ter competência de trabalhar sem? Não devemos esconder um resultado atrás de críticas, mas não devemos jamais deixar que essas instituições continuem comprometendo o futebol brasileiro, futebol precisa ser resolvido em campo, não em tribunais, se existisse competência pelos envolvidos, certamente não estaríamos reclamando. Só espero não ser julgado por escrever essa coluna.

E você? Qual sua opinião sobre as entidades futebolísticas brasileira? Lembra de outros casos de injustiças como estes?

Twitter… Siga-me os bons!

Matheus Gonzaga. SRN!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Máfia do apito, simples assim!

  • Vou fazer um Resumo.
    Na minha HUMILDE OPINIÃO o futebol brasileiro necessita de pessoas, decentes, capacitadas e competentes nas instituições que administram o futebol (CBF, federações, sindicatos…), porém acredito que a falta de ética no esporte decorre da sociedade brasileira como um todo, e uma vez que o futebol está inserido nessa sociedade decadente o futebol não se livraria disso facilmente; Essa queda de qualidade era uma bomba relógio prestes a explodir, uma vez que a CBF desde os tempos de Ricardo Teixeira sempre deu de ombros para o futebol praticado por aqui e só se importava com a seleção brasileira que sempre foi a galinha dos ovos de ouro da CBF, os clubes sempre foram coniventes com a CBF por que a mesma nunca cobrou deles o mínimo de organização como pagamentos em dia de suas obrigações (impostos, salários etc.) além de molhar de vez em quando a mão dos dirigentes com dinheiro,regalias e algumas ajudas extra campo;por isso aceitam até hoje serem explorados. O sistema CBF/Federações só se mantém devido a conivência de todos os envolvidos, torcedores, dirigentes, empresários,jornalistas; porém essa incompetência não poderia se sustentar para sempre, agora com a baixa qualidade do futebol praticado por aqui e os clubes se destruindo, a bomba estourou e o 7×1 foi o momento desse estouro, escancarando para o mundo todo ver como o futebol brasileiro vem sendo administrado, sem organização, sem planejamento, sem estrutura. É inadmissível uma seleção tomar de 7×1 em casa numa semifinal de copa do mundo (imaginem o Fla dando de 7×1 no vascú em S.J. numa semi de libertadores, os caras vão queimar aquilo tudo), assim como também um dirigente sequer saber o que é uma liga (coronel Nunes ainda está hein!), uma emissora de TV comandar o futebol sem se importar com os torcedores, um presidente ser foragido da justiça internacional e todo ano colocarmos em questão o principal campeonato devido a atuação dos juízes e do tribunal desportivo. Cabe uma reflexão também ao jogadores, técnicos, torcedores e jornalistas que aceitam tudo passivamente e são coniventes com essas pessoas sem sem sentir responsáveis por eles (igual na política né), pois os estádios estão cheios, a audiência está alta, o patrocínio (apesar da queda) ainda está alto. o esquema de pagamentos continua, o presidente(Del Nero) está solto pelo Brasil, Mudar para que? Quem quiser ver futebol de qualidade e organizado que assista aos campeonatos europeus pois lá é que estão os craques, aqui é só mais uma colônia do futebol europeu.

    SRN #Tristefutebolbrasileiro

  • Futebol Brasileiro vive em uma decadência escancarada, pensarmos que o presidente da entidade maxima do futebol esta afastado a sei lá, mais de um ano? E foram poucas providencias tomadas…… quem entrou no seu lugar? Teve novas eleiçoes? Algo mudou? As reclamações são sempre as mesmas o que muda é a data.
    Sou a favor de uma liga de Clubes, entendo que isso é quase que impossivel, so olhar os Rio com suas politicas de torcedores

  • Mas você está falando sobre árbitros, isso é generalizado. Ao chamar atenção de alguém, a primeira coisa que este fala para se defender é “E tu?”. A defesa é a falha alheia. Vai na mesma linha.

  • Para isso a criação da Liga Nacional de clubes é tão importante. Independência é necessário. Na Europa já é assim há décadas.

    • Correto.

  • HORA DE CONTRA-ACTACAR!
    Mande mensagens no face dos membros do STJD!

  • Enquanto o futebol é profissional, a arbitragem é amadora. Os árbitros precisam receber bem para ser só árbitros, mas eles tratam como bico. Em relação à CBF, por exemplo, o Flamengo tem culpa. Recentemente se aproximou e deixou o lugar de opositor… Agora a Liga está enfraquecida. O bom senso também perdeu fôlego. Qualquer movimento sério perde logo o gás. A questão de tratar o futebol como negócio é deixar as rivalidades para a torcida e sentar lado a lado com os presidentes dos clubes. Ter um plano, primeiro regional, depois nacional para o futebol ser alavancado. Só assim o Flamengo naturalmente será o Flamengo que nós queremos. Através de sua torcida. Mas para isso tem que conseguir sentar com gente que não se consegue para fortalecer o futebol. Isso é difícil.

    • se você estudar história do Brasil, vai ver que em todas as revoltas, o desfecho foi o mesmo. Alguém abandonou o barco com medo de perder ou para ganhar privilégios e o movimento afundou. Nada de novo sob o sol desta terra.

  • No dia em que a globo não mandar mais no futebol brasileiro isso tudo acaba, porque aí os clubes vão ter como precionar as entidades. Dois clubes não tem erros contra eles; o corintianas por ser o grande protegido da globo, do PT e do PSDB, e o palmeiras por ter um conselheiro que preside a COBRAF. No STJD , quem julga é nomeado pela CBF e indicado pela globo, assim como quem indica o candidato da CBF tambem é a globo, por isso ninguém investiga o futebol, o plin plin também apóia a bancada da bola que dá sustentacão a tudo que ela quer. Nesse estado, principalmente os clubes do Rio de Janeiro são os que mais sofrem, pois a globo apóia o futebol paulista e usa de tudo pra acabar com os clubes cariocas principalmente o flamengo. Enquanto formos cegos pra não quere enchergar as manipulações feitas pelo cidadão Kane, nada evolui nesse país.

  • Os clubes que são bestas! São muito mais poderosos que cbf e federações. Agora eles preferem ficar de briguinhas infantis e submissos às corjas… QUE SEJAM ROUBADOS DEZ VEZES MAIS!!! Só assim pros bestas caírem na real.

  • Pelo título da matéria é nítido a falta de notícias pra se postar …. ” Ditadura do futebol” oque leva uma pessoa a levar a palavra DiTADURA em comparações com o futebol brasileiro hoje? Futebol brasileiro hoje e sempre vive uma roubalheira e não uma ditadura… melhor ir ser informar oque a palavra” ditadura” significa! Melhor seria” PT do futebol brasileiro”

    • Também odeio o PT, mas a frase deve abranger a política brasileira como um todo.

    • Ninguém fala de PT, mas os coxinhas veem teorias de conspiração por todo o lado. E tudo é culpa de apenas um inimigo comum. Faça-me o favor…

Comentários não são permitidos.