Colunas

Maracanã ou arena própria: os projetos de estádio para o Flamengo

Com o fim das olimpíadas do Rio, o imbróglio envolvendo a reabertura do Maracanã evidencia mais uma vez a necessidade do Flamengo em ter uma casa. A dependência do clube a fatores externos e alheios para que possa jogar em sua cidade natal não deve perdurar por muito tempo. Após quase 121 anos de existência, o maior problema do Mais Querido parece estar se encaminhando para um fim. Mas qual seria esse fim?

O debate quanto à utilização do Maracanã ou a construção de um novo estádio é fato constante entre rubro-negros. A atual diretoria, apesar de se mostrar adepta ao lema “O Maraca é nosso”, possui ainda outras frentes quando o assunto é estádio próprio.

Como uma forma de adicionar elementos a este debate, listo abaixo todas as possibilidades que foram ventiladas na imprensa recentemente em relação a “nova” casa do Mengão.

1) Gestão do Maracanã

A atual diretoria acredita plenamente que o Flamengo tem condições de gerir o Maracanã, seja sozinho ou em parceria com outro clube. Peter Siemsen, atual mandatário do Fluminense, tem boa relação com os diretores do Flamengo e já se mostrou favorável a uma parceria entre os clubes para a gestão conjunta do Complexo Maracanã.

O último capítulo desta novela indicava um possível repasse do atual consórcio (composto majoritariamente pela Odebrecht, além de 5% da AEG) para a prefeitura do Rio. Segundo o atual prefeito, Eduardo Paes, se confirmado esse repasse, a prefeitura iria prontamente transferir a gestão do Maracanã aos clubes cariocas que se mostrassem interessados.

Com contrato assinado com o atual consórcio até o final de 2016, a diretoria rubro-negra pressiona governo e Odebrecht para poder realizar a partir de 25 de setembro, todos os jogos como mandante no estádio.

2) Estádio de rugby em Deodoro

Confirmado pelo próprio Eduardo Bandeira de Mello em entrevista recente a FlaTV, o interesse do Flamengo neste projeto é real. Porém, deve ficar claro para a nação, que o Flamengo não pretende utilizar o estádio de Rugby da forma em que se encontra atualmente.

Construído para as Olimpíadas Rio 2016, o estádio possui arquibancadas feitas de estruturas tubulares, ou seja, desmontáveis. Assim, o interesse do Mais Querido seria em relação apenas ao espaço onde está localizado o estádio, onde uma nova arena seria construída, com capacidade para até 35 mil pessoas.

O grande problema desta opção é que esta área é de propriedade militar. Portanto, a liberação do terreno não dependeria apenas da prefeitura, mas também dos militares, o que tornaria a negociação ainda mais difícil.

3) Projeto de arena em Guaratiba

Tratado como bastante ambicioso, o projeto da arena em Guaratiba previa a construção de uma arena para 50 mil torcedores, além de um amplo estacionamento, shopping e até uma escola. As informações ventiladas na imprensa ocorreram graças ao vazamento de fotos e vídeos de uma reunião que aconteceu na Gávea. Na ocasião, uma empresa apresentou o projeto para um grupo de estudos formado por dirigentes do clube para a avaliação de possíveis estádios.

Como possui termo de confidencialidade, não houve novas informações a respeito deste projeto. Assim, não é claro se a diretoria ainda estuda essa possibilidade ou se a possível arena em Guaratiba caiu no esquecimento.

Vale ressaltar que uma parcela dos torcedores rubro-negros foi contra a construção desta arena, tendo em vista a localização. Guaratiba é uma região bastante distante dos principais bairros do Rio de Janeiro, o que dificultaria o transporte de grande parte da nação para o estádio.

4) Arena Multiuso McFla

Caso algum torcedor rubro-negro ainda não esteja ciente, a arena multiuso que deverá ser construída na Gávea não servirá para o futebol. Seria um projeto de arena de pequeno porte, comportando até 3.500 pessoas, servindo principalmente para a equipe de basquete do Flamengo.

Já com as questões burocráticas bastante adiantadas, a construção da arena McFla se aproxima da realidade para dirigentes e torcedores. Em parceria com a rede de fast-food McDonald’s, a arena seria construída com equipamentos de última geração e viraria um alçapão para os ótimos jogos de basquete da equipe rubro-negra. Seria uma bela casa para o “Orgulho da Nação”.

É claro que, além dos apresentados, outros projetos dos quais não temos conhecimento podem estar em pauta pelos corredores da Gávea. A diretoria rubro-negra, através do tal grupo de estudos para estádio, deve ter diversas frentes para que o maior desgosto da imensa nação rubro-negra chegue ao fim. Seria a cereja do bolo do ótimo trabalho que a atual diretoria vem fazendo no clube.

