O primeiro turno do Campeonato Brasileiro acabou bastante favorável para o Flamengo. A equipe que começou mal o torneio ocupa agora o quarto lugar com 34 pontos atrás apenas de Palmeiras, Atlético-MG e Corinthians.
A chegada de reforços e a mudança no comando técnico foram fatores primordiais para a significativa melhora do rubro-negro na temporada.
Desde que assumiu o time, Zé Ricardo conseguiu implementar um estilo de jogo que foi bem aceito pelos jogadores e mesmo com desfalques consegue manter o mesmo padrão.
Com um bom elenco formado o treinador terá como missão para o segundo turno definir qual esquema tático utilizará.
No primeiro turno o mais usado foi o 4-3-3 que variou em diversos momentos para o 4-4-2. Inclusive o último é a formação que mais agrada o torcedor.
Antes o trio de ataque era formado por Everton, Marcelo Cirino e Paolo Guerrero, no meio Alan Patrick atuava sozinho na armação. Recentemente devido a uma contusão de Everton, Zé Ricardo optou por colocar Mancuello para dar suporte na armação.
O argentino cresceu tanto de produção que após o retorno de Everton o treinador optou por seguir escalado o jogador, Cirino foi sacado do time.
A maior contratação da temporada, o meia Diego ainda não fez sua estreia e sem dúvidas será titular no meio-campo. O que nos faz acreditar que Alan Patrick e Mancuello irão brigar por uma vaga.
Resta saber qual será a formação que o treinador colocará em campo a partir daí.
Quando jogou o 4-3-3
Nas vezes em que atuou no 4-3-3, o Flamengo mostrou uma deficiência na aproximação dos atacantes, Cirino, Everton e Guerrero ficavam muito distantes dificultando a troca de passes. Alan ficava sozinho na armação e Arão tinha que se preocupar mais em dar suporte ao meia.
Por outro lado a qualidade de Willian Arão para chegar ao ataque era bem mais explorada.
Quando jogou no 4-4-2
A torcida tanto pediu que o treinador resolveu testar o 4-4-2 que trouxe um resultado bom para a equipe. Mais compactada as trocas de passes entre Alan Patrick e Mancuello foram importantes. Os laterais passaram a apoior mais e o time ficou mais agressivo. Próprio desempenho de Paolo Guerrero melhorou.
Na última partida, na vitória sobre o Atlético-PR, Zé Ricardo optou pelo 4-3-3, sacou Alan Patrick e deixou Mancuello responsável pela armação. O gringo balançou as redes e deu a vitória que colocou o Flamengo no G-4.
De um jeito ou de outro uma coisa é certa, o elenco do Flamengo está muito equilibrado e o time rubro-negro é sim um candidato ao título do Campeonato Brasileiro.
Na próxima rodada o Flamengo vai até a Ilha do Retiro para encarar o Sport, no domingo (9), às 16, em Recife.
Fonte: Goal
melhor formação e quando o jogador se movimenta, não erra passe bobo, faz a cobertura, chuta pra gol essa e a formação ideal, esse negocio de números fica no papel.
Falou.. Falou e nada… Que triste. Os melhores times do mundo tem esquemas táticos definidos. E números meu brother, ficam no papel e nos títulos de todos.
a ta, sei
Ai não, lá vem essa p**** de tópico de novo… &;-D
A melhor formação pro fla pode ser qualquer uma…com marcio horroroso araujo fora.
não era sábado (13)?
A formação do time tem que ser de acordo com a qualidade dos jogadores da posição, 4-4-2 usa mais meio campo, 4-3-3 usa mais atacantes/ponta, qual a posição do time tem jogadores melhores, meias ou pontas? Pergunta respondida!
Isso aí, Rone. Vejo o Guerrero aparecendo muito mais quando ele recebe mais aproximação dos jogadores vindo por dentro. Quando jogamos com pontas, estes se tornam, em tese, a principal força ofensiva, só que na prática eles só tomam decisão errada, matando ataques e consequentemente o time.
Os pontas do Flamengo são cemitério de jogadas, logo temos que ir para o 4-4-2. Insistir no 4-3-3, com esse elenco, é a prova da limitação do técnico, que acredita em um esquema só.
Não tendo Chiquinho, Márcio Araujo,cirino,fernandinho,gabriel e esse sheik atual fominha no time titular já fico feliz.
Só 2 correções o jogo e sabado e nao e na ilha do retiro e na arena pernambuco. SRN
4231 ou 4141.a melhor e a que ganha
4-4-2 Muralha, Rodinei, Donatti, Juan, Éverton, Cuéllar, Arão, Mancuello, Diego, Ederson e Guerrero… Só partir pro abraço!!
Time ideal ! Essa zaga está muito lenta, só manteria Rever e Vaz.