Notícias

Zé surpreende e arma Fla com Alan Patrick e Mancuello em treino fechado

Pela primeira vez sem jogos no final de semana neste Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo aproveitou para fechar os treinos da véspera da partida contra o América-MG, na segunda-feira, e fazer testes na equipe às escondidas. Mas o GloboEsporte.com apurou que o técnico testou Alan Patrick na vaga do suspenso Everton e armou o Flamengo no 4-4-2, formando uma dupla de meias com Mancuello. Decisão que surpreende, já que em entrevista coletiva na última sexta-feira o comandante destacou que seria difícil usar Mancuello e Alan juntos, assim como Guerrero e Leandro Damião. Outra novidade foi no ataque, com Fernandinho no lugar de Marcelo Cirino.

O time treinou com Muralha, Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Fernandinho e Guerrero. Gabriel, que foi testado entre os titulares, na última sexta, ficou entre os reservas. Mas ainda é cedo para cravar que a escalação armada neste sábado é a que vai para o jogo.

– Preparação boa, a gente teve mais um dia para trabalhar, então pudemos testar algumas opções. Trabalhar também a parte emocional dos atletas para poder entender que é um jogo bastante complicado, apesar da diferença em que as duas equipes se encontram na tabela. Vai ser um jogo bastante difícil, eles estão conscientes que a gente tem tudo para fazer uma grande partida, mas vai precisar realmente transpirar bastante para que isso aconteça – disse Zé Ricardo, em entrevista em um canal oficial destinado exclusivamente aos sócios-torcedores.

A única vez em que Zé Ricardo iniciou jogando com Mancuello e Alan Patrick foi há quase dois meses, no triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Na ocasião, a dupla atuou junta apenas no primeiro tempo e teve atuação apagada – o gol da vitória, de Vizeu, saiu na etapa final. Com 24 pontos, o Flamengo é o sexto colocado do Brasileirão e tenta voltar ao G-4 nesta segunda-feira, contra o América-MG, às 20h (de Brasília), no Kleber Andrade, em Cariacica (ES).

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Mas é logico que precisa de mais criatividade e menos correria contra times que jogam na retranca. De que adianta ter o Cilixo com dois ou três marcadores? Sozinho ele já se complica. SRN

  • Com certeza o zé buceta leu a enxurrada de críticas em todos os sites que publicaram o monte de asneiras que ele disse, é voltou atrás vendo que aquele conceito está completamente errado.

  • E galera como o rapaz falou no comentário,colocar o Fernandinho no lugar do Cirino e mesma coisa que nada, a minha formaçao seria da seguinte forma, Muralha,Pará,Rever,Vaz(Donatti),Jorge,Cuellar,Arao,Mancuello,A.Patrik,Adryan(L.Damião)Guerrero.
    Eu testaria essa formaçao, vejo pontencial no Ze Ricardo, mas com tanta temosia vai ser dificil ele ter o apoio da torcida,e concequetimente ele vai ser demitido,insistem em escalar MA,Cirino ou Fernandinho, quando nao entra o Gabriel ai e pra foder a porra toda, ele tem o bom elenco porem ele mesmo se barra na sua teimosia, a nao ser que estejam manipulando ele para entra com esses cara, vamos aguardar e torcer para o Flamengo vencer e convencer nois torcedores. SDÇ RUBRO NEGRA

    • Achei interessante, deveria sim testar o Adryan como segundo atacante ao lado do Guerrero.

  • Escalando Mancuello ou não eu ainda sou a favor da sua demissão , sabe por q ?? Por continua escalando caramujo e jogando covardemente contra times mil vezes mais fraco que o nosso , se ele começar a jogar pra frente(o q e difícil) e escalar os o que ele tem de melhor vai ter meu apoio , caso Contra rio vou continuar criticando , por fazer o time jogar como pequeno.

    • Só porque ele não monta o time do teu jeito, tu quer vê-lo demitido?Amigo, se ele sair, vim Luxemburgo, Papai Joel e Abelão?É isso que você quer?Se for para trazer técnico gringo nessa altura do campeonato nem traga, técnicos estrangeiros precisam de pré-temporada.

      Cara, eu concordo contigo a respeito da escalação, mas o time ta ganhando, ta com padrão, tem jogado bem.SRN!

      • Não e do meu jeito , e do Jeito do Flamengo, Zé Ricardo está escalando errado , tá substuindo errado , as declarações defedendo esses jogadores medíocres não são nada convincentes , o jeito que o Flamengo tá jogando e do Jeito de time pequeno , de time covarde , segurando resultados contra times medíocres , santa cruz , Botafogo , cruzeiro .... Até quando o time ganha o Zé Ricardo vai mal , pra mim nesse momento ele não tá preparando , prefiro a demissão dele , qm sabe com isso ele estude e de fato seja um treinador moderno.

      • E nesse momento o ZR e um novo papai Joel Santana , tinha até me esquecido de escrever , e só ve como os times de Joel Santana jogava e comparar com esse , Faz um Gol e coloca todo mundo lá atraz

        • José Mourinho se cansava de fazer isso no Chelsea e no Inter de Milão, ele empatava muitos jogos, mas isso nunca impediu ele de ganhar títulos. Real Madrid era o único time que ele assumiu, na qual eu não vi ele fazer isso.

          Tite também fazia muito isso no Corinthians. Tenho amigos corinthianos que chamavam ele de EmpaTITE, pois ele fazia, 1,2x0 e recuava o time e tomava a famosa "empatalibilidade" que os corinthianos diziam desde a época do Mano Menezes, que também era outro que fazia isso.