Parece que os dias de gozação da torcida arco-íris em relação a não termos um estádio próprio estão próximos do fim.

Bruno Petrocelli

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • A Ilha do Urubu é a mais legal, aliás, faria o Flamengo ter o estádio mais top do globo.

      • Também achei, mas não fui eu o inventor não;
        aliás, se gostou do nome, vai adorar o projeto, dá um google em "ilha da pombeba flamengo", é a tal Ilha do Urubu!
        seria fantástico ter um estádio em uma ilha, praticamente um "continente", para chamar de seu.

  • Torço pro Flamengo fazer uma Arena própria estilo a de Cariacica, um calderão pra 20.000 pessoas

  • Essa psicose pelo maracanã é demais,até quando??ja passou da hora do flamengo ter seu estádio,um estadio pra macho,não essas arenas aboioladas que só servem pra encarecerem os preços do ingrenços,gente um estadio com a torcida a três metros da linha de campo,qualquer coisa fora disso não será caldeirão,quero ver juiz aprontar contra a gente.Chega de ser roubado por CBF e outras pragas que tão ai metendo a mão no nosso flamengo.

  • Minha revolta contra a diretoria do flamengo é essa,façam nosso estadio,eu sei q não é facil,mas esqueçam esse maracanã,estadio neutro,que foi palco de títulos,mas tb de muitas vergonhas.Outra coisa esse ano o flamengo veio aqui em SP,em itaquera,a diretoria do cúrintia fez uma cachorrada com nossa torcida limitando os ingressos pra torcida do flamengo deixaram a gente espremido num cantinho,agora espero que essa diretoria mamãezada do flamengo aprenda e de o troco nesses filhos das putas corintianos no jogo de volta,acorda diretoria do caralho!!!a diretoria do flamengo parece que é idiota as vezes,eu tô aguardando com ansiedade o jogo contra os gayvotas de itaquera,quero ver oq a nossa diretoria vai disponibilizar de ingresso pros filhos das putas e onde vão ficar quero ver eles espremidinhos tb!!!

  • Primeiro diminuir muito a divida, reformar, melhorar, ampliar todo os setores fisicos do clube, dar melhores condições de trabalho para atletas e funcionarios, ganhar créditos no mercado para atrair boas parcerias, enfim, tipo uma fênix,renascer. Feito todo esse trabalho e a divida na casa aí dos 200 a 250 Milhões sim, o CRF terá plenas condições de construir um belo estádio. Antes disso tudo é arrumar mais problemas, mais sofrimento.

    • Tudo isso já esta sendo feito...CT, Diminuição da divida, modernização...já se tem o cenário adequado para em fim termos o nosso estádio.

    • Estamos chegando quase lá Bart. Em breve não teremos mais esses problemas e o estádio passará a ser uma realidade. SRN

      • Bruno, a construção da Arena McFla inviabilizaria a construção de um estádio de pequeno porte na Gávea?

        • Não acredito que seja construído um estádio de pequeno porte na Gávea, Bruno. Veja o trabalho que está dando para construir uma arena multiuso para 3.500 pessoas. Já são mais de 4 anos apenas resolvendo burocracias. Imagine um estádio para 10, 15 mil. Seria inviável. SRN

  • o fla tem que assumir o maracanã, esse negocio de construir arena pra 20 mil e tremenda burrice, temos que ter estadio pra 60 mil pra mais.

    • O Maraca é o ideal...imagina a festa que vai ser em...e a torcida gritando: o maraca é nosso!!!!!!!! Eu já escutei isso e muito no velho Maraca. Estou confiante que o Fla jogando duro o Maraca vem. SRN.

    • A arena de 20 mil é no caso do Flamengo assumir o maracanã, abaixo de 30mil pessoas o maracanã é inviácel tem que pagar pra jogar. Ou o Flamengo constroi estádio pra 50 mil pra cima ou assume o maracanã e constroi um estádio pequeno.

        • Isso não sou eu que estou falando são os estudos de viabilidade que um grupo do Flamengo fez, se assumir o Maracanã teria que ter um estádio de pequeno porte para jogos de baixo apelo, públicos abaixo de 30 mil pessoas no maracanã o clube teria que tirar dinheiro do caixa para compensar os prejuízos, em uma temporada boa com o Flamengo disputando em cima isto representa 30% dos jogos.

          • a diretoria tem que aprender a trabalhar com grandes jogos e com pequenos jogos, tem que levar sempre um bom publico, como, não sei, em jogos pequenos libere para socio, cobra 10,15 reais, tem que fazer algo pra sempre ter o estadio cheio, vc acha que na europa são sempre os mesmos preços, claro que não, então o estudo e errado, temos que ter o pensamento do samuel clein falecido dono das casas bahia, ele sempre pensou no publico de classe c e d. o fla tem que pensar assim.

