A empolgação por parte da torcida do Flamengo em ver Diego atuando com a camisa do Rubro-Negro terá que esperar mais um pouco. O meia, que realizou os primeiros trabalhos com a camisa do Mais Querido na quinta, foi avaliado pelo Centro de Avaliação em Performance do clube (CEP), por não jogar uma partida oficial desde que a temporada europeia se encerrou. Apesar de ainda não ter todos os resultados dos exames, o técnico da equipe, Zé Ricardo, acredita que não deve contar com o meia ainda no primeiro turno do Brasileirão, muito pela questão física do atleta de 31 anos.
– Não descartaria (contra o Atlético-PR), porque vou ter a avaliação total do CEP. Quando me disserem que ele tem condições, vou colocá-lo pra treinar. Se ele mostrar que pode render, pode ser contra o Atlético. Vejo um pouco mais difícil de ele estrear contra o Atlético. Se treinar bem e tiver condições mínimas que seja para aguentar nem que seja um tempo, não vejo problema algum. Agora a gente quer ele 100% fisicamente mesmo que seja para jogar só um tempo inteiro. Vamos ver com o CEP, mas acho difícil a presença dele no primeiro turno
Apesar da incerteza em relação ao novo camisa 35, Zé Ricardo tem motivos para comemorar. Pela primeira vez, a dupla Donatti e Leandro Damião será relacionada para uma partida oficial. Nessa semana, eles participaram do jogo-treino contra o Bangu, na terça, e se movimentaram bastante. Zé também explicou o motivo de ter segurado os dois por tanto tempo, e ressaltou a preocupação com a adaptação.
– Estão relacionados para a viagem, são dois jogadores com qualidades. Damião é um artilheiro, com passagens vitoriosas, não teve grandes passagens nas últimas equipes, mas confiamos de que pode recuperar. Donatti conhecemos menos, estamos tendo um pouquinho mais de cuidado com adaptação. Ele se apresentou com quase 47 dias de inatividade, estamos tendo uma preparação paulatina com ele. Ele participou de dois jogos-treinos, e vamos o preparando paulanatimente. Há um tempo atrás tivemos problemas com a zaga
Flamengo, ainda assim, deve ter um desfalque para a partida de domingo, contra o Coritiba. O lateral-esquerdo Jorge, que sentiu dores no joelho momentos antes do duelo contra o América-MG, não treinou mais uma vez e deve ser substituído por Chiquinho. A atividade ficou marcada pela presença do pentacampeão mundial Rivaldo, que foi assistir seu sobrinho, Romildo, da equipe Sub-20.
Confira outras respostas de Zé Ricardo na coletiva desta sexta-feira:
Flamengo bem como visitante
Parece coincidência, mas como a gente não tem o Maracanã, que é a nossa casa, a gente tem de jogar igual de toda forma em casa ou fora. A gente tem mais que o dobro de quilômetros voados do que o Palmeiras. São 40 mil km nossos e 20 mil km do Palmeiras. Isso é um dado importante, porque com certeza é um desgaste a mais, mas já sabíamos disso. Essa questão de ser um dos melhores visitantes é porque temos de ser iguais em todo lugar. Temos que fazer das dificuldades uma motivação a mais para brigar cada vez mais no topo da tabela.
Qual a maior busca do Fla atualmente?
É preciso equilíbrio. O adversário pode sair mais ou não num jogo. Nossa ideia é que, independentemente do lugar onde o Flamengo jogue, é tentar jogar. Não é uma transformação fácil, mas temos jogadores inteligentes e de boa condição técnica. Todas equipes passam por momento de desequilíbrio, mas o Flamengo busca esse equilíbrio para chegar equilibrado no restante da competição.
Diego
Foi um encontro rápido, a gente trocou poucos palavras. Externei a felicidade de tê-lo aqui e disse a ele que estamos aqui para materializarmos as expectativas dele. Estamos aqui para sermos facilitadores para ele seja muito feliz no período em que vai ficar no Flamengo. Diego está entregue ao CEP. Quando tiver condições de vir pra campo, eles vão me sinalizar. Está fazendo uma bateria de exames e testes para saber qual carga vamos poder passar para ele em campo. Temos os mesmos cuidados com Donatti e Damião para que possam estrear com saúde.
Jorge faz teste no sábado para saber se joga?
Substituto imediato do Jorge é o Chiquinho, temos confiança total no Chiquinho. Está fazendo trabalhos no CEP, amanhã ele deve ir pra campo e vamos ver se tem condições de jogo ou não. Se o Jorge tiver condições, vai pro jogo.
