5 minutos de jogo, Rafael Silva marca, olha para a torcida do Mengo e faz o sinal da degola. Naquele momento ele fez exatamente o que o Flamengo precisava para reverter um resultado adverso. Everton empata com um golaço, que conta com um pouco de sorte, Jorge vira o jogo com outro golaço e Fernandinho, sim, Fernandinho vira o jogo com um chute que ele tinha tentado outras 247 vezes, mas desta vez vai pra dentro do gol. Sorte ou Competência?
44 minutos de jogo, a Ponte preta faz jogo duro, e o Flamengo busca a vitória desesperadamente, até que em uma jogada pela linha de fundo a bola sobra para Diego, que emenda uma bicicleta, a bola não pega em cheio mas é o suficiente para obrigar Aranha a dar um rebote, que Fernandinho, ele de novo, não desperdiça. Sorte ou Competência?
Jogo contra o Vitória, e Zé Love marca o primeiro gol da partida. No fim do primeiro tempo Pará faz um cruzamento perfeito, como se fora feito com as mãos, na cabeça dele, o agora talismã, Fernandinho marcar. A virada vem no segundo tempo com uma bela tabela entre Diego, e Gabriel. Ele mesmo, lembram? Sorte ou Competência?
Ah o futebol! Explicações? Como encontrar? Expliquem-me um time que fez um primeiro semestre pífio, com resultados e atuações vergonhosas, com um treinador que até então era visto como a boia jogada em meio a um mar revolto para um náufrago já quase perdendo as forças, se tornar esse time sólido cheio de confiança e tão regular que virou no segundo semestre. Sorte ou Competência?
Expliquem-me Gabriel, Fernandinho, Pará, Everton, Marcio Araújo? E decidam vocês mesmos: Sorte ou Competência?
Aquele algo que nos faltou contra o São Paulo, Fluminense, Botafogo no primeiro turno, seria sorte ou competência?
Aquele algo que nos sobrou em 2001 com uma bola no ângulo aos 43 do segundo tempo, ou em 2009 com uma cabeçada do Magro de aço, ou em 2013 com aquela bola de Elias contra o cruzeiro, seria sorte ou competência?
Dizem que a sorte acompanha a competência, e não posso deixar de concordar com isso. Apenas sorte não sustenta um time vencedor, a competência e o trabalho fazem um tripé tão cobiçado pelos times mundo afora, que definem os campeões dos demais. Porém a sorte pode não ser o mais importante, mas às vezes é o ponto diferencial.
Sorte de ver os melhores jogadores dos rivais se machucarem nos momentos mais importantes, ou sendo negociados enquanto a briga se intensifica. Competência de se manter na briga aguardando as derrapadas dos adversários e se preparar para manter seus principais jogadores até o fim do campeonato.
Para desespero dos adversários acho que encontramos os dois, a sorte de campeão e a competência que diferencia os que brigam até o fim dos que morrem na beira da praia. E assim o cheiro vai ficando cada vez mais forte.
Quarta-feira temos uma final. Vamos ganhar! Competência os dois times têm, mas acho que a sorte está do nosso lado. Vai que aquela bolinha marota sobra nos pés do Marcio Araújo aos 44 do segundo tempo… do jeito que está, pode comemorar, é caixa!
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
Gostou? Compartilhe, comente, critique! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior
É a combinação entre sorte e competência que faz um time campeão. Sorte de ver os melhores jogadores dos adversários se lesionando, mas competência de investir no nosso departamento médico e fisiológico para que isso não aconteça conosco. Sorte de ver os jogadores questionados decidindo partidas, mas competência do técnico que mantém suas convicções. Uma coisa traz a outra. SRN
Verdade Nick! Estamos com os dois! E isso que nos levará ao título! SRN!
Parabens pelo texto, sorte de termos vc como colunista, competencia sua em escrever belas colunas.
Obrigado Jhonny! Fico lisonjeado pelas palavras! tmj! SRN!
Cara de Anão, cadê vc?
Não vejo sorte em uma jogada trabalhada ..
Onde o time do Flamengo coloca pressão no adversário durante boa parte do jogo, onde mesmo saindo atras não perde o padrão tático, viradas de bola e toques envolventes .. Isso é treinamento, trabalho duro e muita qualidade.
Zé Ricardo esta fazendo um trabalho digno de aplausos e de reconhecimento, como ja merecia antes na Copa São Paulo de Juniores onde fomos campeões depois de um placar adverso de 2×0.
