Notícias

Flamengo é mais disciplinado que Barcelona, e isso decide Brasileirão

Compartilhe

Disputando ponto a ponto a liderança do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, o Flamengo leva vantagem sobre o rival em um aspecto que costuma decidir o torneio: a disciplina.

A equipe rubro-negra é a que menos leva cartões na competição. Até o momento, foram 38 amarelos e apenas três vermelhos em 24 jogos.

Ou seja, a média de amarelos é de somente 1,58 por jogo, enquanto a de vermelhos é de apenas 0,12 por jogo.

Isso está diretamente relacionado ao baixíssimo número de faltas realizadas pelo time comandado por Zé Ricardo no Brasileirão: 11,8 por jogo, a menor marca da competição.

Esse montante é comparável ao maiores níveis de fair play do futebol europeu.

Exemplificando: na última temporada, o Barcelona foi o time menos amarelado do Campeonato Espanhol, com 1,71 por jogo, e média de apenas 10 faltas por partida.

A equipe catalã terminou a competição como campeã, à frente de Real Madrid e Atlético de Madri.

Nos últimos Brasileirões, a relação tem sido direta: os times mais disciplinados são os que mais pontuam, e vice-versa.

Em 2015, por exemplo, o Corinthians foi o campeão e também o clube que levou menos cartões amarelos e vermelhos durante a competição.

Já em 2014, o Cruzeiro foi campeão e também ficou bem no ranking da fair play: foi o 3º time menos advertido no torneio.

O Palmeiras, líder em 2016, por sua vez, vai remando contra essa corrente.

Apesar de não ter levado nenhum cartão vermelho até agora no campeonato, o clube do Palestra Itália é o 6º que mais toma amarelos: foram 62 até agora, média de 2,6 por jogo.

O time alviverde também é o 6º mais faltoso do Brasileiro: 384 infrações, com média de 16,7 por jogo.

Fonte: ESPN

Ver comentários

  • Confirma a lógica que time com jogadores de qualidade tende a fazer menos falta que time com jogadores brucutus. É bom ter novamente no Flamengo jogadores de boa qualidade principalmente porque assisti jogos da Geração de 81, apesar de muito novo à época lembro de alguns jogos daquela seleção.
    Espero que venham muitos Diegos para os próximos anos. Melhor ainda se vierem da base.

    • Já temos. Na minha opinião o Ronaldo, Paquetá e o Vizeu se tivessem as chances q o MA tem, seriam titulares.

      • Concordo principalmente na parte do Ronaldo, acho também que o thiago é melhor que Cirino/Everton/Fernandinho.

  • Isso porque nosso cao de guarda marcio araujo e seu fiel escudeiro arao sao mestres na arte suave de roubar bolas sem fazer faltas.

  • tem nada a ver isso aí. o flamengo sempre está na frente neste quesito e passou mal nos últimos anos. 2014 foi o terceiro, o primeiro não conseguiu nem vaga no g4, CAP. Mesma coisa em 2015. corinthians até levou o título, mas o sport nem g4, e olha que fizeram menos faltas que os gambás. E assim vai. Em 2013 o vitória, que venceu no fair play nem chegou na libertadores... Uma coisa não tem a ver com a outra.

Notícias recentes

  • Destaque

Flamengo e Palmeiras têm reta final decisiva no Brasileirão; veja próximos jogos

Flamengo e Palmeiras disputam ponto a ponto o título do Brasileirão O Campeonato Brasileiro entra…

10/10/2026
  • Destaque

Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo marca golaço impressionante no Vietnã; veja vídeo

Aos 35 anos, o volante campeão da Copa do Brasil de 2013 Luiz Antonio abriu…

10/10/2026
  • Destaque

Com reservas, Estudiantes empata último jogo antes de encarar o Flamengo na Libertadores

Estudiantes (ARG) poupou jogadores visando o Flamengo, na quinta-feira (15) Se o Flamengo vai com…

10/10/2026
  • Destaque

Noite de pesadelo para Vini Jr: ex-Fla começa no banco, faz gol anulado e é expulso por puxão no cabelo

Vini Jr teve uma noite para esquecer no Santiago Bernabeu A fase de Vini Jr…

10/10/2026
  • Destaque

Monaco repete vacilo do Flamengo, mas time de Filipe Luís segue líder do Francês

Monaco chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu empate, assim com o Flamengo contra…

10/10/2026
  • Destaque

Patrocínio na camisa: Flamengo reestreia ‘velho parceiro’ em jogo contra o Fluminense

Após 17 anos fora do Manto, a marca reestreia nas costas do uniforme rubro-negro com…

10/10/2026