Mesmo ainda sem ocupar a liderança do Campeonato Brasileiro, o torcedor rubro-negro fala abertamente que sobre o ‘cheirinho de hepta’ pairando no Rio de Janeiro, em referência à bola campanha do Flamengo no torneio. Segundo colocado com 40 pontos ganhos, a equipe está a três do líder Palmeiras, mas se apega às semelhanças em relação à arrancada para o título de 2009 para confiar ainda na mais na conquista em 2016. Há sete anos, o clube ocupava apenas a modesta 10ª posição na 22ª rodada do Brasileirão com 32 pontos. Por outro lado, o Verdão ocupava a ponta com 41 pontos, dois a menos do que possui na atual campanha.
Naquele ano, a equipe dirigida pelo técnico Muricy Ramalho liderou o campeonato por 17 rodadas. Porém, na reta final, o Alviverde entrou em crise, e não conseguiu sequer uma vaga na Copa Libertadores. Coincidentemente, o Flamengo ficou com a taça em 2009. Outro motivo que pode fazer a torcida carioca se encher ainda mais de esperança são os números das duas campanhas. A de 2016 é levemente superior ao da última conquista.
A equipe atual tem 12 vitórias em 22 partidas. No ano do último título, o Mengão tinha nove vitórias no mesmo período. Sob o comando do técnico Andrade, o Flamengo sofreu 34 gols naquele Brasileirão. Com Zé Ricardo, a equipe fortaleceu a defesa e viu a própria rede balançar apenas 22 vezes. O único quesito que o time de 2009 era melhor é o ataque. São 31 gols contra 28 marcados nesta competição.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Palmeiras foi ao Maracanã e venceu o Flamengo por 2 a 1. Porém, meses depois, no Parque Antártica, o Mengão deu o troco e bateu o Alviverde por 2 a 0. Neste ano, em Brasília, o time de São Paulo repetiu o placar para cima do rival. Ambos voltam a se enfrentar no dia 14 de setembro, no Allianz Parque, em duelo que pode valer a liderança do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Fox Sports