Uma das maiores contratações do Flamengo nos últimos tempos, Paolo Guerrero ainda não exibiu todo seu potencial aqui. Embora tenha melhorado seu desempenho junto com a melhora do time nessa temporada, seu rendimento ainda é aquém do que o peruano pode oferecer, e a causa disso pode ser o seu posicionamento.
Apesar de ser um centroavante, Guerrero não faz o tipo trombador, ele é técnico e inteligente para fazer tabelas e deixar os companheiros na cara do gol. O problema é que o Flamengo há muito tempo joga com dois jogadores muito abertos no ataque com a função principal de marcar o lateral adversário, e raramente eles encostam no pivô. Enquanto isso, o peruano depende de bolas alçadas na área.
No jogo contra a Chapecoense, o técnico Zé Ricardo colocou Leandro Damião ao seu lado, e Guerrero passou a flutuar no ataque, e jogou muito bem, construiu diversas jogadas e mostrou que rende melhor com um companheiro ao seu lado.
O esquema que o Flamengo utiliza hoje, o 4-2-3-1 é equilibrado e vem dando certo, mas não seria hora de azeitá-lo visando aumentar o poder ofensivo da equipe visto que o time ainda tem muita dificuldade de fazer gols ?
Saudações RN.
Por: Wesley Paulo
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Flamengo encara o Atlético-MG no próximo domingo (10) Depois de vencer o Cruzeiro por 1…
Simeone e Filipe Luís trabalharam juntos por oito temporadas no Atlético de Madrid (ESP) Após…
Vitória contra o Cruzeiro garantiu maior sequência invicta da história contra o time mineiro O…
Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…
Depois de ter caído para quinta colocação, o Flamengo voltou ao G-4 do Brasileirão O…
Ver comentários
O Flamengo não vai mais desenhar esquema tático em função de jogador, o projeto que o Muricy estava implantando e Zé Ricardo deu sequência é esquema tático definido, os jogadores que terão que se ajustar. As contratações serão de acordo com o esquema, a formação da base será de acordo com esquema.
Mas a questao é, a não ser que contratemos um cabeceador sensacional, seguiremos com dificuldade de fazer gols, porque o atacante fica muito isolado. Exatamente como expôs o autor do texto. Mas, estamos ganhando assim, então, tá bom.
A questão é alterar os pontas, com melhores peças o jogo conjunto seria possível.
Fica tranquilo, vamos vender o Guerreiro pra China, fazer uma intera e contratar P Levandowsky!
poisé,estamos pagando uma babilonea para o cara jogar na posiçao errada...
Ontem tbm vimos um time alternando um armador e um 2 volante na ponta esquerda,até o cuellar estava por ali as vezes...e depois o Alan patrick teve que dar uma de treinador e mostrar pro zé como tem que ser...o zé não é ruim,estamos vencendo ele compactou bem o time,mas não extrai do mesmo o potencial máximo,estamos lutando pelo titulo e temos time pra ser campeão antecipado,não é exagero dizer que poderiamos estar a 5 pontos na frente,no minimo...enfim,o zé deve ter por obrigação uma mudança de esquema,pq TODOS estão estudando o flamengo agora..
Eu cheguei a entender a escalação do Cuellar na ponta DIREITA, ele se comportou como um ala num esquema de 3 zagueiros, fechou o lado, clareou jogadas, fez viradas de jogo e tal.
Discordo de muitos pontos do texto, o Guerrero não é essa coca cola toda porque não tem desculpas pra um jogador passar um ano no clube e nunca mostrar o que se achou que ele ia apresentar.
O posicionamento da maioria dos centroavantes no mundo é jogar onde o Guerrero joga, agora ele não rende e nunca tem culpa disso.
Digo e repito, sou o cara que mais se ilude com esse Peruano com cabelo de maluco.
Ontem mesmo, já comecei a pensar: po, se ele jogar com um centro avante vai render mais, sempre que pega a bola mais longe da area consegue segurar bem e distribuir pro melhor jogador.
Ai da uma semana ele perde os gols, começa a reclamar do arbitro, toma amarelo, fica com aquela cara de Gabriel Jesus chorão, e eu já fico puto de novo!
True History!
Viu os chutões pra frente que ele domina e coloca a bola no chão, protege e toca. Dificilmente ele erra o passe depois de dominar um chutão no meio de 3 jogadores.
Aí pergunto:
Qual outro atacantes temos que executa esses fundamentos?
Nenhum executa tão bem quanto ele.
Qual dos nossos atacantes toma mais cartoes que gols e reclama jogo sim é jogo também da arbitragem, perde gols.. ?
Pois é. Custo benefício. Dilema.
existe uma retalhação da arbitragem CUINTHIANO contra o Guerrero.
Muitos de seus cartões foram em lances que ele apanhou
e a única hora que você não deve reclamar de apanhar, é de mãe.
Esse argumento de ''mais cartões que gols'' é argumento dos torcedores modinhas que usam pra queimar o cara, se a diretoria achasse que não é bom custo benefício não contratava o cara, afinal ele nunca foi artilheiro, ele não perde gols, ele cria muitas chances de gols, ou você acha que naquela jogada bonita contra o figueira que o damião desperdiçou ele desperdiçaria? É um ótimo jogador, traz retorno de marketing, por ser o principal jogador do peru, e é uma estrela, tem até filme próprio, bom mesmo é ter condições de bancar o cara, afinal nosso time é um gigante com comportamento de gigante.
