Notícias

Disputa silenciosa põe Fla, Flu e Ferj em compasso de espera pelo Maraca

Sem receber jogo de clubes desde a final do Campeonato Carioca, dia 8 de maio – quando o Vasco conquistou o bicampeonato estadual em cima do Botafogo -, o Maracanã segue no poder da Rio 2016 até 30 de outubro. Nos bastidores, a disputa silenciosa envolve negociação da Odebrecht para a devolução do estádio para o governo, acompanhada de perto pelo Fluminense, que tem contrato com a atual concessionária do estádio por mais 32 anos, e o olhar atento de Flamengo e parceiros. A Ferj também acena com a operação de partidas no estádio.

Embora a indefinição política hoje paire nas tratativas do futuro do estádio – existem visões distintas que vão desde as duas cabeças mandantes do poder estadual, com um governador afastado, Luiz Fernando Pezão, ao em exercício Francisco Dornelles -, há expectativa de que novo edital de licitação seja lançado após as eleições de outubro.

– Hoje, essa é a tendência. Mas ninguém espera que algo fique definido antes das eleições – diz um dos agentes envolvidos nas negociações com o governo estadual. O primeiro turno das eleições está marcado para um domingo, dia 2 de outubro.

Evitando manifestações públicas sobre o tema enquanto governo e Odebrecht não terminam a negociação da devolução do estádio, o Flamengo, que tem contrato até o fim do ano com a concessionária, aguarda que novas regras sejam colocadas para participar da concorrência. Para isso, já tem pelo menos um parceiro, a empresa de marketing esportivo CSM.

Em constante briga política com o Flamengo – mais recentemente, também em disputas judiciais -, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não concorre para administrar o Maracanã, mas para operar no estádio. A companhia francesa Lagardere quer entrar na concorrência para assumir o Maracanã em novo edital de licitação e até poderia assumir a concessão no lugar da Odebrecht, o que desagrada em cheio o Flamengo.

Maracanã: quando volta?

A diretoria do Fluminense acompanha de perto as tratativas, inclusive com representantes lidando diretamente com agentes políticos. Com acordo válido por todo tempo de concessão à Odebrecht, a devolução do Maracanã – que é prevista no caso de inadimplência do governo com a concessionária ou o contrário – ao governo anularia o contrato com o estádio, que lhe garante vantagens comerciais e, por exemplo, o disputado lado direito da arquibancada. Na semana passada, a foto do candidato tricolor Pedro Trengrouse com ex-presidentes rubro-negros provocou polêmica pelos lados das Laranjeiras. O advogado afirmou que o estádio será licitado novamente pelo governo do estado e pediu ação da atual diretoria do Fluminense.

Procurado pelo GloboEsporte.com, a assessoria do governo do estado respondeu que “ainda transcorrem negociações entre o governo e a Odebrecht e que não há nenhuma hipótese descartada”. A secretaria da Casa Civil, a Fazenda e o governador participam das tratativas. Flamengo, Fluminense e Ferj preferiram não se manifestar neste momento.

Com uso exclusivo da Rio 2016 para os jogos paralímpicos e data de devolução marcada para 30 de outubro, existe expectativa também pela programação de Flamengo e Fluminense no estádio até o fim do ano. A revista “Veja” informou na edição do último fim de semana que fogos de artifício danificaram o teto do Maracanã na festa de encerramento. O novo problema deixou as diretorias rubro-negra e do tricolor ressabiadas sobre o interesse político em abrir novamente o estádio antes da solução do imbróglio Odebrecht-Maracanã.

Fonte: GE

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Essa Ferj é uma M, ta só fazendo isso pra ter todos os clubes na sua mão. Parabéns federação de M's tão conseguindo destruir o futebol carioca, mas sabe vai a té ser bom vai ter que pagar mais de 50 milhões para mante-lo sem o fla. É tudo um bando de M's

  • se a Ferj pega o Maracanã flamengo não deve nem mais bota os pés la

  • A reportagem da Veja disse que o governo pediu para que o comitê dos Jogos Olímpicos ficasse mais 2 meses com o Maracanã porque o teto foi danificado por causa dos fogos (previsível). Ou seja, provavelmente o Maracanã só voltará em 2017!

  • Será que precisa ser gênio para saber que teto de lona (polímero) e fogos de artifício não combinam?

  • De todas as hipóteses possíveis, uma administração da FERJ seria o fim da picada... Estou cada vez mais convencido que o Flamengo deve esquecer esse estádio e começar a pensar em construir o seu! Mesmo que em Guaratiba ou na Conchinchina!

  • MENGÃO que fique esperto, podemos ter vários cenários junto com a política vinda sobre o maraca. Esse lance dos fogos pode ser tudo que eles políticos precisam para ganhar tempo até próximas eleições. E também não se dúvidas se a ferj junto com fluminense una-se em licitação maracanã. Fique esperto MENGÃO!!

Notícias recentes

Se irritou? Veja reação de Tite aos xingamentos da torcida do Flamengo no Maracanã

Técnico do Flamengo foi um dos principais alvos de críticas da torcida O torcedor do…

19/09/2024

Falha do Rossi ou bola indefensável? Gol do Peñarol gera discussão entre torcedores do Flamengo

Flamengo foi derrotado pelo Peñarol (URU) por 1 a 0, e o gol dos uruguaios…

19/09/2024

Flamengo volta a perder como mandante, pela Libertadores, após 28 jogos

Peñarol (URU) foi o autor da última derrota do Flamengo no Maracanã, em 2019 O…

19/09/2024

“Tite, vai tomar…”: torcida do Flamengo perde a paciência no Maracanã e canta contra técnico

Flamengo teve atuação irreconhecível contra o Peñarol (URU), no Maracanã A vida do Flamengo na…

19/09/2024

“Tem que ser banco”: torcedores do Flamengo se irritam com atuação de Pulgar em jogo da Libertadores

Erick Pulgar foi alvo de criticas de parte da torcida do Flamengo no duelo com…

19/09/2024

Tite demitido? Torcedores pedem queda de técnico do Flamengo após derrota nas quartas da Libertadores

Torcedores do Flamengo vaiaram Tite no Maracanã em derrota para o Peñarol (URU) na Libertadores…

19/09/2024