A equipe Sub-17 do Flamengo desembarcou ontem à noite, por volta das 21 horas, no Distrito Federal, para a disputa da Copa Minas Brasília. Atual campeão, o Rubro-Negro terá a missão de manter o título da competição sob o comando de Marcos Beegu. Do ano passado para cá, muitas mudanças ocorreram: Fernando Pereira, que era o técnico, hoje comanda o Sub-15 e, entre os atletas, os únicos remanescentes da conquista são Kayo Gonçalves e Thiago Carvalho. A maioria estourou a idade e subiu para o Sub-19.
A estreia ocorrerá logo mais, às 13h30, diante do AEGB-GO. Em contato com a nossa reportagem, Beegu avaliou a disputa da Copa e afirmou que o Flamengo é o time a ser batido.
– A Copa Minas Brasília é uma excelente oportunidade de competição para os garotos. É uma copa de um nível técnico muito bom e o Flamengo, mais uma vez, é uma equipe forte na competição. Apesar de nós estarmos com um time bem mudado em relação ao ano passado, ainda somos o time a ser batido, já que fomos os últimos campeões. As expectativas são grandes, são bem altas. A equipe está preparada e bem treinada. É uma equipe praticamente nova, já que apenas dois atletas jogaram ano passado, mas mesmo assim, somos fortes candidatos – analisou.
O treinador, que chegou ao clube em março de 2016, explicou sua metodologia de trabalho e revelou que se inspira no multicampeão Phil Jackson.
– Eu assumi a equipe sub-17 do Flamengo no dia 16 de março desse ano. É uma equipe que já vinha de dois técnicos anteriores, então, ainda estamos num processo bem inicial. Eu peguei a equipe já com o Campeonato Carioca ocorrendo, com quatro ou cinco partidas disputadas, e aos poucos venho implementando a minha filosofia, que aprendi nos Estados Unidos, com o Phil Jackson. Eu faço o triângulo ofensivo, que é um sistema de jogo bem coletivo e bem qualitativo também. O Phil ganhou onze títulos da NBA com esse estilo de jogo, com essa filosofia, que é o triângulo. Então, os garotos estão aprendendo ainda, estão em processo de aprendizagem, tanto da parte do sistema, como na parte de comportamento e coletividade. Mas a resposta deles está sendo muito boa, é um grupo que tem muita vontade de aprender, crescer e melhorar. Estou com uma expectativa bem grande com esse grupo para o resto do ano. Esse torneio aqui em Brasília vai ser muito bom, muito proveitoso para dar essa maturidade a equipe, para que a gente chegue nos playoffs em outubro/novembro preparados para tentar o título. Está valendo bastante a pena o trabalho com eles e eles estão gostando. Basquete é um esporte coletivo de muitos detalhes, é um jogo muito veloz, muito rápido, onde os fundamentos do jogo têm que ser aprendidos em alta velocidade. Leva tempo para os atletas assimilarem tudo que estamos passando – detalhou com exemplos do triângulo, principal modo de jogo do norte-americano.
Michael Barbosa saiu, foi para o Fluminense, mas já retornou. Flamenguista assumido, festejou a primeira viagem desde a volta e abordou a possibilidade de medalha.
– É, sim, minha primeira viagem depois da minha volta ao Flamengo e eu estou preparado para isso, pois já viajei outras vezes pelo clube, na outra passagem, e sei o que é representar o Flamengo. O time tem condições de buscar medalhas e fazer uma boa campanha. Além disso, o campeonato vai ser muito bom para dar rodagem e para voltarmos bem para o returno do Estadual, com foco nos playoffs – admitiu.
O pivô Kayo, que é tratado como promessa há um certo tempo, fez menção ao título conquistado em 2015 e tratou o torneio como experiência.
– Ano passado tivemos um campeonato muito duro aqui em Brasília, com muitos desfalques dentro da nossa equipe, jogando contra adversários fortes e, mesmo assim, conquistamos o título. Agora, viemos com uma equipe mais nova, com a maioria dos jogadores sendo “primeiro ano”. Nosso objetivo é defender o título e usar essa competição como forma de treinamento para voltarmos bem para o segundo turno do Estadual. Esse ano tem equipes muito fortes, uma até de fora do país. Esses jogos vão ser de extrema importância, pois darão mais rodagem e experiência à nossa equipe. Minha expectativa é muito boa, temos jogadores muito bons que posso contar e, também, uma excelente comissão técnica – relatou.
Relação de atletas: Bernardo Trotta, Caio Coe, Hugo Andrade, Iago Batal, Kayo Gonçalves, Lucas Wrobel, Matheus Carvalho, Michael Barbosa, Pedro Bork, Thiago Carvalho, Thiago Rohlfs e Victor Ostermann.
Fonte: Garrafão Rubro-Negro
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 Com o…
Lesionado desde outubro, Carlinhos voltou a ser relacionado para jogo do Flamengo O Flamengo tem…
Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Flamengo não nega abrir negociações caso chegue proposta com altos valores por Fabrício Bruno O…
Estudo projeta receita total de novo estádio 2x maior que a do Maracanã O Flamengo…