Uma vitória da insistência e paciência. Assim Zé Ricardo resumiu o resultado de 2 a 1 em cima do América-MG nesta segunda, em Cariacica, pela 16ª rodada do Brasileirão. O técnico afirmou que já esperava por uma postura conservadora do Coelho na partida e que o Rubro-Negro mereceu o resultado, principalmente pela insistência demonstrada na etapa inicial e repetida no segundo tempo.
– Foi um jogo difícil. Sabíamos que precisaríamos ter paciência. Não poderíamos confundir velocidade com pressa, senão seria prejudicial para gente. Eu sabia que o América-MG ia jogar nos contra-ataques. No primeiro tempo, depois dos 15 minutos, a gente melhorou bastante. Tivemos muita posse de bola, algumas finalizações. Entendemos que, se mantivéssemos esse ritmo no segundo tempo, fatalmente o gol iria sair. Sempre lembrando que o equilíbrio defensivo deveria ser o principal. Basicamente, conseguimos manter a cabeça no lugar.
O técnico também admitiu que o Flamengo caiu de rendimento após o segundo gol – marcado ainda aos 15 minutos do segundo tempo. O América-MG diminuiu em seguida e chegou a ameaçar a vitória rubro-negra em duas oportunidades. Zé Ricardo atribuiu a queda com “perda de noção de ataque”.
– O América-MG, depois que tomou os segundo gol, tinha que partir para cima. Perdemos um pouco a noção de ataque, um pouquinho de profundidade. De uma forma geral, fiquei satisfeito com o rendimento da equipe. Fazer o último jogo da rodada, às vezes, nos deixa com a obrigação de vencer. Detalhes que precisamos acertar são situações de jogo. Acho que merecemos a vitória.
O resultado colocou o Flamengo na sexta colocação na tabela de classificação com 27 pontos. Na próxima rodada, no domingo, o Rubro-Negro visita o Coritiba, no Couto Pereira.
Veja outros tópicos da entrevista de Zé Ricardo
Recepção no Espírito Santo
Posso dizer que a gente é bem recebido aqui no ES. Eles transbordam carinho, alegria com a gente. O grupo gosta muito de jogar aqui.
Guerrero
Precisamos dar condições para o atleta evoluir. Conversei com o Paolo (Guerrero) e disse que contava muito com ele. É um atleta extremamente profissional. Com a qualidade dele, não tem com não dar certo.
Excesso de confiança
Talvez, das três partidas minhas no profissional, esta seja a partida que a gente menos rendeu. Não perdemos também. Pontuamos em três partidas seguidas. E isso é importante. A equipe é madura, mas acaba pecando em excesso de confiança. Estamos buscando o equilíbrio. Acredito que esse grupo tem muito a crescer ainda. Eu só acredito em trabalho de longo prazo.
Deu liga?
Temos ainda três rodadas no turno e mais 19 no returno. Ainda tem 22 jogos. Ainda tem muita coisa para acontecer. A cada jogo nós tiramos lições. Com a chegada dos reforços, a tendência é melhorarmos como grupo. O Flamengo tem que pensar grande.
Fonte: GE
Rumo ao Hepta!
Não há nada impossível.
Em 2009 o Flamengo não aspirava nem a libertadores com o Andrade e terminamos campeão. Salvo os devidos contextos, dá para acreditar no título com os pés no chão.
Flamengo não é lider por demérito próprio. Poderia ter ganho o Fluminense e o Botafogo, falhas horrorosas do time. Só nesses jogos são 5 pontos. Teriamos 32 pontos junto com o Palmeiras, sem falar nos jogos contra o Figueirense, Grêmio e até o jogo contra o Corinthians que estava bem e dps o time conseguiu ser goleado. O Mengão flutua muito. Os jogadores parecem cansar do jogo e começam a fazer corpo mole.
Porque tu tinha que colocar o Jamal cara. Acabou a paciência. Fernandinho, chiquinho, caramujo levar sufoco do américa. Assim não dá.
Levar sufoco do América? Haaaaaaaaaaaaaja coração!
Pra cima deles ZR, pra cima deeeeeeles!
OI NAÇÃO!
Teremos que aturar Cirino e Gabriel até fim do ano, completaram 7 jogos. Obg ZR
Tira lições? Então porque Caramujo? Porque usar Gabriel 10 minutos só para não poderem vendê-lo mais? Em que planeta ganhando contra o América, ali no Klebão, porque trocar um atacante por mais um zagueiro?
