Notícias

“Bom resultado… Precipitada euforia”

Compartilhe

O empate em São Paulo era um resultado meio óbvio para o confronto entre times que duelam na ponta da tabela.

Mas, por todo o clima criado, natural que o foco estivesse só no placar, com exceção dos chatos.

Chatos, como eu, que tentam observar o jogo com frieza para depois formar algum conceito ou reforçar convicções.

E neste particular (o das convicções) devo dizer que a dinâmica comprovou o quão preparado está o time rubro-negro.

TESE

O jogo foi moldado para a derrota do Flamengo: nenhum torcedor rubro-negro, expulsão, arbitragem “estranha”.

O time de Zé Ricardo, porém, não se desorganizou.

Abriu mão de Diego e pôs Cuellar para manter o equilíbrio no meio-campo.

Fechado em duas linhas de quatro, foi pressionado pelos lados, pelo meio, pela torcida adversária, pelo árbitro.

Mas o Palmeiras, tão desorganizado quanto no 0 a 0 com o Grêmio, não teve afinação.

CERTO

O jogo passaria a ter ritmo ainda mais intenso se o técnico rubro-negro achasse normal jogar sem alguém na contenção.

E quanto mais intenso (mais aberto, mais franco) fosse o jogo, pior para quem estivesse em desvantagem numérica _ no caso, o Flamengo.

Zé Ricardo optou por jogar no erro alheio.

E conseguiu: fez gol, abalou-o emocionalmente e quase venceu!

DUELO

Se excluirmos este confronto e dividirmos em seis “lotes” de quatro rodadas, veremos que o Palmeiras tem sido mais regular.

Cuca ajustou o “calibre” do desempenho de modo a ter sempre média de dois pontos por partida.

O Flamengo só equilibrou a disputa neste último “lote”. Fez 12 pontos contra os oito habituais dos palmeirenses.

CICLO

Os dois abriram novo “lote” com um ponto ganho no duelo.

O desafio, no médio prazo, é tão difícil para um, quanto para outro.

O Palmeiras terá de manter ou subir a média enfrentando ainda Corinthians (f), Coritiba (c), Santa Cruz (f) e América-MG (f).

A menos que o desempenho do Flamengo fique abaixo dos oito, tendo ainda Figueirense (c), Cruzeiro (c) e São Paulo (f).

EXEMPLO

Em 2011, o mais equilibrado dos pontos corridos, tínhamos a esta altura Vasco (46), São Paulo (45), Botafogo (44) e Corinthians (44).

Terminou com Corinthians (71), Vasco (69), Fluminense (63) e Flamengo (61). São Paulo foi o 6º (59) e Botafogo o 9° (56).

Isso mostra que as 13 rodadas restantes podem mudar a disputa, ainda restrita a Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.

PERIGO

Há quem aposte no desequilíbrio de Cuca quando em desvantagem e no rendimento baixo do Atlético-MG, fora. Nasce daí uma precipitada euforia.

Fonte: Gilmar Ferreira

Notícias recentes

  • Notícias

O perigoso Vitória que o Flamengo vai encarar no próximo jogo

Time baiano chega embalado por classificação na Copa do Brasil O Flamengo é vice-líder do…

07/08/2026
  • Notícias

Flamengo tem penúltimo treino antes de jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

Leonardo Jardim intensifica a preparação do Flamengo para o próximo jogo do Campeonato Brasileiro O…

07/08/2026
  • Destaque

Agora técnico, Diego Souza se inspira em Filipe Luís: “Muitos treinadores não conseguiram fazer o Flamengo render”

Diego Souza é o novo técnico do Joinville, de Santa Catarina Ex-Flamengo e com passagens…

06/08/2026
  • Notícias

DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

Luiz Araújo está em fase de transição e deve ficar à disposição do Flamengo contra…

06/08/2026
  • Notícias

Com ajuda de jogador do Flamengo, México garante vaga na Copa do Mundo Sub-20

Diego Reyes, do Flamengo, auxiliou o México a se classificar para o Mundial Sub-20 A…

06/08/2026
  • Destaque

O retorno de Plata para defender posto de maior driblador de 2026 em Flamengo x Vitória

Samuel Lino, Carrascal e Plata são os maiores dribladores do Flamengo nesta temporada O jogo…

06/08/2026