Temos um jogo MUITO difícil quarta-feira, onde estão falando a grande besteira de que é uma “final antecipada”.. Como se ainda irão faltar 13 rodadas para o término do campeonato ???
Devemos apoiar e buscar a vitória que vai nos dar um animo para os jogos seguintes. Mais com os pés no chão pois nas minhas contas são 14 FINAIS ..
Vamos Mengão, Avante Mengão .. Nosso Time é forteee !! SRN.
#TH #VAMOSFLAMENGO
#ACIMADETUDORUBRONEGRO
A maioria dos nossos gols saem de boas trocas de passes, mas tem um cara que insiste em dizer que o time não tem nenhuma jogada…
Verdade, hoje o Flamengo alem de ter elenco tem muita qualidade na transição de bola da defesa pro ataque, na minha opnião poderia ser melhor com a entrada do Cuellar no lugar do Márcio Araujo, mais o Diego e o Arão buscam muito o jogo e distribuem muito as jogadas com viradas rapidas de jogo. E dependendo das circustâncias do jogo podemos (como ja fizemos diversas vezes) mudar o esquema do time e atacar com muita qualidade ..
Marrentinho, também acho que a competência é o nosso forte. Mas a sorte acompanha quem trabalha duro. Por exemplo a sorte do Gabriel Jesus se machucar ontem. Também sou partidário de que existem várias finais, mas o impulso que um vitória na quarta pode nos dar é evidente. Obrigado pela participação! SRN!
Acha que foi sorte ?
Júnior, estava na cara que o Gabriel Jesus ia estourar a musculatura, por falta de planejamento da comissão técnica do Palmeiras, o garoto jogou dois jogos pesados pela seleção brasileira, voltou as pressas e em menos de 24 horas atuou pelo Palmeiras em um clássico contra o São Paulo e ontem outro jogo de grande porte contra o Grêmio lá no Sul … E quem vê o Gabriel Jesus jogar, vê que ele não tira o pé, não tem experiência de dosar sua força e por algumas vezes entra em dividas fortes e se desgasta em arrancadas sem objetividade.
É um garoto de 19 anos .. não um Robô !
Estava na cara que ia “estourar”, a dúvida era em qual jogo isso ia acontecer ..
Não vejo sorte nisso .. vejo o amadorismo da comissão técnica do Palmeiras.
De qualquer maneira, sorte deles não terem se planejado e feito como o Flamengo que poupou Guerrero. Tudo é uma questão de ponto de vista. E eu concordo com o seu também! SRN!
E dificil distinguir, mas recentemente o palmeiras teve seu departamento medico esculhambado pelos próprios jogadores, ja o mengo e modelo a ser seguido com excelente trabalho de prevenção de lesoes.O fato de perder jogadores em transferência ou final de contrato no meio do cpeonato tb passa por eficiência de gestao e nosso o fla e profissional.
Até nisso a diretoria tem sido competente.
Sabendo a hora de rodar os jogadores e acabamos vencendo alguns jogos pelo preparo físico.
Depois do jogo contra o Palmeiras com certeza vão descansar o Diego.
Contra o “vicetoria” o colunista aposta 1×1…AGORA CONTRA O PALMEIRAS FORA aposta em vitória?
Vai entender….SRN…O HEPTA É UMA REALIDADE.
Elder, apostei em um jogo dificil, como será quarta. Mas com uma diferença, quarta acredito que o time entra ligado. Meu medo era entrarmos desligados contra o Vitória. Aconteceu! Mas conseguimos a vitória, para nossa alegria e para confirmar que estamos com sorte e competência de campeão! SRN!
Sim, mas esse flamengo que briga para ser campeão, em um jogo contra um time que esta de passagem pela série A, NÃO PODE PERDER PONTO… Mesmo entrando desligado, como entramos, um time com a qualidade, inquestionável, melhor irá acordar e dominar o jogo. Se o 17 colocado mesmo em casa for um jogo difícil então devemos presumir que não teremos jogos fáceis? Onde é obrigação fazer 3 pts?
SRN
Elder, o Flamengo NUNCA tem jogo fácil! O Problema são os jogos que pensam que são fáceis. Concordo não podemos perder pontos! Atualmente, a obrigação de fazer 3 pontos é em jogos como o de sábado e em todos em casa. Mas para quem quer ser campeão, vamos ter que buscar os 3 pontos em todos os jogos, a começar por quarta!
