‘O que estão querendo fazer com a nossa Libertadores?’

Compartilhe com os amigos

As mudanças para as próximas edições da Copa Libertadores não foram poucas. Entre as principais, o aumento do número de participantes, de 38 para 42, sua extensão, que agora vai de fevereiro a novembro, e talvez a mais polêmica de todas, a mudança da final para partida única, em campo neutro, como ocorre na Liga dos Campeões da Europa.

A única mudança que me agrada é a da ampliação das datas. O aumento de clubes só enfraquece ainda mais a competição, cada vez com times mais desqualificados, e claramente só tem um interesse, o econômico.

A final única beira a bizarrice, assim como a explicação do presidente da Conmebol, o senhor Alejandro Domínguez.

– Analisando estatística das finais da Copa Libertadores, mandante no segundo jogo ganhou 7 de 10. Justiça desportiva exige final única em campo neutro – explicou Domínguez.

Oras, mas se a equipe fez a melhor campanha desde a primeira fase, foi melhor no mata-mata, há de ter alguma vantagem na decisão, não? Os dois jogos, aliás, dão muito mais chances à justiça, onde normalmente, o melhor time leva o caneco. Em apenas um jogo, e ainda em campo neutro, a chance da pior equipe ser beneficiada é bem maior, por um erro do juiz, por um dia infeliz do rival e dezenas de outros fatores.

Tirando isso, há o grande problema do prejuízo ao torcedor. Como já foi dito por muitos colegas jornalistas, a locomoção aqui na América do Sul, um continente que tem quase o dobro do território europeu, é extremamente mais complicada. Por aqui não há trens e as vezes nem mesmo avião que facilitem o transporte de um país para o outro.

A extrema necessidade de se copiar os modelos europeus muitas vezes acaba nos prejudicando. Como vamos copiar um continente que possui moeda, PIB, economia, escolaridade, transporte, saúde e dezenas de outros setores mais avançados que nós? Cada um tem sua cultura e estrutura. Se queremos evoluir, temos que começar por baixo.

Um torcedor do Corinthians poderia, por mais caros que estejam os ingressos atualmente, fazer uma economia e tentar assistir a final de seu time em Itaquera, em uma quarta a noite.

Já com a nova determinação, se o Corinthians chegar em uma eventual decisão, que esteja marcada para Bogotá, na Colômbia, quase na América do Norte, como fica o torcedor? Terá que gastar muito mais com transporte, alimentação, tempo, e inventar para seu chefe um atestado médico de ao menos dois dias, a não ser que mudem as decisões para os finais de semana.

Enfim, retrocedemos mais uma vez. O torcedor é o maior prejudicado, e o futebol respira por aparelhos.

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Estão com receio da possibilidade da Liga das Américas.

    • Liga nada, Copa Libertadores da América, os times tem que se apoderar da organização e do nome tb kkk

  • Primeiro:a história de final com jogo único esta em discussão nao foi aprovada.

    Segundo:a cada ano esta tendo times mais desqualificados?um time do equador que nem sei se pode ser considerado grande, chegou na final esse ano jogando muito e levando vários jogadores pra Europa, o seu adversário foi um colombiano que até 2010 era zebra perde pra eles,ate bolivianos chegaram longe

    Terceiro:a chance de uma joia permanecer no seu clube aumenta, vamos pegar por exemplo o Jorge vamos supor que ele arrebente na libertadores, vem um time no meio do ano antes do brasileiro e o leva, agr acabamento só em novembro o time priorizara provavelmente o técnico do que o financeiro, e provavelmente não venderia o atleta.

  • O mais interessante será como os times brasileiros vão jogar libertadores e copa do Brasil ao mesmo tempo???

    • Acredito que a fase de grupos acabaria antes das oitavas da copa,assim quem não se classifica ja entra.

  • Querem copiar os moldes da Champions? Começa profissionalizando os árbitros coisa que a CBF diz não ter recursos. Como vão ter moral pra pressionar Conmebol com essas decisões que mostram claramente intere$$es.

  • Punir violência, estádios sem condições e falta de estrutura dos participantes seria a prioridade, porém, o que se ver é o apequenamento do futebol latino americano. Esses caras tomam aulas com Rubinhos e Del Neros da vida.

    • Acrescento:
      4) Profissionalizar a arbitragem;
      5) Aumento dos prêmios de participação;
      6) Padronização da cerimônia nos jogos;
      7) Incluindo a administração dos jogos.

      SRN

  • Não acho q vai enfraquecer com mais times, o campeonato será o mesmo só muda as fases pré libertadores (também é assim na Europa).

    A sulamericana ficará muito melhor com uma parte com os times q não se classificaram na primeira fase de grupos da libertadores ( na Europa também é assim.

    Times so tem a ganhar, como exemplo um time que gasta muito dinheiro com elenco mais qualificado para libertadores mas por um acaso é eliminado na fase de grupos ele ainda terá a sulamericana.

