A 12 rodadas do término do Campeonato Brasileiro, a tabela começa a demonstrar qual vai ser a pretensão de cada clube na reta final da competição. Para o jornalista André Rizek, a briga pelo título ficará entre os quatro clubes que ocupam o G-4: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos. O histórico de pontos corridos, no entanto, mostra que dois clubes que não figuravam entre os quatro na 26ª rodada conseguiram chegar ao título: São Paulo, em 2008, e Flamengo, em 2009. Para o apresentador do “Redação SporTV”, a surpresa não vai se repetir em 2016.
– Em 2009, em uma das cenas mais infelizes da minha carreira, eu ironizei o desejo do Flamengo de ser campeão naquele ano. Achava coisa de lunático, eu e a maioria das pessoas de bom senso daquela época. Prever maluquice é impossível, e aquele São Paulo e Flamengo foram campeões bem malucos (…) Hoje, o cara que apontar um time que possa ser campeão fora do G-4 e ele for vai ser um gênio. Eu vejo a classificação e não imagino nenhum time fora do G-4 brigando pelo título – considerou.
Em 2008, o Tricolor Paulista era o quinto na 26ª rodada do campeonato, com 43 pontos, enquanto o Grêmio liderava com 50. Foi ganhando posições, assumiu a ponta na rodada 33 e não saiu mais, chegando aos 75 pontos e ao título. Em 2009, o Flamengo era o sexto na 26ª rodada, com 40 pontos, 10 pontos atrás do líder Palmeiras. Tornou-se campeão, com 67, enquanto o Verdão terminou fora do G-4, em quinto.
Hoje, o Corinthians é quinto, com 41, seguido por Fluminense (40) e Atlético-PR (39). Para o jornalista e escritor Xico Sá, o Timão teria potencial para ser a “surpresa”, mas perdeu força. Torcedor do Santos, ele aposta no Peixe e, embora o clube esteja no G-4, coloca uma possível conquista como surpresa considerando que o clube não vinha aparecendo entre os candidatos.
– O Santos não está jogando esta bola toda, mas acho que vai ser o campeão. Se quer surpresa, acho que é o Santos. Quem mais poderia ser (surpresa)? O Corinthians poderia, se tivesse mais arrumadinho, mas a bagunça está grande por lá – considerou, lembrando que o clube chegou a brigar na parte de cima da tabela, mas perdeu posições e agora é o quinto, quatro ponto atrás do Santos, o último no G-4.
O jornalista britânico Tim Vickery, da BBC, coloca todos os times que estão no G-4 na briga pelo título. Embora não fale em “azarões”, ele chama atenção para Atlético-MG e Santos, e considera cedo para deixar a briga somente entre os dois primeiros – o Palmeiras é líder com 51, seguido pelo Flamengo (50), enquanto o Galo aparece em terceiro (46) e o Peixe em quarto (45).
– Não vejo nem Galo nem Santos fora da briga. O Atlético-MG tem um elenco muito forte do meio para frente, e o Santos precisa melhorar fora de casa e está na briga também. Não vejo ninguém fora, vejo os quatro (do G-4) na briga – avaliou.
2008
2009
Fonte: SporTV