Quanto vale a marca Flamengo? A divergência de análise das consultorias

Compartilhe com os amigos

Duas consultorias de respeito. A Brand Finance tem sede em Londres e determina os valores dos clubes do mundo desde 2011. A BDO é a quinta rede de contabilidade do planeta. Sua base brasileira estuda há dez anos as equipes nacionais.

A Brand Finance e a BDO/Brasil divulgam anualmente as marcas mais valiosas. A empresa britânica tem maior abrangência, atingindo os clubes de todos os continentes. A brasileira, só os 34 maiores daqui.

Diferença brutal na análise financeira das marcas.

Pela empresa britânica, que usa milhões de dólares na sua contabilidade, não aparece nenhum clube nacional. Não entre os 50 mais valiosos do mundo. Na sua avaliação. Até 2015, constava. Com a recessão que o Brasil mergulhou, não restou nenhum em 2016.

Já pelos números da consultoria brasileira, que usa milhões de reais, o Flamengo já seria o nono no ranking da consultoria inglesa. E o Corinthians, o décimo. O Palmeiras, o décimo primeiro. Os três são os mais valiosos do Brasil.

Seriam mais importante para o mercado mundial que Atlético de Madrid, Juventus, Milan, Inter, Roma, Benfica, Monaco, entre outros. E por aí iria o ‘encaixe’ dos demais times tupiniquins.

Os principais critérios de avaliação das duas consultorias levam em conta cotas transmissão dos jogos, arrecadação, patrocínio e massa de consumidores. A britânica, no mundo. A brasileira, só no país.

Abaixo, a enorme discrepância.

Certeza, apenas uma.

O abismo dentro de campo.

99% dos grandes jogadores brasileiros estão atuando na Europa.

Não só nas poderosas equipes de lá.

Também nas médias.

Até nas pequenas.

O conflito das análises é muito interessante…

357 A brutal diferença na análise financeira dos clubes. Para a empresa britânica, nenhuma equipe brasileira está entre as 50 do mundo. Para consultoria nacional, o resultado é outro. Flamengo e Corinthians valem mais que Atlético de Madrid, Juventus, Milan...

1108 A brutal diferença na análise financeira dos clubes. Para a empresa britânica, nenhuma equipe brasileira está entre as 50 do mundo. Para consultoria nacional, o resultado é outro. Flamengo e Corinthians valem mais que Atlético de Madrid, Juventus, Milan...

358 A brutal diferença na análise financeira dos clubes. Para a empresa britânica, nenhuma equipe brasileira está entre as 50 do mundo. Para consultoria nacional, o resultado é outro. Flamengo e Corinthians valem mais que Atlético de Madrid, Juventus, Milan...

Fonte: Cosme Rímole

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só existe uma forma dos clubes brasileiros se equipararem aos Europeus, a criação da Champions League das Américas e criar rivalidade com os clubes americanos para botar dinheiro das TVs americana na jogada, aí estaríamos equiparando o pederio mercadológico da maior potencia do Planeta com os Europeus.

  • Culpa também da Globosta.
    O lanterna da Inglaterra recebe mais que Mengão e gambá juntos…

  • Enquanto tivermos um campeonato brasileiro e um campeonato continental sem visibilidade, sem uma estratégia de marketing, sem apelo comercial, sem organização, ficaremos mal colocados nesses estudos. A salvação para os clubes do Brasil e da América Latina é a formação das respectivas ligas, no caso da América incluir a do Norte. SRN

    • verdade cara, disse tudo.

  • Interessante que com essa nova diretoria do flamengo, todo mundo acha que sabe comentar sobre finanças, rs.

    O que eles não sabem é que nenhuma empresa nacional cuja maior parte dos investimentos são internos, pode ter a nota maior do que a do país (que foi rebaixado devido a crise).

    Ou seja, mesmo que o mengão tivesse o mesmo faturamento que o real Madrid, ainda assim nossa nota seria baixa.

  • Tem alguns fatores que não são contabilizados ai nesses números. As dividas por exemplo, o mecenato de alguns clubes e a irresponsabilidade de outros.

