Colunas

Zé Ricardo não fez mágica, fez um time

Salve Nação Rubro Negra!

Zé Ricardo deu vida ao elenco e não precisou de muito para fazer o time começar a jogar bola e ser grande favorito ao título. Só precisou de um pouco de inteligência e explorar algumas de suas melhores armas.

Zé Ricardo ainda só não conseguiu explicar muito bem as titularidades de jogadores cativos no elenco, falo de Márcio Araújo e Cirino.

Por isso, vim apresentar a vocês algumas variações táticas e algumas ideias que tive e nosso técnico poderia utilizar caso queira exonerar de vez alguns jogadores que não rendem o mesmo que outros.

Antes de mais nada, o Flamengo de Zé Ricardo hoje joga de duas maneiras que conseguiram surtir efeito, baseando um pouco do trabalho que ele realizou na base do clube.

Com algumas mudanças o Flamengo não perderia nenhum de seus principais jogadores e ganharia alguns que ajudariam tanto na qualidade de passe, como também na criação de jogadas.

Lembrando que ao contrário do que se é feito hoje, os estrangeiros contratados neste ano por um alto custo, merecem e devem ser titulares dessa equipe e para isso não é difícil adaptar, veja só:

Na primeira imagem, vemos apenas as mudanças de peças com a entrada de Cuéllar e Mancuello, os gringos que não conseguem espaços na equipe e seguem como reservas no grupo.

Já na segunda, vemos o que grande parte da torcida pede desde o início do ano, quando vivíamos na Era Muricy, e que não seria mistério algum para o treinador Zé Ricardo tentar implantar, já que os jogadores possuem características semelhantes e ganharia com a questão da posse, do passe e da criação de jogadas conforme citei acima, o feijão com arroz também chamado de 4-4-2.

Em um outro mundo, mas não tão distante… ainda há a possibilidade de sonhar com algo diferente, que seria o 3-5-2. Uma formação um pouco mais defensiva atuando com 3 zagueiros, mas também bem ofensiva já que o meio campo ficaria mais ‘povoado’.

Não vou ilustrar dessa vez e ao contrário do que fiz acima, vou contar com a estréia de Donatti e Leandro Damião, ok?

Meu goleiro continuaria sendo o Muralha. Meu trio de zagueiros seria Juan, Donatti e Réver. Me aprofundando mais na zaga, Donatti recém contratado é um grande jogador, mas tem como defeito a falta de velocidade o que pode ser um grande problema já que Juan também não é tão rápido e Réver ainda não atingiu a forma física adequada, logo, uma zaga entre Juan e Donatti ou Réver e Donatti seria complicada de lidar com ataques rápidos. Já que não temos laterais vamos um pouco mais à frente… Jogando com 2 volantes que seriam Arão e Mancuello, sim, Mancuello! Que tem características de meia, pelo bom passe e visão de jogo, mas seria melhor atuando vindo de trás dando opção para o remate de fora de área. Os alas, seriam Rodinei e Éverton que já jogou assim no passado. Alan Patrick nosso “camisa 10” (claro!) e mais a frente seria um pouco ousado… Paolo Guerrero e? Leandro Damião. Notei em Guerrero a ausência de um companheiro de porte e boa finalização, afinal, Cirino e cia é complicado. Leandro Damião ficaria com um papel mais de área e Guerrero, como jogava no Corinthians e joga na seleção do Peru, um garçom matador, aquele que sai da área, da a opção do passe e toca para o companheiro finalizar. (Por sinal, Cuevas hoje no São Paulo, fez dois gols desse modo no Peru com assistências de Guerrero).

Um 3-5-2 com uma boa defesa e um bom ataque, seriam as armas para o Flamengo ser campeão pela sétima vez do Campeonato Brasileiro. Viajem ou não, é uma possibilidade e pode ser analisada com carinho já que nossos velocistas não conseguem produzir algo útil.

Zé Ricardo não precisa ser mágico para montar o time do Flamengo, precisa apenas ser um bom técnico e isso ele vem provando ser. Basta apenas fazer alguns ajustes e o Flamengo, em um passe de mágica, tira o coelho da cartola.

Enfim, é isso… deixem seus comentários abaixo e vamos debater.

Saudações Rubro Negras,

Cleito Jr.
Twitter: @cjunior_fla

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Óbvio que Zé tem meritos na organização do time, único questionamento que fica são as peças que são usadas, o que o Marcio faz em campo o Cuellar faz melhor, ele era sempre opção de passe graças a sua movimentação e conseguia ter uma saída de bola pra frente e não pra os lados como se tem hoje com Marcio.

  • O flamengo usou Mancuello - Arão - Cuellar e rendeu bem, pelo menos enquanto o Arão ficou de volante. Um dos buracos que tinhamos era justamente o deixado pelo Arão, que nunca voltava e desprotegia a zaga. Se os jogadores de meio fizerem uma boa recomposição, teremos um bom esquema.