          Só porque ele recua o time quer dizer que ele é um merda? olhe os técnicos que eu citei que fazem isso. Ele errou?Sim, mas ele admitiu que a estratégia dele não funcionou, acontece, futebol não é ciência exata.

          Apoio totalmente o trabalho dele, mas é claro, tem coisas que eu não concordo, como a escalação do time. SRN.

          • Tite fazia isso no Corinthians ???? Tu tá de brincadeira amigo , os times do tite são tudo compactados dificilmente vc ve os times dele levar sufoco , a inter do Mourinho só jogou nem digo que ele foi covarde , pois o único jogo que eu vi ele joga todo mundo la atraz , foi com um Barcelona que entrou pra historia , agora dize r que o tite fazia isso kkkkk e cada uma .

          • Mas é óbvio que os times do Tite não levam sufoco, os times dele os ONZE jogadores ficavam atrás da linha da bola!Coisa que os time dos ZR sempre faz quando ta sem a bola e vocês chamam isso de retranca. Veja os jogos do Tite de 2011, era sempre de 1x0 e levava sufoco até o final, empatava direto, no final campeão. Ano passado, até contra o Flamengo, ele próprio fez isso, mas a estratégia dele era sempre sair no contra-ataque, mas ele para isso tinha que recuar o time, ou por acaso você já viu um time jogar num contra-ataque com marcação alta?

            Como o ZR, ele recuou o time com uma estratégia, que era manter a posse de bola e envolver o Botafogo e explorar os espaços, deu certo, fizemos o terceiro gol, daí ele recou mais um volante para marcar o Neílton que tava sambando na nas costas do Pará. E advinha? ele inverte o lado e faz o gol.

            Já vi Abel Braga e Muricy fazerem isso direto, no jogo contra o Atlético MG na primeira liga, depois de 2x0 ele mesmo fez isso. Abel Braga, tinha fama de fazer o mesmo, em 2006 com o Inter, todo jogo era assim, por isso foi vice-campeão, em 2012 com Fluminense, levava sufoco o tempo todo, eu mesmo lembro disso, e no final, campeão.

          • Os times do Tite não joga igual o desse novo Papai Joel , isso é fato , não sem da onde vc tirou esse comparação , na minha opinião Ridícula , os times do Tite são bem montados sabe sair no contra ataque , coisa que esse time nosso quando ta na frente não faz , parece que o Zé Ricardo proibe todo mundo de passar do meio campo.
            Esse time nosso com o ZR , joga igual os times do Papai Joel santana faz. Um Gol e joga todo mundo lá atraz sem proposta de contra ataque sem nada , eu não to gostando do trabalho do ZR não, pra mim desse jeito que esse time tá jogando logo , logo ele cai.

          • Tudo bem amigo, o Zé Ricardo é muito ruim mesmo, não serve para ser técnico do Flamengo, você ta certo, vamos demiti-lo e trazer Abelão ou técnico gringo que só terá 3~2 de treino. Beleza, com isso tudo, o Flamengo pode ser campeão! Olha só que show, Abelão ou Luxemburgo dando sopa aí, vamos contra-los, vamos ser campeões.

          • Se vc quiser o time jogando com os piores e jogando na retranca , deixa o ZR mesmo ou então traz o Joel Santana , por isso o futebol Brasileiro tá essa vergonha técnicos medrosos e retranqueiro , os unicos que se salvam são o Dorival , cuca e Fernando Diniz o resta são tudo retranqueiros e o zé Ricardo tá parecendo ser da mesma escola de Joel e de companhia aí.

          • Cara, respeita o Joel, apesar de tudo nos deu grandes alegrias. Ficou defasado com o tempo, mas merece nosso respeito.

          • Eu sei cara , mas desse jeito que nosso time tá jogando dificilmente vamos conseguir alguma coisa o time do Zé Jogando parece o Do Joel Santana , e no futebol moderno de hoje não se pode joga mais desse jeito , Vlw.

          • Pois é Guilherme!

            Onde eu assino?

            Não sei se dou risada, ou se fico com pena.

          • Exato, Guilherme, e se ele vem fazendo uma mudança aqui e ali, é sinal que ele ainda está buscando uma formação ideal.
            Tb me aborreço ao ver caramujo e cirino, mas sei que mais cedo ou mais tarde eles vão sair. É só uma questão de tempo. É preciso ter paciência, controlar a ansiedade sem deixar de ser crítico.

            Mas é claro que quanto antes ele tirá-los melhor será.

        • Volta Joel Santana!!!! Os time do ZR jogando , idêntico o do Papai , eu acho que a retranca do Joel Funcionária melhor .

      • Valeu Guilherme! Quando receber meu primeiro salário darei a metade para você.

  • Ja fico feliz em saber que ele ta testando diferentes jogadores e diferentes esquemas! Espero que o time tenha intensidade!! SRN

    • Ele só jogou uma partida depois de voltar de uma lesão. Por que ele estaria mal?

      • As pessoas tem memória curta demais. Juan antes de se lesionar, era um dos melhores do time, o Cuéllar antes do jogo contra o Fortaleza também. O cara faz um jogo ruim, e todos os jogos bons que ele fez antes são esquecidos.

        • Exatamente, rss. Mas eu não achei Juan mal na última partida. Achei que ele não estava no seu ápice técnico que estamos acostumados, mas isso é fruto da sua longa lesão e falta de ritmo.

          • A partida dele foi horrorosa e pro meu gosto essa combinação de zaga fica pesada e datada...mas vamos ver...