    Outro ponto muito positivo e que o campeão da libertadores vai com o mesmo time para o mundial de clubes. Não vai ter aquele tempo de se desfazer do time inteiro.

    Dois pontos negativos são l:
    Final em jogo único é totalmente inviável

    Como ficará a copa do Brasil??????

    • A copa do brasil podia acontecer no primeiro semestre no lugar dos estaduais. Agr quem vai botar na cabeça dos dirigentes da cbf que estadual já faliu faz tempo, isso eu já não sei…

      • DB, os estaduais são bancados pelas federações, que são mantidas pelos times, logo, não se acabará os estaduais tao cedo.

        Proposta: esvazia-se o ferjao colocando nossos sub-23 e encostados. SRN

        • Poisé cara, o problema das federações é que elas são formadas em sua maioria por times pequenos que não representam nem 5% da torcida brasileira…. =/

    • Lugar pré definido também não rola

  • O que foi mais positivo nesta mudança foi o fato de terminar perto da decisão do mundial. Os times Europeus tinham vantagem pois chegam embalados no mundial.
    Os sul-americanos ficam o ano todo esperando uma decisão e atrapalha o time em outras competições e os times já não estão com a mesma pegada de antes.

    • Erro dos sulamericanos em abandonar a temporada e esperar por um jogo no final do ano. A final da Champions ocorre no fim de maio/começo de junho, normalmente o campeão é definido antes que o da Libertadores.

  • Isso me lembra muito sobre política.

    Vivem reclamando que a educação está péssima. Aí vem o governo e propõe uma reforma do ensino médio (porque do jeito atual obviamente não está funcionando).

    Aí o que fazem? Ao invés de discutirem propostas de como mudar para melhorar, ficam chorando pra voltar como era!

    Bem assim.

    Em qualquer lugar que for lota na final.

    • Eu acho que a maioria gostou da mudança. A única coisa que tem que tirar é essa final única…

      • ótima ideia
        tira essa final única
        deixa como era
        no mais faça-se essas modificações

    • Se a mudança for pra pior e sem debate prévio é natural e justo que haja reclamação. No caso da Libertadores, o que foi criticado foi a final passar a ser disputada em jogo único e, em menor medida, o aumento do número de participantes, o que deve abrir vaga pra times de qualidade questionável. Já a proposta de durar o ano inteiro foi elogiada pela maioria.

      • A parte de aumentar a qtidade de times é puramente politica e deve ser na parte da pré-liberta.
        Final em Jogo Único é igual o Mundial dos peppas: uma piada! SRN

        • Espero que incluam as novas vagas na fase de Pre-Libertadores mesmo, isso não ficou claro. De toda forma, deveriam dar um prazo de um ou dois anos pra aplicar as mudanças, pq impacta no calendário dos países que participam da competição. SRN

          • Isso q não entendi, pra que as carrêra de mudanças pra já?

      • O Pior dessa decisão foi sua arbitrariedade.
        Depois, o problema dessa final única.
        Mas para nós há um problema maior, que será organizar o calendário de forma igualitária, producente e atraente.
        Os clubes têm que sentar com a globo e a cbf pra solucionar isso e comunicar às federações o fim dos estaduais.

  • A libertadores não é nossa faz tempo, só atende aos interesses dos engravatados da conmenbol, único valor da libertadores hoje é status pois é um campeonato arcaico e nada rentável aos clubes, como disse o mauro ontem no bate bola “clube brasileiro as vezes larga mão de ir bem no brasileirão por conta da libertadores”. temos que dar mais valor aos campeonatos nacionais que a esse campeonato corrupto que é a libertadores hoje

    • Tem que pressionar esses pebas da COMEBOL ou criar uma Liga pra valer de CLube Sulamericanos. SRN

  • Na Copa do Mundo 2014, tinha um numero espantoso de colombianos, argentinos, uruguaios e chilenos aqui no Brasil, e passaram um mês aqui, então o é possível sim, viajar para outros países aqui do continente e passar 1 ou 2 dias, sem contar que terão muitos torcedores da cidade e do país que receberá a final, a venda de ingressos será de forma antecipada, o torcedor terá tempo para se planejar, mas a final terá que ser num sábado, e não em uma quarta-feira como o habitual.

    • Copa do mundo é uma coisa, final de libertadores tem que ser em dois jogos, estender durante o ano foi a melhor coisa que fizeram

    • Acontece que quem assiste futebol sul-americano é torcedor e não fã de futebol bem jogado. O cara na Europa compra o ingresso pra final antes da temporada começar pq ele sabe que na final vão ser 2 times com os melhores jogadores do mundo.

      • Isso mesmo DB. Rodrigo, na sulamerica é torcedor que quer mais eh q o rival se estrepe e seu time vença.