Pensamento na Sul-Americana e necessidade de elenco grande.
Flamengo entra na Sul-Americana para vencer, é uma competição que a gente não tem. É um mata-mata com 10 jogos e que vale vaga na Libertadores. O campo vai dizer quem estiver melhor para escalarmos.
Tecnologia no futebol
Sou a favor, porque tudo evoluiu no futebol. Gosto de trabalhar com números, estatísticas… Não ganha jogo, mas ajuda demais. Temos o exemplo claro do que aconteceu com Alan Patrick. Ele estava com os mesmos sintomas, ficou fora contra Atlético e Botafogo, mas retornou bem contra o América. Provavelmente se tivéssemos esticado mais a corda, poderia trazer lesão e traria prejuízo enorme, porque o Alan é talentosíssimo, é um jogador inteligente e que tem muito a agregar para a nossa equipe. Concordo com o CEP. Não tinha motivo investir tanto no CEP e não usá-lo na condição plena.
Se fosse uma final de Libertadores, Sul-Americana, poderíamos até utilizar um jogador fora de sua condição ideal.
Rivaldo no Ninho e papo com ele
Fui tietar o Rivaldo, torci pra caramba por ele, foi um dos grandes jogadores que tivemos no Brasil. Recentemente foi um dos tops, é impressionante como jogava com talento individual e para a equipe. Dos jogadores que mais me chamava atenção quando jogava. Em 2002, no Mundial foi peça-chave assim como o Ronaldo.
Motivo da visita de Rivaldo
Veio ver o Rodrigo (Caetano). Se não me engano, jogou com Rodrigo em seu início no Mogi Mirim, não sei se houve outro motivo específico. É sempre bom receber presença de um atleta com tamanho energia, tomara que influencie os rapazes que estavam batendo falta no momento do jogo.
Fonte: Globo Esporte
Ver comentários
Tomara que estréie logo. Já estou sonhando com as nossas tabelas...
Kkkkkkkkkk
kkkkkkk Já pensou em jogar no barcelona craque? Fazendo tabela com Iniesta e lançando o Messi? kkkkk
Que nada... Prefiro ficar aqui no mengão... Rio de Janeiro... Praia... Torcida linda que me ama... Salário em dia... Ainda vou jogar ao lado do Diego!!!
Agora você vai ter costas bem largas para se esconder enquanto o time tiver trocando passes.
Jamais... Nunca me escondo no jogo... Confio no meu futebol.
Se fosse um volante já estaria jogando!
Para os fãs do Chiquinho, parece que vão ter a chance de ver o Mito novamente em campo no domingo.
O nível dos repórteres esta cada vez melhor!!! Será que não foi por isso que o Rivaldo esteve no ninho? "Mas o
clube da Gávea está de olho também no futuro e vem reforçando suas equipes de
base com alguns jogadores que se destacam pelo Brasil. E a última aquisição do
clube é o meia-atacante Romildo Neto, sobrinho do ex-craque Rivaldo."
ZR: "Ainda estamos trabalhando para fazer com que o Diego apresente o mesmo nível técnico do Márcio Araújo"
AHHHHH NÃO, CHIQUINHO DE NOVO NÃOOOOO
não se preocupe ... Marcio Araujo será o lateral esquerdo. MessiAraujo arrebenta em qualquer posição
Eu assisto aos jogos do Flamengo, e a maioria das vezes, o que me tira a tranquilidade, são os momentos que temos que fazer recomposição defensiva.
Eu sei que é sofrível ver o MA dominar uma bola e dar 3 toque até recuar pra algum zagueiro, e sei que precisa ser encarado com atenção e zelo.
No entanto, todo flamenguista de verdade sabe o quanto conseguimos reviver goleiros em má fase, atacantes que não marcam a 34 anos. Então, eu sempre tento observar o posicionamento além do centro da jogada, do raio mínimo onde se encontra a bola.
Por isso, sempre digo: precisamos primeiro nos preocupar como vamos atacar: com quantos, onde, com que velocidade, qual jogador adversário vai atacar aquela região, como vai se comportar as linhas no último terço defensivo.. dentre outras questões.