          • Não achei nada de comprometedor na atuação dele. Mas é verdade, a zaga com ele fica muito pesada mesmo, se ele tiver ao lado do Vaz, poderiam melhorar as coisas.

    • Só falta Tirar o Muralha e o Alan Patrick e colocar , mas dois Volantes no meio faz isso aí.

      • Boa ideia! Vou pensar nesse caso para o próximo jogo, pois nessa partida não dá mais tempo.

  • Se de fato concretizar essas mudanças, vai se encaminhar para a formação ideal do flamengo com dois meias.
    Porem não adiantará em nada escalar o Mancuello se não deixa-lo armar a equipe pelo meio junto com o Alan Patrick e fazê-lo jogar como ponta tendo que marcar lateral até a linha de fundo.

  • Leio coisas escritas pela nossa torcida, que realmente, me sinto vendo jogos completamente diferentes.

    Se fosse ler apenas os comentários sem ver os jogos, pareceria a época que o Ney Franco treinou nosso time a última vez e foi demitido em meia dúzia de jogos. Não parece que passamos a ter um time com FUNCIONALIDADE TATICA, COMPACTAÇÃO E DEFINIÇÃO DE PAPÉIS!

    Apenas para lembra-los: esse rapaz pegou o mesmo time do Muricy, e fez com que apresentasse um futebol que eu não via sei lá quanto tempo. Então, meu caro, quando vier digitar com o intestino sem fundamento algum, e ao final "escalar o seu time", pense duas vezes. É o mínimo. "Na minha opinião, tinha que jogar Mancu Diego e Patrick"... Ainda bem que é só sua opinião mesmo, graças a Deus por você não ser o técnico.

    Claro que tem sempre bons argumentos contrarios, eu mesmo concordo com muitos deles (Cuellar principalmente). Mas acima de tudo, por falta de boas opções, por qualidade demonstrada na base e nos poucos jogos que teve, O ZE RICARDO E NOSSO TÉCNICO!

    Abel Braga e afins: FIQUEM LONGE DO MEU FLAMENGO!

    • Escrever ali a onde eu comentei amigo , não fica mandando indireta não isso aí é coisa pra mulherzinha.

    • Esquente não Ruan, tem muita gente que ver o jogo como vc esta vendo.....parabens.

    • Precise nem escrever. Parabéns, é difícil entender a mente de uns torcedores aqui. Tem uns até que usam argumentos lógicos para ser contra o Zé Ricardo, já esses eu até entendendo e respeito, já outros, vão pela emoção e esquecem a parte tática e evolutiva do time. SRN.

      • Sim cara, exatamente isso.
        Ai discutir obviedade e foda! Mas temos que respeitar, ou ficar quieto kkkkkk as vezes é difícil.

      • Dá um embrulho no estômago ver Caramujo e Cirino como titulares absolutos e Mancuello jogado de lado, com Gabriel entrando.

        Entendo o cara.

        Mas dá para jogar num 4-2-3-1 sem fuder o esquema tático, ou mesmo, usar exatamente o mesmo esquema tático sem perder capacidade de marcação. O Mancuello sem a bola já marca naturalmente, isso é característica dos argentinos. E o Cuéllar é raçudo e marca bem, rouba bolas melhor que o Caramujo, a diferença é que sai melhor e faz enfiadas precisas. Se o Zé fala tanto em velocidade, não dá para entender não usar o Cuéllar, que marca mas não fica atrasando o ataque, com o Caramujo que só sabe tocar para o lado ou para trás.

        O Zé é um pouco incoerente. Não ponho a mão no fogo que não tem pelo menos um pouco de interferência de empresário. Não dá para explicar Cirino e Caramujo.

    • Temos elenco pra estar brigando pelo primeiro e estamos em sexto.

      Então calma aí com essa idolatria ao Zé Ricardo.

      Ele melhorou o time. Certo. Mas algumas opções dele estão impedindo o time de evoluir.

      Falar que jogar sem pontas o futebol vai ficar sem marcação? Conte isso pra aquela juventus vice campeã da champions.

      Nem o Barcelona joga com dois pontas. Ou alguém vê o Suárez, o Messi e o Neymar, correndo que nem um doido pra acompanhar o lateral?

      Então calma aí. Com um meio de campo técnico e marcador podemos sim ter um sistema defensivo satisfatório.

      Achar que Cirino acrescenta alguma coisa ao sistema defensivo é só pra quem não olha os dados dos jogos. Fernandinho titular? Porque? Até o Tiago moleque quando entrou foi melhor que ele.

      O Defesa com o Muricy era Wallace e Juan. Olhe as opções agora.

      Quero que o Zé tenha sua chance. Até porque acho que técnico bom é aquele que não atrapalha, mas se começar a atrapalhar tem que vazar mesmo.

      • Eu só vou defender o Zé Ricardo no dia que esse time jogar futebol de verdade , ele escalar os melhores em campo , o time dele tá jogando igual os times do Joel Santana

      • Isso é ter argumentos Lucas!

        Parabéns cara, de verdade! Seu ponto de vista é diferente do meu, mas porra.. da vontade de sentar e conversar, enxergar o jogo da sua maneira, ou pelo menos tentar!

        Não é idolatria, é voto de confiança. Eu, assim como você, fiquei maluco com aqueles 56 volantes. Tinha que ir pra dentro. Não esperava isso dele, e espero que ele não volte a cometer os mesmos erros. Concordo em partes com sua opinião dos pontas. Sem um de velocidade, eu vejo como impossível. A Juventus que voce disse, tinha um jogador versátil em todos os lugares do campo, chamado Vidal. Ele fazia um homem a mais ofensivamente e defensivamente. Um absurdo de jogador! Nosso Arão? Com tempo de treinamento, pré temporada, doação e muito trabalho, com certeza. No meio do campeonato com jogos quarta e domingo? Complicado. Minimiza os erros mantermos jogadores de velocidade nas pontas (eu discordo, também queria apenas um deles.)

