Notícias

Diego é bem avaliado e pode estrear no próximo sábado; entrevista completa

O meia Diego participou bem de seu primeiro jogo-treino, nesta terça-feira, contra o Resende, e pode ficar à disposição para a partida de sábado, contra o Sport, às 16h, na Arena Pernambuco. Quem afirma isso é Daniel Gonçalves, preparador físico do Flamengo. Embora tenha salientado que o camisa 35 precisa cumprir outras etapas, Daniel e a comissão técnica ficaram otimistas após a participação do reforço na vitória por 2 a 0 sobre o time do Sul-Fluminense.

– Não (está descartado), de maneira nenhuma. Ele está em processo evolutivo de condicionamento, atingiu mais uma etapa, e isso nos deixa bastante confiantes. Mas ainda é prematuro, de acordo com a metodologia empregada pelo CEP (Centro de Excelência em Performance do Flamengo) e com as observações do (técnico) Zé Ricardo e do (auxiliar) Jayme, fazer uma previsão de quando vai ser sua estreia – afirmou.

Questionado se é possível medir percentualmente a atual condição física de Diego, Daniel Gonçalves afirmou que não. Mas, pautado no jogo-treino desta terça-feira, disse que o reforço já teria condições de atuar por, pelo menos, um tempo.

Confira essa resposta e outros trechos da conversa com Daniel:

“Quem treina 40 minutos pode jogar um tempo”

– Essa é uma questão que a gente discute quase que diariamente: percentuais de condicionamento de treinamento. É tão complexo o condicionamento de um atleta porque não envolve só parte física. Tem a parte técnica, a leitura do jogo, a adaptação aos companheiros, o aspecto mental e emocional. Fica difícil quantificar. O Flamengo até tem uma metodologia para atribuir grau aos seus atletas, que vai de 0 a 10, e no final faz um somatório. Mas não tem como afirmar hoje quanto de condicionamento ele teria. O que a gente sabe é que hoje (terça) ele cumpriu uma etapa, foi um jogo-treino, o último passo (da preparação) de um jogo é a simulação de uma partida. Ele foi bem em 40 minutos. Quem treina 40 minutos conseguiria pelo menos jogar um tempo de jogo. Mas temos que ver outras situações: como será a recuperação dele amanhã (quarta), fazer outras análises porque não podemos correr risco de deixá-lo com possibilidade de lesão.

Participação de Diego no jogo-treino

– Ele se sentiu bem, e a observação da comissão técnica também foi satisfatória no aspecto físico e de deslocamento. Na parte técnica, Zé e Jayme ficaram satisfeitos com o desempenho dele. Acho que foi mais uma etapa da programação cumprida, que era simulação de jogo dentro de um tempo reduzido, 40 minutos, e ele concluiu bem essa parte.

Pelo que você conversa com a comissão técnica, já dá para dizer que o Diego pode ficar à disposição de acordo com o que o Zé Ricardo espera?

A gente ainda tem algumas etapas a concluir ao longo da semana, algumas outras observações a serem feitas. Existe ainda a programação realizada pelo CEP para ele e outra de cumprimento de ações técnicas e táticas estabelecidas pelo professor Zé Ricardo. O que podemos falar é que, para o primeiro contato com bola numa simulação de jogo, de jogo aberto e com adversário externo, ele foi muito bem. Agora, foi o primeiro trabalho da semana, e não estabelecemos prazo porque a avaliamos cada final de sessão de treino.

Esse jogo-treino é ideal para avaliá-lo em termos de utilização nas partidas ou é preciso segurar um pouco e colocá-lo em outro jogo-treino?

– Não teremos nesta semana outro jogo-treino, que apresenta exigência e imprevisibilidade, porém a semana é sempre dividida com aspectos integrados táticos, técnicos, de resistência, força e velocidade. Nos treinos de resistência e velocidade, que são mais abertos, o professor Zé Ricardo pode fazer algumas avaliações sobre o aspecto técnico também. Ainda teremos uma ou duas sessões de treinamentos que nos permitirão fazer as avaliações necessárias.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • segundo pessoas que assistiram o treino acharam o mesmo muito pesado, mais com boa leitura de jogo então vamos com calma e deixa-lo se não 100% mais 60 ou 80% pra poder realmente fazer a diferença mais isso deixo pra quem está lá no dia a dia não eu que estou longe e acompanho apenas pleo jogo e pelas noticias espero que não queimem etapas para que ele não vá e jogue um jogo só e depois sinta alguma coisa e passe o ano todo na enfermaria como o ederson, mais vamos torcer que dé tudo certo porque agora vamos ter que brigar com foco sangue nos olhos e mordendo geral igual apitibul louco.

  • O certo é usar qnd estiver 100% devido a alta expectativa que a contratação gerou, o time ta indo bem e não tem essa pressa. SRN

      • Não sei se vc é da area de educação física mas ja vi diversos preparadores falar que o jogador "x" está 100%, prefiro me basear na opinião de profissionais de Alto nivel do que na sua.

        • tudo bem, casa com um. kkkkkkkkkkkkkkkk não existe mané e so marketing

  • Galera tá pedindo o cara só qdo estiver 100%, mas a verdade é que ele só chegará nesse estágio jogando. Talvez fosse o ideal ele jogar o segundo tempo lá em Recife para depois poder estrear em casa desde o início já tendo participado de um jogo!

    • Na verdade, o ideal seria ele entrar aos poucos no 2o. tempo, para ir se acondicionando de forma leve e gradual. Mais à frente (dependendo da situação/necessidade), pode-se cogitar em escalá-lo como titular... &;-D

    • Correto! Acho que não seria ideal ele começar titular mesmo, entrando aos 20min do segundo tempo ele pode desempenhar o restante do jogo em alto nivel sim, até porque tem que começar pegar ritmo de jogo e apenas jogando que se adquiri. O erro do Zé é ja não ter mudado a formação do time e deixar pronto para a entrada do Diego, por ele nao ter feito isso, estou receoso que ele coloque Mancu e Alan no banco para entrar Diego e continuar jogando com pontas, seria tremenda burrice em minha opnião. SRN

  • Eu preferiria que ele estreasse com mando Fla, na atmosfera de Cariacica.

  • Acho interessante usar o Diego só por 1 tempo no dia 21, poderia ser o 2º tempo onde o adversário já estaria mais cansado e ele inteiro pra fazer 1 tempo de jogo.
    Assim teria uma grande renda ja que o jogo vai ser no mané e contra o gremio que é jogo de 6 pontos.
    No jogo seguinte contra a chapecoense faz o mesmo e no jogo contra a ponte deixa os 90 min.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024