        A Copa é espetáculo e estética, LIberta é Raça, Amor, e Paixao.
        SRN

  • Pqp esse jornaleco ate na hora de citar um exemplo fala do Cúrintia. Vtnc nem pra libertadores esses merdas vao ano que vem. De resto só gosto da idéia mesmo de se estender durante o ano todo. SRN

  • Eu só não gostei da final em partida única. O resto foram boas mudanças

  • “o torcedor é o maior prejudicado”. Inacreditável.

    O Mundial Interclubes ser no Japão desde 1960 ninguém liga né. Aliás, quando o time ganha a Libertadores, o cara vende apartamento pra ir a terra do Sol nascente.

    Essa hipocrisia tem que acabar pessoal. Agora que tão consertando a LA que sempre foi uma bagunça que reclamam. Fora que vão dar mais uma vaga pro Brasil e o que muitos desejam há décadas, que é a possibilidade futura da criação da Champions League Americana, pois já há a Europeia, a Africana e a Asiática.
    Pela primeira vez, poderemos ter países de 1º mundo envolvidos e não só países pobres como venezuela e bolívia, mas sim EUA e Canadá.

    Se o Fla for a final da LA, o cara vai até a bolívia se for preciso. Afinal, nosso título de 1981 não foi conquistado num jogo contra o Cobreloa do Chile no estádio Centenário de Montevidéu-URU?

    E isso lá impediu do Fla ser campeão do mesmo jeito? Vão plantar batatas! SRN

    • concordo com o testo
      o Presidente da Commenbol quer ganhar populariDADE COM MAIS TIMES
      Também não gosto de final única
      e principalmente:NÃO DÁ PRA COPIAR A EUROPA; pois lá é mesmo outra estrutura, cultura e isso influi na organização e na competência para tal.

      • Só que se fizer a Champions, quem vai organizar não é a Conmebol, e sim a MLS – afinal quem tem a grana é o Tio Sam.

        SRN

        • Acho que você é meio iludido cara, a MLS não vai organizar Libertadores da América nunca. Se for organizar algo, vai ser um campeonato extra libertadores e que não dá direito a vaga no mundial de clubes. Aqui no Brasil nós damos muita importância a mundial de clubes, ninguém vai priorizar um torneio que não dê vaga no mundial. É como eu disse em um outro post sobre o assunto, o jeito é convidar a MLS pra participar da Liberta.

          Essas mudanças que a CONMEBOL vem fazendo só estão acontecendo pq os clubes estão pressionando para melhorar o campeonato e ganhar mais dinheiro. E os clubes só acordaram pq viram que estamos perdendo dinheiro e valor de marca pro mercado asiático.

          Quem tem poder pra mudar a Libertadores pra melhor são os clubes, e não são eles sozinhos mas sim como um grupo político buscando o que é melhor pro campeonato. E o melhor pro campeonato ctz não é essa final única.

          O campeonato tem que ser bom primeiro pro público principal, que é o sul-americano, depois vc usa o que tem de bom no campeonato como marketing pros mercados de fora. O que temos de bom no campeonato é a festa das torcidas e o futebol que mais exporta talentos pro mundo. O que precisa ser feito é corrigir os defeitos pra deixar o campeonato mais atrativo para patrocinadores.

          Essa medida de ampliar as datas é um defeito que foi corrigido, aumentar o número de times não sei se pode-se chamar de erro ou acerto, final única é tirar a festa das torcidas na final, ou seja, um erro. Como saldo final temos 1 erro corrigido e 1 erro implantado, saldo 0.

          Última coisa, essa história de criar champions das américas é um baita tiro no pé. A Libertadores é o único torneio continental com nome exclusivo. Pq assistir mais do mesmo quando se pode assistir a champions da UEFA? Vamos valorizar as coisas boas que temos aqui!

          SRN

          • Diogenes, vc tocou um ponto q venho falando aqui:
            Na Europa, é Liga dos Campeoes da Europa;
            Na America do Norte é Liga dos Campeoes da CONCACAF;
            Na África é Liga dos Campeões Africanos;
            Na Ásia é Copa dos Campeões da Ásia;

            Na America do Sul é Copa LIBERTADORES da América!!
            Cara, isso eh mt show, traz uma coisa de familia, tipo pra quem é torcedor de futebol e não fã.

            Enfim, a final única, se implantada, será abandonada em, no máx, 03 finais.

            SRN

    • O ponto não é equilibrar o campeonato e impedir q o time de melhor campanha vença a Liberta. Mas fazem isso como populismo disfarçado de integração continental.
      O negócio é que teoricamente, a Liberta é mais fraca que a UCL. Logo ela dificilmente gera fãs e logo, provavelmente num campo neutro, teremos um baita jogo com 10 mil pessoas.

      Isso eh deprimente, igual a perda do Maraca Raiz. Eh duro.
      SRN

  • tinha que sair do lance essa bizarrice.

Comentários não são permitidos.