Fácil no sentido de ser um jogo que o torcedor não tenha vários princípios de AVC kkkk, até concordo, mas de antes de começar o jogo não temos? Aí já discordo… O flamengo tem jogo fácil na rodada seguinte a do Palmeiras, pode perder ou empatar? Pode é futebol, mas acredito que o jogo será fácil.
SRN
Esse Brasileirão não tem jogo fácil, tem jogo Difícil e menos Difícil.
Contra o América MG na casa deles é jogo menos difícil? Jogo em casa contra figueirense é menos difícil? Contra Santa Cruz em casa é jogo menos difícil?
NÃO ENTENDO ESSE LANCE DE NÃO QUERER ASSUMIR O FAVORITISMO…O FLAMENGO É MTO MAIS TIME E TEM OBRIGAÇÃO DE GANHAR… SE VAI GANHAR?VEREMOS E TORCEREMOS… MAS SÃO JOGOS FÁCEIS.
América-mg e Santa são, o resto foi o que eu disse. Coritiba lá embaixo e fortíssimo em casa, chapecoense idem. Só como efeito de comparação não goleamos nenhum desses considerados fáceis.
Jogo fácil é 3 pontos garantidos, não goleada ou show…isso pode acontecer, mas tbm pode acontecer em jogo difícil tbm…Não estou analisando só posição no campeonato…quando falo que o jogo é fácil é baseado no elenco, fase do time, retrospecto, desfalques, entre outros…
Tem lógica .. Jogos de menos expressão, contra time de porte médio e pequeno. O time pode entrar de “salto alto” , desligado e como é bem conhecido Flamengo tem um dom de complicar jogos fáceis ..
Visitei uma página do Corinthians e outra dos bambis e vi que lá tá todo mundo torcendo pro Flamengo ser campeão, já que eles sabem que não vão ser e não querem que o Palmeiras vença. É o Brasil inteiro no Cheirinho de Hepta. SRN
Não sei vocês, mas aqui no Rio está um clima igual a 2013 com a torcida acreditando tanto no titulo, já tinha sentido isso antes, foram na arrancada de 2009 e quando o Pet arrumou aquela bola com um carinho… Sério, estou mais que confiante estou sentindo o cheiro. SRN
Valmir, O clima está favorecendo! A torcida está abraçando, o time tem jogado bem. Espero que no fim do ano estejamos comemorando como em 2013 e 2009! Rumo ao hepta! SRN!
Aqui na Bahia também.
Competência
Obrigado por reconhecer torcedor! Trabalho pesado para isso,tenho que reabilitar essas peças,pois tornam-se importante em alguns momentos.
Não cabe a palavra sorte para um campeonato de pontos corridos, cabe competência.
Será que a sorte também não é importante Silas?
É mas ela vem com a competência.
Bom texto!
Obrigado! SRN!
Ninguém consegue estar entre os quatro sem competência. Mas o acaso (sorte) colabora, é evidente. Nenhum jogador pode afirmar que aquela bola que entra raspando na trave ou que bate nela e vai pra fora foi resultado calculado por ele na hora de chutar.
Verdade Caio, a competência nos coloca na briga. A sorte as vezes desequilibra a nosso favor! SRN!
Perfeito. A sorte acompanha os competentes, eu particularmente preferia quando vencíamos jogando bem, mas os últimos jogos temos vencido jogando pior. Todo time campeão tem muita sorte tb, poucos, se é que teve alguém, venceram o campeonato sem alinhar os 2 fatores.
Boa Felipe! Com esses 2 juntos o cheirinho fica cada vez mais forte.SRN!
Curiosamente as melhores atuações do flamengo foram as partidas em que o Alan Patrick jogou na armação, não sei porque a torcida implica tanto com ele, eu acho que na hora que o Fla está em dificuldade nas partidas faz mais sentido colocar ele do que o Mancuello, só que todo mundo reclama quando isso acontece. Não que um seja melhor do que o outro, mas o Alan é mais criativo por característica, e não fica só prendendo a bola como alguns dizem, prende quando não tem opção assim como o Diego. SRN
Vai ser do Caramujo correndo em direção a entrada da área.
Jerônimo, sua coluna é muito realista e atual, excelente o texto!
Eu acredito que entregaram uma “ferrari” para um motoqueiro de “cinquentinha” pilotar!!!!!!!
Aquele abraço
Obrigado Douglas! Apareça sempre! SRN!