Notícias

Coluna do Torcedor: “O Flamengo tem rival no Rio?”

Salve, Salve nação Rubro-negra!

O Flamengo é, com certeza o maior clube do Brasil, e, muitos clubes sabendo disso pegam carona nesse tamanho do nosso clube, vou citar um exemplo: O vasco (Esse é o tamanho deles comparado ao Flamengo)  vive usufruindo desse tamanho do Flamengo da seguinte forma: Toda vez que o mandatário deles vai conceder uma entrevista no clube, volta e meia cita o Flamengo, e o intuito dele vai além de apenas provocar o nosso mais querido, o verdadeiro interesse é que sua entrevista repercuta, e assim o clube dele ganhe projeção e seja sempre considerado como o grande rival do Flamengo, sendo que essa já foi a verdade e hoje não é mais, se mantendo como o grande rival do maior clube do Brasil esse time que já foi grande e hoje é time médio, consegue se manter num patamar próximo ao nosso, sendo que, pelos próprios esforços não conseguiria, e assim ainda conseguem patrocínios e visibilidade no cenário nacional, principalmente na internet.

A torcida tem um papel importante nesse cenário, uma vez que dá muito ouvido a torcedores vascaínos ao invés de ignorá-los. Vamos plantar a ideia de um Flamengo nacional, de um Flamengo que hoje em dia briga por todos os campeonatos que disputa, e deixar essa questão de Rio de Janeiro apenas, até porque o futebol do rio perdeu aquela força das décadas de 80 e 90 e o Flamengo hoje tenta readquirir esse prestígio que o estado perdeu devido a inúmeros rebaixamentos dos outros clubes que compõem o estado no cenário nacional, além da maldita fama de caloteiros que todos adquiriram por péssimas administrações de seus presidentes.

Vou citar outro exemplo, agora internacional, é o do Barcelona que é da Catalunha e tem como adversário local o Espanyol, que já foi seu rival na década de 40, e hoje em dia é ignorado pela torcida rival, sendo que os torcedores do barcelona não dão uma atenção especial quando as duas equipes se encontram, é um jogo normal, uma vez que o Barcelona tem como rival o Real Madrid, pois os torcedores perceberam que o clube era muito grande para estar focado apenas no clássico local, desta forma não deixam o Espanyol lucrar como sendo o “maior rival”  do barça.

Considero rivais do Flamengo hoje os time que, por exemplo: Tem o mesmo número de títulos brasileiros; que tem uma grande tradição na libertadores; que sempre brigam no topo da tabela no brasileirão, e não time que foi rebaixado 3 vezes em 8 anos (Maior rebaixado na era dos pontos corridos), que desde 1988 não ganha uma final do nosso time, que se alia a federação com o intuito de prejudicar o Flamengo, e um outro que está caminhando para  a falência, que está à caminho do terceiro rebaixamento também e que não consegue lotar sequer um estádio com 15 mil lugares. São esses times que chamamos de rivais? Quando associamos esses clubecos a nossa lista de rivais, estamos depreciando o nosso clube, uma vez que o maior clube do Brasil não pode, de maneira alguma, se prender a apenas ser melhor que esses times, temos que ser o melhor do Brasil, e ser rival de quem realmente está na parte de cima.

Pra não dizer que não falei das flores (Sem ironia), ainda considero o Fla-Flu um clássico, uma vez que o nome fala por sí, nacional e internacionalmente falando, e não podemos esquecer que foi a partir do Fluminense que nasceu o futebol do Flamengo.

Alguns devem está se perguntando: Como pode alguém falar em ignorar os times médios do rio e falar sobre os mesmos um página inteira? A resposta é simples, é que estou fazendo o que muitos já fazem que é ignorar os “vices” e o “foguinho”, e estou compartilhando a ideia aqui nessa coluna.

Obs: Escrevo apenas as minhas opiniões e as compartilho como os amigos leitores, para que leiam e opinem sobre o assunto, afim de melhorar cada vez mais a nossa percepção sobre o nosso papel de torcedor.

Acima de tudo Rubro-Negro, amor maior não tem igual!!!

Alberto Siqueira

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Concordo plenamente com o texto. Os "rivais" do RJ são tão pequenos que sobrevivem de pequenas migalhas deixadas pelo Mengão. Não só eles, tem time lá de Recife que adora aparecer às custas do Flamengo.
    O pensamento tem que ser esse mesmo. Esquecer essas barangas cariocas e focar em ganhar títulos nacionais e internacionais. Um time gigantesco como o Flamengo não pode pensar pequeno.

    SRN!

  • Não sei os flamenguistas cariocas, mas pra quem não mora do Rio, não vê a existência de rivalidade alguma entre o Fla e outro time carioca. O que os demais 3 times, principalmente o vasco, querem é levantar uma rivalidade que um dia já existiu para ganharem mídia as nossas custas.
    Os rivais do Fla, hoje, são os clubes paulistas. Com esses sim que temos que nos esforçar para ganhar sempre deles...