          • Foi pensando no público C e D,essa demagogia com conhecimento de buteco, que o Brasil faliu,,,,

          • isso e o dono das casas bahia, ficou bilhonario, pense so na classe a pra ve onde vc vai parar.

          • Teoricamente é o que todo clube quer, encher o estadio o ano inteiro, agora me fala uma coisa, como que o Flamengo vai atrair mais de 30 mil pessoas para assistir o poderoso campeonato carioca contra o estrelado Madureira quarta-feira a noite?

          • ai que ta, ja pensou entrada gratuita para os sócios, não sócios pagando 10,15 ou 20 reais. outra coisa que o fla tem que pensar, vender ingresso de todos jogos antecipados no ano que vem, isso seria o ponto máximo.

      • Manter o Maracanã é muito caro;
        Por isto, e não estou defendendo isto, que acho que o Flamengo vai acabar recebendo a administração, pois o próprio governo verá ser uma furada ficar com ele em mãos; Depois o Flamengo irá compartilhar o estádio com o Fluminense, pois a chance de ter grandes públicos aumenta, pois serão dois clubes a jogar concomitantemente, portanto, o número de clássicos ou jogos importantes sobe, além do que os custos de manutenção são divididos; Depois, com menos urgência, o Flamengo irá construir um estádio pequeno para mandar os jogos de pequeno apelo, sendo que o Fluminense já tem as Laranjeiras; Aliás, acabará sendo mesmo a Gávea, pois, depois que o Flamengo pegar o Maracanã, não haverá mais razões para o governo travar a construção ali, apenas a associação de bairros que, mais cedo ou mais tarde, acabará sendo vencida, mesmo porque o estádio será mesmo pequeno.
        A história já está mais ou menos escrita em tal sentido, eu gostaria da Ilha do Urubu, mas é isto aí.

  • Tá na hora de termos um estádio nosso.. Para fazer todos os adversários tremerem.. Pelo menos uma capacidade de 50 mil pessoas

  • Maracanã é o ideal, mas como vemos a questão é muito complicada. O terreno dos Milicos, seria ótimo, mas...o de Guaratiba seria um projeto saído do Zero, 50 mil, mas na realidade da grande torcida que temos. "parte da torcida não gostou, devido à dificuldade de transporte...acredito que dentro do projeto estejam previstas melhorias para facilitar o acesso..."não sei se tem". Gosto mais dessa ideia e do Maracanã (ai seria um sonho mesmo). O fato é que o Fla não pode mais ficar nessa de "cigano", indo para todo lado, tem que ter um estádio seu, isso é fundamental para o crescimento do clube. Não tem mais como o Fla não ter sua Arena. SRN.

    • Almir tb prefiro o Maracanã... já é a nossa casa... está pronto e essa diretoria é profissional o suficiente pra fazer a coisa dar certo...
      Outra opção que já foi ventilada e não foi citada é o Engenhão... dizem que o Botafogo pode devolver o estádio... em termos de custos... o Engenhão é muito mais barato que o Maracanã... não tem os mesmos atrativos mas tb resolveria o problema.

  • Não sei,todo mundo que fez estadio ta se complicando...o palmeiras,volta e meia tem que sair pq tem show etc..o gremio ta lascado por causa de estadio,o curica não consegue pagar,por enquanto esta sendo beneficiado,mas logo a casa cai...Acho que seria viável se pudesse construir com recursos proprios,ou se tivesse um baita patrocinador como a fly emirates fez com o arsenal,mas aí é sonhar demais...
    Sendo assim,o melhor é o maracanã,ja esta pronto,não teria esse negocio de ficar sem bilheteria como o curica fica etc..espero que de certo logo.

    • Precisa de um estádio pequeno o Maracanã abaixo de 30 mil tem que pagar pra jogar.

      • verdade,mas o problema é o preço dos ingressos,sem um atravessador no caso a concessionaria,daria pra diminuir bastante o valor dos bilhetes sem falar que estamos com time bom e lutando nas cabeças...é outro panorama,vale a pena tentar..

  • Esse projeto de Guaratiba é igualzinho ao da arena do palmeiras. O flamengo merece um projeto original

    • Mas o projeto lá parece estar dando certo Thiago. Pode dar certo para a gente também. SRN

Notícias recentes

Filipe Luís comanda 2° treino do Flamengo com foco em jogo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão

Elenco do Flamengo se apresenta no CT Ninho do Urubu na manhã deste sábado (23)…

23/11/2024

Gabigol manda recado em aniversário de 5 anos do bi do Flamengo na Libertadores

Atacante rubro-negro foi o herói do título do Flamengo em cima do River-Plate (ARG) Neste…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024