        • Em relação a ter um jogador de velocidade, tem que ter um pelo menos.

          E esse do nosso time é o Everton. Gostando ou não dele, é o único minimamente aproveitável.

          Sobre o Cirino eu na falei aqui várias vezes. Não tem foco no futebol. Pensa em outras coisas. Nunca vai da certo. Cabeça fraca pra jogar no Flamengo.

          Fernandinho só é ruim mesmo. Não tem culpa se arrumou um empresário top de linha que enganou um bocado de clube.

          Nossas demais opções de velocidade são o Tiago e o Gabriel.

          Eu tentava o Tiago pra reserva do Everton e veria o que ia dar, mesmo não achando ele do nível necessário pra nosso time no momento.

          Ps: não falei do Sheik pq a velocidade dele acabou há uns 3 anos.

      • Mais uma: ele pegou a zaga com Léo Duarte. Ele nao assumiu com essa zaga. Com o Muricy, podia dar o Geromel e o Maicon. Não deu certo.

      • E por fim:

        Você o demiiria e contrataria quem?

        Lembre do tempo, de ser meio de temporada...

        • Eu disse no post que manteria o Zé Ricardo.

          Mas se com Diego AP Mancuello e Ederson disponíveis, pelo menos no deles não forem titulares. Pode mandar ele embora e trás qq um.

        • Ruan , se trazer o Joel Santana o time vai ser essa mesma coisa aí , sabe por que ??? Porque o time do ZR jogal igual o dele.

      • Estamos em sexto, sim, mas olhe os fatos: Tivemos 5 DERROTAS, desas 5, quatro foram com o Zé no comando. Olhe essas derrotas: Uma foi contra o Fluminense, onde tivemos um gol contra do Arão e uma vacilada do Vaz. A outra foi contra o Figueirense, onde massacramos e sufocamos e mesmo assim perdemos, só olhar as estatísticas, o Figueira só chutou 2 vezes pro gol. Uma outra derrota, foi contra o Corinthians, onde ele (ZR) nem no segundo tempo estava, onde saiu a goleada. A quarta derrota, foi contra o Palmeiras, onde o Palmeiras jogou melhor, e mereceu, não é atoa que é líder. O único revés que tivemos por culpa dele foi contra o Botafogo. E são esses os motivos que não somos lider: vacilos inexplicáveis.

        Aquela Juventus jogava com três volantes, ÁS VEZES jogava com quatro como no primeiro tempo da final da champions, com Marchisio, Pogba, Vidal e Pirlo. Fora que tinha uma linha de 5 na defesa, com três zagueiros e dois alas. É por isso que eles não precisam de marcação na lateral.

        Barcelona joga sim com pontas, Neymar e Messi jogam nas pontas, a única diferença é que eles não recompõe, porque não precisam!O Barcelona tem o conceito na qual é PROIBIDO não ter a posse de bola, não é atoa que todos os times que eles enfrentam jogam no contra-ataque. Eles possuem uma marcação pressão, na qual não precisa sempre correr atrás dos laterais, pois sempre vem dois ou três marcarem o adversário. Muricy queria isso no Flamengo, mas não deu certo.

        De resto concordo contigo.SRN.

        • Vc acabou ratificando o que eu disse.

          Não existe só um jeito de jogar.

          O bom treinado coloca seu time pra jogar de acordo com a característica dos seus melhores jogadores.

          Jogar com um atacante que tá mais preocupado em correr atrás do lateral e não cria nada na frente. Qual é a lógica disso? Melhor tentar um outro jogador.

          • Treinador de verdade hoje no Brasil so existe esses aqui:Cuca , Dorival , Fernando Diniz e tite , esses são de verdade , Zé Ricardo ta trilhando o mesmo caminho dos Retranqueiro a diferença é que os retranqueiro ganharam quando o futebol não exigia isso tudo que exige hoje.

          • Tudo bem. Pelo menos está explicado porque estamos em sexto, rss.

            Realmente, o técnico tem que fazer isso, mas ao mesmo tempo temos que ter equilibrio. Se jogassemos no 4-4-2, com Arão, Mancu, Cuellar e Diego no meio e Damião e Guerrero no ataque, até que não seria ruim, mas e a velocidade?Se perdessemos a bola, quem iria acompanhar o lateral adversário?Atlético-MG foi vice campeão por conta disso, pois pouco se preocupava com a defesa, jogava com linha alta e os alas subiam direto, e como não tinham apoio tomava sempre no contra-golpe. Não é atoa que teve uma das piores defesas. Na minha opinião, o esquema é este, é só tirar o Marcio Araújo e o Cirino.

            É claro, é bom treinar variações em caso de urgência, como em mata-matas, isso será escêncial.

          • Essencial seria dar oportunidade para o Thiago e não para o perna de pau do Fernandinho.

          • Também. O time está bem, ainda não há cobrança, nem pressão, nem crise. Este momento é propício para colocar esses garotos para jogarem.

          • Tem que jogar com um jogador veloz. Mas ficar insistindo em dois é o maior erro.

            O melhor dos nossos pontas é o Everton, nota 6,5.

            Os demais estão abaixo da linha digna de estar no Flamengo.

            Temos 4 jogadores de meio de campo armadores e que chegam bem na frente: Diego, Mancuello, AP e Ederson.