    • É essa a essência da matéria, não deixar que eles ganhem terreno apenas por se acharem "os maiores rivais do Flamengo", só conseguem matérias quando jogam contra nós. SRN

    • É como fazer uma faxina na casa e se deparar com alguns objetos antigos... você até dá uma olhadinha, puxa algumas lembranças da memória, mas acaba descartando.
      Temos de desapegar!!

  • Sou flamenguista e concordo com texto. De fato sobramos no Rio, mas é preciso que voltemos a ganhar títulos importantes. Precisamos ganhar brasileiro, voltar a ganhar a Libertadores (pelo amor de Deus as últimas campanhas do Fla foram enojantes no maior torneio do continente, parecia time pequeno) e Mundial. Somos muitos maiores que os nossos "rivais" sim e vamos com Tudo esse e ano e nos próximos, para voltarmos a ser protagonistas no futebol do Brasil e das Américas, afinal, não basta sermos os melhores apenas do Estado. SRN!

  • Tratar com indiferença é isso que digo sempre. Deixar eles falando sozinho, e por dentro sabendo que o melhor esta por vir.

  • Eu nem dou conversa. O Vasco tem a torcida mas não tem gestão, está estacionado no tempo e condenado a aturar o Eurico Miranda ainda por 2 anos. Vão ficar muito para trás.

    O Fluminense tem a gestão, os investimentos e trabalha para se organizar, mas não tem torcida de time grande, nunca terão o nosso tamanho.

    E por fim o Botafogo, que não tem nenhum dos dois. A não ser que uma 'Chapa Azul' da vida assuma o clube, a tendência é que se torne o América do século XXI. Eu lamento porque meu pai é botafoguense, assim como meus tios, e sempre tive um respeito diferente pelo Botafogo.

    Rival do Flamengo mesmo só Corinthians, São Paulo e Palmeiras, o resto é resto.

    • A longo prazo eu até concordo, mas eis que:
      o Botafogo eu sequer entendo, aliás, nem conheço ninguém que torça pelo Botafogo;
      quanto ao Vasco, o Eurico Miranda teve uma ideia de gênio ao tentar colocar o Vasco como sendo a sombra do Flamengo, tanto é que o clube já era para ser outro Botafogo - e será, apesar de não ter sido ainda -, ou seja, o Eurico Miranda deu uma sobrevida ao Vasco; o problema é que acharam a ideia tão genial que achou ser a única solução para tudo, tanto é que não fazem outra coisa e o jogo contra o Flamengo passou a ser maior que qualquer campeonato que disputem; um tiro no pé, pois o encontro na Copa do Brasil é muito raro, nunca se encontrarão na Libertadores, raramente irão se encontrar no Campeonato Brasileiro (já que o Flamengo não frequenta a 2ª divisão), e até no ferjinho está difícil, pois o Flamengo quer ir de time B;
      Quanto ao Fluminense, no atual momento e como é importante manter uma boa rede de contatos, acho uma boa o Flamengo, por ora, fortalecer a amizade, engrandecer o Fla-Flu, que até no nome é algo simpático; correm, inclusive, o risco de dividir o Maraca, então acaba sendo uma espécie de cunhado chato que você deve dar atenção para não ficar ainda pior.

  • Essa rivalidade, nivelada por baixo, só fez mal ao Flamengo nas últimas décadas, tanto que o único objetivo do ano era apenas ganhar o Carioquinha. Isso é ridículo pra um clube do tamanho do Flamengo.

    • Com certeza, viviamos iludidos em ganhar cariocas, ser o melhor do rio já bastava, só que o Flamengo é muito grande tem que pensar grande. SRN

  • MEU CARO, GOSTEI DO TEXTO. MAS QUERER DIZER QUE O NOSSO FUTEBOL VEIO DO FLU-C. ISSO É UMA DAS COISAS MAIS ABSURDAS, MEDIOCRES E RIDÍCULAS QUE POSSO ESCUTAR. INCLUSIVE POR PARTE DOS ENTENDIDOS DA IMPRENSA. PARA PRMEIRO DE CONVERSA A INSTITUIÇÃO FLAMENGO JÁ EXISTIA. ATÉ ENTÃO O FUTEBOL NEM EXISTIA. POR ISSO SOMOS O QUE SOMOS. O REMO ERA O ESPORTE PRINCIPAL DO RIO. O FUTEBOL PASSOU A DIVIDIR PREFERÊNCIA POPULAR. HOUVE UMA INTERAÇÃO ENTRE TODOS NO RIO PARA SABER COMO ERA O ESPORTE. REMADORES DO FLA PASSARAM A FREQUENTAR O ESPORTE NATURALMENTE. A GRANDE VERDADE É QUE O FLAMENGO SEMPRE FOI POPULAR. ISTO JÁ NASCEU COM O FLAMENGO. EU COSTUMO DIZER QUE O FLU-C COM AQUELA DISSIDÊNCIA ERA PARA SER EXTINTO DO MAPA. MAS POR RECALQUE TEIIMOU EM EXISTIR. GRAÇAS AO PAI FLAMENGO ESSE FLU-C AINDA EXISTE. O FLAMENGO TEM SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA E RAIZ DENTRE TODOS OS ESPORTES. POR TANTO MEU CARO, O FUTEBOL DO FLAMENGO VEIO DO PRÓPRIO FLAMENGO INDEPENDETE DOS ATLETAS QUE RESOLVERAM VIRAR A CASACA. POIS O DITO POPULAR JÁ DIZ: TODOS NASCEM FLAMENGO MAIS MUITOS SE DEGENERAM.

