Notícias

‘Torcida única em clássicos é uma falsa solução’

Compartilhe

Desde abril deste ano a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo determinou que os clássicos jogados no Estado tivessem apenas a torcida mandante presente. Desde então, ocorreram sete jogos deste tipo, aparentemente sem incidentes. Até que neste domingo, antes do jogo Corinthians e São Paulo, foi relatado um confronto. Não no estádio, mas em Carapicuíba, a 47 km do estádio.

Um dia antes, jogaram Botafogo x Flamengo no Rio de Janeiro, onde não há a obrigatoriedade de torcida única em clássicos. Houve briga entre “torcedores” e um deles foi espancado até a morte. O confronto aconteceu de manhã no bairro de Bento Ribeiro, que fica a mais de 20 km do estádio onde houve o jogo.

Na semana passada, após a derrota do São Paulo para o Atlético Nacional pela Libertadores da América, houve uma série de relatos de violência e crimes praticados no entorno do estádio, além de confronto com a Polícia Militar. Não era clássico, mas era jogo de grande volume de pessoas e praticamente de torcida única, já que não há nenhuma rivalidade latente com o Atlético Nacional e de fato as brigas não tiveram nada a ver com a torcida adversária.

É claro que não se pode sacramentar uma conclusão a partir de três fatos, mas parece cada vez mais claro que a determinação de torcida única tem impacto mínimo na redução da violência relacionada ao futebol. Ou no mínimo que há muito pouca relação entre uma coisa e outra. Sim, desde que foi implantada esta medida em clássicos em São Paulo só houve algum tipo de relato de violência em um jogo. Assim como também não eram em todos os clássicos com duas torcidas presentes que aconteciam episódios deste tipo.

No caso dos clássicos, há muitos anos que os confrontos acontecem bem distantes do estádio, às vezes muitas horas antes ou depois do jogo. Os episódios deste fim de semana mostram isso, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. O fato de ter torcida única portanto tem pouca influência pra conter este tipo de situação. E o acontecimento no estádio do Morumbi reforça ainda mais esta tese: era jogo de uma torcida só, e pessoas vestidas com a camisa do próprio clube ou da torcida organizada praticaram os atos criminosos e de vandalismo.

A conclusão é meio óbvia mas precisa ser dita. A solução é identificar e punir os indivíduos que praticam estes atos, no mínimo impedindo-os de fato de frequentar os estádios e no máximo colocando-os na cadeia, de acordo com o crime praticado. Uma briga é uma briga, um assassinato é um assassinato, tenha sido praticado por pessoas usando a camisa de um clube ou não, em dia de jogo ou não. A determinação de torcida única é inócua para conter a violência e o único efeito dela é privar o torcedor de bem, que é a grande maioria, de seguir seu clube do coração no estádio adversário. Uma pena.

Fonte: Lance

Notícias recentes

  • Notícias

Elenco do Flamengo se reapresenta nesta sexta com foco em próximo jogo do Brasileirão

Jogadores do Flamengo iniciam preparação para jogo contra o Vitória O Flamengo voltou a empatar…

31/07/2026
  • Brasileirão

Corinthians ‘mantém’ o Flamengo na 2ª posição do Brasileirão; veja tabela atualizada da 21ª rodada

Dois jogos movimentaram a 21ª rodada do Brasileirão nesta quinta-feira (30) A 21a rodada do…

30/07/2026
  • Destaque

UEFA declara boicote à FIFA, e Mundial de Clubes pode ficar sem europeu

Flamengo busca vaga no Intercontinental 2026 e está classificado para a Copa do Mundo de…

30/07/2026
  • Notícias

Cauã Reymond conta como goleada do Flamengo fez parte da série Jogada de Risco

Ator Cauã Reymond estava no Maracanã durante goleada do Flamengo sobre Grêmio A série Jogada…

30/07/2026
  • Notícias

Falta pontaria? Veja estatísticas de finalizações dos últimos jogos do Flamengo

Números do Flamengo demonstram falta de eficácia nos chutes a gol O Flamengo passou por…

30/07/2026
  • Notícias

Presidente do Vitória cita o Flamengo para reclamar de arbitragem de jogo do Palmeiras

Fábio Mota não esqueceu o Flamengo após ter sido prejudicado pela arbitragem O Flamengo não…

30/07/2026