A diretoria não sabia que ele ia ficar suspenso por cartão sempre, que ia fazer mais faltas que defensor. No Corinthians ele era mais participativo. Gols todo mundo sabe que nunca foi de fazer.
Já vi ele perder gols tão feitos quanto aquele do Damião. Senão piores....
O custo benéficio n está atrelado só ao campo, senão n haveria no caso do guerrero.. mas além de ele ser um bom jogador, também vejo como um divisor de águas para a nossa situação atual.
Isso sim. Tiramos o melhor atacante do país de um rival. Esse marco não se apagara. Música, torcida maluca pela estreia. Eu mesmo, fui ao maracanã assistir, jogou demais.
Ele jogou muito bem ontem, jogar bem não é só fazer gols não, mesmo pra posição dele, aquele gol que ele chapelou o adversário e meteu no travessão, imagina se ele mete aquele gol? teria sido o homem da partida...
Talvez você tenha dificuldade de interpretação. Não disse que pra jogar bem precisa fazer gols.
Realmente, ontem foi um bom jogo dele. É que eu, vendo a atuação de ontem (e de inúmeras outras, principalmente contra o Vasco que ele cansou de perder gols, cansou, mas cansou mesmo, debaixo da trave, de cabeça, de tudo quanto foi jeito) penso que o custo benefício não se paga.
Vi todos os jogos dele pelo Flamengo. Todos. E essa é minha opinião.
Ontem ele deu uma entrevista pós jogo falando exatamente sobre isso, disse que com o Damião seu desempenho em campo foi muito melhor. SRN.
Verdade.
Com a evolução do time já deu pra ver contra o figueirense Éverton e Gabriel sempre fechando pelo meio se aproximando do Damião, tem que parar de dizer que eles só marcam lateral
é verdade
eles não marcam lateral
eles não atacam
eles só fazem números
Bons atacantes no Flamengo (seja em fase ruim ou boa) são:
GUERRERO
DAMIÃO
VIZEU
SHEIK
ADRIAN
T. SANTOS
o resto é lixo
Comentário vazio, Thiago santos também não mostrou nada ainda...
Vazio?
Ah sim
Thiago Santos não mostrou e nem vai mostrar enquanto precisarmos de vender Everton, Gabriel e Cirino. Essas pragas ocupam espaço de quem poderia ter pelo menos chances.
sem falar nos contra-pesos Chiquinho e Fernandinho
que até pelo nome diminutivo não deveriam nem vestir o Manto.
Ele jogou muito longe da área, e só recebeu chutões de tiro de meta E do Vaz com os lançamentos.
Guerrero é o melhor pivô do Brasil mas o Flamengo tem a teimosia de achar que ele é centro-avante.
Guerrero faz a mesma função que o Drogba no Chelsea, ambos não tem a mesma qualidade porém ele é aquele jogador que usa o corpo, segura a bola e deveria tocar para outro atacante fazer o gol.
No Flamengo não temos bons pontas, os pontas não são goleadores e inves dele tocar para alguém que jogue junto com ele, ele joga a bola para trás. Ontem mesmo eu falei que ele precisava de alguém para jogar junto com ele e foi o que aconteceu: Usou seu corpo, fez o pivô e sobrou para o outro atacante fazer o gol.
"O esquema que o Flamengo utiliza hoje, o 4-2-3-1 é equilibrado e vem dando certo, mas não seria hora de azeitá-lo visando aumentar o poder ofensivo da equipe visto que o time ainda tem muita dificuldade de fazer gols?" -- Se pensarem em tirar um atacante de lado, colocar o Damião e puxar o outro atacante de lado para o meio campo após os 15min do segundo tempo, concordo... &;-D
Gostou da apresentação de ontem? Pra mim o lado esquerdo foi muito bem, fernandinho e jorge fazendo a dobradinha, só que o time ficou torto, e destaque pro Cirino, quem criou a jogada do gol foi ele.
Quanto ao Fernandinho e Jorge, sim; já o Cirino, menos, menos... &;-D
Já fui partidário da mudança de esquema do atual para um 4-4-2 com um losango no meio (MA, Mancuello - Arão, Diego) e dois atacantes mais próximos, o que certamente melhoraria o rendimento do Guerreiro e abriria espaço pro Mancuello, que é muito mais talentoso que qualquer de nossos pontas (mas também perderíamos muito em velocidade).
Ocorre que o time está muito bem (e cada vez mais) encaixado, e pra isso acontecer demorou alguns jogos. Nesse último jogo ficou claro como uma certa falta de costume com a formação tática diferente pode tornar as coisas mais difíceis.
A nossa tabela no Brasileirão está bem menos tranquila que a do parmera e não temos gordura pra queimar com possíveis perdas de pontos enquanto se ajusta um novo sistema tático. Mas para o segundo tempo ou jogos pontuais, onde o Ricardiola entender que cabem dois centroavantes ou outras variações, que assim seja!
SRN
Pra ele poder desempenhar a função total de pivô é só os meio-campistas encostarem na área, porque ele fazia isso no corinthians que jogava no 4-1-4-1 com muita chegada dos meios campistas.
Acredito que o Zé Ricardo deva fazer algumas experiências na pré-temporada de 2017. Esta que você citou certamente será uma delas; mas, para encaixar Arão e o Mancuelo, acredito que o Cuellar será mais interessante como 1o. volante. &;-D