    • Eu insistiria mais nesse trio. Tem muito mais qualidade que AP, Arão e MA, na minha opinião.

  • Vamos perder pro Botafogo sábado.
    Tão jogando demais,vamos perder feio,se não tomarmos de 4 de novo é sorte

  • Otimas colocações Claito. Gostaria muito de ver o Flamengo nesse 442 porém, com o meio campo em forma de losango. Com o Cuellar mais plantado na entrada da área e com o Mancuello na função de médio volante pela esquerda e o Arão pela direita e como Alan Patrick centralizado, porém livre para inverter posição com os dois.
    Quanto ao Márcio Araujo, acredito que nós dois nutrimos o mesmo amor por este jogador... ou seja, nenhum rs porém acredito que o Cuellar ainda não ganhou a posição dele porque ainda está se adaptando a jogar como primeiro volante.
    O Muricy tinha uma mania, desde os tempos do SP, de contratar jogadores para determinadas posições sem que estes jogadores nunca tivessem desempenhado tal função ou até jogado muito pouco.
    Acredito que o Cuellar sofre desse mal. Ele tem o passe milhões de anos luz melhor que o MA, é um bom marcador, tem boa saída de bola mas, como jogou a vida toda de segundo volante, ainda se perde um pouco na marcação, as vezes acompanhando o adversário através do campo e deixando a entrada da área desprotegida. Mas acredito que com essa pequena correção ele se tornará, em breve, o melhor primeiro volante do Brasil .

    • Bruno, o problema do losango no meio é que ele não encaixa a marcação nos times que jogam com jogadores abertos (quase todo mundo no Brasileirão hoje). Os meias centrais precisam abrir muito na hora da fase defensiva, a não ser que seja uma formação fluida.

  • Exelente texto Cleito, se o time melhorou sem ter os melhores jogadores em campo, quando o Zé alinhas os melhores com o padrão tatico que ele fez o time ter, vamos brigar ainda mais longe esse ano! Só vejo que no esquema 4-1-4-1 que você montou na minha opnião o Mancuello não deveria recompor pelas beiradas e sim por dentro, mas ou menos nessa imagem:

    • O problema é esse: O Zé não vai alinhar os melhores nunca. Esquece!

  • Concordo que é o Zé fez de um bando um time, coisa que infelizmente o Muricy não conseguiu, estava torcendo muito pelo Muricy. Mas imagine se o Zé fosse mais justo e menos paneleiro, o time estaria muito mais forte.

    Manter a titularidade e a preferência de entrada de jogadores como MA, Cirino, Fernandinho e Gabriel, com o elenco com o Flamengo tem é surreal.

    • Cara mas que tá afirmando que ele é isso (injusto e paneleiro) é vc, vc não é o técnico, não viu um treino do Fla na vida e quer saber mais que o cara que tá lá no dia a dia instruindo os caras e vendo quem está bem ou mal

      • Jogo é jogo, treino é treino né pae?

        O MA nunca foi jogador para ser titular no Flamengo, ele é no máximo esforçado e só. Cuellar é mil vezes melhor que ele, não é injusto ficar no banco?

        Sabemos que o futebol tem seus intere$$es, discordar disso seria ingenuidade.

        • Não veja o jogador somente quando ele está no combate direto ao adversário, ou dando um passe ou efetuando um drible. Como exemplo, no futebol italiano que é a referência mundial em sistemas defensivos, eles deixam um zagueiro técnico no banco e colocam um zagueiro de pouca técnica mas de bom posicionamento prá jogar. Saber onde estar no campo é mais importante do que outros quesitos mais notórios ao torcedor, a menos que o jogador em questão seja capaz de resolver o jogo sozinho.

          • Concordo com vc. Por isso que eu afirmo q o MA não deveria ser titular NUNCA no Flamengo. Observe q ele se esconde do jogo, deixa brechas para o adversário, não se posiciona muito bem. Isso sem contar q é limitadíssimo na técnica, muito mal consegue acertar um passe para frente. Ele só é um jogador mediano esforçado, tanto que não foi aproveitado em clubes menores como Palmeiras e Atlético MG.

            O Cuellar tem todos os fundamentos melhores do q o MA, TODOS. Tanto é vdd q o Cuellar vinha jogando muito bem, apesar de termos uma zaga horrível (Wallace e Cesar na época) e apesar do Muricy ter deixado o Arão mais solto na frente, ainda assim o Cuellar estava monstrão, até ter o azar de se machucar e misteriosamente ter ido para o banco justamente com o sr. Jayme assumiu o time.

            Imagine agora com uma zaga mais estabilizada e com um sistema melhor de jogo, vc não acha q o Cuellar renderia muito mais q o MA?

      • Vc ainda tem dúvida da panelinha. Eu acredito até que os caras estavam sendo displicentes com o Murici, tanto que os únicos elogiados como exemplos de entrega eram os estrangeiros. Ou esqueceram das notícias passadas?

