Sem ser disputado há nove anos, o clássico entre Flamengo e Vasco já tem data para acontecer. E não será pelo NBB 9. O reencontro entre os dois times mais vitoriosos da modalidade no Rio de Janeiro está marcado para o dia 3 de outubro, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual – o mando de quadra é rubro-negro, mas o local da partida ainda é uma incógnita. A expectativa do presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro Lionides Fortes de Almeida, é que o Maracanãzinho receba o jogão.
Sem participar da competição desde 2007, quando foi representado pelo então campeão brasileiro Brasília, que à época contava com nomes de peso, como Valtinho, Alex, Arthur, Ratto, Estevam e Márcio Cipriano, o atual campeão da Liga Ouro promete ser o principal candidato a quebrar a hegemonia do clube da Gávea, que venceu as últimas 11 edições do Estadual. Botafogo e Macaé são os outros dois participantes do principal campeonato da modalidade do Rio de Janeiro.
Presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), Álvaro Lionides Fortes de Almeida comemora a participação de três clubes de camisa, fato que não ocorria desde 2007, quando além de Flamengo e Vasco, o Fluminense também disputou o Estadual.
– Estamos com quatro times, os três da Liga (NBB), mais o Botafogo, que vai jogar a próxima Liga Ouro e tentar seguir o mesmo caminho do Vasco. Podemos não estar com o número muito alto como já tivemos, mas acho que temos qualidade novamente com três times de camisa, além do Macaé, que faz parte do NBB. Esperamos que o retorno do Vasco sirva de incentivo para que outros clubes tradicionais, como Fluminense e Tijuca, também voltem a ter uma equipe adulta – afirmou Álvaro Lionides.
Ainda sem hora e local definidos, Vasco e Botafogo abrem a competição no dia 18 de setembro. Campeão das 11 últimas edições da competição, o Flamengo só estreia dia 22, contra o Macaé, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. As duas partidas entre Botafogo e Flamengo estão marcadas para 30 de setembro e 12 de outubro no Ginásio do Tijuca.
A competição será realizada em três fases. Na fase de classificação, os quatro clubes jogarão entre si em turno e returno. Nas semifinais, o dono da melhor campanha enfrentará o quarto colocado, enquanto e o segundo e o terceiro lutarão pela outra vaga na decisão, que será disputada em uma melhor de três partidas.
Primeiro Turno
18/9 – Botafogo x Vasco (a definir)
22/9 – Flamengo x Macaé (Gávea)
26/9 – Macaé x Botafogo (Macaé)
30/9 – Vasco x Macaé (São Januário)
30/9 – Botafogo x Flamengo (Tijuca)
3/10 – Flamengo x Vasco (a definir)
Segundo Turno
6/10 – Macaé x Flamengo (Macaé)
7/10 – Vasco x Botafogo (a definir)
12/10 – Flamengo x Botafogo (Tijuca)
12/10 – Macaé x Vasco (Macaé)
15/10 – Botafogo x Macaé (General Severiano)
15/10 – Vasco x Flamengo (a definir)
Ver comentários
Pra não perder o costume vamos ser derrotados pro Vice da Gama de novo.
Que carma !