    O CUrintians vai amargar alguns anos agora e pode ate falir, não tem mais capital e sua unica força futebolistica esta agora na seleção. Dificilmente vão montar um timaço ano que vem ou no próximo o que significa estádio vazio o que significa mais dividas e dificuldades para pagar aquela vergonha.

    Este é ultimo ano do mescenato do paulo nobre perante o palmares. Nesses 2 mandatos o clube foi rebaixado, quase foi rebaixado uma segunda vez ganhou 2 copas do Brasil e ganhou um estádio que ninguem sabe quem é dono e pelo que consta ninguem se entende sobre a Arena chiqueiro.

    São Paulo vive anos negros que podem resultar em crises históricas e em uma drástica desvalorização do clube.

    Patético e Grêmio espotivamente são os maiores rivais mas o primeiro tem uma divida quase igual ao valor de sua marca o que não é nem um pouco aconselhavel e o segundo vem se reestruturando mas não tem muito poder de fogo.

    Se as previsões dos especialistas do Flamengo estiverem certas em 2 anos ou menos será uma covardia competir no Brasil contra o Flamengo!

    SRN

    • Péssimo comentário, clubista e não sabe de nada.

      • Você sabe que é a mais pura verdade.

      • Vc até agora não me respondeu qual é o gosto da porra do Paulo nobre, chupa muito porque tá acabando!

      • Tem outra filhão, seu clubinho tá batendo no teto. Tem chiqueiro próprio, CT e para crescer precisa chamar alguém de papai para que venha e resolva todos os seus problemas, ridículo convenhamos!

        Agora o Flamengo não está nem próximo do teto, ainda tem muito para crescer e adivinha tudo por suas próprias mãos, sem virar a bundinha pra playboys e pedir pra injetar “capital”!

        Agora pensa aqui: e se um investidor internacional, digamos o árabe que esteve no Flamengo no início do ano, olha pra campanha do time, olha para a valorização da marca, olha para o crescimento absurdo do time em apenas 3 anos e com seus próprios recursos e resolve investir o que o seu presidente tirou do bolso dele. À distância que é de 500 milhões passa facilmente para 1 bilhão!

        Será que vc sabe argumentar ou é só um palhaço que precisa de um tanque e roupa suja para viver melhor?

  • 1 dólar está acima de 3,00 reais. Não precisa entender de economia para saber que quem está no Brasil custa no mínimo o triplo para comprar o mesmo em dólar.
    Por exemplo, se o jogador está sendo vendido por 10 milhões de dólares e se algum clube brasileiro quiser comprar precisa gastar 30 milhões de reais, pelo menos. Enquanto um europeu precisa gastar quase o equivalente em euro. O poder de compra do europeu é maior porque a nossa moeda é baixa.

    • Acho que nem é por aí. Quando você liga a tv, qual campeonato é reputado como bom? Quando um jogador desponta no país, qual é o comentário a imprensa? Que está na hora de ser testado na Europa. Quando você liga o videogame, qual é o time bom? Tem outras questões relacionadas à qualidade de vida e à média de salário que um time europeu paga, que é superior à nossa. Um pereba aqui até ganha seus 30 mil, mas pode ganhar muito mais no exterior. Acho que a imprensa nacional tem grande culpa nesse êxodo, já que o cara só é bom se jogou na Europa, ser ídolo de um grande clube nacional não é suficiente. Tenho plena consciência de que os times médios ingleses, que são tidos como valiosíssimos só com muita sorte teriam entrariam no nosso G4. O Cruzeiro bicampeão brasileiro e os gambás campeões nacionais teriam destaque em qualquer liga do mundo e seguramente disputariam título na maioria delas.

      • Concordo. Por isso disse: “Porém é bem mais complexo que parece ser”

        Eu queria ver um dia Barcelona e Real Madrid jogarem um dia o campeonato brasileiro inteiro para ver se tão fortes assim.

        • mano, a disparidade e gigante, não tem como comparar, e só ver o que aconteceu com o time do santos quando o barcelona jogou contra eles

      • recebendo nos padrões da liga de lá, eles com toda certeza figurariam muitas vezes em g4

Comentários não são permitidos.