Saudações Rubro Negras.
Nem o mais otimista dos torcedores imaginaria estar disputando o título brasileiro tendo no time Pará, Rafael Vaz, Gabriel, Fernandinho, Damião…
Pois é, existem diversos fatores que contribuem para esse momento maravilhoso que o Mengão está vivendo. Nosso Centro de Excelência e Performance é um deles. Nenhum atleta entra “meio barro meio tijolo” no jogo, só entra quem está no melhor da forma física, e os atletas são muito bem preparados para isso. Outro é a Diretoria ter enxergado que o título vale mais do que jogar em Manaus por um milhão de reais. Isso reduz o desgaste do elenco. Nos deram uma “casa” fixa e esse desempenho de 100% em Cariacica reflete isso. Os jogadores se acostumaram a jogar lá. Até o jogo do Pacaembu foi bem pensado, já que também é perto, já jogamos lá esse ano e vai dar um “tapa” no STJD que proibiu nossa torcida de SP de acompanhar o jogo de quarta.
Mas não podemos negar que o principal fator do nosso sucesso é o belíssimo trabalho do Zé Ricardo. É impressionante como os jogadores conseguem reproduzir fielmente as jogadas de treinamento durante os jogos. O gol de Fernandinho contra o Vitória saiu de uma jogada que foi executada da mesmíssima maneira contra a Ponte Preta no segundo tempo (convido os amigos a assistirem), quando Aranha defendeu. Zé Ricardo não entrou com Guerrero sábado somente porque o mesmo não teve tempo para treinar com o grupo. E acertou, porque Damião teve papel fundamental no gol do Fernandinho. De uns 5 jogos para cá fui obrigado a me render à importância que Márcio Araújo tem no time, ele inclusive passou a dar passes para frente e até arriscou alguns chutes nos últimos jogos, coisa rara no primeiro semestre. Além disso, Márcio Araújo tem desempenhado papel tático espetacular, flutuando entre as duas linhas e orientando companheiros quando sai para dar combate. Eu me rendo!
Se o time fosse escalado por nome, teríamos Sheik, Cirino, Rodinei, Juan, Mancuello e Cuéllar no time titular. Coisa que o Muricy fez e não teve sucesso. Mas Zé Ricardo é meritocrata, coisa rara pra quem é experiente, imagina pra ele… E o mais espetacular disso tudo é que ninguém faz biquinho, pelo contrário, a cada gol do Mengão, TODOS os reservas vão abraçar os titulares, o que mostra além de capacidade tática, uma liderança inquestionável. Está de parabéns!
Obs. Uma falha do Jorge na marcação em linha feita por Pará, Vaz e Réver no gol do Zé Love. Certamente levou um puxão de orelha.
Pitaco: Quarta-feira, jogão de bola, Everton, Guerrero e Gabriel no comando de ataque. Peppa 0x1 Mengão! Golaço de Diego!
Um forte abraço!
Felipe Barbosa
Gonzalo Plata caiu nas graças da torcida após o gol do título da Copa do…
Wesley é um dos destaques do Flamengo nesta reta final de temporada 2024 O lateral…
Contrato de Fabrício Bruno com o Flamengo é até dezembro de 2028 O Flamengo chega…
Luiz Araújo ainda não atuou no Flamengo sob o comando de Filipe Luís Desde que…
Adriano vai vestir a camisa do Flamengo pela última vez no dia 15 de dezembro…
Flamengo exige R$ 153 milhões para liberar Wesley Wesley se tornou titular com a promoção…
Ver comentários
Acho que não é exatamente meritocracia que o Zé usa, ele usa quem funciona melhor no esquema.
Sempre devemos ter paciência, não vai ser sempre que os pontas vão fazer gol, até porque sabemos das limitações deles, e também não vamos ganhar todas as partidas, o que é óbvio e normal, então não podemos dizer que todas as partidas que não vencemos é porque os "melhores" não foram titulares, quem está jogando é por um motivo maior que a qualidade individual, que é o coletivo, e é o coletivo do Flamengo que vai trazer o título. SRN (Depois do jogo contra o Palmeiras, independente do resultado, vou vir e postar isso aqui de novo)
Trabalho do Zé Ricardo até aqui:
- Tem uma ideia de jogo totalmente definida e consolidada. É desse jeito que tem total convicção de como armar o time, de cada movimentação. E mostra que estão corretas em sua maioria. Aos poucos mostrou que tem como alternativa um meio campo mais povoado, ou dois homens da frente, um deles sendo o Guerrero, que se mostra mais móvel e mais a vontade. MAS, nunca será a ideia inicial. São alternativas para momentos do jogo.
- Líder. Olha nos olhos dos jogadores e mostra total credibilidade. Tudo que é treinado é colocado em prática. Se não treinou, não joga.
- Ano que vem, dêem a ele material humano para que ele possa trabalhar suas idéias de jogo. Serão pontuais.
Faz tempo que eu não vejo o time com a confiaça e naturalidade pra vencer os jogos aplicando aquilo que se sabe fazer.
Terão jogos que as coisas não vão dar certo, mas saibam que a tendência que isso aconteça cada vez menos, pois nosso time tem uma identidade, lembra dessa palavra? Muricy te veio a cabeça? Pois é, à minha também. Essa era o planejamento: devolver a identidade ao Flamengo.
Mas foi executado por outra pessoa.
VEM QUARTA FEIRA!
"- Ano que vem, dêem a ele material humano para que ele possa trabalhar suas idéias de jogo. Serão pontuais." Deus te ouça
Ruan, nesses últimos dias comecei a ficar preocupado com essas escolhas do Zé Ricardo. Se for campeão com 10 Cirinos em campo + o Muralha, eu não ligo. Estou com medo é da diretoria renovar com esses perebas ano que vem caso sejamos campeões.
Se for para ser campeão novamente ano que vem, com uma bela pré-temporada e ajustes finais feitos pelo Zé Ricardo (que agora tem TOTAL credibilidade da torcida), TOMARA que renove! &;-D
Zé ajuda a gente, coloca um time mais forte desde o início do jogo, deixa de ser teimoso Zé, essas perebas que você gosta, só terão alguns lampejos porque são muito ruins. Zé, deixa de virar a cara para os gringos, com eles, o jogo flui melhor, se hoje estamos com 46, com eles poderiamos estar a uns 8 pontos na frente agora, abre o olho Zé, ajuda a gente.
Fácil assim? Colocou os gringo então é sucesso na certa?
Tem que fazer uma pesquisa, mas talvez seja o pior time titular a ser campeão brasileiro em todos os tempos! Zé vai ganhar estátua kkk
Falou M****. O time de 1992 era apenas mediano e tinha como grande destaque apenas o Júnior; já o de 2009, teve uma fase em que haviam 6 desfalques, não havia banco e o time ficou um tempo entre a 12a. e 14a. colocação na tabela. Neste anos, tivemos o luxo de emprestar Canteros, além de manter no banco jogadores de nome como Cuellar e Damião... &:-D
Independe quem está no banco, estou falando do time titular, e o time de 2009 que de fato ganhou o campeonato foi o do segundo turno, que era mais forte que o atual time titular. O de 1992 talvez fosse pior mesmo. SRN
... só lembrando que, ganhando ou perdendo, tem muito campeonato pela frente ainda...