            2 deles titulares.

            Colocar 3 juntos é loucura.

          • 4-5-1 é o ideal para o elenco que temos, bom ataque e boa defesa.

          • Exatamente Lucas, qual a lógica de usar o cara q supostamente ajuda na defesa se ele nada produz no ataque? Vai reduzir o número de gols levados, mas vai reduzir tb o número de gols marcados!!!

            Ainda pergunto, o q é mais fácil: ensinar o Cirino a chutar, tocar, driblar e marcar ou só ensinar o mancuello a marcar?

          • Se pegar os dados do Cirino ele tem 2 desarmes, nenhuma assistência nenhum gol.
            Cirino tem 3 finalizações ao gol e 3 cavada de pênalti qdo era chance clara de fazer.
            Cirino apanha da bola toda partida, domina de canela.
            Cirino na acerta um drible, nao acerta levar a bola na lonha de fundo.
            Cirino nao acerta nenhuma bola na area.

            Cirino nao faz nada em campo e esse técnico burro insiste em jogar com esse idiota horrível e nesse esquema furado de 4-3-3 que NUNCA funcionou.

            E pra piorar. Fernandinho corre mais que a bola.. so isso.. nao sabe cruzar, nao sabe fazer o facão, ela acha q todo mundo vai cair naquela jogada manjada dele de da meia lua. O cara nao sabe marcar, so joga de cabeça baixa parecendo um bufalo, nao ver ninguém em campo e fica correndo feito louco.

            Ta de tiração com o Flamengo. Técnico burro..pode até ser campeão, torço muito por ele. Mais enquanto continuar com essa mentalidade de base.. sempre será um apequenado treinador

        • Exatamente, amigo. Muita gente se engana com o Barcelona achando q pode jogar igual, mas o conceito de jogo de posse de bola e pressão pra retomada é completamente inviável para qualquer time brasileiro que não tem técnicos capacidades de proporcionar algo parecido, talvez só o Fernando Diniz mas mesmo assim não é igual.

      • Como tirar os pontas de um time cujo elenco está repleto de pontas?

        • Boa pergunta!Sem falar que não foi ele que montou o time, logo ele sempre tem que usar os pontas para evitar egoísmo dentro do vestiário, e acredite, isso atrapalha muito em campo.

          • Acredito que ano que vem eles façam uma reformulação...

        • E só fazer uma troca dos péssimos pontas , pelo Adryan e colocar o Mancuello pra jogar ali do lado direito como se fosse um atacante ele já jogou assim no seu antigo clube.

          • Será que o Adryan é realmente um ponta? Sempre o vi como um jogador de meia. Mas pior que os que estão lá realmente acho difícil de ser.

            Sheik (aposentado), Gabriel, Cirino, já tiveram chances demais e não aproveitaram.

            Tem que tentar os meninos mesmo. O time está ajeitado. Faltam poucas mudanças .

          • Adryan pra mim é ponta , no time dele lá na França se eu não tô enganado ele jogava de ponta.

          • Achava que ele jogava lá na mesma posição do Mancuello. Até com as obrigações defensivas.

          • Ele não fez isso ainda porque tem medo de perder velocidade na recomposição defensiva... E realmente perde... Mas ele vai fazer algo desse tipo. A entrada do Ederson naqueles dos últimos jogos que ele fez dá indícios disso.. só quote o Ederson não tem velocidade para recompor a defesa, então ele desloca o Caramujo para fazer cobertura daquele lado e Ederson marca um pouco mais centralizado pra não ter que correr atrás do ponta do outro time. O Mancuello deve jogar de forma parecida. Se ele for fazer a mesma coisa do lado direito então tem que ter um esquema semelhante, por isso acredito que ele não faça isso agora, mas num futuro após ajustar o lado esquerdo primeiro.

          • Vc disse bem ele tem medo , ele é medroso , técnico pra dirigir um clube do tamanho do Flamengo não pode te medo , tem que arriscar , só por esse motivo acho que ele não ta preparado ainda , VLW SRN

      • Lucas Macedo resumiu tudo que penso a respeito do elenco do Flamengo, Zé Ricardo e utilização dos pontas.
        Parabéns pela lucidez!

      • só nao concordo com uma coisa...Temos elenco só agora...MAS tem jogadores que ainda estão chegando...Então, o ZR ainda não teve todos a disposição, como Damiao, Diego, Donatti, e Adryan...A única diferença foi Rever e Vaz!

        • Mas mesmo sem o Diego e o Damião nosso time é pra estar no G4.

      • Se entrar Adryan, Tiago e Cuellar no lugar de Fernandinho, Cirino e MA, mesmo com a mesma formação o time vai melhorar 200℅

      • Velho comparar o Barcelona com o time do flamengo é brincadeira, eles tem um sistema de posse de bola do tiki-taka que faz com que eles permaneçam com a bola 70% do tempo e mesmo assim eu já vi eles voltarem para defender no 4-1-4-1 com Neymar e Messi voltando! Enfim, fora a qualidade dos jogadores né vc deixar Messi, Neymar e Suárez sem marcar pra puxar o jogo é uma coisa a outra é Diego, Guerrero e Ederson!

        • Exato. Então como querem que nos tenhamos o mesmo estilo de jogo?

          Como vamos fazer o tictac se cirino não acerta um passe?

          Não estava comparando. Estava falando que cada time tem um jeito de jogar e infelizmente não estamos em um nível que podemos escolher a opção tática e implementar . Temos que jogar com o que temos de melhor.