Concordo com o autor do texto, o Cuellar com febre é infinitamente mais eficiente que o Márcio. Porém, jogar com 3 meias não me deixaria nem um pouco "tranquilo" ao assistir os jogos. Não sinto segurança defensiva nesse time ainda, por mais que tenha tudo para adquirir. O ataque não vai se pagar, na minha opinião. Pessoal gosta de pegar exemplos europeus, então vai lá: Barcelona ataca e defende com todos, a partir do momento que a bola é perdida. Todos os espaços são diminuídos, as linhas se aproximam. É claro que isso é quase como um "abafa", quando feito com qualidade e COM MUITA APTIDÃO TÁTICA E DEFENSIVA, VELOZ, FORTE. Um exemplo de bom jogador do nosso time (que ao meu ver deve ser titular) que creio não ter velocidade suficiente para cumprir, é o Mancuello. O Patrick, até o Diego chegar, é a referencia técnica, e gosto muito do futebol dele no nosso time, mas, não espero dele qualidade defensiva suficiente.
Então, um Ederson, ou um Everton, sempre terá compreensão minha, quando escalados. Não entendo como "os melhores tem sempre que jogar". Real Madrid impos um futebol que não estavamos acostumados a ver no time merengue na final da Champions. Casemiro por dentro, uma aptidão imensa na marcação, com Cristiano atuante e o Bale INCANSÁVEL e muito chato quando perdia a bola pra fechar as laterais. O problema nosso, é que o Cirino anda dando umas voltas com o Nego do Borel, e esqueceu que um dia foi um bom jogador. Pelo que esperávamos dele, seria o segundo atacante perfeito. Fazia várias movimentações. varios facões, por entre o primeiro volante e zagueiro, ora pra receber a bola, ora pra abrir espaços as volantes e meias. Lembro do jogo contra o Goias ano passado, que ele fez o gol numa bola enfiada pelo Guerrero, enfim.. nosso maior problema foi ter perdido o Ederson que vinha em uma crescente interessante. Espero que volte, e enquanto isso, que o Everton quebre um galhão. Vontade não falta, e nunca faltou a ele.
Temos um baita elenco, um treinador muito motivado pelo que tenho acompanhado (e acompanho muito, todos os dias, vi a todos os jogos do ano). Capacidade, plantel e potencia, não nos falta. Vamos encontrar uma equipe em breve, para iniciar o turno com boas alternativas táticas. Mas, ao meu ver, nenhuma delas passa por 3 meias relativamente lentos, muito menos por dois centroavantes mais estáticos e sem nenhuma dessas qualidades táticas defensivas.
Lembrando que é só uma visão, mesclado com expectativas de ver nosso camisa 35 desempenhar um futebol maduro e inteligente.
SRN.
quando vc fala "nenhuma delas passa por 3 meias relativamente lentos" fala de Mancuello, Alan Patrick e Diego? se for isso, acho que Alan Patrick perde posição por Diego, e Mancuello e Ederson ou Everton fica com a outra vaga.
Isso mesmo! Concordo contigo, optaria por esse meio.
As vezes eu fico olhando alguns comentários , aqui no coluna e fico impressionado com alguns torcedores não entendem nada de futebol , ou então fingem que não entendem , os caras chegam ao ponto de defender caramujo de titular , pra defender a cagada que o ZR ta fazendo na escalação , nem dps de uma surra pro Corinthians os caras não viram a realidade , caramujo tem que ser reserva urgentemente, como ele lê nesse time dificilmente vamos andar pra frente , ficar com esse jogador e sinônimo de fracasso é tá na hora do ZR colocar esse time pra jogar mais bola , futebol tá fraco.
EU NÃO ACREDITO QUE ESSE CIDADÃO VIROU TÉCNICO DO FLAMENGO! ELE NÃO RESPEITA A TORCIDA, TOMA SUFOCO TODO JOGO, MEXE MAL PRA CARAL.....E AINDA ACREDITA QUE O CHIQUINHO VAI DAR CONTA DE JOGAR NA LATERAL!É BRINCADEIRA! NEM O CHIQUINHO SABE ONDE ELE JOGA, MAS O MESTRE ZÉ BURICARDO ACREDITA NELE! PODE PREPARA O CORAÇÃO GALERA! DOMINGO TEM SUFOCO DINOVO! ESCUTA O QUE EU VOU DIZER : ELE VAI ENTRAR EM CAMPO COM JUAN E VAZ, E VAI DEIXAR O DONATTI NO BANCO! É TESTE PRA CARDÍACO! CHIQUINHO M.ARAUJO, FERNANDINHO!
EU NÃO ACREDITO QUE VOCÊ SEJA FLAMEMGUISTA OU QUE AO MENOS ENTENDA DE FUTEBOL.
WOW! &;-D
Como eu queria jogar ao lado do Diego, um dia volto pro Mengão.