O empate em São Paulo era um resultado meio óbvio para o confronto entre times que duelam na ponta da tabela.
Mas, por todo o clima criado, natural que o foco estivesse só no placar, com exceção dos chatos.
Chatos, como eu, que tentam observar o jogo com frieza para depois formar algum conceito ou reforçar convicções.
E neste particular (o das convicções) devo dizer que a dinâmica comprovou o quão preparado está o time rubro-negro.
TESE
O jogo foi moldado para a derrota do Flamengo: nenhum torcedor rubro-negro, expulsão, arbitragem “estranha”.
O time de Zé Ricardo, porém, não se desorganizou.
Abriu mão de Diego e pôs Cuellar para manter o equilíbrio no meio-campo.
Fechado em duas linhas de quatro, foi pressionado pelos lados, pelo meio, pela torcida adversária, pelo árbitro.
Mas o Palmeiras, tão desorganizado quanto no 0 a 0 com o Grêmio, não teve afinação.
CERTO
O jogo passaria a ter ritmo ainda mais intenso se o técnico rubro-negro achasse normal jogar sem alguém na contenção.
E quanto mais intenso (mais aberto, mais franco) fosse o jogo, pior para quem estivesse em desvantagem numérica _ no caso, o Flamengo.
Zé Ricardo optou por jogar no erro alheio.
E conseguiu: fez gol, abalou-o emocionalmente e quase venceu!
DUELO
Se excluirmos este confronto e dividirmos em seis “lotes” de quatro rodadas, veremos que o Palmeiras tem sido mais regular.
Cuca ajustou o “calibre” do desempenho de modo a ter sempre média de dois pontos por partida.
O Flamengo só equilibrou a disputa neste último “lote”. Fez 12 pontos contra os oito habituais dos palmeirenses.
CICLO
Os dois abriram novo “lote” com um ponto ganho no duelo.
O desafio, no médio prazo, é tão difícil para um, quanto para outro.
O Palmeiras terá de manter ou subir a média enfrentando ainda Corinthians (f), Coritiba (c), Santa Cruz (f) e América-MG (f).
A menos que o desempenho do Flamengo fique abaixo dos oito, tendo ainda Figueirense (c), Cruzeiro (c) e São Paulo (f).
EXEMPLO
Em 2011, o mais equilibrado dos pontos corridos, tínhamos a esta altura Vasco (46), São Paulo (45), Botafogo (44) e Corinthians (44).
Terminou com Corinthians (71), Vasco (69), Fluminense (63) e Flamengo (61). São Paulo foi o 6º (59) e Botafogo o 9° (56).
Isso mostra que as 13 rodadas restantes podem mudar a disputa, ainda restrita a Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.
PERIGO
Há quem aposte no desequilíbrio de Cuca quando em desvantagem e no rendimento baixo do Atlético-MG, fora. Nasce daí uma precipitada euforia.
Fonte: Gilmar Ferreira
João Victor é tratado como uma joia no Flamengo Titular e capitão da Seleção Brasileira…
O que disse Danilo sobre o convívio do elenco com o técnico Leonardo Jardim? …
Daniel Sales está na mira do ‘Velho Continente’ Pouco aproveitado no time profissional do Flamengo,…
Quando acontecem os jogos do Flamengo contra Del Valle (EQU), pelas quartas de final da…
Rossi se tornou peça contestável no Flamengo e divide opinião de torcedores Titular absoluto do…
Flamengo jogará em duas quintas A Conmebol divulgou, nesta quinta-feira (27), os dias e horários…