  • Acho que esse texto foi escrito por uma criança nascida nos anos 2000. Flamengo é história e a rivalidade também. Com certeza, HOJE não há um rival estadual a nossa altura, porém a história não pode ser esquecida.

    Eu sou carioca da gema, não há prazer melhor do que ver o Mengão ganhar o Clássico dos Milhões e zoar a torcida do Vasco por semanas! O Eurico trouxe aquela rivalidade dos anos 90 de trocação de farpas entre os jogadores, isso é maravilhoso, mas a cada dia está a passos de falir e isso não é bom para o Futebol Carioca. Futebol Paulista os times se unem em prol do estado, aqui Botafogo fica de cu doce por que o Flamengo contratou o William Arão pela Lei Bosman, ai é foda.

    A rivalidade com Botafogo e Fluminense só existe por conta dos times ser do estado e do episódio de preconceito com a nossa torcida no passado, sou urubu com orgulho!

    Hoje, na minha opinião os maiores rivais do Flamengo são Grêmio (Racistas), Palmeiras (Vasco de São Paulo), Corinthians (Torcida), Sport (87) e Atlético MG (Libertadores).

    Rivalidade não é rivalizar com qualquer um grande, isso pra mim é respeito. Rivalidade é odio, é raiva, é não piscar os olhos durante a partida, querer vencer a partida com algum sentimento de vingança, isso é rivalidade.

    • Se for rivalizar qualquer clube grande por apenas grandeza, então o Real Madrid e Liverpool seriam nossos maiores rivais, mas será que eles consideram o Flamengo seu maior rival?

      Rivalidade é algo muito além de títulos, rivalidade é algo que faz futebol ser futebol.

      • Vc fala muito bem quando compara a rivalidade dos anos 80 e 90 essa sim era rivalidade, o que eu chamo atenção é que hoje em dia o referido presidente citado por você, alfineta o Flamengo simplesmente pra o time dele aparecer na mídia e ser taxado como o "maior rival do Flamengo", coisa que não é, não pedi aqui pra ninguém esquecer as rivalidades, porém, como vc vai dar ibope p um time que está na série B, o que o torcedor desse time tem hoje em dia pra chamar de rivalidade? um corintiano tem, um São Paulino tem (6 títulos brasileiros), porém um bostafoquense com um time jogado na lama, um vascaído 3x na série B, como vão rivalizar conosco, foram no passado, hj em dia não são mais, se apequenaram. SRN

        • Rivais se apequenaram e se o Flamengo continuar os tratando como iguais então quem estará se apequenando será o Flamengo.

          • É exatamente isso Leandro, também penso assim, foi por isso que escrevi esse texto, e a diretoria do Flamengo tem que começar a tratar assim, tratar eles como ex rivais, e com isso cada vez mais desassociando o nome do Flamengo ao deles. SRN

  • Sei lá, sempre pensei no Flamengo como sendo um patrimônio nacional;
    enquanto alguns se orgulham, como os curintias, de terem a maior rejeição, o Flamengo sempre se orgulhou de algo muito mais legal, sequer dos títulos, mas de ser tão somente o "mais querido", vejam que singelo!
    então, na minha sincera opinião, o Flamengo não tem rivais, não a nível nacional, somos supra, "hors concours", algo como a seleção brasileira, algo que não entra na mesma categoria;
    aliás, se a torcida do Flamengo tem 40 milhões de apaixonados, então apenas a sua menor parte é do RJ, portanto, se já não vejo rivais a nível nacional, o que se dirá dos times locais?
    o certo é fazer do Flamengo, que já extrapolou o nível regional, um time que extrapole o nível nacional, transformando-o verdadeiramente num patrimônio mundial, temos um longo caminho, pois alguns saíram na frente (MU, Milan, RM, Barça, etc).

  • Me recuso a aceitar qualquer time que tenha sido rebaixado mais de 1 vez como rival.Até uma vez da pra perdoar porque as vezes clubes podem ser viitimas de má administração,mas mais do que isso é porque o time não tem DNA de elite,hoje em dia todos os times do Rio são médios,com a exceção do Flamengo obviamente.

Notícias recentes

Imponente! Estádio do Flamengo prevê imagem de urubu gigante; veja imagem

Estádio do Flamengo está previsto para ser entregue em novembro de 2029 Sócios do Flamengo…

22/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Estádio: Flamengo projeta novas linhas de receitas para alcançar mais de R$ 2 bilhões

Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024