    • Como podemos afirmar algo desse tipo? Não acho que seja paneleiro.. Também não acho que esteja equivocado nas escolhas... Ele simplesmente está fazendo o simples: arrumando o time defensivamente para depois se preocupar em ensinar jogadores que são mais técnicos a terem a disciplina tática que os perebas estão tendo. É questão de tempo

  • Mancuello na ponta esquerda? Seria triste de ver o coitado, que tem muita consciencia tática e defensiva, acompanhar um William, um Marcos Rocha.

    Mancuello compoe o meio, pela esquerda. A unica possível que vejo, seria o Arão pela direita, fazendo o que o Willians já fez em 2009, por exemplo. Ou que o Elano fazia na seleção em 2010.

    De resto, 3-5-2 é suicídio. Quanto mais 2 atacantes como Guerrero e Damião. O Vizeu ainda é mais jovem, consegue compor o meio, fechar o primeiro volante, dar combate em lateral quando preciso. O Guerrero mal faz isso nos zagueiros.

    Abraço!

  • O Mancuello é substituto natural do Alan Patrick só que ainda tinha aprendido a jogar ali, quando entrava corria para todos os lados e desmontava o sistema tático, no jogo contra atlético ele se comportou como o Alan, ai sim, vai ser só uma questão de tempo para ele ficar como titular, quanto ao Cuellar é mais difícil porque ele tem uma excelente saida de bola mas defende pior do que o MA, e entre apoiar e defender o técnico vai sempre optar por quem defende melhor por ser um homem de proteção de zaga, se fosse segundo volante até poderia, mas primeiro a opção é sempre para defender e depois apoiar, na frente ele só deve optar por mais de um centro-avante no caso de estar correndo atrás do resultado.

    • Cuellar defende pior que caramujo ?? Por vc é um defensor das cagadas do Zé Ricardo mesmo heim.

      • Quem defende melhor? Cáceres ou MA? Cáceres tromba, faz falta, dá carrinho, tira a bola ou derruba o adversário... Mas a melhor maneira de defender é estar no lugar certo na hora certa.. Se isso ocorrer o jogador que está com a bola nem tem a chance do passe.. Vide o jogo contra o Internacional, onde o time ocupou bem os espaços e o Inter tocava a bola sem produzir nada... MA ocupa o espaço... Quanto tempo não há uma jogada de perigo contra nós nas costas do Jorge.... Isso porque ele sempre está lá. Ele tem MUITA, mas MUITA limitação técnica, mas taticamente falando é talvez o mais disciplinado do elenco. Não sei se o termo correto seria dizer que defende melhor que o Cuéllar, mas com certeza tem sido mais útil defensivamente que o Cuéllar, e a defesa sólida foi o que fez o time evoluir. Até sofrermos aquele apagão contra o Corinthians éramos se não me engano a segunda melhor defesa do campeonato.

        • te sido mais ultil defensivamente do q Cuellar ? E cada uma , o cara já contra o inter deixou um monte de espaços pelo meio , qm viu o jogo sabe disso , contra o Corinthians deixou espaços nas costas do Jorge , e no meio tbm pode ver os gols não que a culpa seja só dele , Cuellar na época do Muricy era um dos melhores jogadores e o time mais o time era uma zona , Cuellar mil vezes melhor do q esse perebendo , que não se apresenta , deixa espaços e só rouba umas bolinhas e um monte de gnt fala q o cara tabem.

          • Exato Rafael, penso igual vc, e milhares de Rubro Negros tbm pensam da mesma forma. Só mesmo o sr. Jayme, com sua panelinha, acha q o MA é melhor q o Cuellar. Não faz sentido.

        • Vc assistiu o jogo contra os mulambos? Ainda acha que o MA preenche espaço melhor que o Cuellar?

    • Cara, acho que nem pior e nem melhor... a questão não é essa! Eles tem características diferentes, que pro esquema que do Zé, o MA casou melhor! Pessoal tem que dar o braço a torcer, eu entendo as limitações do
      MA, mas isso não quer dizer que eles não tem qualidades. E com Cirino a mesma coisa, tá jogando e o time tá ganhando ... corneteiro vai encher o saco pra tirar os caras e depois não entende o que está errado no time, quando começar a perder direto. Lembrando que Beleti, o lateral mais meia-boca que já vestiu a camisa da seleção, entrou numa final de Champions e fez gol de título pro Barça (esse aí tinha estrela mesmo!! haha)

      • Mesmo no Barça, no RM ou na seleção da Alemanha 7X1 sempre haverá alguém que estará no time mais por questões táticas do que por ter qualidade superior aos respectivos reservas, compreendemos isso.
        Mas... às vezes...
        Aliás, a própria justificativa cria uma falsa realidade, fica a impressão que MA é um reba total mas que seria taticamente impecável, nem tanto um nem tanto outro;
        Eu, de qualquer forma, queria Cuellar, mas tá bom tb...

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024