Nesse ritmo de aprendizado, está reprovado! Vão te chamar de burro já já você vai ver!
Atacante por mais um zagueiro? Rafael Vaz entrou de lateral no lugar do péssimo Chiquinho.
Título?! Pode até ser, pois o futebol nada é certo, até mesmo se não fosse os erros contra o Figuerense, Grêmio, e os piores de todos, Fluminense e Botafogo, seriam no mínimo, no mínimo, mais 5 pontos e estariamos na liderança, mas são águas passadas. Agora tomar sufoco do América, ta complicado, era para ter ido no 4-4-2 e depois com a saída do improdutivel Chiquinhoinhoinho passar para o 3-5-2 e colocar um caminhão de gols na bagagem dos mineiros. E ser também Fernandinho, MA e Gabriel num mesmo jogo, dói a vista. Teria que ser o Adryan e o Vizeu, no lugar do Fernandinho e do AP (2 tempo) e o Cuellar no lugar do MA, e no segundo tempo colocar Ronaldo, Thiago Santos, Thiago Enes, poderia golear no 1 tempo e ainda dar uma moral para a garotada…. Gostei do ZR no inicio, deu um padrão tático ao Mengão mas sinceramente, baixou o Muricy nele agora e o time está jogando mt mal. O problema maior seria qual tecnico trazer agora, o unico brasileiro que serve seria o Tite, fora ele, só estrangeiro, mas no decorrer do BR ia ser bem complicado. Tem-se pensar num nome para a proxima temporada e esperar que venha algo produtivo até o fim do ano.
Contra o SP perdemos 2 pontos.
Ze Ruela é Horrível….Não sabe fazer substituições.
Meu maior descontentamento é M.Araújo.
Observe Q muitas das vezes se esconde do jogo,sempre está distante do marcador,se o jogador tiver força física,já era,não consegue roubar a bola,Mancuello ontem marcou mais do Q ele,deu carrinho,Senso de colocação muito melhor.
Cuellar um baita jogador,Q só precisa de ritmo,dá confiança ao muleque Q vai longe.
Jogador de Seleção Ser banco pra M.Araújo.
Flamengo passou sufoco,Juan não pode ser titular.
Fernandinho,mascarado,maluco,fominha,não sabe chutar no gol.
Ze Ruela vê outro jogo não é possivel.
O Flamengo não está jogando muito mal. Jogou mal ontem, diante de um time todo na retranca, por isso encontrou dificuldades. O Chiquinho é um jogador medíocre mesmo, erra tudo, PEREBA MASTER, consegue ser pior que Gabriel.
Márcio Araújo nunca vai fazer o que vocês esperam dele (gols, passes para gol, lançamentos, dribles), mas sempre faz o que o técnico espera (marcação, roubadas de bola, recomposição e disciplina tática), por isso é sempre titular, faz o que a maioria não faz.
O Zé Ricardo não é um treinador de excelência, até porque lhe falta experiência no profissional, mas tem feito no flamengo o que dezenas de outros treinadores não conseguiram em anos: dar padrão tático à equipe. O problema é fritarem o treinador por um jogo.
Com certeza teremos alegrias este ano com os reforços (Damião, Diego e Donatti). Com Libertadores ano que vem e, quem sabe, beliscar o título este ano.
Parece que Alan Patrick e Mancuelo não funcionaram bem juntos e Willian Arão esteve apagado.
Não é pelo jogo de ontem que o Flamengo está mal e precisa de treinador novo, o time tem evoluído, e muito, do começo do ano pra cá.
Quem imaginaria durante o carioca que o FLA seria candidato ao título do Brasileiro? Acho que ninguém.
Se olharmos o controle da bola não esta ruim. O pontos ganhos também nos coloca na briga, mas o saldo de gols e o desempenho da defesa ainda é muito distante dos times de cima.
Claro que não estamos no nível do futebol de Palmeiras e Grêmio, mas a evolução tática e técnica é notória. Posso dizer que estamos entre os seis melhores do Brasil na atualidade (Palmeiras, Grêmio, Atl. MG, Curintia e Santos). e a tendência é melhorar com a chegada de Diego, que aparenta estar em ótima condição física, tem ótima técnica e só precisará de ritmo de jogo, vai jogar MUITO esse ano ainda.