          • Não é questão de "querer" implantar o conceito de jogo do Barcelona, esse tipo de jogo não é fácil de ser implementado. Ou você faz como eles e trabalha com jogadores assim desde a base e esses jogadores futuramente formando o corpo do seu time lhe darão esse estilo de jogo ou você tem um Guardiola ou Sampaoli como técnico o que não é possível hoje. Portanto, trabalhando com a realidade, concordo no ponto de que não precisamos jogar com 2 velocistas, mas é necessário uma recomposição que torna inviável um time com jogadores que pouco recompõem atuarem juntos, como vejo muita gente pedindo, exemplo: Alan Patrick, Diego, Guerrero e Damião. O time iria ficar com um buraco entre defesa e ataque e graças a Deus o ZR não é burro de entrar jogando com um esquema desses, no máximo ele utiliza isso em fim de jogo precisando fazer gol. Essa mentalidade de não se preocupar com a fase defensiva do time de forma bem organizada com pelo menos duas linhas de 4 bem formadas como o ZR preza é que levou a gnt a tomar de 7 na Copa e vai continuar assim enquanto não mudarmos esse pensamento retrógado de analisar escalação só pelos nomes dos jogadores e não pela forma tática e responsável como estratégia de jogo o time deve ter!

          • Mas ninguém tá dizendo pra ele escalar os quatro.

            Um time assim realmente é meio Kamikaze.

            Mas escalar o Mancuello e o Diego, dois jogadores que sabem voltar pra marcar e podem jogar cm terceiro homem de meio de campo, com Guerrero e everton ou com Guerrero e AP, é totalmente possível. Eu prefiro o Guerrero e o Everton pela questão da velocidade.

            Os demais pontas (Gabriel, Sheik, Cirilo, Fernandinho) não tem a menor condição de jogar no Flamengo. São abaixo da crítica.

          • Já olhei muita gente pedindo o time assim ou de outras formas bem inviáveis tbm é só procurar nos comentários. Diego não volta para marcar até por isso a falta de espaço dele hoje na Europa pq ele sempre jogou como o 10 mais solto sem mt função de marcação e esse tipo de jogador tá cada vez mais perdendo espaço no futebol europeu. Mas enfim, nem é tanto isso a discussão pq dá pra botar Mancuello pela esquerda, Diego no meio e alguém fechando a direita. O que discordamos é mais em relação a alguns questionamentos que considero injustos feitos em relação ao Zé como colocar culpa nele em alguns resultados por falhas que não foram suas e não enxergar seus méritos em relação à evidente melhora do time, além da comparação que considero esdrúxula com o Barcelona.

            SRN

          • Fico extremamente feliz em saber que ainda há torcedores que pensam como você. Ao contrário de muitos que só querem nome e esquecem a importância tática de cada um, você analisou bem a importância de cada um. Excelente comentário!

          • Sim, o futebol mudou muito desde a revolução do Barcelona de Guardiola e poucos perceberam. A importância tática durante os jogos se torna cada vez mais preponderante nos resultados das partidas. Não é à toa a quantidade de times que não são favoritos chegarem longe em grandes competições(Atlético de Madrid, Leicester, Islandia, Chile e Portugal segurando a França sem CR7) isso se dá pelo forte componente tático dos times que tornou possível a equiparação de times menos poderosos com os gigantes do futebol. Resumindo: não se joga mais só com nomes.

            SRN

          • A comparação com o Barcelona não sou eu quem faço. É quem defende esses pontas que fala. Eu só pontuei em outro comentário que não dá pra comparar a formação tática, porque o Messi e o Neymar não acompanham lateral e a única justificativa de se ter dois pontas no Flamengo e acompanhar lateral.

            Existem mil formas de jogar. Até com três zagueiros podíamos fazer. Só não dá pra insistir nesses pontas horrorosos.

          • Repito, nossa divergência nem é tanto em relação à escalação, nossos pontas são horríveis msm, até falei que dá pra colocar Mancu pela esquerda e só um jogador mais veloz pela direita. Discordei mais foi na comparação que você fez com o Barcelona, o tamanho da culpa do ZR nos resultados e o fato de não enxergar a evolução que o time teve desde a sua chegada.
            Discussão boa
            SRN

      • Exatamente amigo.
        Visão perfeita.
        Fica ai Idolatrando esse Zé, cara não ganhou nada ainda. Mais tem elenco pra isso. Falta baixar a bolinha dele e cair na real. Ele nao esta mais na base, e agoraa responsa em 1000x maior

    • Eu não lembro de um jogo em que o Flamengo tenha jogado bem. Lembro de um tempo contra o fluminense e um tempo contra o corinthians. Só. Muito pouco pela proteção que tem da torcida.

      • ta de sacanagem, e o internacional, e o sao paulo ? e o corinthians antes do ze ser expulso, e o figueirense (melhores porem perdemos) temos uma torcida cega nao e possivel, nada ta bom nessa merda cara, ta ganhando ta ruim, ta perdendo ta ruim, ta jogando mal, jogando bem, toda hora gente criticando, nao enxergam o padrao e a organizacao e variacao do time, so fica na chatisse de cirino, marcio araujo, everton, fernandinho, nao sei quem no lugar de nao sei quem, toda hora a mesma coisa.. so falei das atuacoes indiscutiveis.

        • Putz. Penso igual. Nao aguento mais essa "torcida". O que aconteceu com nossos "torcedores".
          Deixo uma frase de um filsofo que talvez explique a esquizofrenia generalizada:
          "O maior inimigo do seu sucesso no futuro é o seu sucesso no passado"
          Deixemos os tempos de gloria do nosso time para trás e encaremos a realidade atual, apoiando o time incondicionalmente. Talvez a sinergia criada possa fazer nosso time imbatível.

