Nesta sexta-feira, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aprovou seu novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer a partir de 2018. Uma das principais novidades é que os times que disputarão a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana só poderão participar dos torneios se tiverem também uma equipe feminina.
Essa nova regra passará a valer a partir de 2019, segundo o documento.
“O solicitante (a disputar a competição) deverá ter uma equipe feminina ou associar-se a um clube que possua a mesma. Ademais, deverá ter ao menos uma categoria juvenil feminina, ou associar-se a um clube que possua a mesma”, diz trecho do regulamento.
“Em ambos os casos, o solicitante deverá prover suporte técnico e todo o equipamento e infraestrutura (campo de jogo para disputa das partidas e de treino) necessários para o desenvolvimento de ambas as equipes em condições adequadas”, acrescenta.
![]()
Os times femininos, aliás, não podem ser apenas “decorativos”, tendo que estar inscritos em competições organizadas pelas federações nacionais de cada país.
“Finalmente, exige-se que ambas as equipes participem de competições nacionais ou regionais autorizadas pela respectiva associação membra”, explica o documento.
A Conmebol organiza desde 2009 a Libertadores feminina, que é dominada por equipes brasileiras, vencedoras de seis das sete edições realizadas até agora.
![]()
O maior campeão é o São José, com três títulos, seguido pelo Santos, com dois, e pela Ferroviária-SP, que levantou a taça em 2015. O único clube de outro país a faturar o troféu foi o Colo Colo, do Chile, campeão em 2012 em cima do Foz Cataratas-PR.
Vale lembrar que, também nesta semana, a Conmebol anunciou outras mudanças para a Libertadores masculina, que agora será mais longa, sendo realizada durante boa parte do ano, e que pode ser decidida em jogo único, disputado em um estádio neutro.
Fonte: Espn

Ridículo isso, estão querendo misturar alhos com bugalhos…
Futebol feminino é chato.
N esquenta n, o nosso time feminino é o atual campeão brasileiro. Vai ser moleza.
Show de bola…ótima ideia da Conmebol, so assim as meninas tem valor…sem apoio algum elas sempre honraram a camisa da seleção e merecem todo nosso apoio nessa luta..chega de machismo nessa bodega
Com os times na pindaíba e deficitários, quem paga a conta?Até nos jogos masculino os estádios ficam vazios,nos femininos o público é quase zero.Felizmente o Fla tem parceria com a marinha.Mas os jogos que passou na TV tem público zero no estádio, vi pela TV isso.
É um boa medida e pelo menos essa começa a valer só em 2019. Dá tempo dos clubes se organizarem. Deveriam seguir o mesmo critério para as outras mudanças, dar um prazo antes de colocarem em prática. A alteração nas datas/duração do campeonato afeta diretamente o calendário nacional, daqui e dos outros países. Não tem como anunciar essa mudança em outubro e já aplicar no próximo ano.