Esse tecnico ta de sacanagem, falando em titulo MA Fernandinho Cirino…
O Flamengo ainda é um time muito irregular e as opções de titularidade questionáveis a meu ver. Zé precisaria mudar os seus conceitos, que não são “perfeitos”. Cirino, MA, Chiquinho, Fernandinho. Difícil se pensar em titulo com essas opções. Um time vencedor se faz com um elenco forte… *MA é um bom reserva, entrou porque Cuellar se machucou e não teve mais oportunidades. Zé entra em contradição quando em entrevista fala em ALTO INVESTIMENTO DA DIRETORIA com reação a Damião, Donatti (ter cuidado com eles para por em jogo)…Cuellar também foi, e tem totais condições de voltar, foi contratado para ser titular. MA nunca se firmou em time nenhum, rodou meio mundo. Limitado e só faz tocar pro lado e pra trás, fica ali dando uns piques pra lá e pra cá…e nada mais. Não tem bom passe e a sua saída de bola é ruim. O Zé o acha “inteligente e capaz”, é a visão dele. Não é o que pensam todos. Cirino, não dá, e é bem capaz de voltar…tendo (Adryan, Thiago Santos, Patrick (pode cair pela direita)…porque Cirino se tornou “intocável”…não tem como aceitar isso. Ainda falta aparar algumas arestas para se falar em título, mas em G4 e vaga para a liberta sim. SRN.
A verdade é q o Zé Ricardo parece ter medo de ganhar bem, não quer “atrapalhar” o saldo de gols das outras equipes. O flamengo depois q faz um gol, recua e tenta segurar o resultado. O Curintia fez 1, 2, 3 e ainda foi atrás do quarto gol contra a gnt.
Se fosse o Zé ganhando de dois, tirava o Alan e o mancuello, colocava o Cuellar e mais um zagueiro. Abdicava totalmente de jogar. Ele precisa mudar isso, flamengo tem q ser forte e vibrador, fez cinco, vamos atrás do sexto.
Sendo que nesse jogo o Zé não recuou o time. O Fla criou muito, mas não teve competência para converter em gols. Era para golear.
Isso msm, ter recuperado o saldo negativo do jogo contra os gambás.
Como assim “ter medo de ganhar” ?? A bola passou 711 vezes dentro da area pequena do Ameriquinha e ninguem conseguiu empurrar para as redes e voce acha mesmo que a culpa é do Zé Ricardo ?
Sim. Não se pode pegar um jogo só como exemplo, pegue o geral, olhe as coisas que ele fez, abdicava de jogar sim. E levar pressão do América, só a gnt msm viu.
Ainda não vejo culpa do Zé Ricardo na pressão que tomou do America.
Ele tem 11 profissionais do futebol em campo que se submeteram a aquela pressão, que se acovardaram a um time muito inferior técnicamente em vez de tomarem a iniciativa e partirem pra cima, impondo a superioridade, mas preferiram somente a se defender. Onde está a culpa do treinador aí ?
Cara, acho que ele aprendeu com o erro que cometeu no jogo contra o Botafogo… O time ontem esteva ganhando de 2 x 0 e ele não colocou nenhum volante… O time recuou (segundo a entrevista dele) não foi a pedido dele.. Foi porque o adversário veio prá cima e o time não soube reagir a isso. Acho que eles meio que entram numa zona de conforto e tem também a lembrança dos jogos anteriores… Mas não foi decidido pelo técnico isso daí..
Achei que o Zé demorou a mexer. Depois do segundo gol poderia já ter sacado o Fernandinho que não estava bem e colocado alguém que precisa ganhar espaço. Assim como poderia ter sacado Marcio Araujo e ter colocado alguém de melhor passe. Achei que o Márcio jogou muito mal. Quem estava fazendo a saída era o Arão, que na minha opinião deveria ser o primeiro volante.
MA nunca vai fazer a saída… Não com qualidade… Ele não sabe fazer isso e quando o técnico coloca ele prá jogar ele já sabe disso… É mais ou menos como o Cáceres quando jogava no Fla… A diferença é que o Cáceres era muito combativo, mas errava mais que o MA…
Mas se o primeiro volante não tem essa qualidade o time perde muito.
Concordo com você, mas entendo que na visão do treinador o MA tem papel importante na parte defensiva.. ele deve ter motivos pra pensar assim… Mas sem dúvida qualquer dos outros volantes tem mais técnica do que o MA