          • concordo mas nem cheguei a essa nao, sao sempre os mesmos argumentos vazios, tirar cirino, tirar marcio araujo (apesar de eu concordar) sempre isso, os caras querem amontoar diego, alan patrick, mancuello, damiao, guerrero arao e cuellar no time, NAO DA, NAO DA, cade a profundidade, as jogadas de lado, vai esperar diego e alan patrick fazendo jogada de linha de fundo com lateral ? mancuello ? por favor galera, isso nao e FIFA nem PES nao.

          • O argentino é excelente jogador. Mas não tem a velocidade que o Arão, que o Ederson.. ele não pode correr na ponta esquerda.

            Tem uma coisa no futebol que se chama: amplitude de jogo. Alargar o campo. Poucos aqui devem conseguir identificar isso nos jogos não é possível.

            Excelente seu ponto de vista, lúcido!

        • São Paulo? Com um a mais importante segundo tempo inteiro sem produzir nada tocando bola pro lado?
          Falai do cruzeiro, da ponte, do botafogo, do santa cruz,
          Esse time é um arame liso, não produz nada de útil.

      • Só me lembro do time ter jogado pior que o adversário no jogo contra o Palmeiras, no jogo contra o Botafogo e no final do jogo contra o Corinthians. Mesmo assim poderíamos ter obtido resultados melhores em todos esses jogos.

        • atualiza ai , Santa cruz , 2T contra o cruzeiro , contra o vitória foi ruim tbm , contra o Fluminense o time foi bem mas ele errou , putz ...

        • Contra o Cruzeiro, Santa Cruz, Ponte Preta e Vitória. O Flamengo pediu para perder essas partidas, mas para nossa sorte os adversários foram incompetentes.

        • Tomou sufoco do cruzeiro, da ponte, do santa Cruz, do botafogo,isso sem contar os jogos em que só jogou mal mas as vitórias esconderam as péssimas atuações.

      • Jogo contra o São Paulo.

        Proteção eu prego a qualquer um. Mesmo se vier um Celso Roth. Tem que ter tranquilidade e tempo de trabalho. Ainda mais com tempo de trabalho. Sendo limado pela torcida nao da.

        • Contra o São Paulo o Flamengo jogou quase o segundo tempo inteiro com um a mais e foi inofensivo. Quase achou a vitória numa bola vadia do Sheik.
          Nem ali, com o SP entrincheirado, o Zé Ruela Ricardo foi pra cima pra ganhar o jogo.
          Ele precisa sair do Flamengo pro ano não ir pro lixo.

    • A maioria das críticas são construtivas meu amigo!!! Zé não é Deus, faz coisas erradas tb e tem q ser criticado por isso!!! Não concordo com Márcio Araújo de titular, acho q pontas q não sabem chutar ou passar são descartáveis e acho q um time q almeja ser campeão usa o que tem de melhor, sem contar as péssimas substituições q ele faz!!!

      Zé Ricardo faz um bom trabalho, trabalho esse q é bem superior ao do Muricy, mas isso não o livra de críticas até pq com o elenco q eles tem em mãos poderia estar em uma posição bem melhor!!!

      Isso de deixa o Zé trabalhar, não falem mal dele e fiquem calados é q é chato pra caralho!!!

      • Respeito sua opinião amigo, mas não concordo com ela totalmente.

        Poderia estar melhor, é óbvio. Voce poderia lembrar comigo os pontos que perdemos? Vamos lá: Fluminense dois erros individuais totalmente atípicos, engolimos o jogo todo. São Paulo pênalti perdido no fim do jogo. Figueirense e São Paulo tiveram nos jogos contra o Flamengo as atuações da vida de seus goleiros. Sem falar no roubo contra o Corinthians.

        Esses são os pontos que eu vou lembrar até o fim do campeonato. Somado a eles, o único erro exclusivo o Zé Ricardo, esse sim tem que ser cobrado e criticado veementemente por nós: jogo contra o Botafogo, não se coloca o time para trás daquela forma, aquilo não existe.

        Cada um com as suas convicções. Se você acha que a todo jogo criticar, mesmo que com o time apresentando uma melhora absurda em relação ao treinador e padrão de jogo anterior, vai fazer o cara melhorar e aumentar a produtividade dos jogadores. Beleza. Eu entendo como um espaço de trabalho que com maior tranquilidade, os resultados aprecem da melhor forma.

        Isso não muda o fato de que ele tem ue evoluir muito. Mas no nosso caso, colocar os melhores não será possível. Mas se você consegue ver Diego Mancu e Patrick no mesmo time, jogando 90 min com a mesma intensidade, por favor me explique como esse time funcionará com e sem a bola.

        • Só para deixar claro: não é só o flamengo q perde pontos de forma "atípica"!!! Ficam com esse discurso de: Ah: nós perdemos dois pontos naquele jogo q podíamos ganhar, perdemos 1 ponto no outro... em todos os times isso acontece!!! Não disse q colocaria os três, mas dois deles em campo é essencial!!! Um time com MA(por mim seria cuellar), Arão, Mancuello e Diego fazendo um losango e na frente Éderson ou Éverton com Guerrero seria muito mais produtivo e não me venha com o discurso de: Ah, mas o Mancuello não marca... por acaso o cirino marca? Ah, mas o Mancuello não tem velocidade... por acaso vc já viu ele tendo a obrigação de cobrir lateral? tem bola de cristal?

