Em que tipo de jogos se decide o Campeonato Brasileiro? Garantindo três pontos contra os rivais da parte de baixo da tabela ou mostrando força contra adversários que brigam pelo mesmo objetivo? Se a resposta estiver no segundo caso, o duelo entre Grêmio e Atlético-MG neste domingo é fundamental.
Gaúchos e mineiros, respectivamente, na sexta e segunda colocações da Série A, estão separados por apenas três pontos e se enfrentam às 16h, em Porto Alegre – o ESPN.com.br acompanha tudo em tempo real. No primeiro turno, em pleno Independência, o Grêmio atropelou o Atlético-MG por 3 a 0.
Foi apenas uma das quatro vitórias que a equipe tricolor já conseguiu neste Brasileiro contra os cinco primeiros colocados da tabela – além do Atlético, Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Santos. São 62% de aproveitamento em jogos do tipo, com um empate e apenas duas derrotas.
Nos “jogos de seis pontos”, só o Palmeiras tem aproveitamento superior, com duas partidas a menos do que o Grêmio, porém. O atual líder da Série A venceu Corinthians, Flamengo e o próprio Grêmio; empatou com o Santos e perdeu apenas para o Atlético-MG, somando 67% dos pontos possíveis.
O Atlético-MG, por sua vez, tem exatos 50% de aproveitamento contra os rivais diretos. Foram seis duelos, com três vitórias (Corinthians, Santos e Palmeiras) e três derrotas (Grêmio, Flamengo e Santos). Corinthians e Flamengo estão iguais no quesito: dois triunfos, um empate e três reveses (39%).
O pior desempenho nas “decisões” é do Santos. O atual quinto colocado fez a maioria de seus confrontos diretos fora de casa e só venceu um, justamente o que fez na Vila, contra o Atlético-MG. Como visitante, perdeu para Corinthians, Grêmio e o próprio Atlético e empatou com Palmeiras e Fla.
Veja o aproveitamento do top 6 do Brasileiro nos confrontos diretos:
PALMEIRAS, 67% de aproveitamento
O líder do Brasileiro é também quem mais venceu jogos de seis pontos. Venceu três (Corinthians, Flamengo e Grêmio), empatou um (Santos) e perdeu também um (Atlético-MG). No segundo turno, ainda repete todos os confrontos, visitante Corinthians, Grêmio, Santos e Atlético-MG e recebe apenas o Flamengo.
GRÊMIO, 62% de aproveitamento
O Grêmio só perdeu para dois rivais do topo da tabela, ambos fora de casa, para Palmeiras e Flamengo. Por outro lado, venceu o Atlético-MG como visitante e empatou com o Corinthians. Em casa, os gaúchos bateram Flamengo, Corinthians e Santos. No segundo turno, além do jogo contra o Atlético-MG, ainda recebe o Palmeiras e visita o Santos.
ATLÉTICO-MG, 50% de aproveitamento
O duelo contra o Grêmio será um “desempate” para o Atlético nos “jogos de seis pontos”. O time tem, até o momento três vitórias e três derrotas em seis jogos, depois de ter batido Corinthians, Palmeiras e Santos e perdido para o mesmo Santos, Flamengo e Grêmio. No segundo turno, além da visita a Porto Alegre, joga como visitante contra o Corinthians e recebe Palmeiras e Fla.
CORINTHIANS, 39% de aproveitamento
Em seis jogos contra rivais diretos neste Brasileiro, o Corinthians só venceu quando jogou em casa, contra Flamengo e Santos. Também na Arena, empatou com o Grêmio, e perdeu as três como visitante: contra o próprio Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG. No returno, ainda receberá Palmeiras e Atlético e visita Flamengo e Santos.
FLAMENGO, 39% de aproveitamento
Com a mesma pontuação do Corinthians, o Flamengo também está igual ao rival nos “jogos de seis pontos”: duas vitórias (Atlético-MG e Grêmio), um empate (Santos) e três derrotas (Palmeiras, Corinthians e Grêmio). No returno, será mandante contra Santos e Corinthians e visitará Atlético-MG e Palmeiras.
SANTOS, 28% de aproveitamento
Embora tenha o pior desempenho nos confrontos diretos, o Santos só encarou um dos rivais na Vila, o Atlético-MG, e venceu com autoridade. Também foi mandante no empate com o Flamengo, mas na Arena Pantanal. Como visitante, a equipe perdeu para Corinthians, Atlético-MG (no primeiro turno) e Grêmio e empatou com o Flamengo. Agora, receberá Palmeiras, Corinthians e Grêmio e visitará o Fla.
Fonte: Espn
Houve um equilíbrio entre partidas em casa vs fora de casa? Pois este sim, é um fator importante a ser considerado. Não adianta nada questionar um determinado time que possui performance ruins neste quesito, se a maioria das partidas é fora de casa… &;-D
Santos não jogou fora de casa contra o Flamengo. O mando era do Peixe então o aproveitamento é pior.