          Sem contar na vantagem de ter um jogador q sabe tocar, sabe chutar e bate falta como nenhum jogador do nosso elenco!!! Seu problema é tomar esse esquema do Zé e as declarações dele como verdade absoluta!!! Repito: Apesar de fazer um trabalho melhor do q Muricy, Zé não é Deus, erra e quem erra deve ser criticado!!!

          • Todos perdem pontos de forma atípica, concordo. Complicado remoer esses pontos mesmo.

            Mas já que você ta analisando como um todo, me diga bons times que atualmente jogam essa forma que você explicita. Eles abrem mão de jogadores de lado em prol de jogadores mais lentos e mais técnicos e obtém resultado satisfatorios de desempenho e resultados?

          • Corinthians do ano passado é o q? O único jogador de velocidade era o Malcom!!! time jogava num 4-2-3-1, com Elias e Bruno Henrique como volantes, Malcom pra dar velocidade e dois meias de criação q eram Renato e Jadson (Mancuello faria a função de Jadson)!!!!

            Atlético de Madrid é o q? Tb só tem um jogador de velocidade q é o Griezmann! No meio ficam dois meias e dois volantes, justamente para povoar o meio campo!!! Exemplo de consistência defensiva melhor do q o Atlético não tem! Agora me diga, um meio com Koke, Gabi, Partey e Fernández é rápido? Não, não é... é um meio campo técnico!!!

            Cirino não produz nada e é ilusório achar q ele marca!!! Mancuello renderia muito mais, no entanto, caso ele não queira o Mancuello ali, pq não testar Thiago ou paquetá? pq não colocar o Adryan?... Piores do q o Cirino eles não são!!! Zé é um técnico da base q não dá oportunidades a base... parece bizarro isso!!

            Não vou nem falar do Fernandinho, pq xingar ele seria um elogio!!

          • Ue, mas tu falou em losango, agora tá falando de um 4-1-4-1, 4-2-3-1. Se decide kkkkkk quem que joga em losango desse jeito?

            So Malcom rápido? Kkkkk o Elias não era rápido? O Jadson sem uma perna e mais rápido que Patrick e Mancuello juntos. O argenino faria no máximo a do Patrick.

            O Jadson tinha uma disciplina taica absurda, acompanhava o lateral até o fim se preciso.

            Excelente seu exemplo do atlético. So falta um Simeone né? Nao vejo outro no mundo que seja compatível com o padrão defensivo do time dele. Talvez, seja muito esperar isso do Zé.

            Agora a única parte que concordo contigo: o Adryan precisa ser testado, o Thiago ter mais chances. Voce acompanha treinamentos? Sabe como eles tão treinando. Fazem por merecer? Eu não acompanho. No máximo um boletim no GE. Preciso confiar no Zé.

          • Pqp vc perguntou q times abrem mão de jogadores rápidos em prol de jogadores técnicos, se vc acha q Jadson e Koke são rápidos e se vc acha q Cirino marca bem a ponto de ser tão essencial assim é pq não está no juízo perfeito!!!

            Fique nessa de ninguém pode criticar o Zé, ele é meu Deus, tenho poster dele em casa... idolatria tem limites kkkkkkkk!!!!

            Quero ver até quando essa sua paciência vai durar!!! Por hj chega, discutir por muito tempo com quem pensa diferente é perda de tempo!!! SRN

          • Exatamente, discutir obviedade só pra quem quer ser canonizado! Kkkkkkkkl

            Só aceita o menino Ze que dói menos, HÁ BRAÇOS!

      • Essa é difícil de entender. Pelo que ele joga, e complicado. Também entendo o porquê de nao colocar um jogador lento por ali.

        Queria ver o THiago Santos ter uma sequência. Mas nem por isso peço a cabeça do técnico.

    • O comentário mais sensato que eu já li por aqui. Neguinho acha que jogar com losângo no meio de campo é a solução, mas no futebol moderno não se pode abrir mão da marcação pelas laterais e é isso que impede o Zé de tirar os pontas pq ficaríamos mt vulneráveis. Agora, com tempo ele está treinando o Mancuello pra fechar a esquerda já que era um jogador acostumado a jogar por dentro. Outra coisa, as pessoas só pensam na escalação dos jogadores em fim, mas em termos de movimentação tática tanto ofensiva quanto defensiva o ZR dá banho nesses outros treinadores bostas que temos aqui no Brasil!

      • O que eu fico pensando é: será que um cara desse acompanha mesmo futebol brasileiro? Quais os times dos ultimos 4 anos que ficaram no G4 jogaram assim? Ou então eles acham que o Zé vai reinventar o futebol que se pratica aqui.

        Nem eu sou tão otimista assim. Quero morrer com Cirino alk na direta, Fernandinho batendo cabeça na esquerda,mas nãoe simplesmente falar pro argentino jogar ali é tá resolvido. Discurtir isso é obviedade.

Notícias recentes

Botafogo perde, Palmeiras assume liderança e Fluminense se aproxima do Z-4; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Flamengo entra em campo apenas na terça-feira (26), contra o Fortaleza Enquanto o Flamengo se…

24/11/2024

Presidente do Flamengo sonha com a contratação de ídolo do São Paulo

Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…

23/11/2024

De La Cruz faz churrasco após treino do Flamengo e debocha: “Muito triste”

Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…

23/11/2024

Boavista anuncia contratação de atacante campeão do Brasileirão pelo Flamengo

Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Flamengo busca aumentar retrospecto positivo contra o Fortaleza em jogo do Brasileirão

Fortaleza e Flamengo medem forças pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo segue preparação para…

23/11/2024